Geral

Como uma secretaria da Prefeitura de Natal ludibriou o Ministério Público e beneficia empresa que deveria ser punida

Foto: Prefeitura do Natal

Blog do Dina – por Dinarte Assunção

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal tem retardado a aplicação de penalidade contra empresa que não obedeceu processo de licitação no âmbito da pasta, ao mesmo tempo em que, denunciada ao MP por omissão, diz ter tomado atitudes sobre o caso, o que levou o MPRN a arquivar o inquérito do caso. Apuração do Blog do Dina indica que a pasta ludibriou o Ministério Público.

A empresa Liderança não só não foi não penalizada como determina o edital da licitação que disputou como vem sendo beneficiada em uma série de atos da gestão municipal, incluindo quebra cronológica de pagamentos, forma pela qual ela passa na frente de outros credores e recebe antes.

O processo administrativo da empresa já dura três anos na SMS, coisa que é incomum, segundo apurou o blog com fontes com ajudaram a reportagem entender como a pasta ludibriou o Ministério Público.

O caso

A licitação em questão foi para fornecimento de veículos à Secretaria Municipal de Saúde, em lote da qual a empresa Liderança Mudança e Transportes deveria fornecer veículos zero quilômetro a SMS. Dois dias antes de iniciar a execução do contrato, ela comunicou que não dispunha dos veículos.

Documentos da Secretaria Municipal de Saúde obtidos pelo Blog do Dina apontam que, internamente, técnicos da pasta formularam parecer pedido a punição contra a empresa. O descumprimento da Liderança, obrigou a gestão a renovar um contrato emergencial.

“É visível a falta de respeito e compromisso da Liderança Mudanças e Transportes Ltda com a Secretaria Municipal de Saúde, quando em todos os seus ofícios ela se contradiz, e sempre traz um novo motivo para não ter cumprido com suas obrigações. Não foi diferente quando lhe foi oportunizado para apresentar defesa quanto a abertura de processo para lhe aplicar as penalidades previstas pela inexecução contratual e recusa de assinatura do contrato”, diz trecho de parecer do Setor de Transportes da SMS.

Tradicionalmente, quando uma empresa descumpre uma disputa de licitação, ela é penalizada sendo impedida até de contratar com a gestão.

Ludibriou o Ministério Público

Não é o caso da Liderança. O descumprimento fez o MPRN abrir um inquérito para apurar suposta omissão da SMS em punir a empresa.

Embora a Secretaria tenha aberto um procedimento, três anos se passaram e a penalidade não foi aplicada.

Ao MPRN, a SMS informou que abriu um procedimento disciplinar. O parquet entendeu portanto que não houve omissão e arquivou o caso, sem se dar conta que a SMS ludibriou o Ministério Público.

Ocorre que parecer da própria SMS já opina pela penalidade, mas, misteriosamente, ela não só acontece como a Liderança segue sendo beneficiada pela gestão municipal.

O apanhado da investigação do Blog do Dina foi encaminhado para a promotoria para que avalie a reabertura do inquérito contra a SMS.

Benefícios

Só de julho para cá, a Liderança aparece como beneficiária de contratos com pastas da gestão municipal, como Esportes, Serviços Urbanos.

Para quem deveria ser punida, a empresa aparece como beneficiária de pagamentos antecipados. Na gestão pública, existe uma ordem de liquidação para os credores. Mas a Liderança consegue passar na frente e receber antes o seu, como se vê abaixo em contrato com a Semsur.

Imagem do WhatsApp de 2024 09 18 as 15.17.04 6387cd7d

Noutra quadra, a empresa aparece contratando com a Seinfra até R$ 11,1 milhões para serviços ligados à manutenção de limpeza e engenharia agronômica.

Evidências de Omissão

Embora tenha aberto procedimento administrativo contra a Liderança desde 2021, a SMS não a aplica. Fontes da secretaria relataram que os pareceres elaborados pedem punição mas não conseguem explicar porque esse processo é barrado acima deles.

O Blog do Dina solicitou que a SMS enviasse o procedimento administrativo sobre a Liderança. Em resposta, o pedido para que a solicitação fosse enviada a seis e-mails. Todas as mensagens para os seis e-mails voltaram.

Na sequência o Blog do Dina solicitou diretamente à assessoria de imprensa, com cópia para gabinete da chefia da SMS.

Em resposta, a SMS disse ao Blog do Dina que o caso estava no jurídico.

Mais Evidências Que Ludibriou o Ministério Público

Ocorre que ao Ministério Público, em 26 de março, a SMS informou que aguardava defesa da empresa. A empresa não só já se manifestou como há parecer de técnicos da secretaria rebatendo veementemente as alegações da empresa e explicando como ela causou prejuízo à gestão.

Pelo descumprimento da Liderança, a gestão se viu obrigada a fazer contrato emergencial, que causou prejuízo. O parecer da SMS pedindo a punição da empresa narra como a empresa mentiu e sua defesa não pode ser considerada, reiterando a necessidade de penalizá-la. O documento é de julho deste ano e deste então fica travado dentro da SMS.

Confira: VEJA AQUI O PARECER DA SMS

Blog do Dina – por Dinarte Assunção

Após publicação desta matéria, a empresa Liderança Mudanças e Transportes enviou uma nota de esclarecimento:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em resposta à matéria publicada através do Blog do Dina, Blog do BG, dentre outros possíveis meios de comunicação acerca da suposta ausência de penalidade para a empresa Liderança Mudanças e Transportes, bem como pelo benefício em atos de gestão municipal, o que inclui quebra cronológica de pagamentos, a referida empresa vem apresentar nota de esclarecimento objetivando comprovar publicamente que sempre agiu com lisura e dentro da legalidade.

Inicialmente, vem a empresa alertar que não se deve imputar algo a alguém sem antes oportunizar o contraditório e ampla defesa, sob pena de responder legalmente pelos possíveis danos por ventura causados. Diante de todas as imputações de cunho falso direcionadas à empresa Liderança, esta esclarece ponto a ponto, conforme passa a expor.

Em momento algum a empresa ludibriou o Ministério Público, mas sim apresentou os esclarecimentos pertinentes acerca do problema, tendo este entendido que não se tratava de nenhuma hipótese passível de penalidade. Explicamos.

Existiu uma informação de que a Liderança deveria ser penalizada porque, ao ganhar uma concorrência na Secretaria Municipal de Saúde, chegou a assinar mas não cumpriu o contrato sem qualquer penalidade, o que não condiz com a realidade dos fatos.

A Ata de Registro de Preços nº 007/2021 não se limitou a contratação de veículos somente com a Secretaria de Saúde, mas também com a SEMTAS, SEMOV e GAVIPRE, todos referentes ao Pregão Eletrônico nº 24.005/2020.

Quanto à Secretaria Municipal de Saúde, o contrato nunca foi assinado porque esta secretaria publicou uma portaria, após a licitação, renovando o contrato com uma empresa que prestava serviço anteriormente por mais 90 dias, aduzindo ser de forma emergencial, porém sem explicação, tendo em vista já existir uma licitação válida para mudança de empresa, inclusive com proposta mais vantajosa.

Dessa forma, o serviço não foi realizado pela Liderança Mudanças e Transportes porque o contrato não foi assinado em virtude da prorrogação do prazo do contrato vigente à época por mais de 90 (noventa) dias, desobrigando a empresa Liderança em manter o compromisso assumido, conforme art. 41 e 64, §3º, ambos da Lei 8.666/93 (vigente à época), eis que decaiu o direito à contratação em virtude da ausência de assinatura do termo de contrato dentro do prazo e condições estabelecidos de 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas. O BLOG anexa um documento aduzindo ser uma manifestação acerca da defesa apresentada pela empresa Liderança, porém sem assinatura e sem timbre, o que torna o documento sem qualquer valor para o deslinde do caso em tela, eis que não comprova quem emitiu nem de qual secretaria teria sido enviado, sendo tal documento completamente desconhecido pela empresa.

A matéria veiculada em redes sociais pelo referido blog menciona ainda que a empresa está sendo beneficiada em uma série de atos de gestão municipal, incluindo quebra cronológica de pagamentos, passando na frente de outros credores e recebendo antes. Destarte, a empresa vem informar que o Ente Público Municipal está em atraso com os pagamentos dos seguintes contratos: SEMSUR – Contrato 002/2023 (Veículos 1.0): meses de maio a setembro do corrente ano; SEMSUR – Contrato 090/2023 (Caminhões): meses de junho a setembro do corrente ano. Dessa forma, não entendemos qual a preterição existe em favor da empresa, que só recebeu uma parte do serviço porque ameaçou suspender a prestação dos serviços, ato este previsto em contrato (inclusive constando tal informação na ordem de pagamento publicada quando aduz que a quebra da ordem cronológica se justifica por ser despesas inadiáveis e imprescindíveis ao prosseguimento das ações municipais da área de serviços urbanos, referente aos serviços de locação de veículos). Ou seja, em momento algum houve qualquer tipo de pagamento antecipado, eis que ainda existem faturas não pagas, porém o serviço poderia parar se não houvesse pelo menos o pagamento da fatura VENCIDA MAIS ANTIGA.

Desta feita, esta empresa comprova que, se não foi penalizada, certamente não deu motivo para tanto. Ao contrário, sempre procurou trabalhar com lisura e de forma idônea e, por isso, é tão perseguida em seus contratos/licitações, sendo a mais recente por participar de uma licitação pela SEINFRA aonde respeitou todos os regulamentos que a legislação atual exige e apresentou menor preço global, inclusive sendo necessário ajuizamento de Mandado de Segurança para que fosse garantida a habilitação da empresa no certame licitatório, eis que preencheu todos os requisitos legais, bem como a abertura dos envelopes, onde comprova que a empresa apresentou o menor preço global e, por isso, foi vencedora do certame de forma lícita, inclusive tendo a sua capacidade técnica confirmada através de decisão judicial. Dessa forma, a empresa concorreu de forma lícita, culminando com a assinatura do contrato entre as partes.

Acreditando não existir mais nenhuma dúvida acerca da referida licitação, renovamos nossos votos de estima e colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários, requerendo que qualquer tipo de divulgação de informações referentes a empresa Liderança Mudanças e Transportes seja realizada após comprovação dos fatos em sua veracidade, evitando assim situações desagradáveis, informando inclusive que a comprovação do aqui alegado encontra-se disponível nas dependências da empresa para o acesso deste blog, caso tenham interesse.

Natal/RN, 18 de setembro de 2024. Atenciosamente,

A Direção

Opinião dos leitores

  1. Envolve muito dinheiro. Essa empresa Liderança é muito forte em dinheiro… 💵💵💵💵💵 💰

  2. Envolve muito dinheiro. Essa empresa Liderança é muito forte em dinheiro… 💵💵💵💵💵 💰💰💰💰💰💰

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Ex-PM João Grandão segue internado e sob vigilância do BOPE e PF

Foto: Emanuel Amaral

O ex-policial militar João Maria da Costa Peixoto, conhecido como João Grandão, segue hospitalizado no Walfredo Gurgel, em Natal, sem previsão de alta. Segundo informações apuradas pela TRIBUNA DO NORTE, nesta quinta-feira (19), o ex-PM estaria internado na ala de enfermaria destinada a presos. No local, João estaria algemado e vigiado por policiais do BOPE e da Polícia Federal.

O ex-PM deu entrada na unidade hospitalar após ser baleado em tiroteio durante uma operação da Polícia Civil, coordenada pelo Deicor, em Monte Alegre, quando as equipes foram alvo de tiros ao abordarem um caminhão carregado de cigarros ilegais e que estava sendo escoltado por outros suspeitos. A Polícia Civil ainda não esclareceu qual o envolvimento de João Grandão nesta ocorrência.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Diretor da Consult afirma que segundo turno nas eleições em Natal está garantido

Foto: Amanda Vieira

O programa eleitoral está entre os fatores que levaram às mudanças no cenário de intenção de votos aos candidatos à Prefeitura do Natal e, diante do cenário eleitoral da capital, a realização de um segundo já é uma certeza no pleito deste ano. É o que avalia o diretor do Instituto Consult, Paulo de Tarso. A informação foi repassada durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal, na manhã desta quinta-feira (19).

De acordo com ele, embora seja possível afirmar que um segundo turno vai acontecer em Natal, ainda não é possível definir quais dos nomes da disputa chegarão à fase final do pleito. Isso porque o momento atual é de mudança no posicionamento dos candidatos “Começou uma dança em relação aos posicionamentos desses candidatos mediante a intensidade da propaganda eleitoral. A propaganda eleitoral chegou fria, mas agora já chama mais atenção “, ressalta .

A perspectiva de Paulo de Tarso tem como base a primeira de uma série de três pesquisas de intenções de votos do Instituto Consult Pesquisa/TRIBUNA DO NORTE. A pesquisa aponta um empate técnico entre os candidatos que estão nas duas primeiras posições – o deputado federal Paulinho Freire (União) e o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), mas indicando uma virada, já na pesquisa espontânea (aquela em que não são apresentados os nomes dos candidatos), em favor do deputado Paulinho Freire, que aparece 3,60% à frente do ex-prefeito, a apenas 18 dias das eleições de 6 de outubro.

De acordo com Paulo de Tarso, é uma pesquisa que está no momento certo de uma reta final e consiste em uma prestação de serviço à população. Ele aponta que, desde o início, Carlos Eduardo vinha se sobressaindo desde o início da campanha. No entanto, com a movimentação dos demais candidatos, a população passou a observar que tinham outras opções.

O diretor do Instituto Consult avalia, ainda, que o candidato Paulinho Freire é um nome na disputa que conta com o apoio de vários partidos e que ficou com um maior tempo de televisão em comparação aos seus concorrentes. “Os programas estão muito bons, tanto o de Paulinho quanto o de Natália Bonavides, o de Carlos Eduardo não chega a tentar ser bom pelo tempo que ele tem”, esclarece.

No que se refere às divergências do levantamento da Consult, em comparação a pesquisas anteriores, o diretor reitera a experiência do Instituto e reforça que tanto a ausência de conhecimento acadêmico quanto dimensionamento intencional da amostra pode levar a maiores discrepâncias nos estudos. “Eu não leio pesquisa de ninguém, mas sempre vejo as manchetes. Me assusta muito quando vejo as pesquisas e vejo um percentual de 44% para Carlos Eduardo. Eu não peguei nenhuma acima de 40% e faço a coisa certa”, completa.

Paulo de Tarso reforça que a pesquisa da Consult traz as perspectivas de todas as zonas administrativas de Natal e, apesar do programa eleitoral na TV exercer influência nas intenções de voto da população à Prefeitura do Natal, a campanha nas ruas pode fortalecer o posicionamento dos candidatos por meio dos vereadores. O motivo é que este grupo apresenta mais contato junto à população e pode favorecer a imagem dos seus candidatos à Prefeitura da cidade.

 

Opinião dos leitores

  1. “Marreta é chapéu de Otário” ……Quer dizer então q teremos um segundo turno em Natal, mas tá tipo assim, vc quer um presente misterioso ou uma pesquisa misteriosa? por que será que não divulgaram o resultado do provável segundo turno? tantas perguntas, tantas ilações, coisa mais estranha essa tal pesquisa, quem afinal de contas pagou essa pesquisa?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

X decide cumprir decisões de Moraes para voltar a atuar no Brasil, dizem advogados

Foto: Reprodução

Advogados, que estão à frente da defesa do X no Supremo Tribunal Federal, relataram à CNN, na manhã desta quinta-feira (19), que o corpo jurídico do empresário Elon Musk nos Estados Unidos foi convencido de que, para voltar a atuar no Brasil, seria necessário cumprir as decisões do ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com essas fontes, Musk concordou e os perfis, que tinham ordem de bloqueio, estão sendo restringidos desde ontem à noite.

Em outro gesto à Corte, também ontem à noite, o X peticionou ao STF, dizendo que o retorno da rede no país, nesta quarta-feira (18), aconteceu devido a uma falha técnica e não foi feito de forma dolosa.

A nova estratégia jurídica ocorreu após uma reviravolta na equipe que faz a defesa do X no Brasil. O escritório Pinheiro Neto, um dos maiores do Brasil e que defendia a empresa no país, havia deixado o caso na semana passada.

A causa foi encaminhada a uma nova advogada e, depois, retornou novamente ao escritório Pinheiro Neto, que assina a petição desta quarta-feira à noite.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PRTB anuncia adesão a Salatiel e Homero e traz grupo com 18 candidatos

Foto: Divulgação

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro -PRTB, por meio dos seus presidentes estadual e municipal, anunciou nesta quarta-feira (18) adesão às candidaturas de Salatiel (prefeito) e Homero (vice), da Coligação Parnamirim Pra Frente. Anderson Bezerra, presidente municipal, e Heró Bezerra, presidente estadual, afirmaram que a legenda
chega para somar, buscando um novo rumo para Parnamirim.

“Respeitamos o candidato que estávamos com ele, mas contudo buscamos junto a Salatiel e Homero um novo rumo, onde vemos que o PRTB se encaixa melhor e por isso estamos seguindo este caminho”, declarou Anderson.

Segundo o presidente municipal, o grupo segue unido, coeso e firme com o propósito de lutar pela eleição de Salatiel e Homero e conquistar espaço na Câmara de Parnamirim. O grupo do PRTB que chega para Salatiel vem com 18 candidatos a vereador.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Já são 3 institutos de pesquisas que apontam empate entre Carlos Eduardo Alves e Paulinho Freire

Foto: Reprodução

Com a pesquisa Consult publicada nesta quinta-feira (19) pela Tribuna do Norte, apontando empate entre Carlos Eduardo Alves e Paulinho Freire pelo primeiro lugar, já são 3 institutos que apontam esta tendência.

Na pesquisa espontânea do Instituto Consult Pesquisa, o deputado Paulinho Freire aparece com 3,60% à frente do ex-prefeito Carlos Eduardo.

Há cerca de três semanas o Instituto Veritá já apontava o empate: Carlos Eduardo estava com 23,6%, enquanto Paulinho estava logo em seguida, com 21,8% das intenções de votos. Empatados tecnicamente.

Veja aqui: Pesquisa VERITÁ aponta empate para prefeitura do Natal entre Carlos Eduardo e Paulinho Freire

Como também duas semanas o Instituto Futura Inteligência mostrava Carlos Eduardo (PSD) liderando a disputa pela prefeitura de Natal com 31,6% das intenções de voto, seguido por Paulinho Freire (União Brasil), que registrou 29,1%,  Pela margem de erro do estudo, que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois também já estavam tecnicamente empatados.

Veja aqui: PESQUISA FUTURA/EXAME: Carlos Eduardo tem 31.6% e Paulinho empata com 29.1%

 

Opinião dos leitores

  1. Do mesmo modo que vice é vice, ex é ex. Quem gosta de passado é museu e passado ruim só serve para mostrar o quanto precisamos evoluir. Se não deu certo com um vamos tentar com outro.

  2. Acho que o vice prefeito de micarla vai ganhar no primeiro turno, o grande Paulinho, já tem a experiência de micarla.

  3. Alá o dono da Consult na rádio dizendo que não sabe quem vai para o segundo turno, oi? …tem gente que acha mesmo que as outras pessoas são perfeitos idiotas..hahahaha

  4. Carlos Eduardo Alves foi prefeito por quatro vezes e não tem nada pra mostrar. Basta de Alves!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BLOGDOBG traz nova pesquisa SETA com 1800 entrevistas em Natal nesta sexta

O BLOGDOBG vai divulgar nesta sexta-feira (20) a quinta pesquisa eleitoral de seis contratadas ao Instituto Seta com 1.800 entrevistados, realizada em Natal de 14 a 15 de setembro. A pesquisa foi registrada no TSE com o número RN-04407/2024, com margem de erro de 2,4%, confiabilidade de 95%

É a maior pesquisa realizada no período eleitoral. Ao todo são seis levantamentos que serão publicadas até as eleições.

A quantidade de entrevistas realizada vai embasar o estudo que o BG faz em todas as eleições para apontar os prováveis eleitos no dia 6 de outubro para a Câmara Municipal de Natal.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO GONÇALO/ ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 76,6% da população

 

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO GONÇALO também avaliou o cenário administrativo da gestão federal. A gestão do presidente Lula foi aprovada por 76,6%, enquanto 22,2% reprovam e 1,2% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de setembro, com 500 entrevistas e margem de erro de 4%. O levantamento foi registrado no TSE com o número: RN-05844/2024.

 

Opinião dos leitores

  1. É potiguar e carioca pra gostar de políticos ladrões. No Rio de janeiro, raramente, um ex-governador ou ex-prefeito não foi preso ou é réu por corrupção. Sobre o 9 dedos, nem precisa comentários.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO GONÇALO/ ADMINISTRAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 56,6% da população

 

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO GONÇALO também avaliou o cenário administrativo da gestão estadual. A gestão da governadora Fátima Bezerra foi reprovada por 56,6%, enquanto 40,4% aprovam e 3% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de setembro, com 500 entrevistas e margem de erro de 4%. O levantamento foi registrado no TSE com o número: RN-05844/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO GONÇALO/ ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Eraldo é reprovada por 51,4% da população

 

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO GONÇALO também avaliou o cenário administrativo da gestão municipal. A gestão do prefeito Eraldo Paiva foi reprovada por 51,4%, enquanto 39,6% aprovam e 9% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de setembro, com 500 entrevistas e margem de erro de 4%. O levantamento foi registrado no TSE com o número: RN-05844/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO GONÇALO/ REJEIÇÃO: Eraldo é o mais rejeitado pela população

 

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO GONÇALO também perguntou em quem os entrevistados não votariam para Prefeitura. 29,8% rejeitaram Eraldo,14% Jaime Calado e 9,2% Gabi Trajano. Já 11,4% não rejeitam ninguém e 35,6% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de setembro, com 500 entrevistas e margem de erro de 4%. O levantamento foi registrado no TSE com o número: RN-05844/2024.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *