Uma nova pesquisa da Universidade de Lübeck, na Alemanha, mostra que comer mais durante o café da manhã do que no jantar ajuda a perder duas vezes mais calorias. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque uma boa refeição durante a manhã pode ajudar em um dos processos metabólicos do nosso corpo, chamado de termogênese induzida pela dieta (TID).
A TID é caracterizada pelo aumento no gasto de energia ao absorver, digerir, transportar e armazenar os nutrientes do alimento consumido. Como apontam estudos anteriores, ela pode variar de acordo com a hora que é feita a refeição e, em geral, é mais eficiente durante a manhã.
“Os resultados mostram que uma refeição consumida no café da manhã, independentemente da quantidade de calorias que contém, cria duas vezes mais TID do que a mesma refeição consumida no jantar”, explica Juliane Richter, a coautora estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.
Os pesquisadores conduziram o estudo em laboratório, por três dias, com 16 homens que consumiram um café da manhã pouco calórico e um jantar com muitas calorias. Em um segundo turno, o grupo se alimentou de forma contrária, com um café da manhã calórico e um jantar com poucas calorias.
Assim, os cientistas observaram que o consumo calórico levou a um TID 2,5 vezes maior pela manhã do que à noite.
Em comparação com o jantar, o café da manhã também apresentou uma diminuição no aumento das concentrações de açúcar induzidas pela ingestão dos alimentos. Além disso, os resultados mostram que comer um café da manhã com baixas calorias aumenta o apetite ao longo do dia, principalmente para doces.
“Recomendamos que pacientes com obesidade e pessoas saudáveis tomem um café da manhã completo ao invés de um jantar [abundante] para reduzir o peso corporal e prevenir doenças metabólicas”, sugere Richter. “Essa descoberta é significativa para todas as pessoas, pois enfatiza o valor de comer o suficiente no café da manhã.”
Uma autoridade ucraniana afirmou neste sábado (19) que as forças russas continuaram a abrir fogo contra posições ucranianas, apesar da proclamação de um cessar-fogo temporário de Páscoa pelo presidente russo, Vladimir Putin.
“Os russos estão tentando se passar por ‘pacificadores’, mas já recusaram um cessar-fogo incondicional em 11 de março e agora estão conduzindo uma operação de informação, falando em ‘trégua’, mas continuando a atirar sem parar”, escreveu Andriy Kovalenko, chefe do Centro de Combate à Desinformação, no Telegram.
“Tudo isso com o objetivo de culpar a Ucrânia”, escreveu Kovalenko, cujo centro é um órgão do Conselho de Segurança e Defesa Nacional.
O presidente russo declarou um cessar-fogo unilateral de Páscoa na guerra contra a Ucrânia, ordenando que suas forças suspendessem as hostilidades às 18h no horário de Moscou, neste sábado (19), até o final do domingo (20).
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que as unidades de defesa aérea ucranianas estavam repelindo um ataque de drones russos neste sábado e afirmou que isso mostra a verdadeira atitude de Moscou em relação à Páscoa e à vida das pessoas.
“Com base em considerações humanitárias (…) o lado russo anuncia uma trégua de Páscoa. Eu ordeno a interrupção de todas as atividades militares nesse período”, disse Putin ao seu chefe militar, Valery Gerasimov, em reunião no Kremlin.
Pesquisa RealTime Big Data feita a pedido de Crusoé e O Antagonista aponta que 66% dos brasileiros não estão de acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, ou não apoiam suas demandas.
Somente 32% afirmam ser a favor do movimento. A pesquisa, feita com 1.200 entrevistados entre os dias 15 e 16 de abril, tem uma margem de erro de três pontos percentuais e 95% de confiança.
A pesquisa também mostrou que 62% dos brasileiros acha que o governo federal não deve ajudar o MST, enquanto 29% defendem a relação.
Outro dado coletado pela RealTime Big Data afirma que 70% dos brasileiros não acreditam que o apoio do governo Lula ao MST lhe dará votos nas eleições de 2026.
“O apoio explícito ao MST pode gerar desgaste político, especialmente entre eleitores de centro ou indecisos, que têm maior rejeição ao movimento“, diz Wilson Pedroso, sócio da RealTime Big Data.”
O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou um “episódio de alteração de pressão arterial” durante a sua internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, segundo o último boletim médico divulgado neste sábado. De acordo com a equipe médica, o quadro de saúde dele “já foi normalizado”, mas ele deve permanecer internado sem previsão de alta.
“Devido à ainda não apresentar movimentos intestinais efetivos, segue em jejum oral e com a nutrição parental exclusiva. Hoje, a programação é de intensificar fisioterapia motora e medidas de reabilitação”, acrescentou o boletim, que é assinado pelo médico chefe da equipe de cirurgia Cláudio Birolini e outros cinco médicos.
Ao longo da semana, Bolsonaro também fez exercícios de fisioterapia e de caminhada. Em fotos nas redes sociais, ele apareceu acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e dos filhos. As visitas de outras pessoas com exceção de familiares foram vetadas pelos médicos.
A expectativa é que ele fique internado por pelo menos duas semanas. Até o momento, Bolsonaro está se alimentando por via intravenosa. No dia 11 de abril, ele passou mal durante uma viagem ao Rio Grande do Norte. No dia seguinte, foi transferido para o Distrito Federal.
A Operação da Lei Seca prendeu na noite desta sexta-feira (18), na Grande Natal, sete motoristas por embriaguez ao volante. Esse foi o maior número de prisões pelo crime no Rio Grande do Norte em um único dia desde 2016, segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).
De acordo com o CPRE, foram três prisões realizadas em Natal, duas em Macaíba e duas em São José de Mipibu.
O CPRE informou que os motoristas apresentaram, nos testes de bafômetro, valores superiores a 0.33mg/l, o que configura crime de trânsito.
Pela lei, um teste do bafômetro não pode passar de 0,04 mg/l. De 0,05 mg/l a 0,33mg/l é considerada infração gravíssima e acima disso crime de trânsito.
O maior teor registrado nesta sexta-feira entre os motoristas submetidos ao teste de alcoolemia foi o de um idoso de 71 anos de idade, que teve resultado de 1.03 mg/l. Ele foi abordado pela blitz em Macaíba.
Os presos foram encaminhados às delegacias de polícia e autuados com base no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, que trata de:
“Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência”.
O artigo prevê pena de seis meses a três anos de prisão, além de multa e suspensão ou perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Presidente da Rússia e Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas anunciam trégua de Páscoa — Foto: Kremlin News
O presidente russo Vladimir Putin declarou neste sábado (19) um cessar-fogo temporário por parte da Rússia na guerra contra a Ucrânia.
A “trégua de Páscoa” vai durar 30 horas. Será das 18h deste sábado (19) – 12h, no horário de Brasília (DF) – até meia-noite de segunda-feira (21) – 18h de domingo (20), em Brasília.
“Eu ordenei que todas as ações militares sejam pausadas neste período”, disse Putin no canal oficial do Kremlin no Telegram, alegando que foi “guiado por motivos humanitários”.
“Partimos do princípio de que o lado ucraniano seguirá nosso exemplo. No entanto, nossas tropas devem estar prontas para repelir possíveis violações da trégua e provocações do inimigo”, afirmou.
“Sabemos que o regime de Kiev, como vocês me relataram, violou mais de 100 vezes os acordos de não atacar a infraestrutura energética. Por isso, peço que mantenham extrema vigilância e estejam preparados para responder de forma imediata e decisiva.”
Segundo o presidente russo, as ações durante a Páscoa “mostrarão até que ponto o regime de Kiev está sinceramente disposto e preparado para respeitar os acordos, participar de processos pacíficos e contribuir para resolver as causas profundas da crise ucraniana”.
A decisão da trégua foi anunciada durante uma reunião de Putin com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que o grupo militar russo vai respeitar o cessar-fogo, sob a condição de que a trégua também seja respeitada pela Ucrânia.
Um incêndio na noite desta sexta-feira (18) atingiu uma pousada em São Miguel do Gostoso, cidade turística no litoral do Rio Grande do Norte localizada a cerca de 100 km de Natal. Ninguém ficou ferido, segundo o Corpo de Bombeiros.
Um vídeo registrado próximo ao local mostrou o momento em que o incêndio ocorreu e a altura que as chamas atingiram.
O incêndio aconteceu numa comunidade conhecida como Reduto, por volta das 22h. O nome da pousada não foi informado pelas autoridades.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas se alastraram de forma rápida “devido à grande quantidade de madeira, além da ação dos fortes ventos característicos da região”.
O Corpo de Bombeiros informou que conseguiu controlar o incêndio e impedir que o fogo se espalhasse por áreas vizinhas. A população local combateu inicialmente o incêndio jogando baldes de água.
As causas do incêndio eram desconhecidas, segundo a corporação, que informou que a pousada vai passar por uma perícia técnica para identificar o que teria provocado as chamas.
“O Corpo de Bombeiros reforça a importância de medidas preventivas contra incêndios, especialmente em edificações com grande fluxo de pessoas ou construídas com materiais de fácil combustão”, informou em nota o Corpo de Bombeiros.
Pesquisa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revela que 6.160 pessoas morreram e 84.526 ficaram feridas em meio a 73.156 sinistros de trânsito registrados entre janeiro e dezembro de 2024 nas estradas federais do Brasil.
As unidades federativas que se destacaram negativamente, segundo o Anuário 2024 divulgado nesta quinta-feira (17), foram Minas Gerais, com 794 mortes e 11.756 feridos em cerca de 9,3 mil sinistros de trânsito.
No Paraná, houve 607 mortes e 8.456 feridos em cerca de 7,6 mil sinistros. Já em Santa Catarina foram 415 mortes e 8.381 feridos nos mais de 9,5 mil sinistros no decorrer do ano.
Colisões traseiras lideram as estatísticas dos tipos de sinistros, com 13.960 registros, 16.173 feridos e 634 mortos. O tipo de veículo em que os acidentes mais resultaram em mortes foram os de passeio, com 2.110 vítimas fatais ao longo do ano.
As motocicletas resultaram em 2.024 mortes; e 599 pessoas morreram em decorrência de acidentes envolvendo caminhões.
Tipos de rodovias
As estradas com mais ocorrências de acidentes foram as BRs-101, 116 e a 381.
“A PRF atendeu 12.778 sinistros na BR-101, sendo 4.375 deles em Santa Catarina. Já na BR-116 houve 11.478 casos, a maior parte, 3.478, em trechos que cortam São Paulo. Em terceiro lugar está a BR-381, com 3.469 sinistross. Desse total, 2.793 aconteceram em Minas Gerais”, detalhou a PRF.
Cerca de 35,3 mil ocorrências foram anotadas em pistas simples, resultando em 4.291 mortes. Foi observado também que os sinistros ocorreram em maior número entre as sextas-feiras e os domingos entre 17h e 19h.
Precisamos desafogar o modal rodoviário.
Mais voous regionais, trechos intermodais com trens de passageiros, etc. Mas no Brasil é proibido cogitar qqr possibilidade que não seja rodoviária, especialmente carga.
Estradas mal conservadas, cheias de buracos, sem sinalização vertical e horizontal adequadas, todo isso aliado a imprudência dos condutores resulta nesses dados. Viva a corrupção!
Praia de Areia Preta, em Natal — Foto: Igor Jácome/g1
Quatro trechos da Grande Natal foram considerados impróprios para banho para este fim de semana de feriadão de Semana Santa e Dia de Tiradentes, segundo o último boletim de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgado neste sábado (19).
Os trechos são:
Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta
Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim
Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim
Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza), em Natal
O Idema analisou 33 pontos de banho na Grande Natal, entre praias, rios, foz e lagoas. Os trechos analisados ficam em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz.
Segundo o Idema, para ser feita a avaliação é analisada a quantidade de coliformes termotolerantes – também chamados de fecais – encontrada nas águas. A classificação segue normas estabelecidas no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O estudo, que faz parte do Programa Azul, é uma parceria entre o Idema, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN).
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, publicou em suas redes sociais o video em que o ex-presidente Bolsonaro agradece ao tratamento de saúde que recebeu no Hospital Rio Grande, em Natal, e entrega uma medalha de “imbroxavel” ao diretor geral, Dr. Luiz Roberto Fonseca. A postagem bem humorada segue com milhares de visualizações e comentários de agradecimento e desejos de boa recuperação ao paciente.
A postagem também reforça a importante atuação dos profissionais de saúde do Rio Grande do Norte no primeiro atendimento ao ex-presidente que, inclusive, já anunciou seu retorno para agradecer as equipes que lhe atenderam!
Quero ver o maldito de nove dedos receber uma dessas!
Ele vai receber é um boné com dois furos na testa.
Ou um pacote de fraldas geriátricas!
E um passaporte sem volta pro inferno!
Esse foi um ato simbólico, com humor, de agradecimento pelo tratamento recebido pelos profissionais que o atenderam num momento tão delicado. Apesar de tudo, Bolsonaro ainda consegue extrair humor, da dor. Belo gesto de gratidão!
Quanto aos problemas do país, a sua Caravana 22 estava aqui no estado para conversar com a população, ouvir seus anseios e traçar planos para melhorar o país, tão mal administrado pela esquerda, que só aumenta juros, provoca a inflação, não adota as medidas necessárias para conter os altos preços dos alimentos, sangra as estatais (todas no vermelho), aumenta a dívida pública e tantos outros desmandos.
O choro continua livre. Imagina a FAB sendo utilizada para importar bandida do Peru pra cá!!!💩💩💩 Qual é o assunto mais relevante, 🫏🫏🫏🫏
O Brasil com tantos problemas e vcs botaram um chavista no Planalto.
Mendes, o Brasil com tantos problemas e ainda vemos canalha como você que ajudou a colocar um bandido na presidência fazer um comentário desse, de fato não sei se posso lhe chamar de canalha ou Junento.
Bruno, você votou num miliciano e ainda o defende nas redes sociais. Um inútil que ficou décadas na Câmara sem um serviço decente apresentado
Preso desde setembro de 2018, Adélio Bispo permanecerá detido no sistema penitenciário federal até, pelo menos, 2038. Ele está custodiado na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) após o atentado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorrido em Juiz de Fora (MG), durante a campanha eleitoral.
Adélio não responde a nenhuma ação penal porque foi considerado inimputável. Com isso, foi absolvido das acusações criminais, mas cumpria, até então, internação por tempo indeterminado. Com a nova medida judicial, ele passa a ter uma previsão de saída: quando completar 60 anos — a pena deve ser contabilizada na execução penal. Atualmente, ele tem 46 anos.
Entenda:
O período máximo para que Adélio permaneça preso é de 20 anos.
Ele não foi condenado por ter sido considerado inimputável.
Relatórios da PF indicam que Adélio agiu sozinho.
Apesar disso, o processo que trata da execução da pena de Adélio é marcado por inconsistências. No Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), não há registro da pena já cumprida por ele, constando apenas como “tempo indeterminado” — um relatório anexado ao processo aponta que, oficialmente, nenhum dia foi contabilizado como efetivamente cumprido no sistema prisional.
Adélio ocupa uma cela de 6 metros quadrados e, segundo apurou o Metrópoles com agentes da penitenciária, tem recusado até banhos de sol. Ele também apresenta resistência ao tratamento médico, recusando-se a tomar os remédios prescritos para o transtorno delirante persistente. Os agentes relataram, sob reserva, que ele tem afirmado: “Não sou doido”, justificando a recusa à medicação. Ele soube, de forma indireta, das cirurgias feitas por Bolsonaro em decorrência da facada.
Preso por tentar matar Bolsonaro, Adélio não recebe visita de familiares há mais de um ano. Desde que ingressou no sistema penitenciário, não leu nenhum livro e não consegue manter conversas com outros detentos da prisão de segurança máxima. Agentes relataram à reportagem que a saúde mental dele se deteriorou ao longo dos anos de encarceramento.
Apesar de ser considerado um preso de alta periculosidade, não há expectativa de transferência de Adélio para outra unidade do sistema federal — medida considerada natural por questões de segurança. Das cinco penitenciárias do país, a de Campo Grande é considerada a que possui melhor estrutura para lidar com detentos com transtornos mentais — embora falte uma estrutura adequada para esse tipo de tratamento, a unidade é usada por falta de alternativas seguras.
Laudos sob sigilo
Os laudos sobre a saúde mental de Adélio são mantidos sob sigilo absoluto pela Justiça Federal. Além do próprio Judiciário, apenas defensores públicos que acompanham o caso têm acesso aos documentos.
Durante o governo Bolsonaro, a Polícia Federal (PF) tentou acessar o laudo psiquiátrico, mas teve o pedido negado. Segundo mostrou o Metrópoles, a solicitação partiu de uma delegacia da PF em Cascavel (PR), em 3 de outubro de 2022 — um dia após o primeiro turno das eleições —, o que gerou estranhamento, já que não havia qualquer inquérito em andamento sobre Adélio naquele momento.
O último inquérito havia sido encerrado dois anos antes e tramitou na Superintendência da PF em Minas Gerais, estado onde ocorreu a tentativa de homicídio.
A delegacia de Cascavel não apresentou justificativas convincentes para o pedido, o que levou o juiz responsável, em Campo Grande, a indeferir a solicitação. O magistrado argumentou que os investigadores não demonstraram motivo claro nem necessidade concreta para o acesso ao laudo.
O delegado foi notificado para explicar, de forma específica, o interesse no documento, considerando que Adélio já estava preso há mais de quatro anos na ocasião. Ele, no entanto, não respondeu à intimação judicial.
A Justiça Federal negou o pedido da PF em 4 de outubro — dois dias após o primeiro turno. Naquele momento, a corporação já havia concluído dois relatórios distintos apontando que Adélio agiu sozinho, mesmo diante da polêmica sobre o vínculo de um ex-advogado dele com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Abra o jogo e diga quem são os mandantes do crime, todos já sabem quem foram só falta você confirmar, aí sim você viraria herói ao colocar toda a quadrilha atrás das grades. Porém, como oficialmente é um governo corrupto e governado só por bandidos, você deve ter um “pouco” de medo. A maior prova, atual, foi usar um avião da fab , para dar guarida a um dos seus membros , no país vizinho, Peru. Somos a vergonha do mundo.
O maior beneficiário na época desse ocorrido, foi o próprio Bolsonaro pois a comoção pública foi grande e assim garantiu a vitória, as vezes é melhor não saber quem são os supostos mandantes.
Comente aqui