Tentando garantir vaga na semifinal da Copa das Confederações, a Nigéria enfrenta às 16 horas (de Brasília) deste domingo a atual campeã mundial Espanha, em Fortaleza. Os europeus estão praticamente classificados e buscam o primeiro lugar do Grupo B. A partida será válida pela terceira e última rodada desta etapa inicial da competição.
Na única vez em que as duas equipes se enfrentaram, na fase de grupos da Copa de 98, a Nigéria venceu por 3 a 2. No entanto, a derrota sofrida para o Uruguai na última quinta-feira, por 2 a 1, encerrou uma série invicta de 18 partidas dos africanos. Na Copa das Confederações, a seleção nigeriana ocupa a segunda posição, com os mesmos três pontos do Uruguai, mas leva vantagem no saldo de gols (4 a 0).
Ainda assim, o momento histórico vivido pelo adversário deste domindo acendeu um sinal de alerta dentro da equipe africana. “Os espanhóis são os melhores do mundo, mas nunca se sabe. Vamos tentar aproveitar esse prazer de enfrentar os campeões do mundo, fazer uma boa partida, na qual tudo pode acontecer”, diz o técnico Stephen Keshi. A boa notícia é que o treinador não deve ter nenhum desfalque de peso para a partida.
Por outro lado, a Espanha virá com força máxima para o duelo. A equipe é a líder do Grupo 2 e, mesmo com os atletas reservas, aplicou na quinta-feira a maior goleada da história de um torneio oficial de seleções: 10 a 0 sobre o Taiti. Com 11 gols de saldo e 100% de aproveitamento, a Fúria só será eliminada em caso de um desastre único em sua história, com goleadas por mais de dez gols de Nigéria e Uruguai.
Portanto, o foco de Iniesta, Xavi e dos demais jogadores é pela primeira posição da chave. Mas ainda assim que sejam apontados como favoritos, os espanhóis têm adotado um discurso cauteloso. “Não sei no que esse torneio vai resultar. A final será disputada entre as equipes que merecerem. Espero que estejamos entre os dois”, limita-se a dizer o técnico Vicente del Bosque.
Uruguai joga para confirmar classificação
Após uma sofrida vitória sobre a Nigéria, o Uruguai sabe que está 99% classificado à próxima fase da Copa das Confederações. Para esta confirmação, basta uma combinação de resultados totalmente naturais: goleada sobre o Taiti e derrota dos nigerianos para a Espanha.
Na Arena Pernambuco, no Recife, onde perderam para os espanhóis na primeira rodada, os uruguaios desafiarão o time mais amador da competição, que, até agora, tem saldo negativo de 15 gols. No entanto, é provável que o técnico Óscar Tabárez não poupe todos os seus esforços.
Depois do triunfo da última quinta, o treinador pediu para que os seus comandados “fizessem o maior número de tentos possíveis” às 16 horas (de Brasília) deste domingo. “O foco está no Taiti. Esperamos os três pontos”, limitou-se Tabárez.
Da Gazeta Esportiva
Comente aqui