Diversos

Condenação justiça: Prefeitura do Natal deve concluir obra de contenção de águas

 O juiz Cícero Martins de Macedo Filho, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, condenou o Município do Natal a concluir uma obra de contenção das águas, a fim de evitar a queda do muro que cerca a propriedade de um cidadão no bairro das Quintas, em Natal.

O autor ingressou com o objetivo de que o Município seja condenado a concluir as obras de contenção, a fim de evitar a queda do muro que cerca sua propriedade. Para tanto, afirmou que adquiriu os imóveis constituídos de lotes de terreno nºs. 01 a 07 e 09 e 10, da quadra 01, de um loteamento localizado no Bairro das Quintas, através de Contrato Particular de Promessa de Compra e Venda de Imóvel.

Alegou, então, que com o intuito de manter-se protegido contra invasões, mandou construir um muro em todo o terreno, todavia, em 2008, com as fortes chuvas que acometeram a cidade de Natal a terra em volta do terreno cedeu, vindo o muro a cair.

Informou ainda que a Prefeitura compareceu ao local e realizou obra com o intuito de conter a água, entretanto, bastou que a chuva viesse a cair para mostrar que a obra não havia sido concluída.

Obra interrompida

Quando analisou o processo o magistrado entendeu que assiste razão ao autor da ação, uma vez que ficou comprovada a interrupção da obra realizada pelo Município do Natal de contenção das águas pluviais, fato que acarretou a erosão do terreno do autor, ficando seu muro comprometido, com possibilidade de vir a ruir.

“Todos os anos, observa-se essa realidade, visto que as chuvas constantes, aliadas a falta de estrutura preventiva, tem ocasionado diversos danos aos natalenses”, comentou o juiz, salientando que ficou claro que a situação em discussão não se trata de caso fortuito ou força maior.

Além do mais, frisou que é o poder público na seara municipal o responsável por evitar os estragos causados nestas hipóteses, uma vez que, certamente, tais infortúnios poderiam ser evitados.

Processo nº 0007863-60.2009.8.20.0001 (001.09.007863-3)
TJRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF decide que vai fixar entendimento geral para aplicação da Lei da Anistia em ‘crimes permanentes’ da ditadura

Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Corte vai analisar o processo sobre a aplicação da Lei de Anistia a crimes que tiveram início na ditadura, mas cujos efeitos ainda se consumam no presente — os chamados “crimes permanentes”.

Agora, o recurso vai tramitar no sistema de repercussão geral. Por esse mecanismo, os ministros decidem uma questão e elaboram uma tese a ser usada em todos os processos com o mesmo tema nas instâncias inferiores, padronizando o entendimento da Justiça.

A definição da tese será em um segundo momento, em outro julgamento.

Relator do processo, o ministro Flávio Dino é a favor da discussão do tema no STF. Em seu voto, o magistrado citou o filme “Ainda estou aqui”.

Acompanharam o posicionamento os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Nunes Marques e o presidente Luís Roberto Barroso. O ministro André Mendonça não se manifestou.

O caso trata crimes ocorridos durante a guerrilha do Araguaia — de homicídio cometido por Lício Augusto Ribeiro Maciel e de ocultação de cadáver praticado por Sebastião Curió, ambos do Exército Brasileiro. Curió morreu em 2022. O processo busca a condenação de Maciel.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Litoral potiguar tem 11 pontos impróprios para banho, diz boletim do Idema

Foto: Anadelly Fernandes

O litoral do Rio Grande do Norte tem pelo menos 11 pontos impróprios para o banho neste fim de semana, segundo o boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema).

O estudo, que avalia semanalmente a presença de contaminação na água em diferentes praias e rios do estado, apontou os seguintes trechos como inadequados para os banhistas:

  • Praia de Sibaúma, em Tibau do Sul, próximo ao Restaurante Sabores do Mar
  • Pirambúzios, em Nísia Floresta, próximo ao Corais de Búzios
  • Pirangi do Sul, em Nísia Floresta, perto da igreja
  • Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta
  • Rio Pirangi, na Ponte Nova, em Parnamirim
  • Rio Pirangi-Pium, no Balneário Pium, em Parnamirim
  • Ponta Negra, em Natal próximo ao Morro do Careca
  • Ponta Negra, em Natal, perto da Rua M. S. Medeiros
  • Areia Preta, em Natal, perto da Escadaria de Mãe Luíza
  • Maracajaú, em Maxaranguape, perto do Mercado Público
  • Praia de Touros, em Touros, próximo à Av. Bom Jesus.

Na maioria dos casos, a água foi considerada imprópria pela quantidade de coliformes termotolerantes estar acima do máximo estabelecido em resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

A exceção é para a praia de Ponta Negra, em Natal. Segundo o relatório, os dois pontos na lista foram considerados impróprios pelas “observações in loco de efluentes não tratados lançados na praia”.

Como é feita a classificação

Os pesquisadores usam os resultados de cinco semanas consecutivas, para avaliar se a água está imprópria ou não.

Se dois ou mais desses resultados possuírem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria. E se na análise mais recente houver mais de 2.500 coliformes fecais, com apenas esse resultado ela já fica imprópria.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Internado, homem que teve braços amputados após ataque de Pitbulls chora desesperado; ‘vaquinha’ arrecada doações para a família

Foto: reprodução

Juvenal Gomes de Sousa, de 57 anos, segue internado no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal após ser atacado por dois cães da raça Pitbull, no sábado (1º), no município de Extremoz, na Grande Natal. Diante da gravidade dos ferimentos, que atingiram os braços da vítima, os dois membros precisaram ser amputados.

Juvenal era responsável por manter a casa financeiramente, além de ajudar a cuidar da sua esposa. Há cinco anos, Irani, mulher de Juvenal, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Diante das sequelas, ela tem muitos movimentos limitados, necessitando de ajuda diariamente e era justamente o marido quem a auxiliava nas atividades diárias.

Apreensivo, Juvenal não sabe como fará para manter a casa financeiramente e como vai conseguir cuidar da esposa após o grave ataque sofrido. “Ela depende de mim para tudo”, chora Juvenal.

VAQUINHA

O Voa Vaquinha está arrecadando doações para a família. Você pode contribuir pela chave PIX: [email protected] ou pelo link na bio: voaa.me/juvenal

Ponta Negra News

Opinião dos leitores

  1. Eu tenho curiosidade de saber o que precisa acontecer para se criar uma lei anti pitbull.
    E não tem essa de as pessoas criarem errado, as vezes ales atacam até o dono ou familiares.
    Não precisa matar ou tratar mal. É só obrigar a castração.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump pendurou a foto de sua ficha criminal no Salão Oval da Casa Branca

Foto: reprodução

Um vídeo feito na sexta (14) por um assessor do presidente dos EUA, Donald Trump, mostra que ele pendurou a sua própria “mugshot”, ou foto da ficha criminal, na entrada do Salão Oval da Casa Branca.

Um vídeo postado na rede social X pelo vice-chefe de gabinete da Casa Branca Dan Scavino mostra uma entrada do Salão Oval com a capa do jornal “New York Post” que estampa a imagem, envolta em uma moldura dourada.

A foto foi tirada em 2023 pela polícia da Geórgia. Ele havia se entegado às autoridades depois de ser acusado de tentar alterar o resultado das eleições presidenciais de 2020. Na ocasião, ele foi solto após o pagamento de uma fiança do equivalente a R$ 1 milhão.

Segundo o xerife do condado de Fulton, Pat Labat, fotografar o réu antes de ele ser liberado sob fiança é um procedimento normal na Geórgia. Nas outras três ocasiões em que Trump havia se apresentado à Justiça, o ex-presidente não precisou tirar o “mugshot”.

Na época, o próprio Trump chegou a compartilhar a foto em sua plataforma de mídia social, Truth Social, com um link para o site de sua campanha eleitoral, onde a fotografia aparece destacada com uma solicitação de doações.

O Salão Oval é o escritório oficial do presidente dos Estados Unidos e um dos principais cômodos da Casa Branca, onde o mandatário costuma despachar, assinar decretos, receber visitas oficiais e até gravar pronunciamentos oficiais à nação.

A postagem de Scavino faz referência ao dia de São Valentim, ou Valentine’s Day, comemorado em 14 de fevereiro, quendo se comemora o dia dos Namorados em diversas partes do mundo.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Militar da reserva da FAB é morto a tiros durante assalto em Parnamirim

Carro onde estava o suboficial morto a tiros nesta sexta-feira (14) em Parnamirim — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Um militar da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) foi morto a tiros durante um assalto que aconteceu na noite desta sexta-feira (14) em Parnamirim, na Grande Natal, segundo a Polícia Militar.

A vítima foi identificada pela PM como o suboficial Ricardo Gonçalves da Silva, de 59 anos.

Ainda de acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta das 21h. Ricardo tinha acabado de sair de casa em um carro modelo Duster, de cor branca, quando foi abordado por criminosos que estavam em um veículo modelo Voyage preto, que tentaram assaltá-lo na avenida Avenida Perimetral Nosso Refúgio, no bairro Liberdade.

Segundo a esposa do militar aposentado, Ricardo trabalhava como motorista por aplicativo e tinha saído para deixar passageiros na rodoviária de Natal. Ele ainda estava só, no carro, no momento do crime.

Após atirarem contra a vítima, os criminosos fugiram do local e roubaram outro veículo, uma caminhonete modelo Hilux, no mesmo bairro.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para socorrer a vítima, mas a equipe constatou o óbito do suboficial. Em seguida, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado para realizar perícia na cena do crime e recolher o corpo.

“Assim que ele saiu, eu escutei os tiros, foi horrível. Eu estava na sala, de frente para o portão, me abaixei, peguei o telefone e liguei para ele. As três ligações que fiz, ele atendeu, mas não falou mais nada. Logo em seguida vieram me chamar no portão, tentaram me consolar, mas eu corri, quando cheguei lá, ele já estava caído por cima do banco”, lembrou a esposa, que pediu para não ser identificada.

De acordo com a mulher, Ricardo passou 33 anos nas forças armadas e, desde 2017, fazia viagens por aplicativo.

Suboficial Ricardo Gonçalves da Silva, de 59 anos, foi morto ao sair de casa para trabalhar como motorista por aplicativo — Foto: ReproduçãoSuboficial Ricardo Gonçalves da Silva, de 59 anos, foi morto ao sair de casa para trabalhar como motorista por aplicativo — Foto: Reprodução

Perseguição e fuga

Após o latrocínio, a polícia reforçou patrulhamento em Parnamirim e uma equipe da Força Tática do 3º Batalhão da PM localizou a caminhonete roubada na comunidade de Pium.

Os militares começaram uma perseguição aos suspeitos, mas os criminosos abandonaram o carro e conseguiram fugir por uma área de mata.

No local, os militares conseguiram apreender uma arma de fogo, além da caminhonete e pertences do proprietário do veículo, deixados para trás pelos bandidos. Ninguém foi preso.

Arma apreendida por suspeitos em Parnamirim — Foto: PMRN/DivulgaçãoFoto: PMRN/Divulgação

g1-RN

Opinião dos leitores

  1. Dizer que existe lugar seguro no Rio Grande do Norte é um crime. Essa governadora do RN e o atual presidente não eram pra ser eleitos mais para nada

  2. Resultado do arroxo salarial do presidente Lula. Militares das Forças Armadas, sem reaj7ste a mais de 4 anos. Muitos recorrem aos bicos para complementar a renda.

    1. Se estão a mais de 4 anos significa que também não receberam reajuste no governo passado.

  3. Essa é a segurança do Estado do RN que Fátima afirmou existir na Assembléia. A mentira dessa mulher não tem limites.

  4. Mais um inocente morto por esses criminosos. A polícia só era p ter sossegado qdo encontrasse esses desgraçados e tivesse colocado o mesmo fim que os que faziam assanto no satélite tiveram ontem, todos cinco embarcaram e não vão mais cometer crimes, mesmo com respaldo do PT e de LULADRAO, o destino ontem foi o buraco.

  5. Nós outdoor da cidade estar escrito na propaganda que Natal é a cidade mais segura do Nordeste ! PQP Fátima Mentirosa !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Elon Musk compartilha publicação no X sobre manifestações por impeachment de Lula

Imagem: reprodução/X

O homem mais rico do mundo e atual chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos compartilhou na plataforma X, uma de suas empresas, uma publicação que pede o impeachment do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. Um dos principais aliados de Donald Trump no retorno à Casa Branca, o magnata retuitou, em seu perfil pessoal, uma postagem com fotos dos protestos pela queda de Dilma Rousseff em 2016.

O post do bilionário somava mais de 22 milhões de visualizações na manhã deste sábado. “Wow”, escreveu ele, ao compartilhar a publicação.

A postagem original, do autor identificado como Mario Nawfal, também foi compartilhada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, num momento em que a oposição tenta mobilizar parte do público e inflar a participação do que projeta ser uma “onda nacional de protestos”.

O senador Flávio Bolsonaro reproduziu em seu perfil o compartilhamento de Musk e escreveu que “o resgate do Brasil já começou”. O deputado federal Eduardo Bolsonaro também replicou a reação do bilionário em suas redes sociais.

A publicação à qual reagiu Musk diz que as manifestações contra Lula vão ocorrer em 120 cidades do país no próximo dia 16. O autor original do post aponta que “o movimento está ganhando atração pelo Brasil graças aos crescentes sinais de oposição ao governo [Lula]”.

Postagens como a de Mario Nawfal passaram a circular mais ativamente no X desde a divulgação dos resultados da mais recente pesquisa Datafolha, que expressou um tombo na popularidade de Lula. A atual gestão atingiu o menor índice de avaliação positiva de todos os mandatos do petista na série histórica do levantamento, num movimento puxado por segmentos que formam a base de sustentação do presidente.

De acordo com nova pesquisa do instituto divulgada na sexta-feira, o percentual do eleitorado que considera que Lula 3 é ótimo ou bom caiu 11 pontos percentuais em apenas dois meses, de 35% para 24%. No grupo que declara ter votado em Lula no segundo turno das eleições de 2022, a queda é ainda maior, de 20 pontos. No quadro geral da população, a avaliação negativa do governo (ruim ou péssima) também é recorde.

O Datafolha ouviu 2.007 eleitores entre 10 e 11 de fevereiro para a nova pesquisa, que tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

A publicação compartilhada por Elon Musk marca um novo passo no atrito entre o bilionário e as autoridades brasileiras. No ano passado, o X chegou a ficar suspenso durante meses no país, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que cobrava de Musk o respeito a decisões judiciais e o pagamento de multas pelo descumprimento delas. Após semanas de ataques ao que considerou ser uma atuação autocrática do ministro, Musk cedeu, e o acesso dos usuários brasileiros foi restabelecido.

Lula defende a regulação universal das plataformas digitais e acusa Musk de não respeitar as constituições dos países. A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, também se envolveu em um episódio polêmico ao xingar Elon Musk durante um evento sobre combate à desinformação, em novembro do ano passado.

Mais recentemente, o bilionário disse no X, em tom conspiracionista e sem apresentar quaisquer provas, que o governo Joe Biden financiou a vitória de Lula contra Jair Bolsonaro em 2022. A declaração foi feita em resposta ao senador republicano Mike Lee (Utah), que se reunira nesta quarta-feira com o deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O posicionamento de Elon Musk ocorre dias após Eduardo Bolsonaro aterrissar em Washington para se reunir com congressistas aliados de Trump, incluindo Lee, em busca de informações que corroborem a narrativa bolsonarista de que os EUA agiram em favor de Lula em 2022.

A viagem de Eduardo também faz parte de uma estratégia para criar um clima favorável para pautar a anistia aos golpistas do 8 de janeiro no Congresso, projeto que em última instância pode favorecer Jair Bolsonaro e reabilitá-lo eleitoralmente para 2026.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Lula precisa terminar o mandato dele. Sou contra tirá-lo. Primeiro ele será pra sempre um mártir, um injustiçado, segundo o povo precisa aprender de uma vez por todas que o PT não presta, que são excelentes na mentira, na hipocrisia e em se fazer de vítima.

  2. Venha pra cá Kiko dos foguetes, mexer com Xandão. Baixou os chifres pro Malvadão, foi humilhado. Por trás de uma tela todo covarde é machão.

  3. No Brasil esquerda e direita vota a favor de em um fundo partidário de 6 BI e depois eles fica chamando brigando pra ver quem rouba mais viva o Brasil

  4. Esse corrupto e ladrão, tem é que voltar de onde nunca deveria ter saído, da cadeia. Porém com a ajudinha do stf, hoje tá aí rindo do povo, e continua fazendo o que mais sabe, roubar, afanar, corromper, mas com toda honestidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO: Leilão da ANP em junho terá 65 blocos na Margem Equatorial; 17 estão na Bacia Potiguar

Mapa da Margem equatorial — Foto: Divulgação/FIEMA

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) marcou, para o dia 17 de junho, um leilão de petróleo que inclui 47 áreas de exploração na Foz do Amazonas. Outros 17 blocos estão na Bacia Potiguar e um no Ceará. Ao todo, 65 áreas estão localizadas na Margem Equatorial, no litoral entre os estados do Amapá e do Rio Grande do Norte. No entanto, a avaliação ambiental que permite a inclusão dessas áreas vence no dia seguinte, em 18 de junho.

Ao todo, serão ofertados 332 blocos exploratórios em diversas partes do país. Até agora 89 empresas estão inscritas na Oferta Permanente sob o regime de concessão. Dentre elas, Brava Energia, BP Energy do Brasil, Chevron, CNOOC, Enauta, Eneva, Equinor, Exxonmobil, Karoon, Origem Energia, Petrobras, PetroRecôncavo, Prio, QatarEnergy, Repsol, Shell, Sinopec e TotalEnergies.

O Ministério de Minas e Energia (MME) calcula que o leilão tem potencial de arrecadar R$ 444 milhões em bônus de assinatura, além de R$ 3,2 bilhões em investimentos exploratórios mínimos.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a importância da regularidade dos leilões para o setor.

“A retomada dos leilões de blocos de petróleo e gás natural representa um passo muito importante para a manutenção da segurança energética do país. Nosso compromisso é manter essa regularidade na oferta de áreas”, afirmou.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Quem tem reservas de petróleo, têm que apressar sua exploração, pois seus dias, como fonte de energia, estão contados. O foco vai estar a cada dia, dirigido para energia limpa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF mantém descriminalização do porte de maconha para uso pessoal; quantia de 40 gramas diferencia usuários de traficantes da droga

Foto: Pixabay

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (14) manter a íntegra da decisão da Corte que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal e fixou a quantia de 40 gramas para diferenciar usuários de traficantes.

O Supremo julga, no plenário virtual, recursos protocolados pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público de São Paulo para esclarecer o resultado do julgamento, que foi finalizado em julho do ano passado.

Até o momento, oito ministros seguiram o voto do relator, ministro Gilmar Mendes. Na semana passada, no início do julgamento virtual, o relator votou pela rejeição dos recursos.

Além de Mendes, os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Edson Fachin, André Mendonça, Luiz Fux e Cristiano Zanin votaram no mesmo sentido. A deliberação virtual será encerrada às 23h59.

A decisão do Supremo não legaliza o porte de maconha. O porte para uso pessoal continua como comportamento ilícito, ou seja, permanece proibido fumar a droga em local público.

O Supremo julgou a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006). Para diferenciar usuários e traficantes, a norma prevê penas alternativas de prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a curso educativo.

A Corte manteve a validade da norma, mas entendeu que as consequências são administrativas, deixando de valer a possibilidade de cumprimento de prestação de serviços comunitários.

A advertência e presença obrigatória em curso educativo foram mantidas e deverão ser aplicadas pela Justiça em procedimentos administrativos, sem repercussão penal.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

    1. Não mané pode julgar, foi um julgamento de uma ação

    2. Cabe ao nosso Parlamento legislar (Senado e camara dos Deputados), mas tem sido verdade que o STF tem feito o “Ativismo Judicial”, que ao INTERPRETAR a nossa Constituição Cidadã (1988) julga as ADI (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) legisla em nome de todos!!

      O STF é o verdadeiro SUPREMO, nas palavras do Ex ministro Ayres Brito, isso dá um peso a mais nos PESOS E CONTRAPESOS dos 3 poderes!!

      Isso é preocupante numa República!!

      A nossa está AMEAÇADA, cabe a nós escolhermos as pessoas CERTAS!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Despesa com a máquina pública federal soma R$ 62,5 bilhões em 2024, a maior em 5 anos

Foto: REUTERS/Adriano Machado

A máquina pública federal custou aos brasileiros R$ 62,5 bilhões em 2024. A alta real (descontada a inflação) é de 3,1% na comparação com 2023, quando atingiu R$ 60,6 bilhões.

Na conta, entram serviços prestados por terceirizados, despesas com gasolina, diárias, passagens e aluguéis. O custo registrado em 2024 é o maior desde 2019. Naquele ano, totalizou R$ 63,1 bilhões.

O pico se deu em 2016, com as despesas totalizando R$ 74,6 bilhões em valores corrigidos pela inflação. O Poder360 fez o levantamento com base em dados do Tesouro Nacional.

Leia a trajetória anual das despesas públicas, de 2011 a 2024:

Só em diárias e passagens, os gastos totalizaram R$ 3,58 bilhões no ano passado. O crescimento real foi de 2,9% ante 2023, conforme mostrou este jornal digital.

Foi o maior valor registrado desde 2014, em valores corrigidos pela inflação a preços de dezembro de 2024.

GASTOS COM FUNCIONALISMO

Os gastos recorrentes com funcionários públicos da União somaram R$ 370,6 bilhões em 2024. Esse foi o maior valor desde 2021, quando totalizou R$ 389,1 bilhões, em valores corrigidos pela inflação. O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou o 2º ano de alta seguido nas despesas com o pessoal e encargos sociais.

CONTINGENTE CRESCE

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou 2024 com 574.930 funcionários públicos na ativa. O número representa uma alta de 0,53% na comparação com o ano anterior, quando havia 571.873 pessoas trabalhando no Executivo.

Trata-se do maior contingente de funcionários desde 2021 –naquele ano, o contingente era de 583.674 funcionários. Por 2 anos seguidos, a máquina pública aumentou. O crescimento coincide com a volta de Lula ao Planalto.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Sem concurso, somado aquela fala Paulo Guedes: “Deixa kd um se f… enquanto eles se abraçam com a gente, já colocamos a granada no bolso deles, 2 anos sem aumento.” Para a comparação ser justa deveria fazer em relação as receitas neh? Gostam tanto te comparar o público com o privado, se vc expande seu negócio, consequentemente vc contrata mais neh? Então? Como ele contrata sem crescer? Pois é… dois motivos explicam pra esse fenômeno: 1a reposição de pessoal e reajuste de salários congelados; e, 2a crecimento do país! Escolham aí, ambas são óbvias e positivas para a nossa nação. Viva o Brasil!

    1. Que justificativa, hein, jumentinho. Imagina essa desgraça enfrentando uma pandemia. Roubaram sem tá no governo, imagina estando. Não existe explicação para algo inexplicável.

  2. MAIS OUTRO GRÁFICO PARA MOSTRAR O QUANTO É SER BURRO VOTAR NA ESQUERDA. JUMENTADA, FICA BEM ATENTA! 🫏🫏🫏🫏

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após fuga de dois detentos, outros 26 presos são transferidos de centro de reintegração social em Macau

APAC Macau Centro de Reintegração Social RN Rio Grande do Norte — Foto: Google Street View

Dois presos fugiram da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Macau, na Região Costa Branca do Rio Grande do Norte, na terça-feira (11). Após o fato, os outros 26 presos da unidade foram transferidos para a Cadeia Pública Dinorá Simas Lima Deodato, em Ceará-Mirim, na Grande Natal.

Segundo o Tribunal de Justiça do RN, a transferência já iria ocorrer. O tribunal explicou que o prédio “irá passar por uma reforma estrutural e, por isso, será necessária a transferência dos internos para o sistema prisional, portanto, para os padrões convencionais de cumprimento de pena”.

O TJRN informou que todos os apenados da APAC iriam ser transferidos em função da obra, mas que a informação, “que era de domínio apenas da gestão da unidade, chegou indevidamente até os internos, e dois deles, sem querer voltar ao sistema prisional convencional, fugiram”.

Os fugitivos foram identificados como:

  1. Robson Francisco Silva dos Santos, de 33 anos;
  2. Gênesis José Pereira Dias, de 29.

Até a atualização mais recente desta reportagem, na tarde desta sexta-feira (14), os dois suspeitos permaneciam foragidos.

➡ A APAC é, segundo o Tribunal de Justiça do RN, um modelo alternativo de gestão prisional “que tem por princípio o digno cumprimento da pena, o cumprimento da Lei de Execução Penal e a adoção de uma metodologia de promoção à valorização humana e inclusão social como passos primeiros ao futuro e adequado retorno ao convívio em sociedade”.

Macau é pioneira nessa metodologia no RN, tendo implantado em 2010, e tem um Centro de Reintegração Social (CRS) com capacidade para 30 presos do regime fechado. Macaíba, segundo o TJRN, está em fase final de implementação também de uma APAC.

A fuga

Os dois presos, segundo a Polícia Civil, arrombaram um portão, na parte de trás da APAC de Macau, que dá acesso a um mangue. A polícia não informou se os dois apenados usaram algum tipo de ferramenta para arrombar o portão.

O caso foi comunicado na manhã de terça-feira à Polícia Civil, que solicitou à Justiça um mandado de prisão contra os dois apenados.

Após a fuga, os demais presos da APAC foram transferidos para a Cadeia Pública Dinorá Simas Lima Deodato, em Ceará-Mirim, na Grande Natal, segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

Segundo o Tribunal de Justiça do RN, assim que a obra do prédio for concluída, os internos retornarão à APAC de Macau.

APAC

Segundo o TJRN, a metodologia APAC tem entre as vantagens ter um baixo custo por preso, sendo um terço do valor do sistema penitenciário comum, um elevado índice de ressocialização e um baixo índice de reincidência penal entre os apenados.

Além disso, o TJ destaca a integração social efetiva com a participação direta da comunidade e uma gestão prisional humanizada, além de citar uma desnecessidade de aparato policial de segurança.

A metodologia se baseia, entre outros pontos, na participação da comunidade, na ajuda entre os presos, chamados de recuperandos, no trabalho, na espiritualidade, assistência jurídica e assistência à saúde, por exemplo.

Segundo o TJRN, a APAC de Macau foi apontada no relatório produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por ocasião do último Mutirão Carcerário realizado no Estado (2013), “como único Estabelecimento penal do RN que atende ao disposto na Lei de Execução Penal”.

g1-RN

Opinião dos leitores

  1. Detento tem que cumprir integralmente a pena imposta pelo juiz, nada de benefícios, a ressocialuzação só deve ser implantada após o cumprimento total da pena.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *