Foto: DIVULGAÇÃO/TRE-PR
A comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para analisar o voto impresso obrigatório já nas eleições de 2022, adiou nesta sexta-feira (16) a votação do parecer favorável do relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR), sobre a proposta.
A decisão foi anunciada pelo presidente da comissão, Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), em meio a protestos de deputados oposicionistas e independentes, que defendiam que a votação fosse feita nesta sexta.
“Essa é uma prerrogativa do relator, confome o artigo 57, inciso 11, do regimento interno. Eu concedo o prazo para o relator fazer ajustes no texto até a próxima sessão ordinária”, disse Martins, encerrando a reunião.
Publicamente, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 135/19 era rejeitada por dirigentes de 11 partidos políticos antes da votação. Prevendo a derrota iminente, os deputados governistas chegaram a pedir pela retirada de pauta da proposta antes da votação para chegar a um parecer que fosse aprovado.
A proposta é uma das bandeiras do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que afirma que o sistema de urnas eletrônicas não é seguro, embora ainda não tenha apresentado prova de fraudes. Na semana passada, ele chegou a ofender o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, e ameaçar as eleições caso o voto impresso seja negado.
A ideia dos governistas, porém, era de que o sistema seja híbrido, com a impressão do voto registrado na urna eletrônica, o que permitiria auditoria no resultado das eleições.
No último dia 5, a comissão especial, formada por 32 deputados, encerrou a discussão sobre o relatório. Oito deputados da oposição apresentaram votos em separado em que pedem a rejeição da proposta e defendem a manutenção da urna eletrônica atual. Houve pedido de vista (mais tempo para analisar o tema) conjunto do texto e a votação foi adiada.
R7
Eh necessário fazer uma dieta excessiva de capim cloroquinado pra ainda acreditar no MINTOmaníaco das rachadinhas que tem sua família eleita várias vezes pelo voto eletrônico, inclusive pra presidência e só agora vem com essa história sem pé nem cabeça… Ele vai perder seja em votação manual ou eletrônica e isso eh so uma desculpa pra ele inventar mentiras depois… Engraçado que ele disse q N Estados Unidos houve fraude nas eleições manuais … Vai entender…
Quando um tapado agride a inteligência de quem realmente é inteligente para defender um modelo que só o Brasil, Butão e Bangladesh usam… É muita alienação. Gado são os outros. Patético. Esses bandidos de colarinho branco adoram gente dessa qualidade.
Esse time da esquerda maldita sabe que sem fraude a maioria deles não se reelegerão nem por um decreto, então como são verdadeiros “barraqueiros”…………
Todo o mundo sabe quem tá saindo de suas funções institucionais para fazer política e reabilitar o delinquente. Se vc acha que esse tipo de brincadeira ainda não vai se voltar contra vc, é pq vc não entendeu NADA.