Foto: Jorge William / Agência O Globo
Executivos das construtoras UTC/Constran, OAS e Odebrecht, que são alvo da Operação Lava-Jato, têm recorrido ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tentar evitar um colapso financeiro nas empresas. A informação é do jornal ‘O Estado de S. Paulo’. Segundo a publicação, desde o fim de 2014, Lula e o sócio Paulo Okamotto recebem pessoalmente os executivos das empreiteiras, que cobram ainda uma intervenção política.
Os executivos estão preocupados com as prisões e as consequências financeiras da Operação Lava-Jato. João Santana, diretor da Constran, do grupo UTC, marcou um encontro com Lula, mas foi recebido por Okamotto. Ricardo Pessoa, presidente da UTC, foi um dos presos na operação. Segundo jornal, na conversa, de clima tenso, Santana buscava orientação de Lula. Nas eleições de 2014, a UTC doou R$ 21,7 milhões para as campanhas do PT.
Okamotto admite o encontro e diz que Santana “queria explicar as dificuldades que as empresas estavam enfrentando” e “que estava sentindo que as portas estavam fechadas que tudo estava parado no governo, nos bancos”. A assessoria da empreiteira nega a reunião.
Outro executivo a se encontrar com Lula, de acordo com a publicação, foi o presidente da OAS, Léo Pinheiro, que buscou informações sobre o conteúdo da delação premiada do ex-diretor da Petrobras,Paulo Roberto Costa sobre a sua empresa. Pinheiro conversou com o ex-presidente antes de ser preso. Lula negou que os encontros.
As empreiteiras são acusadas de integrarem um esquema de cartel, superfaturamento de obras e de desvio de recursos da Petrobras.
O Globo
Ajuda Politica!!! Entendo como ultimato. E agora?
Pra todos fica claro que há uma troca de favores: "me ajude que já te ajudei"…
Vamos ser sinceros, se você tem problemas no carro procura alguém que entenda, no caso um mecânico. Se for problema de saúde, do mesmo jeito, procura-se um médico.
É natural e lógico até, que tendo um problema se busque ajuda com especialistas.
No caso de corrupção, desvios de recursos públicos procurar o PT está absolutamente justificado pelos mesmos motivos.
Os caras devem ter ido lá dizer o seguinte: "E agora, asqueroso Lula, você vai ou não querer que a gente entregue que você é o chefe da quadrilha? Todo mundo se lascou e só você e a gerentona que vão ficar de fora?" Dê seus pulinhos porque paciência tem limite. Foi só isso.