A metodologia canadense de ensino é reconhecida como um dos melhores métodos educacionais do mundo. Entre as suas características, está o estímulo ao imaginário das crianças, criando nelas o desejo de aprender e explorar novos caminhos e ideias. Isso acontece por meio de exemplos práticos, onde os alunos entendem o que fazer com aquele aprendizado, quando, como e onde aplicá-lo. É nesse contexto que o ensino em um segundo idioma encontra um ambiente propício. A Maple Bear Natal é uma escola bilíngue, onde os alunos são estimulados desde cedo a praticar a língua inglesa como parte do processo de aprendizagem. A escola também estimula os pais a desenvolverem essa experiência no ambiente do lar e dá algumas dicas simples e práticas de como fazer isso dentro da rotina, de forma divertida e descontraída. Confira:
Ler em voz alta
Essa atividade melhora a alfabetização, o raciocínio e as habilidades acadêmicas. Também incentiva uma boa relação com os livros. A leitura de pais para filhos, em uma ou ambas as línguas, deve acontecer sempre.
Como fazer?
– Ler com expressão e se divertir com a história;
– Fazer perguntas básicas e abertas para construir um pensamento crítico;
– Pedir às crianças mais velhas que leiam em voz alta para você.
“Ter fluência em uma outra língua traz benefícios não só para um futuro profissional, mas também para o desenvolvimento cerebral, habilidades linguísticas e na formação cultural desses estudantes. O exercício oral é um dos mais importantes para as crianças”, pontuou a diretora do ensino infantil da Maple Bear Natal, Julyana Freitas.
Criar oportunidades de conversação
As crianças precisam assistir, ouvir e imitar o inglês e isso pode fazer parte da rotina de casa.
Como fazer?
– Faça uma lista de compras de supermercado juntos;
– Fale sobre uma receita e instruções de preparação;
– Vejam as fotos da família juntos e compartilhem memórias;
– Use jogos de contagem e músicas com ações;
– Jogue em inglês e peça que expliquem as regras.
“Ainda há outras maneiras de exercitar o inglês em casa, como cantar, ler tutoriais, fazer vídeos com a família. As possibilidades são as mais variadas. O fundamental é manter essa rotina sempre que possível para que o ensino da escola possa ser reforçado de forma leve, simples e saudável”, concluiu Julyana.
Sobre a escola
A Maple Bear Natal utiliza um modelo de educação em que os alunos são estimulados a exercerem a criatividade, a curiosidade e estão abertos à experimentação. A metodologia canadense, reconhecida como uma das melhores do mundo, prepara os estudantes para serem protagonistas de suas próprias trajetórias e para buscar soluções. E mais: com um ensino verdadeiramente bilíngue.
A escola, que funciona há 12 anos na capital potiguar, oferece turmas de educação infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino fundamental. Na educação infantil, o programa da escola oferece uma grade de ensino completa e abrangente em todos os sentidos. De 1 até os 4 anos de idade, 100% das aulas são ministradas em inglês. Na última série da educação infantil, 25% do conteúdo é repassado em português, com o início da alfabetização nas duas línguas.
Já no ensino fundamental, as crianças desenvolvem todas as competências de comunicação em português e inglês, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação. As aulas acontecem 50% em inglês e 50% em português.
Comente aqui