A Comissão Especial da Câmara que analisará o impeachment de Dilma Rousseff terá pelo menos 31 votos contrários ao governo. Outros 28 deputados querem enterrar o processo. O colegiado tem 65 membros.
É um resultado desfavorável ao Planalto, que precisava de maioria folgada na Comissão para ganhar tração e depois barrar o processo no plenário da Câmara.
As informações são dos repórteres do UOL André Shalders, Gabriel Hirabahasi, Guilherme Moraes e Mateus Netzel.
[Contexto: a comissão do impedimento votará um relatório que, mesmo rejeitando a cassação de Dilma Rousseff, terá de ser analisado pelo plenário da Câmara].
PRB, PMB e Rede Sustentabilidade ainda não decidiram como votarão. O deputado Édio Lopes (PR-RR) também não definiu posição. São 5 votos que, em tese, podem definir o resultado.
A reportagem não conseguiu determinar o posicionamento de Bacelar (PTN-BA).
A Comissão do Impeachment foi instalada na Câmara na tarde desta 5ª feira (17.mar). O comando da comissão deve ficar com Rogério Rosso (PSD-DF), como presidente, e Jovair Arantes (PTB-GO), como relator.
A tabela abaixo mostra o posicionamento de cada deputado da Comissão na data da instalação:
Uma vez instalada a Comissão, o rito do impeachment na Câmara é sumário. Dilma tem 10 sessões para apresentar seu pedido de defesa.
NÚMEROS DO PLANALTO
A coordenação política de Dilma Rousseff no Palácio do Planalto telefona para dizer ao Blog que conta com, no mínimo, 34 dos 65 votos da Comissão Especial do Impeachment.
Segundo o governo, os seguintes votos contrários ao impeachment não estariam contemplados na apuração do Blog:
Édio Lopes (PR-RR)
Paulo Magalhães (PSD-BA)
Ronaldo Fonseca (Pros-DF)
Bacelar (PTN-BA)
Jhonatan de Jesus (PRB-RR)
Aliel Machado (Rede-PR)
APURAÇÃO DO BLOG
O Blog mantém os números apurados e descritos na tabela acima.
Leonardo Quintão (PMDB-MG) informou ao Blog que votará à favor do impeachment. Já a assessoria de Paulo Magalhães (PSD-BA) informa que ele votará com o governo. Os números permanecem, portanto, inalterados.
Blog Fernando Rodrigues, UOL
Dra Zenaide calada, vá logo tratando de virar a casaca, porque se não a senhora nunca mais se elege. O povo do RN não aguenta mais tanto roubo e ainda ter autoridades concordando com essa safadeza. Cadê João Maia pra da lhe um puxão de orelhas? Pelo visto Jaime também tá contra né?
O povo potiguar, especialmente o de São Gonçalo, precisa analisar melhor antes de escolher seus eleitos. Vide aí Alexandre Cavalcante, Poti Junior, dentre outros menos cotados, e agora, essa mulher, que só dá bola fora, se posicionando a favor do governo e contra a vontade explícita da maioria do povo brasileiro. Pede pra sair, Zenaide Calada.
Isso é atitude de parlamentar que não tem compromisso com o povo, atenção eleitor do seridó que vergonha!!! é por essa razões que a região sofre sem crescimento e desenvolvimento
Quem danado é Zenaide Maia???
Irmã de João Maia ex Dep Fed e ex candidato a Vice na chapa de Henrique nas eleições de 2014, é médica e casada com o Prefeito Jaime Calado de SGA,que vem a ser irmão do Vereador de Natal Fernando Lucena do PT….
Pra quem não sabe a deputada federal Zenaide Maia é esposa do prefeito de São Gonçalo do Amarante.
BG
Essa senhora não representam os anseios do POVO POTIGUAR que esta na rua contra a CORRUPÇÃO e os desmandos deste DESGOVERNO MENTIROSO, portanto é bom ficar de olhos "nellla" nas próximas eleições inclusive em São Gonçalo do Amarante agora em 2016, onde o Povo deve dar seu troco a essa deputada descompromissada com a NAÇÃO BRASILEIRA E POTIGUAR que quer um País administrado por gente DECENTE.
Parabens Zenaide! A Sra mostra q o q vale sao os 54milhoes de voto e nao 3 milhoes de opositores revoltados!
Ela é cunhada do Vereador Fernando Lucena do PT….Tá tudo explicado!!!!
Mais de 80% da população potiguar é a favor do impeachment. É lastimável saber que temos uma única representante (deputada Zenaide) na comissão e ela votará contra o impeachment! Ou seja, a favor de Dilma e Lula.
Lembrando que ela foi a única representante do estado a votar contrariamente à redução da maioridade.
Zenaide com esse voto nao esta entendendo o papel dela de representar o RN…