Saúde

Confira quem pode ou não tomar a vacina contra a Covid-19

Foto: Freepik

Com o começo da vacinação em países como o Reino Unido e os Estados Unidos, dúvidas sobre quem pode ou não tomar a vacina contra a Covid-19 começaram a surgir. A divulgação do plano de imunização do governo federal no Brasil estipulou quais são os grupos prioritários para receberem a vacina, mas vários pontos ainda estão por esclarecer.

Casos de reação alérgica notificados no Reino Unido em pessoas que receberam o imunizante da Pfizer/BioNTech aumentaram os questionamentos sobre quem deve ou não se vacinar.

Atualmente, o único grupo para o qual há restrição prévia à vacinação são os menores de 18 anos —porque os estudos clínicos não contaram com crianças até o momento.

Ainda assim, existem casos específicos a levar em conta dentro dos grupos a serem imunizados.

Flávio Guimarães da Fonseca, virologista do Centro de Tecnologia de Vacinas (CT Vacinas) e pesquisador do departamento de microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais, diz que a primeira recomendação é consultar um profissional.

“Se você tem qualquer dúvida sobre se alguma condição de saúde que você tem vai ou não atrapalhar a imunização, procure um médico. Assim, cada caso pode ser avaliado com cuidado.”

Mas há casos para os quais as respostas já existem, seja pelos estudos clínicos das vacinas em desenvolvimento ou graças a conhecimentos científicos anteriores. Afinal, “não há nada de diferente entre a vacina contra a Covid-19 e outras que já estão disponíveis e são utilizadas no SUS para outras doenças”, explica Fonseca.

Veja a seguir recomendações para pessoas com alergia, com deficiência, câncer, doenças autoimunes, crianças com comorbidades e outras situações de saúde.

Pessoas alérgicas devem tomar a vacina?

Pessoas alérgicas podem tomar qualquer vacina, inclusive as que estão sendo aprovadas agora. Ana Karolina Barreto Marinho, coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) explica que, mesmo para a vacina da Pfizer/BioNTech, para a qual se registraram reações alérgicas, apenas em casos específicos alérgicos não devem se vacinar.

“As únicas pessoas que não poderiam tomar a vacina são as que já tiveram reações alérgicas graves a vacinas anteriores ou quem é alérgico a um componente dessa vacina, que vai contar com uma bula indicando a sua composição”, explica ela.

Sintomas alérgicos graves são aqueles que ocorrem imediatamente após a vacinação. Entre eles se incluem urticária generalizada, falta de ar e crises convulsivas.

Quem já teve Covid-19 precisa tomar a vacina?

Assim como acontece com outras doenças, como o sarampo, pessoas que já tiveram Covid-19 podem tomar a vacina, sem nenhum problema. Karen Morejon, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) afirma que essa é outra questão que cada laboratório vai indicar na bula. Ela explica que a vacina da Pfizer, já em aplicação nos EUA e no Reino Unido, é recomendada a quem já teve a doença, “porque não sabemos se o sistema imunológico já está protegido ou não”. O mesmo, diz ela “deve ocorrer com as outras vacinas, quando liberarem as informações, já que não sabemos quanto tempo a proteção natural de uma pessoa que teve a doença dura”.

Pessoas com sintomas de Covid-19, mas sem o diagnóstico, devem tomar a vacina?

Não. Nenhum tipo de vacina é recomendada para pessoas que já apresentam sintomas da doença ou que estejam com febre. “O corpo pode já estar lutando contra uma infecção”, diz Marinho. Ela explica que, se a pessoa está com sintomas, o efeito do imunizante pode ser diferente do verificado nos estudos clínicos e, por isso, não é recomendável que ela se vacine

Pessoas em tratamento de câncer ou outras doenças imunossupressoras podem se vacinar contra a Covid-19?

Depende da doença autoimune e do tratamento que está sendo realizado.

Marinho explica que pessoas em tratamento de radioterapia ou quimioterapia para qualquer tipo de câncer não devem se vacinar. “A doença está ativa e o tratamento debilita o sistema imunológico, então ela não deve tomar nenhuma vacina. Não é nem mesmo algo específico para a Covid-19.”

Pessoas transplantadas também não devem ser vacinadas, porque após o procedimento tomam imunossupressores, isto é, medicamentos que alteram o sistema de defesa do corpo humano.

No entanto, pessoas HIV positivas em tratamento com coquetel de medicamentos podem tomar a vacina contra o coronavírus. “A terapia retroviral faz com que a pessoa tenha o sistema imunológico perfeitamente normal, então ela deve tomar a vacina e será imunizada sem nenhum risco”, afirma Fonseca.

Crianças com comorbidades são grupo de risco, então devem ser vacinadas?

Essa é uma questão que ainda não foi respondida. Para Marinho, que além de coordenadora da Asbai é membro do Gabinete de Crise do Covid-19 do Conjunto Hospitalar do Mandaqui e imunologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, as crianças não devem ser vacinadas. “Mesmo crianças com comorbidades não desenvolvem sintomas graves, segundo os dados globais que temos até o momento”, diz ela.

Já Fonseca, virologista do CT Vacinas, afirma que essa é uma questão a ser discutida. “O Ministério da Saúde deveria orientar sobre essa questão, porque cada um pode ter uma interpretação. Ao meu ver, as crianças com comorbidades deveriam ser vacinadas. Mas o plano de imunização tem uma lacuna nesse ponto. Eles precisam indicar uma posição geral para o país.”

Pessoas com deficiências físicas ou mentais podem se vacinar com segurança?

Sim, pessoas com deficiências que não afetam o sistema imunológico podem se vacinar. Segundo Morejon, não há indícios de que uma deficiência afete a resposta imune, e isso diz respeito a qualquer vacina. “Acredito que há uma confusão nesse ponto, porque a imunodeficiência é a única para a qual temos provas científicas de que altera os efeitos de uma vacina. De resto, todas as pessoas, não importa qual a situação física ou mental, podem ser vacinadas”, explica a consultora do SBI.

FolhaPress

Opinião dos leitores

  1. E os demônios do apocalipse grandes entendedores da Covid-19 bateram o martelo pela obrigatoriedade da vacina inclusive de crianças.
    E irá ter muito desacordo entre médicos e infectologistas onde uns estão a favor e outros contra a vacinação total da população.
    Alguém pode explicar porque a vacina como dizem pode imunizar por mais tempo as pessoas do que aquelas que adquiriram os anticorpos sem ela.

  2. Tem uns ESQUERDOPATAS que gostam de falar de tudo, parece que são expert em todos os assuntos.
    Algumas dessas vacinas usam tecnologia inovadora, que nunca foi utilizada em larga escala.
    Ninguém sabe os efeitos disso no organismo a longo prazo, principalmente pela rapidez com que essas vacinas foram desenvolvidas, em menos de um ano, quando o tempo médio de desenvolvimento de uma vacina é de pelo menos 4 anos.
    A história mostra que alguns fármacos tratados como solução mágica no seu lançamento depois apresentaram graves problemas para as pessoas, inclusive com malformação dos filhos gerados.
    Portanto não há nada de errado em ter algum receio de se vacinar, não é questão política, é questão de zelo pela própria saúde.

  3. Todos tem o direito de escolha. Eu também não tomarei, e isso deve ser respeitado. Cada qual escolhe o melhor pra si. Não devemos polemizar isso.

  4. Gostaria de saber como eles tem respostas para tudo já que os testes foram feitos somente em pessoas saudáveis. E outra coisa, diversos outros profissionais tem uma opinião contrária. Isso tudo sem falar os efeitos adversos que possam surgir a longo prazo.

  5. Enquanto pendem controvérsias como essa, nossa undecimocracia ( governo dos onze) obriga as pessoas a serem inoculadas com eventuais patógenos.

  6. Eu não vou tomar.
    Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002.
    Institui o código Civil, Art. 15. Ninguém pode ser constrangido a submeter -se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica.

    1. Até parece que a vaquinha não vai tomar por vontade própria, não toma pq o Bozo mandou.

    2. Mas a da aftosa é obrigatória. Sob pena de multa.
      Não tem como tu escapar..

    3. Pois é, Caligula. Apesar da picardia (ui!) de suas postagens, ninguém ataca os seus argumentos.
      Vc deveria fazer uma lista padronizada de 'refutações' para facilitar a vida deles.

    4. O teu líder editou uma medida para o enfrentamento da pandemia de covid-19 dizendo assim: Em seu artigo 3º, inciso III, ele traz a possibilidade de “determinação de realização compulsória de vacinação e outras medidas profiláticas”. Entendeu?
      Além disso:
      A vacinação é um processo seguro e amplamente utilizado para a prevenção ou atenuação dos efeitos de uma determinada doença infecciosa, e quando um elevado percentual de uma população é vacinado, desenvolve-se a imunidade de grupo”. “Desta forma, as questões ligadas à vacinação superam o mero interesse individual, compreendendo autêntico direito difuso e público de toda a coletividade”.
      Mas sendo gado, nao adianta argumentos

    5. O gado ? que acredita em terra plana vai acreditar em vacina?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Médicos proíbem Lula de usar vasodilatadores por 60 dias

Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 79 anos, está proibido de fazer atividades físicas ou usar substâncias que possam ter efeito vasodilatador por cerca de 60 dias. A medida é necessária para que a região da cabeça atingida por uma hemorragia em 10 de dezembro regrida para uma condição que não o coloque em risco de ter um novo episódio de sangramento intracraniano.

A restrição inclui a prática de corridas e musculação, já que a atividade física aumenta a frequência cardíaca e, por consequência, também o diâmetro dos vasos sanguíneos. Com a vasodilatação, há maior fluxo sanguíneo e haveria risco de novo sangramento dentro da cabeça.

Também está proibido o uso de remédios para estímulo sexual, como o Viagra, cujo efeito é aumentar o fluxo sanguíneo no pênis, mas também em outras áreas do corpo, o que colocaria o petista em risco.

Segundo o Poder360 apurou, o presidente já revelou a amigos e ministros que usava Viagra com frequência até sofrer uma queda em um dos banheiros do Palácio da Alvorada e bater a parte de trás da cabeça com força. Precisou levar 5 pontos na região atingida. O acidente aconteceu em 19 de outubro.

Poder 360

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Com dólar a R$ 6, PT diz que Lula “dá sorte” na economia

Reprodução

Apesar de o dólar estar acima de R$ 6 desde o fim de novembro, o PT (Partido dos Trabalhadores) disse neste domingo (22.dez.2024) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) traz “sorte” para a economia.

“Lula da sorte. Sempre que ele vira presidente, a economia melhora”, declarou a sigla em postagem no Instagram. A fala é uma indireta a críticas de opositores que dizem que o petista se beneficiou de períodos favoráveis no cenário externo em seus governos.

Em 18 de dezembro, a moeda norte-americana teve um recorde e fechou a R$ 6,27. Na 6ª feira (20.dez), depois da aprovação do pacote fiscal e de sucessivas intervenções do Banco Central para conter o câmbio, arrefeceu e fechou a R$ 6,07.

O placar a longo prazo mostra desvalorização do real frente à moeda norte-americana:

na semana – alta de 0,61%;
no mês – alta de 1,2%;
no ano – alta de 25,1%.
Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a cotação do dólar também chegou a níveis que, à época, eram recordes –acima de R$ 5,00. No sábado (21.dez), o ex-chefe do Executivo ironizou a alta do dólar e do preço da gasolina.

Em seu perfil no X (antigo Twitter), Bolsonaro publicou um meme dos personagens Chaves e Seu Madruga, do seriado mexicano Chaves. Na cena, o protagonista avisa o colega para acordar, dizendo que “já são 7” (da manhã). Seu Madruga responde: “O dólar ou a gasolina?”.

INTERVENÇÕES DO BC

Em 20 de dezembro, o Banco Central fez 4 intervenções no mercado cambial. Foram 3 leilões pós-fixados Selic e 1 à vista. O valor movimentado foi de US$ 7 bilhões no dia.

O acumulado de dinheiro movimentado em dezembro, ao considerar todas as modalidades de leilão, foi de US$ 27,8 bilhões.

Intervenções como essas servem para frear a cotação da moeda norte-americana, pois a maior oferta do dólar para o mercado ajuda a desacelerar a desvalorização do real.

A queda também foi influenciada pela aprovação do pacote fiscal no Senado. As medidas terminaram desidratadas por causa das exigências dos congressistas, mas ao menos passaram pela Casa.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal Luz, em Gramado, e espetáculo na Catedral de Pedra de Canela são cancelados após queda de avião neste domingo (22)


O Grande Desfile de Natal, em Gramado, é uma das atividades canceladas neste domingo — Foto: Cleiton Thiele/ SerraPress

As programações do Natal Luz, em Gramado, e do Espetáculo Luminata, em Canela, foram canceladas neste domingo (22), em razão da queda de um avião de pequeno porte que deixou 10 mortos. De acordo com o governo do RS, as vítimas são o empresário de SP Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi e nove familiares dele.

A organização do Natal Luz afirmou que “o cancelamento dos shows ocorre em respeito à tragédia e como forma de colaborar com a mobilidade na cidade, necessária para atuação das autoridades”. Estavam previstas apresentações gratuitas na Rua Coberta e na Vila de Natal, além de um desfile.

O Espetáculo Luminata informou que “com profundo pesar pelo acidente aéreo e em respeito às vítimas e suas famílias, os espetáculos de hoje na Catedral de Pedra de Canela estão cancelados”.

O acidente

O avião de pequeno porte havia saído do aeroporto de Canela com destino a Jundiaí, em São Paulo, quando caiu por volta das 9h15.

No momento da queda, a aeronave atingiu a chaminé de um prédio, uma casa, uma loja de móveis e uma pousada. Uma turista que estava no local e presenciou a queda disse que as pessoas entraram em desespero.

Segundo os bombeiros, no prédio uma pessoa conseguiu sair sem ferimentos. Não havia ninguém na loja de móveis no momento da queda.

Na pousada, o prédio foi atingido pelos destroços após a queda e houve um incêndio. De acordo com o governo do RS, 15 pessoas que estavam no local ficaram feridas e foram socorridas e levadas para o hospital.

O Piratini informou que a maior parte das vítimas precisou de atendimento por ter inalado fumaça. Duas delas seguem em estado grave.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Denúncia feita na véspera também alertava sobre risco de queda de ponte que desabou da divisa entre Tocantins e Maranhão

@destaquenoticia #estreito #aguiarnopolis #pontequebrada #cade ♬ som original – destaque noticias

Uma tragédia mais que anunciada. Em outro vídeo que veio à tona após o desabamento da ponte ligando o Maranhão ao Tocantins, o Edílson do perfil ‘Destaque Notícia’ também denunciava a situação da ponte que veio a desabar.

Ele gravou e publicou o vídeo no TikTok ainda no sábado (21), a ponte desabou no domingo (22). Edílson alertava em uma denúncia sobre o estado da estrutura, com inúmeras rachaduras.

Edílson afirma também que já era pelo menos o terceiro vídeo que gravava no local, denunciando as más condições da ponte que já dava sinais de que iria colapsar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF vai abrir inquérito para investigar canais que promovem “jogo do tigrinho”

Foto: Polícia Federal/Divulgação

O Ministério da Justiça informou ao ministro dos Esportes que pediu à Polícia Federal para instaurar um inquérito para investigar suspeitas em torno de uma lista de influenciadores e canais de Youtube que estariam cometendo crimes contra a economia popular por divulgar plataformas irregulares do “jogo do tigrinho“, um programa que simula uma máquina caça níquel. Uma relação com 53 sites e 25 canais foi anexada ao pedido.

O documento tem como base um levantamento feito pela equipe técnica do ministro André Fufuca (PP-MA) que apontou que alguns canais de grande alcance no YouTube – vários mantidos por adolescentes – estão cedendo espaço para a realização de retransmissões ao vivo conduzidas por supostos influenciadores que estimulam a audiência a apostar no “jogo do tigrinho”.

Durante as lives, os influenciadores orientam os espectadores a acessar a bet por plataformas que seriam utilizadas para aplicar golpes — muitas delas são administradas por empresas estrangeiras e operam ilegalmente.

Um dos pontos que chamou a atenção dos técnicos do Ministério dos Esportes foi que canais diferentes faziam a transmissão ao vivo apresentada pelas mesmas pessoas. A suspeita da pasta é de que essas plataformas ilegais se escondem por trás de influenciadores para aplicar golpes. Elas estimulam pessoas que não têm condições financeiras de apostar — inclusive crianças e adolescentes — , prometendo ganhos rápidos e dinheiro fácil, o que, na prática, não acontece.

Prazo apertado

As apostas online são legalizadas no Brasil desde 2018, mas somente no fim do ano passado começaram a ser regulamentadas pelas autoridades brasileiras. O governo estipulou uma série de regras para autorizar a operação de empresas desse setor no país.

O “jogo do tigrinho” não é ilegal, mas precisa ser oferecido por sites reconhecidos e administrados por empresas que cumpram os requisitos exigidos pela lei e pelos órgãos reguladores do governo. A Polícia Federal já está monitorando alguns desses canais.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Morador alertava sobre os riscos de desabamento quando gravou exato momento em que ponte que liga Tocantins ao Maranhão caiu

Um morador da região registrou o exato momento em que a ponte que liga o Maranhão ao Tocantins desabou neste domingo (22). Ele alertava justamente sobre os riscos de desabamento da ponte e cobrava das autoridades obras de manutenção, quando a estrutura colapsou, assustando o morador que comentava sobre a situação da ponte e o cinegrafista que o acompanhava.

A ponte, localizada sobre o Rio Tocantins, liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) e foi inaugurada em 1960. A estrutura faz parte de um importante eixo viário, sendo ponto de travessia das rodovias BR-226 (Belém-Brasília) e BR-230 (Transamazônica), além da Ferrovia Norte-Sul.

VEJA TAMBÉM: VÍDEOS: Ponte na divisa entre Maranhão e Tocantins desaba sobre rio e caminhões caem na água; uma pessoa morreu

A ponte era vital para a economia e a logística da região, interligando o norte e nordeste do Brasil e contribuindo para o escoamento de produtos através da Ferrovia Norte-Sul. A interdição também afeta diretamente o transporte rodoviário de carga e passageiros, além de gerar impactos sociais e econômicos para os municípios de Aguiarnópolis e Estreito, que formam uma conurbação populacional.

Construída há mais de 60 anos, a ponte apresentava sinais de desgaste estrutural nos últimos anos, conforme relatado por moradores e motoristas que utilizavam a via. Denúncias sobre a falta de manutenção adequada foram feitas às autoridades competentes, mas ações concretas para reforma ou substituição da estrutura não foram realizadas.

Após tomar conhecimento do desastre, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, mobilizou equipes de resgate de todo o Estado para atuar na região. O Corpo de Bombeiros de Araguaína foi acionado e está se deslocando para o local, assim como equipes de um quartel próximo. Devido à profundidade do rio, que ultrapassa 50 metros, mergulhadores especializados de Palmas também estão sendo enviados para reforçar os trabalhos de busca e resgate.

Com informações de Novo Notícias

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEOS: Ponte na divisa entre Maranhão e Tocantins desaba sobre rio e caminhões caem na água; uma pessoa morreu

Uma ponte entre os estados do Maranhão e Tocantins desabou neste domingo (22). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três caminhões caíram na água no desabamento e uma pessoa morreu.

O desabamento aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que fica entre as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins. A ponte é uma ligação importante entre os dois estados e passa sobre o rio Tocantins.

Imagens feitas por celular mostram o momento da queda da ponte e a situação após o desabamento.

De acordo com a PRF, as informações iniciais apontam que três caminhões estavam sobre a ponte no momento do colapso. Uma pessoa foi encontrada morta, e outras duas foram socorridas e encaminhadas a um hospital da região. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) o desabamento aconteceu porque o vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu. A causa do desabamento ainda não foi informada.

Com o desabamento, o trecho está completamente interditado. Em nota, DNIT informou uma rota alternativa.

g1

Opinião dos leitores

  1. O governo do Tocantins de Férias (lua de mel) e as tragédias acontecendo, falta amor pelas vidas e compromissos com o ofício.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘FOGO AMIGO’: Navio dos EUA abate caça americano por engano no mar Vermelho; pilotos são resgatados

Caça F/A-18 Super Hornet pousa no porta-aviões USS Harry S. Truman, que está em operação no mar Vermelho – Foto: Andreas Solaro/AFP

Em um incidente revelador sobre a escalada de atividade militar no mar Vermelho, um navio de guerra americano abateu neste domingo (22) por engano um caça do próprio país que patrulhava a região. Os dois pilotos sobreviveram e foram resgatados.

O incidente de fogo amigo ocorreu em um lugar não revelado, logo após a decolagem do caça F/A-18 Super Hornet do deque do porta-aviões USS Harry S. Truman para uma missão de ataque contra posições de rebeldes houthis no Iêmen.

Navegando na região como parte do grupo de ataque do Truman, o cruzador USS Gettysburg “incorretamente atirou e acertou o F/A-18”, disse o Comando Central das Forças Armadas dos EUA, responsáveis pela região.

O caso está sendo investigado, e não está claro qual foi o erro, mas ele mostra os riscos de operação numa região saturada de ações militares.

Os houthis começaram a alvejar navios mercantes que consideram ligados a Israel e ao Ocidente após o Estado judeu decreta guerra na Faixa de Gaza, na esteira do mortífero mega-ataque terrorista do grupo palestino Hamas em 7 de outubro do ano passado.

Os rebeldes que dominam a capital e porções do oeste do Iêmen desde 2014, quando iniciaram uma guerra civil com apoio do Irã contra o governo local, aliado da Arábia Saudita, agem para dar suporte à luta do Hamas —igualmente bancado por Teerã, assim como o Hezbollah libanês.

De forma inesperada, causaram disrupção no comércio marítimo mundial, elevando custos de frete devido ao desvio de rotas pelo canal de Suez, que liga o mar Vermelho ao Mediterrâneo. Já ocorreram mais de cem ataques a navios mercantes e de guerra na área.

Segundo o índice FBX, da empresa espanhola Freightos, que calcula o custo de transporte de contêineres de 40 pés (12 metros) nas 12 principais rotas mundiais, quando os combates começaram esse valo estava em cerca de US$ 1.000. Chegou a quintuplicar, e nesta semana está em US$ 3.600.

Os houthis também têm intensificado os ataques diretos a Israel, agora que o Hezbollah e o Estado judeu vivem um frágil cessar-fogo no sul do Líbano e o Hamas está virtualmente incapacitado em Gaza.

No sábado (21), um míssil balístico do grupo atingiu diretamente o sul de Tel Aviv, sem ser interceptado pelas defesas aéreas israelense, ferindo 23 pessoas. Segundo as Forças Armadas locais, uma falha no sistema de longo alcance Arrow permitiu o ataque.

Os israelenses haviam atacado na véspera uma série de alvos no Iêmen, buscando manter os houthis sob pressão. Tel Aviv já havia promovido dois grandes ataques que obliteraram o principal porto do grupo, em Hodeidah.

Desde a chegada do grupo do Truman ao mar Vermelho, na semana passada, os EUA retomaram a rotina de bombardeios contra os houthis. Neste fim de semana, alvejaram a capital iemenita, Sanaa, buscando depósitos de mísseis.

Com a ajuda iraniana, os rebeldes montaram um vasto arsenal de mísseis e drones, cuja sofisticação pegou de surpresa Israel e seus aliados. A atividade tem sido considerada a mais intensa da Marinha americana desde a Segunda Guerra Mundial, e analistas creem que pode ser uma questão de tempo até que algum navio dos EUA seja atingido por míssil ou drone.

A derrubada do F/A-18, caça que no futuro será substituído pela versão naval do F-35 de quinta geração, com capacidades furtivas e empregado pelos israelenses contra os houthis, é a principal baixa americana até aqui nos combates.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Empresário que pilotava o avião e nove familiares são as vítimas do acidente aéreo de Gramado-RS

Foto: Galeazzi & Associados/Reprodução

O empresário Luiz Claudio Galeazzi estava a bordo do bimotor que caiu nesta quarta-feira, 22, em Gramado, na serra gaúcha. Segundo o Aeroclube de Canela, a empresa Helisul realizou o despacho do voo, e informou que Galeazzi, o dono da aeronave, pilotava o avião que tinha como destino a cidade de Jundiaí, em São Paulo. Além dele, estavam no avião nove passageiros, entre eles duas crianças.

De acordo com a Polícia Civil, as dez pessoas que estavam a bordo da aeronave morreram na queda. “A família do senhor Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi , esposa, três filhos, a irmã, o cunhado, a sogra e duas crianças. Em princípio, são essas as vítimas fatais desse lamentável fato”, disse o delegado à frente da investigação em uma entrevista coletiva. O avião era do modelo Piper PA-42 Cheyenne, de matrícula PR-NDN, e decolou de Canela, cidade vizinha à Gramado, às 9h12, com destino ao município paulista.

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Galeazzi estava à frente da Galeazzi & Associados, empresa familiar focada em gestão de crise e restruturação de empresas. O negócio foi fundado pelo pai de Luiz, Cláudio Galeazzi, que morreu em março de 2023, devido a um câncer. Em 2010, Luiz perdeu a mãe, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, também em um acidente aéreo: o avião bimotor em que ela estava caiu em Sorocaba, no interior de São Paulo.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Queda de avião em Gramado (RS): gerente e funcionário de loja foram ‘salvos’ por atraso

Foto: reprodução/CNN

A gerente da loja que foi atingida pela queda de um avião em Gramado (RS) na manhã deste domingo (22) contou à BandNews TV que foi “salva” porque se atrasou para chegar ao trabalho devido à chuva.

“Nós trabalharíamos normalmente hoje. Só que, quando acordei, chovia torrencialmente, tinha uma neblina forte, então resolvi ir um pouco mais tarde para a empresa. Quando cheguei, por volta de 9h30, já havia ocorrido tudo”, disse Mara Metz.

O estabelecimento abriria às 10h – a queda ocorreu por volta das 9h15. “Meu desespero é que meu colega começaria às 8h30 e eu não conseguia ter notícias dele. Ele não atendia o telefone. Mas graças a Deus ele também resolveu se atrasar e chegou depois”, completou a gerente.

De acordo com Mara, a loja, que é de Santa Catarina e inaugurou há poucos meses a filial de Gramado, sofreu perda total. “Hoje foi muito triste para nós. Tanto para mim quanto para meus colegas e toda a cidade.”

Band News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *