Foto: Alex Régis
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, lançou, nesta terça-feira (19/11), em um hotel no bairro de Lagoa Nova, mais uma edição do Natal em Natal. O maior projeto cultural da cidade e fomentador de emprego e renda na capital potiguar segue até o fim do mês de janeiro, com mais de 300 atrações culturais, locais e nacionais. A Prefeitura de Natal reúne, entre as atrações, além dos artistas potiguares, nomes como: Cláudia Leite, Léo Santana, Simone, Ney Mato Grosso, Margareth Menezes, Alceu Valença e Cavaleiros do Forró.
“Estamos consolidando o evento como um dos maiores do Brasil. É um esforço enorme diante da realidade financeira do País. Estamos enfrentando e vencendo o desafio de inaugurar duas obras por semana, pagar salários em dia e investir na economia criativa da cidade”, explicou Álvaro Dias.
O calendário já esta em andamento com projetos realizados nas quatro regiões da cidade, através de editais de fomento, Lei Djalma Maranhão e aportes diretos do município. Em todas as regiões da cidade, haverá programação do Natal em Natal, utilizando espaços administrados pela Prefeitura do Natal. Na noite desta terça-feira (19/11), no Espaço Cultural Ruy Pereira, tem a artista renomada nacionalmente, Zezé Motta, com aula show debatendo “Resistência, Diálogo e Canto” em alusão ao Dia da Consciência Negra.
Nesta quarta-feira (20), tem o tradicional acendimento da Árvore de Mirassol com shows de Orquestra Ondas Musicais e Banda Sinfônica da Cidade do Natal, a partir das 18h30. Uma das atrações é o potiguar Carlinhos Zens, que também se apresentará em outros polos e eventos do Natal em Natal. “A gente, antigamente, tocava dependendo de um mês ou outro. Agora, com os editais e com esses eventos da Prefeitura, podemos nos programar para o ano inteiro. Além disso, nós, artistas locais, estamos nos apresentando em todos os palcos e locais da cidade. Isso é muito importante para a gente”, ressaltou o músico.
A prefeitura também terá ampla programação na Zona Norte, no Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, na zona leste na Galeria Newton Navarro e no Pátio da Funcarte (Cine Natal e Natal Fest Gourmet), na Travessa Pax (Espaço K-Ximbinho), no Beco da Lama e Espaço Cultural Ruy Pereira. Além de exposições no Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão.
“A nossa ideia é alavancar essa cadeia cultural da cidade, aproveitar a presença nacional, que é necessária, pois nossos artistas acabam utilizando o mesmo palco, som e iluminação, entre outras coisas. Já são R$ 18 milhões investidos na cultura. Isso não tem precedentes. O prefeito Álvaro Dias está de parabéns”, comentou Dácio Galvão, secretário de Cultura de Natal.
Além de festas tradicionais, como a Nossa Senhora da Apresentação, os shows musicais locais e nacionais e o Réveillon, a programação atende todos os gostos e estilos. Vai desde a Mostra de contação de histórias Dona Militana (Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira) a ações no CEU Moacy Cirne a shows de Mirabô Dantas e Pedro Mendes, Exposição de Acervo Documental do Povo Cigano, Movimento Sinfônico no Teatro Riachuelo, Caminhada do Centro Histórico e o Festival Cine Natal. Projetos como o Serestas ao Luar com Liz Nôga, Choro da Terra e Hélia Braga na Travessa Pax (Espaço Cultural K-Ximbinho) também estão na programação.
Em dezembro, Natal também vai ganhar a nova escultura de Iemanjá, uma antiga reivindicação do segmento religioso. Haverá também o tradicional espetáculo de fim de ano do Ballet Municipal, apresentação de grupos de street dance e o Natal do Alecrim, nos dias 21 e 22. Ainda no último mês do ano, tem Mostra Gastronômica e Cultural de Comida de Terreiro (Beco da Lama), o aniversário de Natal com o Padre Caio Cavalcanti, Luizinho Nobre no pré reveillon da cidade e mutirão de grafite na comunidade do Mosquito. Já o espetáculo Um Presente de Natal terá edições na Árvore de Mirassol, na Zona Norte e Arena das Dunas.
SELEÇÕES PÚBLICAS
A Secretaria de Cultura lançou editais que se transformam em projetos culturais, que vão desde exposições a festivais, passando por publicações e eventos. Seleções como a de Literatura Othoniel Menezes (Poesia), Câmara Cascudo (Folclore), Moacy Cirne (Ficção), Fotografia (seleções Jaeci Emerenciano e João Alves de Melo), para projetos voltados às ações culturais de valorização e proteção à diversidade LGBTQI+, Teatro (Circulação e Oficinas), Vídeo Documentário, Festival Garagem de Rua e Oficinas Gratuitas de Arte e Cultura (610 vagas no total).
Dentro da programação, estão também ações que passam por projetos como as Exposições Fotográficas de Acampamentos Ciganos no RN, de indumentárias e acessórios da mulher cigana, o 17º Prêmio Hangar de Música no Teatro Riachuelo, o Segundo Encontro Nacional De Mulheres Na Roda De Samba, o Festival Gastronômico do Beco da Lama, o Natal Fest Gourmet, o Encontro de Violeiros e Repentistas, o Festival de Violeiros com participação do rapper Rapadura, os shows Sacrário, de Valéria Oliveira, o Festival Garagem de Rua, o projeto Melé 100 Anos, com Andiara Freitas e o Clube Do Samba Potiguar, além de exposições e concursos fotográficos, artesanato na Árvore de Mirassol e 29 shows de artistas potiguares no Espaço Cultural Marilene Dantas.
Festivais como o DoSol, que acontece dias 23 e 24 no Beach Club, Via Costeira, reunindo os nomes emergentes da nova cena musical potiguar e brasileira, o Natal Fest Gourmet, que será realizado no Pátio da Funcarte de 19 a 21 de dezembro e o Cine Natal, de 27 a 30 de novembro.
POLOS
PALCO DEODORO
19/12 – Léo Santana. Rodolfo Lopes
20/12 – Simone, Dodora Cardoso
21/12 – Ney Matogrosso, Rodolfo Amaral
22/12 – Alceu Valença, Yrahn Barreto
PALCO ÁRVORE DE MIRASSOL
25/12 – Carlos Zens, Nara Costa, Padre Caio Sanfoneiro, Hugo & Heitor
PALCO PONTA NEGRA
27/12 – Cláudia Leitte, Valéria Oliveira
28/12 – Margaret Menezes, Banda Dubê
PALCO NÉLIO DIAS
27/12 – Cavaleiros do Forró, Zé Hilton
28/12 – Babado Novo, Panka de Bakana
RÉVEILLON
Além do tradicional show pirotécnico em dois pontos (Ponte Forte-Redinha e Ponta Negra),haverá shows de LUIZINHO NOBRE, JAINA ELNE, SUELDO SOARES e PERFUME DE GARDÊNIA.
Pegueee pão e circo!pague os pequenos ! Sem eles o evento não acontece!
Era bom divulgar, além das atrações, os valores dos contratos.
Só pra constar.
BG
Daqui a dez meses tem "eleição", ai já viu derrame de dinheiro público ao bel prazer divulgando a imagem o tempo todo com intenção futura
SO NÃO TEM DINHEIRO PARA SAÚDE,EDUCAÇÃO,QUAL O IDIOTA QUE ACREDITA QUE PEREFEITURA E ESTADO ESTÃO QUEBRADOS,PARA PÁO E CIRCO E CAMPANHA POLÍTICA NÃO FALTA DINHEIRO !!!!!
Esses artistas precisam ser pagos com o dinheiro do contribuinte natalense? E as ruas escuras, esburacadas, praças abandonadas, sujeira e tudo mais?
Ano que vem tem eleição, é bom anotar o tipo de prioridade desse prefeito e o emprego do dinheiro público.
As ruas de Capim Macio estão todas esburacadas, mesmo sendo o bairro com o IPTU mais caro de Natal. Pão e circo, meu povo, pão e circo e nada mais.
CHAME OS CONCURSADOS PREFEITO.
Alega que não tem verba, mas enquanto falta tudo nas unidades de saúde, inclusive mão de obra, e nosso ilustríssimo contrata shows milionários…. triste realidade.
VAMOS TER QUE QUE FALAR COM O MINISTÉRIO PÚBLICO.
Isso é uma Palhaçada desse Prefeito Álvaro Dias.
Até agora 19/11/2019 a Equipe de Produção que trabalhou no Carnaval de Natal 2019 não recebeu o seu Pagamento. Prefeito Álvaro Dias e Dácio Galvão cadê o Pagamento da Equipe de Produção do Carnaval.
Queremos Nosso Pagamento
Pague Logo Prefeito
Dinheiro tem né?
Contratando Bandas e Cantores com Cachê de Trezentos Mil pra cima né.
Pague a Equipe de Produção do Carnaval 2019
Nem pagou o carnaval, já que fazer o natal??
Em Natal, falta segurança, remédio no posto, calçamento, saneamento, habitação, iluminação e verba pra reformar escola, porém uma coisa não pode faltar: dinheiro pra gastar com festas. São R$ 18 milhões amigo. "Parabéns" aos envolvidos ????
O povo quer pão e circo.
O fumo entrando e todo mundo batendo palminhas !!
Enquanto isso… Para os técnicos da SEMUT nada de aumento e para o pessoal que trabalhou o Carnaval de 2019 nada de pagamento.
Outra coisa, será se no Brasil só tem cantor baiano?
ADOROOOOOOO!
ÔDO, AXÉ ÔDO!