Jornalismo

Conta do Estado é bloqueada para garantir comida em Presídio Estadual do Seridó

Com o objetivo de resolver, em caráter emergencial, a falta de fornecimento de comida para a Penitenciária Estadual do Seridó (localizada em Caicó), a Defensoria Pública Estadual – através do Núcleo Regional do Seridó e o Ministério Público Estadual peticionaram hoje uma Ação Civil Pública que originalmente havia bloqueado valores das contas vinculadas do Estado. Eles pediram a imediata liberação de parte da quantia constrita para que a direção da PES possa adquirir alimentação emergencial. A empresa que fornecia a comida para a penitenciária interrompeu o serviço alegando atraso no pagamento, por parte do Estado. Com isso, os apenados contavam com a garantia de comida apenas até hoje (27).

Em outubro do ano passado, a Defensoria, juntamente com o Ministério Público, entrou com uma Ação Civil Pública solicitando o bloqueio de R$ 336 mil para que fosse realizado o pagamento à empresa fornecedora de comida, que ameaçava interromper o serviço devido ao atraso no pagamento. Hoje, a questão se repete. Preocupada com a situação, a direção do presídio oficiou a Defensoria e o Ministério Público para que ajudem a encontrar uma solução. “A medida é paliativa, nossa expectativa é que o Estado tome as providências necessárias para regularizar o fornecimento de comida aos apenados”, alerta o defensor público Rodrigo Lira.

Há algum tempo, segundo ele, a Penitenciária Estadual vem passando por diversas crises de ordem estrutural e financeira. Em outubro de 2010, a Defensoria Pública Estadual foi informada que a Caern não vinha prestando com regularidade o serviço de fornecimento de água para a penitenciária. O fato gerou escassez e racionamento de água, inclusive ameaça de rebelião por parte dos apenados, o que motivou o ajuizamento de uma Ação Civil Pública em face da CAERN e do Estado do Rio Grande do Norte, a fim de regularizar a situação. O processo se encontra com prazo para o Estado realiza estudo técnico sobre e a viabilidade do fornecimento de água através de poços tubulares, já cavados no interior do estabelecimento.

Em maio de 2011 houve uma pane elétrica que ocasionou um blackout total do sistema elétrico da unidade, deixando sem luz e sem equipamentos eletroeletrônicos, pois todos “queimaram” devido ao problema. Logo, a Defensoria Pública realizou inspeção prisional detectando graves falhas físico-estruturais e, aliado a dois laudos técnicos do Corpo de Bombeiros Militares do Estado e de Engenheiros da SEJUC, ajuizou mais duas novas Ações Civis Públicas em conjunto com o Ministério Público, pleiteando a reforma imediata do presídio e a construção de uma cadeia pública na comarca de Caicó. Estas ações encontram-se com liminares deferidas em desfavor do Estado, aguardando prazo para cumprimento da ordem judicial.

Fonte: Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. O maiores descumpridores das leis são os municípios, os estados, o  df e a união! Pergunta-se: Para onde está indo o R$ arrecadado? E o que é repassado, como é aplicado?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ministro da Casa Civil diz que governo repassou dinheiro para Exército manter Operação Carro-Pipa

Foto: Henrique Raynal / Casa Civil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo federal repassou recursos ao Exército para garantir o funcionamento da operação de carros-pipa até o fim do ano. A declaração foi dada nesta terça-feira (26) em uma entrevista ao programa Bom dia RN.

Segundo o ministro, a transferência de recursos aconteceu ainda na segunda (25) e a situação deverá ser regularizada ao longo do dia.

O ministro da integração inclusive veio comigo, ontem mesmo ele já resolveu esse problema burocrático, houve a transferência de recurso para o Exército e a partir de hoje a situação será totalmente regularizada. Foi transferido um montante de recurso, portanto os recursos estão garantidos até o final do ano e em janeiro com o novo orçamento“, declarou em entrevista ao Bom Dia RN.

A declaração do ministro foi dada após o Exército confirmar a suspensão da operação carro-pipa nesta segunda-feira (25). O serviço leva água potável a áreas sem o abastecimento de água regular na região Nordeste e em parte de Minas Gerais.

Fonte: g1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Alimentação é cortada para servidores e acompanhantes no Walfredo Gurgel, diz sindicato

Foto: Sandro Menezes / Governo do RN

Servidores que trabalham no Hospital Walfredo Gurgel denunciaram que a alimentação foi cortada nesta terça-feira (26) por causa de uma paralisação dos terceirizados da nutrição. Em nota, o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde-RN) afirma que o almoço desta terça-feira já não será servido para funcionários e também para acompanhantes de pacientes.

“Apesar do forte trabalho de denúncia que o Sindsaúde-RN vem realizando, principalmente desde o início do mês de novembro, o Hospital Walfredo Gurgel segue enfrentando uma dura crise de abastecimento. Além disso, na manhã desta terça-feira (26) foi emitido o comunicado de que não será servido almoço para os servidores e acompanhantes, devido ao anúncio de greve dos terceirizados da nutrição”, afirma o sindicato, em nota.

O Sindsaúde-RN afirma que a greve dos profissionais de nutrição ocorre porque o vale-alimentação da categoria está com o pagamento atrasado.

Materiais em falta

Na nota, o Sindsaúde-RN afirma ainda que o Hospital Walfredo Gurgel está com falta de vários insumos e materiais. Entre eles, gaze, atadura de crepom e insulina regular. “A falta de materiais tão básicos compromete a assistência até para trocar os curativos do paciente e fornecer os cuidados necessários para evitar infecções e outras intercorrências”, afirma o sindicato.

Negligência

O Sindsaúde-RN afirma que o Governo do Estado age com “negligência” na gestão do Hospital Walfredo Gurgel e “tem falhado há anos em garantir o mínimo necessário para o funcionamento adequado da unidade”.

“O descaso com os trabalhadores e com a população que depende do SUS é inaceitável. Reafirmamos nossa luta por condições dignas de trabalho e assistência à saúde para todos. Não aceitaremos o sucateamento do sistema público de saúde!”, afirma o sindicato, no comunicado à imprensa.

Outro lado

A 98 FM procurou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e aguarda um posicionamento oficial da pasta.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Carro atinge parede de padaria e funcionária fica ferida em Natal

Vídeo: Reprodução

Um carro atingiu a parede de uma padaria e abriu um buraco na cozinha do estabelecimento, na manhã desta terça-feira (26), em Natal. Uma funcionária ficou debaixo de escombros e foi retirada do local ferida.

O caso aconteceu próximo à rotatória da Rua dos Caicós com a avenida Lima e Silva, no bairro Nazaré, por volta das 9h. Segundo Leandro Alves, proprietário da padaria, vários acidentes já foram registrados no local.

Ainda de acordo com o proprietário, a condutora do carro sobrou na curva da rotatória, e segurou o pé no acelerador do carro automático, perdendo o controle do veículo.

Um vídeo gravado por câmeras de segurança mostra o momento em que o veículo passa pela rotatória, acelera e bate na parede. Veja acima.

Leandro afirmou que já pediu mudanças no trânsito da região, por causa dos vários acidentes no trecho.

“Aqui não é a primeira vez que acontece isso. Eu quero pedir mais uma vez às autoridades locais. Não faz 30 dias que fiz uma filmagem aqui, por causa de acidentes, para tomarem uma decisão, alguma resolução para esse problema. Hoje estou com um colaborador acidentado”, disse o empresário.

De acordo com o empresário, mesmo com duas paredes na cozinha, o impacto derrubou a estrutura a funcionária ficou embaixo dos destroços.

“A gente tirou aqui, se responsabilizando, esperando uma ambulância chegar para que não acontecesse algo pior”, disse.

Uma ambulância do Corpo de Bombeiros foi acionada ao local e levou a trabalhadora para um hospital. O estado de saúde dela não foi informado, mas ela deixou o local consciente.

A motorista do veículo envolvido no acidente não quis dar entrevistas.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. A motorista avançou na rotatória mesmo o carro da sua esquerda já estando nela. O carro até freia. A criatura ainda sobe na calçada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Filho em recuperação na escola? Saiba o que fazer nos casos em que o estudante não rendeu o suficiente nos estudos

Foto: Divulgação

A chegada do fim do ano letivo é um momento de tensão não só para os alunos, mas também para os pais, que ficam preocupados e com receio de que seus filhos fiquem em recuperação escolar. Devido a esse sentimento, muitas famílias se sentem frustradas e, em razão das notas insatisfatórias do estudante, surgem dúvidas sobre como agir para ajudá-los a passar por esse desafio.

Nessas situações, Victor Cornetta, especialista em Tendências Educacionais e CEO da Kaizen Mentoria, empresa potiguar de mentoria educacional, explica que é fundamental direcionar a atenção para os conteúdos mais importantes. “Com o tempo curto, é importante focar no que realmente importa. Não adianta estudar todos os conteúdos, mas sim aqueles de maior relevância para o momento”, orienta o especialista.
Victor também destaca que a situação pode ser difícil para os pais, que muitas vezes não dominam todas as matérias e se sentem impotentes para ajudar completamente os filhos e dá como solução a construção de um cronograma de metas de estudo.

“Manter a calma é fundamental. Evite discussões e busque entender o que está acontecendo com o estudante. Perguntas como ‘Qual parte do conteúdo você acha mais difícil?’ ou ‘Como podemos organizar melhor seu tempo de estudo?’ ajudam a envolver o estudante no processo, fazendo-o sentir que está sendo ouvido”, recomenda Victor.

Ele também enfatiza que as metas devem estar adequadas ao tempo e dinâmica do aluno: “Um cronograma realista, alinhado com o tempo disponível e a capacidade de aprendizado do estudante, é essencial para evitar a sobrecarga”, sugere o especialista.

Além disso, o acompanhamento emocional é outro ponto crucial. “Entenda que o domínio do conteúdo não é suficiente. O estudante precisa estar emocionalmente preparado, com estratégias para lidar com situações como ‘dar branco’, falta de concentração e gestão do tempo durante a prova”, finaliza Victor Cornetta.

O especialista deixa o passo a passo para ajudar o estudante na recuperação escolar:

Foque nos conteúdos mais relevantes: Priorize o que é mais importante para a recuperação, evitando estudar tudo de forma superficial.

Crie um cronograma de metas realistas: Estabeleça metas claras, alinhadas com o tempo disponível e a capacidade de aprendizado do estudante.

Mantenha a calma e evite conflitos: Utilize perguntas abertas para engajar o estudante no planejamento de seus estudos.

Acompanhe o aspecto emocional: Esteja atento ao estado emocional do estudante e trabalhe questões como ansiedade e falta de concentração.

Considere a mentoria educacional: Se necessário, busque o apoio de um profissional para orientações mais específicas e intensificação dos estudos.

Os interessados em conhecer de perto o impacto da Kaizen na vida acadêmica dos alunos, basta agendar uma reunião com um dos diretores clicando no link a seguir: https://bit.ly/kaizenmentoriabg

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Rede Municipal de Ensino discute o surfe como prática nas aulas de Educação Física

Foto: SME

Com os objetivos de desmistificar preconceitos sobre o surfe e desenvolver estratégias pedagógicas para introduzir a modalidade nas escolas, explorando temas como equilíbrio, postura e movimentação a Formação Continuada de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, abordou práticas de aventura, especificamente surfe, oferece novas possibilidades para a Educação Física Escolar, proporcionando uma experiência prática com os professores da disciplina na praia de Ponta Negra na manhã desta segunda-feira (25). A formação foi ministrada pelo guarda-vidas Paulo Henrique Costa, o surfista profissional Leonardo Macêdo e pelo professor e acadêmico de Educação Física Rovane Carrião Portela.

Pensando nas possibilidades de aulas com os estudantes ao considerar Natal, uma cidade litorânea, a professora Karluza Araújo Moreira Dantas da E. M. Professora Josefa Botelho comentou sobre a formação continuada. “É uma prática extremamente válida, trata-se de uma oportunidade de contato com a natureza, além da prática esportiva e corporal. Podemos refletir sobre questões ambientais com os estudantes e integrar com diversas disciplinas”.

Já o professor Gilson Bezerra da E. M. Professora Maria Cristina Osório Tavares pontuou sobre as possibilidades  de realizar atividades ao ar livre. “A formação permite que professores pensem em espaços públicos para usufruto das populações, estimulando práticas corporais ao ar livre. Desenvolve o gosto dos estudantes por atividades externas e promove dinâmica comunitária.”

O guarda-vidas e estudante de Educação Física Paulo Henrique Costa destacou a iniciativa da formação. “A iniciativa de aulas de surfe é fundamental para escolas. As crianças têm mais oportunidades de esporte, de contato com a natureza e com a diversidade marinha. Como guarda-vidas, valorizo segurança aquática, foi uma experiência única trabalhar com os professores e estudantes”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Áudios indicam que militares estariam divididos sobre golpe

Fachada do Palácio do Planalto à noite. | Sérgio Lima/Poder360 – 05.08.2024

Foto: Reprodução

Áudios obtidos pela PF (Polícia Federal) indicam que os militares estariam divididos sobre aderir aos planos para um eventual golpe de Estado depois das eleições presidenciais vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. As conversas foram divulgadas pela TV Globo.

Em uma das mensagens, o coronel reformado Reginaldo Vieira de Abreu disse ao general Mario Fernandes que 5 “kids pretos” (grupo formado por militares das Forças Especiais) não desejavam aderir ao plano e 3 “queriam muito”. Os demais estavam na “zona de conforto”. Ele declarou: “É isso. Infelizmente. E a lição que a gente deu para a esquerda é que o Alto Comando tem de acabar”.

Na época, Reginaldo Vieira de Abreu era assessor do então presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-chefe do Executivo, Fernandes e outras 35 pessoas foram indiciadas pela PF na última 5ª feira (21.nov.2024) no inquérito que apura a tentativa de um golpe de Estado em 2022. O relatório final foi encaminhado ao STF (Supremo Tribunal Federal) a cargo de Alexandre de Moraes, ministro relator do caso.

Segundo Moraes, há “robustos e gravíssimos indícios” de que alguns integrantes do governo Bolsonaro discutiram e iniciaram o que seria um planejamento para, em 2022, matar Lula e o então vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e o próprio ministro do STF.

Na época, Fernandes era secretário-executivo da Secretaria Geral da Presidência. Ele sempre foi o mais efusivo defensor de um ato de força para impedir a posse de Lula e Alckmin. Em grupos de mensagens do governo Bolsonaro, ele reclamava da inoperância da administração federal sobre tomar alguma atitude para não haver a troca de presidentes.

Em novembro de 2022, Fernandes demonstrou insatisfação sobre o que se passava. Em uma mensagem, o general disse a Vieira de Abreu que Bolsonaro precisava “decidir e assinar” um decreto de estado de sítio.

Reginaldo é conhecido como Velame e respondeu a Mario Fernandes em 5 de novembro de 2022, com uma referência a um jargão que era comum em discursos de Bolsonaro, sobre atuar sempre “dentro das 4 linhas da Constituição” (trata-se de uma alegoria com o futebol, quando se diz o que é permitido aos jogadores fazerem dentro de campo, delimitado por 4 linhas).

Eis o que disse Velame, segundo a PF: “O senhor me desculpe a expressão, mas 4 linhas é o caralho. Quatro linhas da Constituição é o caceta. Nós estamos em guerra, eles estão vencendo, está quase acabando e eles não deram um tiro por incompetência nossa. Incompetência nossa, é isso. Estamos igual o sapo, a história do sapo na água quente. Você coloca o sapo na água quente, ele não sente a temperatura da água mudar e vai se aumentando, aumentando, aumentando quando vê ele tá morto. É isso”.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Ridiculo tudo isso!!!!
    1 oficial da reserva e mais 5 para dar um golpe de estado.
    A globo lixo não tem outro assunto, enquanto isso José Dirceu está livre.
    Viva o comunismo viva o Brasil bolivariano.

  2. Cadê o áudio com a voz do Bolsonaro ou, até mesmo, algum falando em tirar vida de alguém? Vai sair?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Médicos da UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, paralisam atendimentos a partir desta terça-feira (26)

Foto: Divulgação/Sinmed

Os médicos que atuam nas UTIs do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, decidiram por unanimidade, em assembleia realizada nesta segunda-feira (25) com o Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed RN), iniciar uma paralisação a partir de amanhã (26). A decisão ocorre devido à pendência de pagamentos por parte do Governo do Estado, com repasses atrasados desde o mês de julho.

Segundo o Sinmed RN, o pagamento referente ao mês de julho deveria ter sido realizado até o dia 22 de novembro, conforme um acordo judicial firmado entre as partes. No entanto, até a data de hoje, o Estado não repassou os valores devidos, o que levou os médicos a aprovarem a paralisação, marcada para começar às 7h desta terça-feira.

“O sindicato notificou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), o Juizado Federal do Rio Grande do Norte, a empresa Sama, responsável pela gestão do hospital, e o Conselho Regional de Medicina (CREMERN) sobre a situação. A paralisação seguirá até que o acordo firmado com o Juizado Federal seja cumprido e o pagamento dos médicos seja regularizado”, afirma Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.

A expectativa é de que, assim que o pagamento do mês de julho seja efetuado, os médicos retornem às suas atividades normais, garantindo a continuidade do atendimento na UTI.

PARALISAÇÃO
Durante a paralisação dos médicos, a assistência na UTI será reduzida.  Não serão aceitos novos pacientes e os leitos que ficarem vagos por alta de pacientes não serão ocupados. Os médicos devem prestar cuidados apenas aos pacientes internados, até que recebam alta e aqueles que necessitarem de internação em UTI serão orientados a buscar outras unidades de saúde do Estado.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Olhem a prova do desmantelo da SESAP, a ortopedia e apenas um segmento que aponta, existem outros tão ou mais sérios a serem vistos, os que estão na SESAP não sabem conviver, estruturar e apagar fogos, a governadora só sabe mentir com aquele jeito que lhe é bem peculiar.

  2. Se tem uma coisa que a silentíssima Governadora prometeu na campanha ela está fazendo o melhor vai começar

  3. É só notícia assim? Esse PT é uma draga de destruição que não desliga nem para nunca… Olhe, que até gafanhoto para pra dormir de noite.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Obras da engorda de Ponta Negra passam de 50% de conclusão

Foto: Adriano Abreu

A obra de engorda da praia de Ponta Negra ultrapassou metade da execução dos serviços, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Natal (Seinfra), e atingiu um índice de cerca de 55%. Ao todo, um trecho de 4 quilômetros será aterrado. Os trabalhos se concentram atualmente na altura do Elegance Flat Hotel, com o alargamento da faixa de areia para 50 metros na maré alta e de 100 metros na maré baixa. A Secretaria ainda não definiu a data exata para entrega da obra, mas segue projetando o final de dezembro como prazo máximo de conclusão. A Prefeitura tem prometido que o réveillon ocorrerá na faixa concluída da engorda.

Na semana passada, foram anunciadas as atrações de final de ano, bem como do “Festival Vem Verão”. Em Ponta Negra, os shows começam em 27 de dezembro e vão até o último dia do ano. Não foi divulgado o local exato dessas atrações, mas a secretária de Cultura de Natal, Danielle Mafra adiantou, na sexta-feira (22) que a realização da festa de réveillon no trecho concluído da obra está confirmada. “A engorda é uma área incrível. Do dia 27 a 31 de dezembro vamos celebrar lá o final do ano, o encerramento da gestão e o réveillon com a queima de fogos“, disse.

A reportagem procurou a secretária nesta segunda-feira (25) para obter um melhor detalhamento de como se dará a execução da festa, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. Os trâmites mais recentes para a engorda remontam a junho deste ano, com a chegada da draga à capital potiguar, mas sem a emissão da última licença necessária, a de Instalação e Operação (LIO) para a intervenção, deixou a cidade logo em seguida. A LIO foi emitida em 23 de julho e a obra começou em 30 de agosto. Em 3 de setembro, os serviços foram paralisados após problemas na jazida de onde era retirada a areia para o aterro.

Pouco mais de 15 dias depois, em 20 de setembro, a Prefeitura publicou um decreto de emergência para justificar a busca por uma nova jazida, que foi localizada a 10 quilômetros da costa. A engorda foi retomada no dia seguinte. Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE no início deste mês, o secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, comemorou o avanço das obras em um curto espaço de tempo. “Nós notamos que a população está aprovando os trabalhos”, disse o secretário à ocasião, quando a obra contava com 1,35 km de conclusão.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Não precisa entende muito de matemática, para ter a certeza que essa obra não será concluída antes de 15 de janeiro de 2025

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito em exercício, Eriko Jácome, se reúne com secretariado para discutir andamento de obras e ações em Natal

Foto: Divulgação

Na tarde de hoje (26), o prefeito em exercício de Natal, Eriko Jácome, realizou uma reunião com todo o secretariado da Prefeitura para acompanhar o andamento das principais obras e ações em execução na cidade. O encontro aconteceu no Palácio Felipe Camarão e teve como objetivo alinhar estratégias e reforçar o compromisso da gestão com o progresso da capital potiguar.

Durante a reunião, foram apresentados projetos em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, educação e assistência social. O prefeito em exercício destacou a importância de manter a eficiência na execução das obras e ações para atender às demandas da população.

“Nosso foco é garantir que as ações da Prefeitura avancem de forma transparente e eficiente. Esse alinhamento com o secretariado é essencial para assegurar que os projetos em andamento sejam entregues com qualidade e no prazo previsto”, afirmou Eriko Jácome.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo Lula suspende Operação Carro-Pipa e deixa 1,2 milhão sem água no Nordeste

Foto: Reprodução

A Operação Carro-Pipa está sendo paralisada por falta de recursos federais em seis estados do Nordeste a partir desta segunda-feira (25). A ação atende este mês 344 municípios do semiárido da região em emergência por seca ou estiagem, e sem ela, 1,25 milhão de moradores vão ficar sem o liquido precioso para matar sua sede e fazer outras necessidades.

A informação foi confirmada pelo MDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional), financiador oficial do programa, e pelo Exército Brasileiro, responsável pela execução das ações por meio da contratação dos proprietários de carros pipa.

A paralisação da Operação Carro-Pipa envolve os estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

Numero de pessoas que eram atendidas pela operação em novembro:

Alagoas – 134.599 (31 municípios)

Bahia – 339.529 (55 municípios)

Paraíba – 139.399 (90 municípios)

Pernambuco – 508.443 (93 municípios)

Piauí – 52.372 (18 municípios)

Rio Grande do Norte – 72.094 (57 municípios)

Parlamentares do estado da Paraíba já manifestaram indignação por conta dessa decisão do governo do presidente Lula, inclusive com ameaça de promover obstrução de votações no senado federal. Espera-se, que os parlamentares de outros estados, inclusive de Pernambuco, possam manifestar inquietação com essa medida da equipe econômica do presidente Lula, colocando-se ao lado de quem tanto depende dessa ação.

UOL

Opinião dos leitores

  1. Enquanto isso quem trouxe águas para o nordeste, foi rejeitado pela maioria dos nordestinos, até porque uma coisa não tem a ver com a outra né?

  2. 👁️‍🗨️👁️‍🗨️👁️‍🗨️Um erro de digitação fez com que um contrato da Construtora Otima com a Superintendência Regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Piauí fosse registrado no Portal da Transparência, do governo federal, com o valor de R$ 8,9 bilhões. Na realidade, trata-se de um contrato de R$ 79,6 milhões….
    👁️‍🗨️👁️‍🗨️👁️‍🗨️👁️‍🗨️ ISSO NÃO SERIA MAIS UM ARROZÃO QUE NÃO COLOU? 👁️‍🗨️👁️‍🗨️👁️‍🗨️👁️‍🗨️TEM POLÍTICO SÓCIO DESSA EMPRESA E É APOIADOR DO LULA.

  3. EU ACHO É POUCOOOOO!😭😭😭
    👉👉👉CHAPÉU DE OTÁRIO É MARRETA!
    👉👉👉PASSARINHO QUE COME PEDRA, CONHECE BEM O “ORIFÍCIO” DE EVACUAÇÃO QUE TEM!
    👉👉👉QUEM TEM “PORTA” APERTADA NÃO SE METE COM “MÓVEIS” GRANDES.
    👉👉👉TODO CASTIGO PRA CORNO É POUCO!
    👉👉👉 PASSARINHO QUE ACOMPANHA COM MORCEGO, FINDA DORMINDO DE CABEÇA PRA BAIXO!

  4. Eu não comemoro a desgraça de ninguém, mas falta de aviso não foi. Infelizmente a lei da semeadura é implacável e não se dobra a nada nem a ninguém. A ironia é que pra Lei Rouanet e para pagar os artistas que ajudaram a enganar os pobres e ignorantes não está faltando dinheiro. Manchete do Poder360: “Lula autoriza R$ 16,5 bi, maior valor da Rouanet em 21 anos”.

  5. Ô novidade a gente não viu nada ainda o melhor vai começar, não foi assim que a seletíssima Governadora falou
    Mas tem um ditado aí que diz faz o L que melhora
    Sim Esqueci vai vir mais imposto aí, mas não fique agoniado não começou agora

  6. Faz o L no seco!!! Maltratando quem mais vota nele!!! Isso é um absurdo deixar as pessoas sem água!!!

  7. Oh pai dos pobres bom.
    Façam o L.
    Só não acabou o dinheiro para grobo, ONGs, artistas e para os amigos de painho Lula Descondenado.

  8. É amor de matar! Reformas no Palácio e trocas de mobília e enxoval por artigos de alto luxo, para satisfazer aos caprichos da Primeira Lama, ops, “Dama”; viagens com hospedagens nos hotéis mais caros; lagostas, vinhos, queijos de primeira qualidade não faltam. Já a água para o pobre beber… Pior é ainda ouvir de pessoas necessitadas que “Lula é o pai dos pobres”. E tome chibata no lombo.

  9. É gopi, é gopi é gopi!!
    Kkkkkkkkkkkkk.
    Bando de trouxas, acreditaram nesse papudim.
    Ex presidiário.

  10. Isso é o troco que os petralhas deram ao sofrido povo do interior nordestino por terem feito o L.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *