Diversos

Como a internet derrubou a indústria pornô

LOUIS THEROUX
DO “GUARDIAN”

Em uma Bela casa numa rua sem saída no vale de San Fernando, na Califórnia, uma atriz enfrenta problemas com seus gemidos. Alexa Nicole (nome artístico) interpreta uma beldade latina em “A Love Story”, filme pornográfico sobre um autor de livros românticos que sofre de um bloqueio criativo.

Está sendo gravada uma sequência de fantasia na qual Alexa vaga por corredores na penumbra, de camisola branca e com um castiçal nas mãos. Ela tropeça nos braços de seu amante, Miguel, interpretado por Xander Corvus, astro em ascensão que veste calça de couro, blusa com babados e colete. Sob o ardor da paixão, eles fazem amor numa espreguiçadeira.

Mas há um detalhe. Os gritos de prazer de Alexa, rápidos e agudos, não atendem aos padrões do diretor. “Menos pornô”, ele diz. Como ilustração, ele propõe uma leitura diferente –menos urgente, mais feminina. “Yes, yes, yes!” Ele anuncia sua palavra-chave do dia: “Romantismo!”. A produção é do estúdio Wicked Picture, especializado em filmes adultos sofisticados. Apesar da palavra “adultos”, a ênfase nos gemidos revela que não se trata de um pornô qualquer.

James Blinn/Shutterstock
Domínio .xxx, voltado a sites pornográficos
Domínio .xxx, voltado a sites pornográficos

Durante anos, a indústria pornográfica foi dominada por um vale-tudo anarquista em relação ao sexo. Diretores competiam para ver quem encenava as proezas mais ultrajantes, levando os atores ao limite de seus corpos. Não era fácil assistir a certas cenas, como eu mesmo descobri em 2004, quando visitei sets de filmagem para um livro que escrevi.

Os atos sexuais pareciam ter mais a ver com os reality shows em que as pessoas comem vermes vivos e vômito de porco que com alguma coisa erótica.

Mas, em algum momento em torno de 2007, a indústria entrou em queda livre. A chegada de sites gratuitos, no estilo do YouTube, significou que os consumidores poderiam baixar de graça cenas pirateadas de um vasto acervo de conteúdos antigos. O fenômeno dos amadores que postam seus vídeos também afetou os cachês dos profissionais. De repente, um setor que era sinônimo de dinheiro fácil passou a lutar por sobrevivência.

Pior, os consumidores podem sentir pelo Radiohead, digamos, suficiente lealdade a ponto de comprar seu novo lançamento em vez de baixá-lo ilegalmente, mas usuários de pornografia não nutrem os mesmos sentimentos pela série “Dirty Debutantes”.

Como com toda evolução das mídias nos últimos 30 anos, do VHS ao DVD e ao nascimento da internet, a pornografia estava novamente na vanguarda, só que desta vez rumo à obsolescência.

SEM TRABALHO

E o que acontece com a indústria vale para os atores. Sabe-se que muitos chegam à pornografia em busca de reconhecimento, fugindo de agressões e abusos. Aderem a um estilo de vida que traz estresse, doenças e constrangimento, mas sem oferecer algo como aposentadoria ou plano de saúde. Agora estão sem trabalho, tendo como única experiência no currículo fazer sexo por dinheiro.

A indústria tenta se adaptar do ponto de vista empresarial. Em parte, trata-se simplesmente de encolher. No começo da década de 2000, a bíblia do setor, a revista “Adult Video News” trazia todo mês centenas de resenhas de lançamentos. Numa edição recente havia só 14. Numerosas produtoras deixaram o negócio.

As que restaram focaram em produtos sofisticados, tentando derrotar os sites com algo que se pareça com uma experiência cinematográfica, num voo rumo à “qualidade”. Para alguns, isso significa mais cenas voltadas para mulheres e um sexo menos agressivo. Para outros, significa parodiar sucessos da TV ou do cinema.

Uma das mais improváveis figuras da indústria reinventada é Rob Zicari, mais conhecido como Rob Black. Na década de 90, ele era um dos mais notórios provocadores na pornografia. Especializou-se no mau gosto: seus filmes eram exercícios grotescos de quebra de tabus, em vez de algo que proporcionasse prazer sexual.

Em 1997, entrevistei-o em Los Angeles e fui ao set de “Forced Entry”, um filme sobre estupro. Ele tinha 23 anos na época, e me chamou a atenção o estranho contraste entre o fato de ele ser um sujeito simpático e inteligente –ainda que de um jeito ultracafeinado– ao mesmo tempo em que fazia filmes pornográficos especializados na degradação das mulheres.

Seis anos depois, as provocações de Black foram apanhadas pela “guerra à obscenidade” de George W. Bush. Black e sua mulher e sócia, Janet Romano (conhecida como Lizzie Borden), cumpriram pena de um ano por obscenidade. Ao deixar a prisão, um arrependido Black abandonou seus sadismos para dirigir paródias de super-heróis para a produtora Vivid — “Capitão América XXX”, “Homem de Ferro XXX”– lançadas em caixas de luxo, às vezes em 3D.

“Do jeito que a coisa vai, dá para apresentar a pornografia a sua mulher ou namorada”, me diz ele durante uma visita a seu novo escritório. Black parece gasto e aparenta mais do que os seus 38 anos.

CACHÊ

A coisa é pior para quem aparece na tela. Apesar das paródias e dos filmes para casais, não há emprego para as hordas de atores que ganhavam a vida fazendo sexo diante das câmeras.

Numa das principais agências de atores em Los Angeles, a LA Direct, a contabilista Francine Amidor lamenta o impacto “devastador” da pirataria. “Há menos trabalho e abundância de atores –por causa da crise. Não tem gente filmando o suficiente para dar um dia de trabalho para cada um.”

Pergunto a Francine se admite isso para os aspirantes que ainda vão à LA Direct. Ela nega. “Se falasse, três quartos das meninas estariam fora do negócio, e aí nós é que não ficaríamos nele.”

Os cachês foram afetados. “Agora, algumas recebem US$ 600 por cena”, diz a atriz aposentada JJ Michaels. “Pode até ser US$ 900 ou 1.000 para atrizes que tenham nome. Chegava a US$ 3.000.” Os rapazes recebem até US$ 150.

As mulheres completam a renda com strip-teases ou shows ao vivo pela internet, em casa, com webcams. Numa noite, estive na casa de uma das principais atrizes da LA Direct, Kagney Linn Karter. Enquanto ela se preparava, Monte, seu namorado e assistente, pendurava roupas no varal. Monte e eu vamos até a cozinha, onde ele cuida da louça enquanto Kagney tira a roupa e se masturba para estranhos que a veem no computador. Após 45 minutos, ela aparece: “Pois é, ganhei cem dólares”, diz.

Completar a renda com “programas paralelos” é um segredo de polichinelo no mundo pornô. Segundo o discurso oficial, isso é perigoso (pois os clientes não fazem a testes anti-HIV como os atores) e irresponsável (as mulheres podem contaminar a comunidade). A prática é disseminada, pois as mulheres podem ganhar bem mais fazendo sexo a portas fechadas do que diante das câmeras. Muitas fazem dos filmes um bico, uma propaganda para o seu verdadeiro negócio, a prostituição.

Já os homens não têm as mesmas opções. Para um ínfimo subgrupo, ainda existe um contracheque regular, cada vez menor. Para o baixo escalão, o trabalho secou e a ansiedade é generalizada.

FORMATO

Um dos atores mais conhecidos nos anos 1990 era Jon Dough, nascido Chet Anuszak. Tinha contrato com a Vivid– na época, o único homem no setor a ser exclusivo de uma produtora. Entrevistei-o em 1996, no set do remake de “Debbie Does Dallas”. Suas ereções prolongadas eram célebres e ele era querido no meio. Mas, quando se matou, em 2006, aos 43, supôs-se que os problemas do setor o tivessem motivado.

A viúva de Dough é uma ex-atriz. Eles se conheceram no set e tiveram uma filha. Ninguém no mundo do pornô sabe do paradeiro de Monique. Eu a localizei em um Estado conservador, bem longe de Los Angeles. Em seu apartamento, no subsolo de um prédio em um bairro insalubre, ela diz que o marido se matou por causa do vício em cocaína e da consequente instabilidade dela, não por pressões da indústria.

Mesmo assim, a percepção dos colegas de que as vendas de DVDs contribuíram para o seu suicídio reflete uma verdade emocional: no mundo da pornografia, as pessoas estavam preparadas para acreditar que o declínio de um formato de mídia tenha levado ao suicídio de um ator de primeiro escalão.

Mesmo assim continuam aparecendo legiões de aspirantes à procura de novas vidas de riqueza e estrelato, num mundo que não pode mais oferecer nem uma coisa, nem outra. Visitam produtoras para conhecer agentes e diretores, preenchem questionários marcando um X no que estão dispostos a fazer diante das câmeras. Fazem uma ou duas cenas baratas para a internet, antes de serem jogados de volta para o anonimato.

Num dia chuvoso, de volta à casa espaçosa que serviu de locação para “A Love Story”, outra produção estava em curso. Desta vez, é algo mais modesto –cenas para um site. Um dos atores, Tony Prince, está em sua segunda gravação. Sua parceira é Stefania. É a terceira gravação dela, que parece empolgada com a presença da imprensa. “Estou tentando me tornar uma das maiores estrelas pornô”, diz. Ela pede para tirar uma foto comigo, que depois publica no Twitter.

A cena deveria parecer uma gravação caseira, entre namorados da vida real. Uma vantagem disso é que não há necessidade de cinegrafista. Os próprios atores gravam. Enquanto vão direto ao assunto, para aliviar qualquer possível ansiedade por parte de Tony na hora da filmagem, o diretor e eu nos enfiamos na cozinha. No negócio desde 1998, ele também se mostra pessimista. “Sempre digo ao pessoal: é melhor vocês fazerem disso um bico”, afirma.

Horas depois, os dois atores estão rindo e tomando banho juntos, felizes. Numa inversão da ordem natural das coisas, estão flertando e ficando amigos após o sexo.

previsão É difícil prever onde a indústria vai parar. Ainda há um mercado para filmes soft, feitos por empresas como Penthouse e Hustler, disponíveis em canais de TV por assinatura. As paródias podem perdurar por um tempo. Mas é difícil ver como um negócio que venda filmes “hardcore” seja sustentável quando a maioria das pessoas simplesmente não quer mais pagar se não for preciso. Para muita gente, quando se trata de pornografia, não pagar pelo conteúdo parece a coisa mais moral a fazer.

“Não vejo como poderá existir um ator pornô profissional em cinco anos”, diz Michaels. Não é fácil se solidarizar com as produtoras, que por tanto tempo ganharam tanto ao abraçarem um negócio de mau gosto e com uma força de trabalho disfuncional. Mas vale a pena reservar um pensamento para as legiões de atores cuja única qualificação é fazer sexo diante das câmeras, que não têm dinheiro guardado, nem futuro.

E há uma questão mais ampla: será que quem consome pornografia não deve um pouco à indústria? Quem baixa cenas de sexo não precisaria entregar um incentivo financeiro para a atividade? Se não, por quê? O estigma associado à pornografia torna correto furtá-la?

Essas questões ocultam um dilema maior: como sustentar uma indústria que oferece um certo padrão de produto quando cada vez mais consumidores estão habituados a baixar conteúdo de graça? No mundo da pornografia, a resposta é: impossível.

Tradução de RODRIGO LEITE.

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Brasil

Gleisi faz gesto a Haddad e promete “relação respeitosa” com Congresso

Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

Empossada ministra nesta segunda-feira (10/3), Gleisi Hoffmann fez gestos aos ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Rui Costa, da Casa Civil, durante discurso ao assumir a titularidade da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência.

A nova ministra prometeu trabalhar em colaboração com os ministérios para avançar pautas econômicas. Além disso, se comprometeu a manter uma relação “respeitosa e direta” com o Congresso Nacional.

Agora responsável pela articulação política do governo, Gleisi é vista como antagonista de Haddad por diferenças na condução da política econômica do país. Os dois, no entanto, precisam trabalhar juntos para a aprovação de matérias prioritárias.
“Estarei aqui, ministro Fernando Haddad, para ajudar na consolidação das pautas econômicas desse governo. As pautas que você conduz e que estão colocando o Brasil na rota do emprego, do crescimento e da renda”, disse a ministra durante discurso.
O mesmo tom foi adotado em relação a Rui Costa, titular da Casa Civil. “Estarei aqui, ministro Rui Costa, nosso chefe da Casa Civil, para dar apoio à execução aos programas de governo que você coordena e que foram, com sua competência, rapidamente restabelecidos em dois anos. Juntos, e somente juntos, seremos capazes de reacender a esperança e atender às justas expectativas da população”, destacou.
Relação com Congresso
Na presença dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, Gleisi prometeu uma “relação respeitosa e direta” entre os poderes.

Seu antecessor, Alexandre Padilha, era criticado pela falta de interlocução com parlamentares e chegou a romper com o então presidente da Casa Baixa, Arthur Lira (PP-AL). Com isso, por vezes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Rui Costa e Haddad entravam em campo para mediar as negociações em torno de pautas importantes.

METRÓPOLES 

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Economia

Brasil cai e encerra 2024 como 10ª maior economia do mundo

Foto: reprodução

O Brasil caiu da nona para a décima posição entre as maiores economias do mundo, segundo ranking elaborado pela Austin Rating.

Após encerrar 2024 com crescimento de 3,4%, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro atingiu US$ 2,179 trilhões.

Apesar de a economia nacional ter acelerado ante o resultado de 2023, o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, explica que a deterioração do câmbio ao longo do ano passado afetou o desempenho do Brasil.

O dólar ficou cerca de 27% mais caro em 2024, tendo encerrado o ano em R$ 6,179, de modo que o real foi uma das moedas mais desvalorizadas do ano.

Com o resultado, o Brasil voltou a ser superado pelo Canadá, após ter ultrapassado o país norte-americano em 2023. O PIB canadense cresceu 1,6% no ano, fechando 2024 com valor de US$ 2,215 trilhões.

Dentre os países que mais cresceram no ano, o Brasil ficou na 19ª posição, junto da Nigéria.

Economia brasileira em 2024

O crescimento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) veio levemente abaixo da estimativa do governo, do Banco Central (BC) e do mercado, que previam alta de 3,5%.

O PIB foi puxado especialmente pela alta dos setores de serviços (3,7%) e indústria (3,3%). A agropecuária, em contrapartida, registrou queda acumulada de 3,2%, em razão de questões climáticas que impactaram as safras ao longo do ano passado.

Com o resultado, o PIB totalizou R$ 11,7 trilhões em 2024, enquanto o PIB per capita chegou a R$ 55.247,45, com avanço real de 3% frente ao ano anterior.

CNN

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Geral

BNDES aprova R$ 32 milhões para coprodutora de “Ainda Estou Aqui”

Foto: Paulo Silva Pinto

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou um investimento de R$ 32 milhões para a Conspiração Filmes, uma das responsáveis pela produção do longa “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, que venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional. O valor será destinado ao desenvolvimento, produção e internacionalização de obras audiovisuais. Além disso, possibilitará a aquisição de equipamentos de produção e pós-produção.

O investimento foi realizado por meio do FSA (Fundo Setorial do Audiovisual), do BNDES. O programa foi criado em parceria com a Ancine (Agência Nacional de Cinema) e o Ministério da Cultura. O FSA foi lançado em junho de 2024 com orçamento inicial de R$ 400 milhões para fomentar a produção audiovisual brasileira.

O objetivo do programa é induzir investimentos e potencializar o mercado de crédito para o setor audiovisual. O foco de atuação do FSA é a infraestrutura audiovisual, a inovação e a acessibilidade, além do fortalecimento empresarial em todos os elos da cadeia produtiva.

“A cultura, que em outros tempos foi perseguida, voltou a ser valorizada no governo do presidente Lula e o BNDES está retomando o protagonismo no apoio ao audiovisual, um setor que gera emprego e renda e que dá visibilidade à identidade nacional“, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Além do longa de Walter Salles, em 2025 a Conspiração Filmes trabalha no lançamento dos títulos Vitória, Detetives do Prédio Azul 4 – O Fantástico Reino de Ondion, Velhos Bandidos, Samu e Bajo Presion, adaptação do Sob Pressão no México.

1º OSCAR BRASILEIRO O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” venceu o 1º Oscar da história do Brasil, ao levar a estatueta na categoria Melhor Filme Internacional. O longa dirigido por Walter Salles superou “A Garota da Agulha”, “Emilia Pérez”, “The Seed of the Sacred Fig” e “Flow”.

A obra é protagonizada pela atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva (1929-2018), mulher do ex-deputado federal Rubens Paiva (1929-1971), que foi sequestrado e morto nos porões da ditadura militar brasileira (1964-1985). O filme é baseado no livro homônimo do escritor Marcelo Rubens Paiva, filho do casal.

Lançado no Brasil em novembro de 2024, o filme teve um faturamento de R$ 104,6 milhões no país até o fim de fevereiro de 2025. Trata-se da 3ª maior bilheteria do cinema brasileiro registrada pela Ancine desde 2018.

O longa foi visto por mais de 5,1 milhões de espectadores no Brasil. Somando o desempenho no exterior, “Ainda Estou Aqui” faturou ao todo US$ 27,4 milhões (R$ 159 milhões).

Poder 360

 

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Geral

MP pede que TCU apure contrato de meio bilhão do governo Lula para COP30

Foto: Ricardo Stuckert/Planalto

O Ministério Público entrou, na tarde desta segunda-feira (10), com uma representação junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), pedindo que a Corte de contas adote medidas para garantir a legalidade e regularidade do contrato do governo com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), para estruturar a COP30 em Belém (PA).

“Considero que todas as contratações da administração, com organismos internacionais, mereçam atenção deste TCU, no sentido de avaliar a eficiência e a eficácia dos Acordos de Cooperação Técnica firmados, verificando se os objetivos propostos estão sendo alcançados e se os recursos estão sendo utilizados de forma adequada, além, claro, de garantir a legalidade dos ajustes“, disse, na representação, o procurador junto ao TCU, Lucas Furtado.

De acordo com ele, “a contratação em questão merece atenção especial desta Corte de contas, uma vez que envolve expressivo montante de recursos federais utilizados para contratação de empresa por dispensa de licitação”.

Na petição, ele pede ainda que o TCU acompanhe “todas as contratações do Governo Federal baseadas em Acordos de Cooperação Internacional e realizadas por dispensa de licitação”.

O contrato de R$ 478,3 milhões foi fechado sem licitação pela Secretaria Extraordinária para a COP30, estruturada pela Casa Civil. Nas redes sociais da OEI, há diversas fotos de dirigentes da organização com autoridades do governo, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); a primeira-dama, Janja da Silva; a ministra da Cultura, Margareth Menezes; o ministro da Educação, Camilo Santana; e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Foi justamente na gestão Lula que houve um salto nos contratos da OEI com o governo federal. Apenas no segundo semestre de 2024, ela obteve R$ 600 milhões em contratos, mais que os R$ 50 milhões obtidos nos governos Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Nos bastidores, a avaliação é de que o aumento exponencial no número de contratos no governo Lula 3, em comparação com os antecessores, decorre do trabalho feito por Leonardo Barchini, atual secretário-executivo do Ministério da Educação, que comandou a OEI por 11 meses, antes de ir para o MEC, e negociou parte desses contratos.

Procurada, a Secretaria Extraordinária para a COP30 ainda não se manifestou.

CNN Brasil – Caio Junqueira

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Geral

De volta à rotina: como ajudar seu filho a retomar os estudos após o Carnaval?

Com o fim do Carnaval, muitos estudantes enfrentam o desafio de retomar o ritmo acadêmico e manter a produtividade ao longo do ano letivo. Os pais desempenham um papel fundamental nesse processo, tentando ajudar seus filhos a criar uma rotina estruturada e adotar estratégias eficazes de aprendizado.

Victor Cornetta, especialista em Tendências Educacionais pela PUC-RS e CEO da Kaizen Mentoria, destaca que esse é o momento ideal para corrigir falhas e estabelecer uma metodologia de estudo eficiente.

Segundo ele, muitos alunos encontram dificuldades ao estudar de forma independente, o que pode gerar frustração e desmotivação. No entanto, com o apoio adequado, é possível melhorar significativamente o desempenho escolar.

A Kaizen Mentoria adota um método focado no desenvolvimento da autonomia, disciplina e consistência. Sua abordagem integra organização da rotina, estabelecimento de metas e aplicação de técnicas de estudo comprovadas, transformando o esforço em resultados tangíveis.

“Quando o aluno entende a importância do processo de aprendizagem e percebe sua própria evolução, ele se sente mais engajado e motivado a seguir seu planejamento”, afirma Victor Cornetta.

Para ajudar seu filho a evitar lacunas no aprendizado e garantir um retorno estruturado às atividades acadêmicas, seguem algumas estratégias essenciais:

Ajude a criar um cronograma semanal equilibrado: Incentive seu filho a planejar uma rotina de estudos que contemple todas as disciplinas, incluindo pausas para descanso, garantindo produtividade sem sobrecarga.
Estimule técnicas de estudo ativas: Apoie a utilização de métodos dinâmicos, como resumos, mapas mentais e autoexplicações, para otimizar a retenção de conhecimento.

Auxilie na gestão do tempo: Ajude seu filho a estabelecer prioridades e distribuir o tempo de estudo conforme a complexidade das matérias e prazos acadêmicos.

Reforce a importância das revisões periódicas: Crie momentos de revisão para reforçar o aprendizado e evitar esquecimentos.

Incentive a autonomia e a disciplina: Encoraje seu filho a manter uma rotina estável, evitando longos períodos sem estudo.

Busque apoio especializado quando necessário: Se perceber dificuldades persistentes, considerar orientação pedagógica pode ser essencial para superar desafios e aprimorar o desempenho.

A mentoria se destaca pelo acompanhamento contínuo de seus alunos, utilizando análise de dados para personalizar e otimizar as estratégias educacionais. Esse modelo garante que cada estudante receba um plano adaptado às suas dificuldades e potencialidades, promovendo um ensino mais eficaz.

Vocês são fundamentais para o sucesso acadêmico de seus filhos. Criar um ambiente positivo e estruturado pode tornar o retorno aos estudos mais produtivo e motivador.

Para saber mais sobre os serviços da Kaizen Mentoria e agendar uma reunião, clique aqui: bit.ly/kaizenmentoriabg.

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Geral

Musk diz que instabilidade no X ocorre por “ataque cibernético massivo”

Foto: REUTERS/Dado Ruvic

A rede social X, de Elon Musk, foi atingida por três ondas de instabilidade desde a manhã desta segunda-feira (10), que o bilionário alega terem sido causadas por um ataque cibernético.

De acordo com o site de rastreamento de interrupções DownDetector, os problemas começaram por volta das 7h, horário de Brasília, quando até 20.538 usuários relataram problemas.

Os problemas diminuíram temporariamente antes de quase 40 mil usuários relatarem interrupções às 11h. Desde 13h30, houve cerca de 26 mil relatos no momento da redação desta reportagem.

Muitos usuários do DownDetector reclamaram que o aplicativo não carregava, e a interrupção parece ser global, de acordo com os sites internacionais do DownDetector.

Os dados do DownDetector são relatados pelos próprios usuários, o que significa que não representam totalmente a escala da instabilidade.

Musk postou no X que acredita que “um grande e coordenado grupo e/ou um país está envolvido”, embora a fonte de motivação por trás do ataque não tenha sido confirmada.

Musk implementou cortes generalizados e grandes mudanças no X após adquirir a popular plataforma de mídia social, então chamada de Twitter, em 2022.

Foi um dia difícil para os negócios de Musk, que também é chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) de Donald Trump.

Nesta segunda-feira, as ações da Tesla caíram até 12% no pregão do meio-dia, apagando seus ganhos desde a eleição de Trump em novembro de 2024.

 CNN Brasil

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Geral

Material da ONG Me Too sobre Silvio Almeida não tem datas nem detalha denúncias de assédio

Foto: MDHC/Divulgação

A ONG Me Too Brasil não forneceu à Polícia Federal as datas, os detalhes ou o canal utilizado pelas supostas vítimas de assédio sexual do ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida.

A reportagem do UOL teve acesso a relatórios da ONG que constam do inquérito, ainda em andamento.

Silvio Almeida foi demitido em 6 de setembro, um dia após o portal Metrópoles publicar uma reportagem, baseada em informações do Me Too Brasil.

A reportagem dizia que a ONG havia recebido denúncias de assédio e importunação sexual contra ele, e que, segundo 14 fontes, a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) seria uma das vítimas.

Em nota pública divulgada no próprio dia 5 de setembro, o Me Too confirmou o recebimento dessas denúncias, mas registros anteriores à demissão de Silvio não foram apresentados pela ONG à Polícia Federal.

A confirmação do Me Too serviu de base para a instauração de inquérito pela PF.

Uma advogada e ex-aluna de Silvio Almeida na Universidade São Judas que pediu para não ser identificada disse ao UOL que, em 7 de setembro, um dia após a demissão, foi procurada por uma suposta emissária do Me Too Brasil, querendo saber se ela havia sido assediada pelo ex-ministro.

“Falou, em ligação [telefônica], que precisava encorpar a denúncia”, disse. Ela foi aluna de Almeida entre 2009 e 2013 e negou que houvesse sido assediada.

Outra advogada e ex-aluna disse ao UOL que, em 4 de setembro, antes de a matéria do Metrópoles ser publicada, foi procurada por uma integrante da ONG, avisando que “vinha uma bomba” contra Silvio Almeida.

A mulher – que falou ao UOL sob a condição de anonimato —disse que foi orientada a não sair em defesa do ex-professor. “Ele é um predador sexual”, teria dito a integrante, num telefonema.

A defesa de Almeida afirmou que não comenta processos que estão em segredo de Justiça.

Procurado pelo UOL, o Me Too enviou uma nota em que diz que “segue firme em sua única missão de apoiar, preservar e cuidar das vítimas, preservando em sigilo todas as informações que envolvem as vítimas do ex-ministro”.

Canais oficiais

Em ofício enviado à ONG em 9 de setembro, a Polícia Federal pedia que fosse encaminhado ao órgão “todo o material que dispuser acerca das denúncias de assédio sexual” contra o ex-ministro.

Em 13 de setembro, a ONG enviou uma resposta à PF, informando que “entrou em contato com todas as vítimas que passaram pelos canais oficiais da organização”, que houve retorno de duas e uma delas já tinha dado depoimento à polícia.

Trata-se da professora e então candidata a vereadora de Santo André Isabel Rodrigues.

Após a reportagem do Metrópoles, ela foi ao Instagram dizer que Almeida havia colocado a mão na vagina dela durante um almoço em São Paulo.

No vídeo, Rodrigues não menciona o Me Too Brasil. Ela prestou depoimento à PF por videoconferência, em 10 de setembro.

Documentos do inquérito

Ainda no primeiro retorno à PF, o Me Too informou que a segunda vítima afirmava “não ter interesse no compartilhamento das informações”.

Na ocasião, a ONG também pedia prorrogação do prazo para o envio de novos dados.

Meses depois, em 18 de fevereiro, por meio de ofício, a Polícia Federal voltou a cobrar “todo o material” sobre as denúncias à ONG.

Dois dias depois, recebeu como resposta duas páginas, sem a logomarca do Me Too, com o título “Conclusão do Relatório da PF”.

As duas páginas apresentam relatos de cinco supostas vítimas, sem especificar as datas em que as mulheres teriam procurado a ONG, bem como a natureza e o canal das denúncias.

Datas posteriores à demissão

Todas as datas apresentadas no relatório são relativas a contatos posteriores à demissão de Silvio Almeida.

“Vítima 1: no dia 05/02/2025, informou à voluntária advogada que sente que o processo permanece paralisado”, registra o documento. Relata que a mulher (que se sabe ser a professora Isabel Rodrigues, embora o relatório não diga) está insegura e com medo.

O relatório informa que a “vítima 2” disse, em 5 de fevereiro de 2025, ter conversado com a delegada, não autorizando o registro do depoimento.

Sobre a “vítima 3”, informa-se que ela prestou depoimento à PF em 21 de novembro de 2024.

Trata-se de ex-aluna de Silvio Almeida na Universidade São Judas mencionada pela professora Isabel Rodrigues em seu depoimento. A identidade da ex-aluna também não consta do relatório.

Segundo Rodrigues, a ex-aluna a procurou após ver seu vídeo no Instagram e a autorizou a passar o contato dela para a Polícia Federal.

A respeito da “vítima 4”, lê-se no relatório que ela falou com uma voluntária do Me Too em 16 de setembro de 2024 e, depois, parou de responder às mensagens.

A mesma conduta teria sido adotada pela “vítima 5”, segundo o documento.

Início a partir de denúncias da ONG

As denúncias da ONG são a sustentação formal da investigação. A petição assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, pedindo instauração do inquérito informa que o processo teve início com a nota pública da ONG Me Too Brasil.

A menção à ONG também consta da portaria que instaura o inquérito.

Desde que o caso veio a público, o UOL pede ao Me Too Brasil informações sobre quantidade e data das denúncias, sem resposta. O primeiro pedido de informações é de 17 de setembro de 2024. O mais recente, de 7 de março.

O inquérito que apura as denúncias de importunação e assédio sexual contra Silvio Almeida já ouviu, além do ex-ministro, quatro denunciantes: Anielle Franco, Isabel Rodrigues e duas ex-alunas.

Conselheiras do Me Too não foram consultadas

A decisão de confirmar denúncias de assédio sexual contra Silvio Almeida não foi levada ao conselho da ONG Me Too Brasil.

O UOL apurou que as quatro mulheres que compõem o conselho ficaram sabendo das acusações contra o então ministro dos Direitos Humanos pela imprensa.

Compõem o conselho Maria Amélia Teles, jornalista; Kenarik Boujikian, ex-desembargadora; Neon Cunha, ativista; e Silvia Pimentel, professora de direito.

O Me Too Brasil orientou as quatro conselheiras a não darem entrevista sobre o assunto para o UOL.

Sede em apartamento residencial

Segundo relatado ao UOL, algumas conselheiras ficaram sabendo apenas após a adesão que o Me Too Brasil não tinha relação com o movimento homônimo dos Estados Unidos.

“Emprestaram suas credenciais a partir de uma indução ao erro”, disse uma advogada ao UOL, sob a condição de anonimato.

O movimento Me Too Brasil foi criado em 2019 pela advogada Marina Ganzarolli, de São Paulo. Em junho de 2022, ela abriu um CNPJ em nome do Me Too Brasil, organização focada em “atividades de associações de defesa de direitos sociais”.

A ONG tem como endereço um apartamento residencial na Vila Buarque, na região central de São Paulo.

A empresa tem como atividades secundárias “portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet”, além de “atividades de consultoria em gestão empresarial”, dentre outros.

Além de Ganzarolli, a ONG tem no quadro de sócias e administradoras as advogadas Luanda Pires e Luciana Terra Villar e a psicóloga Mariana da Costa Pedro Nogueira da Luz.

Em seu site, o Me Too Brasil afirma que “esteve à frente de importantes denúncias de assédio sexual”. Cita o exemplo do juiz trabalhista Marcos Scalercio, aposentado compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça após acusação de assédio e importunação sexual.

Menciona também o empresário Saul Klein, fundador das Casas Bahia, condenado por exploração sexual.

UOL – Adriana Negreiros

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VÍDEO: Paulinho da Força critica Lula e avisa que não há reconciliação

Presidente do Solidariedade, o deputado federal Paulinho da Força (SP) disparou um vídeo com críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último sábado (8/3). O dirigente partidário, que apoiou o petista na eleição de 2022, reclamou sobre falas do mandatário no contexto do Dia da Mulher.

A aliados, o parlamentar afirmou que está “a caminho” do rompimento total com o Planalto e considera não haver caminho para conciliação.

No vídeo enviado por WhatsApp no sábado, Paulinho reage a falas de Lula criticadas pelo teor machista. “Hoje era um dia de celebração, mas, infelizmente, não há o que comemorar”, afirmou o presidente do Solidariedade.

Entre os recortes do vídeo, está da a fala do petista sobre ser um “amante da democracia”, porque os amantes “na maioria das vezes são mais apaixonados pelas amantes que pelas mulheres”.

Questionado por aliados, Paulinho da Força afirmou que o apoio a Lula foi somente no contexto da eleição de 2022. O partido, porém, detém uma das vice-lideranças do governo na Câmara, com a deputada Maria Arraes (PE). Ela é irmã da ex-deputada Marília Arraes, que foi do PT e concorreu ao governo de Pernambuco apoiando o atual presidente.

Nos bastidores, Paulinho da Força tem defendido uma candidatura alternativa a Lula e Bolsonaro. Ele apoiou a reeleição de Ricardo Nunes (MDB) à Prefeitura de São Paulo, mas trabalhou para descolar o prefeito da figura do ex-presidente.

O dirigente partidário é ligado a forças sindicais e começou a dar sinais claros de afastamento do PT no ano passado, próximo aos atos do Dia do Trabalhador. Na ocasião, ele avisou que o governo estava distante das bandeiras da classe e antecipou nos bastidores o esvaziamento do ato.

Metrópoles

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Prefeito do Assú esclarece apreensão de veículo oficial e reforça compromisso com a transparência

O Prefeito do Assú, Lula Soares, a Secretária de Saúde, Viviane Lima, e a Procuradora do município, Kalina Mendonça, prestam esclarecimentos à população sobre a apreensão de um veículo oficial da prefeitura.

A gestão municipal reforça seu compromisso com a transparência e informa que todas as providências estão sendo adotadas com responsabilidade e dentro dos parâmetros legais.

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Vereadora Brisa já anuncia Cadu Xavier como ‘futuro governador’ do RN


A vereadora Brisa Bracchi fez uma publicação nas redes sociais na qual ela já anuncia o secretário Cadu Xavier como ‘futuro governador’ do Rio Grande do Norte.

O registro ao lado de Cadu foi feito na manhã desta segunda-feira (10) durante um evento de lançamento de programas educacionais.

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