A deputada federal e candidata à prefeitura de Natal Natália Bonavides (PT) publicou no Instagram, no dia 10 de outubro, um carrossel em que denuncia ataques nas redes sociais. No entanto, uma análise dos perfis e comentários apresentados revela que muitos são antigos.
A publicação retirada de contexto temporal desencadeou uma onda de reação entre seguidores e simpatizantes da deputada por associarem a postagem e os ataques a algo que tinha relação com a campanha do segundo turno em Natal.
Para esta reportagem, o Blog do Dina procurou a assessoria de imprensa da candidata do PT. Ela afirmou que “Natália denunciou ataques realizados em redes sociais e em grupos de WhatsApp, bem como notícias falsas sobre sua atuação política”. Ela também acrescentou que Natália Bonavides “reúne prints tanto de agora, como mais antigos, mostrando um histórico de casos desse tipo de ataque, inclusive iniciando com a lembrança do caso Ratinho, e até onde chega o conteúdo ofensivo dessas mensagens”. A íntegra da nota está abaixo.
Ao longo da quinta-feira, o Blog do Dina recebeu diversas mensagens pedindo para se posicionar contra os ataques. Ao verificar a postagem, o Blog constatou que o conteúdo é repugnante e ação típica de situações em que mulheres são atacadas em contexto de misoginia, razão pela qual não podemos deixar de registrar que nos solidarizamos a com a deputada. Foi a edição das imagens, no entanto, que chamou a atenção e indicou manipulação do conteúdo, razão pela qual decidimos ir além do gesto de solidariedade e expor a manobra.
A Manipulação de Ataques Reais e Reedição de Estratégia
A postagem de Natália Bonavides inclui comentários cuja marcação temporal dá a entender que foram feitos recentemente. Em nenhum momento do post é informado que se trata de material coletado anteriormente. Alguns deles, o Blog do Dina conseguiu encontrar com apoio de ferramentas de social listening e descobriu que o conteúdo é antigo.
No dia 24 de setembro de 2022, na campanha presidencial, por exemplo, Natália Bonavides postou em seu Instagram um conteúdo sobre ataques, em idêntica estratégia que utiliza agora, e registrou o seguinte comentário da qual foi alvo:
Dois anos depois, o mesmo comentário foi apresentado como se fosse atual, agora na disputa pela prefeitura de Natal, na postagem desta quinta-feira (10):
Outro comentário apresentado nesta quinta foi uma atribuída ao perfil Diogenes Silveira. Chama atenção, neste caso, que o marco temporal da mensagem tenha sido removido, enquanto em outros casos os prints tem marcação de postados há algumas horas ou dias atrás, o que não procede, visto que foram printados há dois anos ou mais e guardados.
O Blog do Dina não localizou a postagem original onde está este comentário, mas o fundo cinza sob o texto revela que ele foi postado no Facebook. Ao ir em busca do perfil de Diógenes nesta rede, o Blog do Dina constatou que Diogenes Silveira tinha foto de perfil semelhantes ao do comentário usado por Natália Bonavides até 2022, quando mudou a foto de perfil, especificamente em 27 de novembro daquela ano. Essa evidência aponta, mais uma vez, que se trata de um comentário postado noutro tempo e não atualmente.
Além disso, a deputada resgatou ofensas graves e conteúdos que configuram crimes, como calúnia e difamação, mas que foram postados em campanhas anteriores ou por perfis inativos. Perfis como bado3737 e Rodas Importadas não estão mais ativos ou foram modificados, mas seus comentários continuam sendo utilizados no post, sugerindo que os ataques continuam na campanha atual.
Nota
O Blog do Dina procurou a assessoria de Natália Bonavides e questionou duas coisas: o que exatamente a deputada denunciou em Brasília, onde teria acionado autoridades federais para investigar o caso e por que as mensagens utilizadas em seu post não são recentes. A assessoria enviou a seguinte nota:
Natália denunciou ataques realizados em redes sociais e em grupos de WhatsApp, bem como notícias falsas sobre sua atuação política. A polícia legislativa está em campo e identificou pessoas que estão espalhando essas mentiras e agressões, inclusive comissionados da prefeitura Álvaro Dias. Sobre a postagem, ela reúne prints tanto de agora, como mais antigos, mostrando um histórico de casos desse tipo de ataque, inclusive iniciando com a lembrança do caso Ratinho, e até onde chega o conteúdo ofensivo dessas mensagens. Tudo isso evidencia também o modo de agir do gabinete do ódio, que tem se intensificado agora diante do crescimento da nossa campanha. Todos esses criminosos estão sendo notificados e vão responder na Justiça, seja CPF ou CNPJ.
A Estratégia Por Trás da Ação de Natália Bonavides
Até aqui esse conteúdo se limitou a reportar fatos objetivos. Mas passo a analisar a estratégia porque considero que a campanha de Natália Bonavides é inteligente o suficiente para saber que essa postagem seria facilmente identificada como retirada de contexto. Por que, então, fazê-lo?
Para entender a razão é preciso mergulhar no impacto que a ação teve e seus desdobramentos. Dados da plataforma de social listening utilizada pelo Blog do Dina, a Brandwatch, ajudam a entender porque a estratégia foi colocada na rua.
Ao longo do dia 10, o termo ‘fake news’ foi a palavra em trending sobre Natália Bonavides, em conversas agregadas do X, Instagram, Facebook, Blogs, sites de notícias e fóruns. Em toda quinta-feira, Natália teve 233 menções, alcançou 1,93 milhões de contas, 137% maior que o dia anterior, obtendo 1,56 milhões de impressões promovidas por 167 autores únicos.
Nas conversas sobre Natália Bonavides, o post dela foi o que teve mais alcance. Às 11h10 desta sexta-feira (11), a Brandwatch reportava que ele tinha alcançado 281 mil contas só no Instagram.
Mobilização e Casca de Banana
A estratégia de revitimizar uma situação real é imediatamente absorvida no contexto de polarização como sinal para a base se mobilizar. Não por acaso, os eleitores que se identificam com Natália amplificaram a mensagem noutras redes. O resultado disso é tangível: quem viu o post de Natália no Instagram repassou adiante com críticas atribuindo a suposta campanha difamatória aos adversários.
Ao mesmo tempo, o material da candidata do PT colocou na berlinda os adversários que tinham duas escolhas: ignorar ou entrar no debate. Como não entrariam no debate para defender Natália, escorregaram na casca de banana que a campanha dela jogou e promoveram conteúdo contrário a Natália Bonavides que foi utilizado na espiral. Com isso, a campanha obteve ataque atuais, e não antigos, podendo utilizá-los em seu favor. Um exemplo disso ocorreu com o deputado estadual José Dias, em postagem que é a 4ª mais vista no Twitter sobre o tema envolvendo Bonavides.
Rejeição
Um outro sinal de que para que serviu o post e sua estratégia está na mensagem de maior alcance no Twitter até agora, amplificada a partir do ICL Notícias. Nela, a vereadora reeleita Brisa Brachi dá a senha de mais uma utilidade da estratégia de Natália Bonavides.
Blog do Dina
São os mesmos! Cadeia nesses vagabundos da Internet e da sociedade
Será que tem cadeia suficiente para abrigar toda a petralhada?
PT tinha certeza de que venceria Teresina. Foi derrotado no 1º turno. Não sei o porquê dessa cegueira aqui no RN.