Foto: Reprodução
A menos de 100 dias da próxima eleição, o atual gestor do município de São Miguel do Gostoso, Renato de Doquinha, está tentando aprovar um Projeto de Lei (nº 181/2024) que autoriza um empréstimo no Banco do Brasil no valor de 11 milhões de reais, em nome do poder Executivo. A votação está marcada para esta sexta-feira (28/06), às 9h, na Câmara Municipal local, onde a população promete comparecer para protestar.
Como se não bastasse o absurdo, pelo ato em si, hoje, a folha de pagamento da prefeitura, inchada com a quantidade excessiva de funcionários (em uma verdadeira “farra” de comissionados), chega a assombrosa marca de 3.246.465,56 mensais, em um município com pouco mais de 11 mil habitantes.
Levando em conta a hipótese de uma folha financeiramente saudável, de aproximadamente 1,3 milhões (levando em conta a quantidade de habitantes e necessidades reais do município), o valor de “sobra” seria de aproximadamente 2 milhões mensais. Um montante considerável que, se bem utilizado, supriria as necessidades para a realização de todas as melhorias pleiteadas no Projeto de Lei. E o melhor: sem precisar endividar o município através de empréstimos milionários em instituições financeiras.
E por falar em montantes vultosos, o município arrecadou, apenas em 2023, a receita total de R$ 76.376.964,47…e até junho de 2024, R$34.465.750,64, segundo o Portal da Transparência. E cadê este dinheiro, afinal?
Esta novela de empréstimo, inclusive, não é nova: em 2023, a tentativa de empréstimo foi na Caixa Econômica Federal, no valor de 15 milhões. Foi barrada após uma ação pública, que conseguiu provar que o FPM Gostosense já encontrava-se comprometido com o INSS, cuja dívida, hoje, ultrapassa os 10 milhões de reais.
Gostoso tá deixando de ser gostoso para todos para ficar Gostoso apenas para alguns. É o caminho que estamos assistindo.
Acho difícil que o Banco do Brasil conceda esse empréstimo, tão em cima das eleições. Antes esse prefeito não teve vontade nenhuma de custear e implantar o projeto proposto? Agora…com apenas 6 meses de governo vai investir esse dinheiro onde? Não há tempo viável para a realização das obras propostas. Que o Banco do Brasil não seja conivente com essa farra que visa onerar o município pelos próximos anos.
São Miguel do Gostoso está um caos! A prefeitura foi incapaz de fazer um projeto descente para Tourinhos e ainda meteu os pés pelas mãos no processo de licenciamento. Fora isso, há o problema antigo das cheias nas lagoas, a prefeitura até hoje só fez medidas paliativas. O principal polo gastronômico está cheio de lama. Enquanto isso, a folha de funcionários terceirizados foi para as alturas. São muitas irregularidades acontecendo, daria para falar um programa inteiro do BG no rádio.
E o Ministério Público vai silenciar?
Valberto Teixeira Amaral
3 milhões a folha salarial? Por isso que tem. Secretário de São Miguel andando de carrão. Tem como andar de carrão ganhando 5 mil? Aí tem coisa.
Olá a todos, estou muito animado hoje. Tenho visto comentários de pessoas que já obtiveram um empréstimo da Great Helps e decidiram solicitar um empréstimo com base em seus conselhos. Há algumas horas confirmei o valor total solicitado com a minha conta bancária de 10.000 euros. Esta é uma notícia muito boa e recomendo a qualquer pessoa que precise de um empréstimo real que solicite por e-mail: [email protected]
O rapaz aí tem sangue de esquerdistas nos miolos é ??
Vamos aguardar os próximos acontecimentos, os Órgãos de Controle precisam analisar isto pq os desmandos lá são grandes, principalmente na saúde, turismo e ação social. A Câmara Municipal é dominada pelo prefeito com a distribuição de cargos para familiares de vereadores e secretários que ganham sem trabalhar.
Isto tem que ser investigado, a população precisa cobrar explicações, acompanhar a aplicação desses recursos. Pagam por serviços e fornecimentos não realizados e se os Órgãos de Controle investigarem são sempre as mesmas empresas.