Todos os pais estão cientes que os filhos precisam aprender inglês para se adequar às necessidades do mundo globalizado. É muito comum acreditar que a criança ainda não está pronta para iniciar o aprendizado de um segundo idioma, mas essa não é a opinião de especialistas da área de educação. A partir de estudos, concluiu-se que, do ponto de vista biológico, até os sete anos de idade, a aprendizagem de idiomas é um processo natural que deve ser estimulado. Devido à facilidade encontrada nas crianças e a possibilidade de proporcionar um futuro de sucesso profissional aos seus filhos, muitos pais aderiram às escolas bilíngues.
Atento às necessidades e progressos da educação infantil, o Complexo Educacional Contemporâneo passou a oferecer a opção do ensino bilíngue aos seus alunos a partir de 2011. As crianças aprendem todo o conteúdo escolar de suas séries em português e inglês, através do método bilíngue, onde os alunos entram em contato com a língua estrangeira através de atividades lúdicas, livros e jogos especialmente desenvolvidos, além de experiências fora da escola, incentivadas pelos professores. Além do preparo correto dos educadores, diversas estratégias são montadas para promover o aprendizado: associação, repetição e comparações são algumas delas. Segundo a coordenadora do Ensino Bilíngue do Contemporâneo, Mônica França, as traduções devem ser evitadas: “Nunca ocorre a tradução. Usamos diversos recursos lúdicos, visuais e muita linguagem corporal para promover a assimilação do idioma”, esclarece.
Os resultados das aulas têm sido tão positivos que a direção da escola decidiu levar o método também para outra Unidade do Complexo Educacional Contemporâneo, em Cidade Verde. Essa será, inclusive, a primeira escola de Parnamirim a oferecer ensino bilíngue aos alunos. A partir de 2012, crianças do nível V, 1º e 2º anos da Unidade terão acesso aos conceitos e atividades do método. Repletos de imaginação, curiosidade e energia, elas se mostram ansiosas com a novidade.
Uma forma diferente de despertar o maior interesse possível por parte das crianças está na organização dos eventos. Na comemoração pelo Dia das Mães, por exemplo, os homenageados foram até à escola e, num ambiente descontraído, entre jogos e músicas, participaram da aula bilíngue. O clima musical também esteve presente durante a festa de encerramento das atividades do 1º semestre de 2011, quando os alunos cantaram o tema “Save our planet”, para orgulho de pais e professores.
Ao longo de 31 anos de história, a busca pelo melhor rendimento de seus alunos e a construção de cidadãos com bases de formação sólidas são refletidas nos métodos adotados para Educação Infantil. A consolidação do Ensino Bilíngue no Contemporâneo, reflete exatamente todo cuidado e atenção que devem ser, a todo instante, dedicados às crianças.
Comente aqui