Saúde

CORONAVÍRUS: 300 médicos potiguares divulgam abaixo-assinado defendendo tratamento precoce e prevenção conforme protocolos do Ministério da Saúde, Cremern e Prefeitura do Natal

Um grupo de 300 médicos que atuam no Rio Grande do Norte divulgou uma carta à população potiguar, alertando para que ao sentir os primeiros sintomas busque um serviço de saúde e não deixem de seguir os protocolos de tratamento precoce e prevenção recomendados pelo Ministério da Saúde, Prefeitura do Natal e CREMERN. Leia a íntegra abaixo.

Abaixo-Assinado de Médicos do RN

Carta à população

Aos primeiros sintomas da COVID19, procure um serviço de saúde, não fique em casa esperando a falta de ar! Essa doença tem alternativas terapêuticas e elas devem ser iniciadas o mais precocemente possível!

Frente à pandemia da COVID19 e em respeito à vida dos nossos pacientes, nós médicos abaixo relacionados informamos à população do RN que apoiamos os protocolos de tratamento precoce e prevenção da COVID19 do Ministério da Saúde, do CREMERN e da PMN.

Defendemos o tratamento precoce baseado na compreensão dos fenômenos fisiopatológicos que ocorrem na doença e em vários trabalhos científicos que demonstraram melhores resultados em pacientes que usaram medicamentos nas fases iniciais da COVID19.

Somos médicos de diversas especialidades que trabalham em unidades básicas, ambulatórios, consultórios, enfermarias, UTIs e unidades de emergências. Estamos convictos da necessidade de tratamento nas fases iniciais da COVID19, considerando a gravidade e a incerteza da evolução dessa doença e do seu forte impacto nos sistemas de saúde do mundo inteiro.

Milhares de médicos têm observado que tratar a COVID19 logo no início pode evitar a necessidade de internação, de intubação e ventilação mecânica e, consequentemente, diminuir o risco de morte. Estas observações têm se repetido em países europeus, em vários estados do Brasil e aqui entre nós. O tratamento precoce pode salvar vidas, emprega medicamentos antigos e seguros, é simples e acessível a todos!

Reconhecemos a importância da medicina baseada em evidências, mas diante de uma doença aguda, pandêmica e devastadora como a COVID19, não podemos esperar os resultados de estudos científicos robustos, pois eles são demorados e complexos de realizar.

Vivemos um momento inédito na medicina moderna, que exige de nós prudência e atitudes assertivas! Portanto, nossa proposta baseia-se em estudos clínicos observacionais, no conhecimento fisiopatológico da COVID19, na farmacologia e nos estudos in vitro dos medicamentos propostos, no bom senso e nos princípios da benevolência e da não maleficência, que devem guiar sempre a boa prática médica! Lembramos que a prescrição é um ato médico e, portanto, desestimulamos fortemente a auto-medicação.

Clique AQUI e confira os médicos que assinam o documento.

 

Opinião dos leitores

  1. É simples o que vou escrever, que os médicos receitem os medicamentos polêmicos, aqueles que não quiserem tomar que rasguem a receita esperem a oxigenação baixar para 94% e aí sim peçam para serem entubados e boa sorte.
    Hipócritas.

  2. Quem se responsalizará pelas milhares de vidas ceifadas pelo Covid19? os políticos que fizeram discurso sobre os cadáveres tentando se dar bem na política, impedindo que se tomassem decisões como essa deveriam serem criminalmente condenados…

  3. Para afirmar que "Prevenir é melhor do que remediar" não necessita de nota, pois é ditado antigo sobre o qual não há questionamento pela população.

    O que chama a atenção na nota é a ausência de citação dos nomes dos medicamentos cujo uso é defendido pelos 300 no tratamento precoce, até para possibilitar o contraditório por outros profissionais ou entidades.

    1. Lamento, Sr Costa, mas o objetivo da nota é informar a "necessidade" do tratamento precoce, e não orientar o mesmo. Para isso existem os protocolos, acessíveis a todos os médicos.

  4. Todos estes protocolos que estão sendo utilizados são baseados em estudos científicos, mas ainda não tiveram a total comprovação cientifica.
    Mas tiveram a comprovação nos resultafos clinicos diarios e na sensibilidade e conhecimento médico, tenho certeza que a comprovação cientifica virá, e vcs sairão desta pandemia com a certeza que fizeram o melhor e muitas vidas foram salvas pela coragem e determinação de vcs.
    Aos que esperam pela confirmação cientifica para poder tomar decisões, devem repensar suas condutas profissionais.
    Pois se a medicina só tivesse evoluido através da confirmação científica estaríamos ainda tomando chá de pedra.

    1. Nossa, como você é inteligente, Flávio! Está se perdendo aqui. Poderia tentar uma vaga na OMS e explicar aos especialistas como proceder da forma correta.

    2. "Pois se a medicina só tivesse evoluido através da confirmação científica estaríamos ainda tomando chá de pedra." Essa última frase não faz o menor sentido… dado que o avanço é claramente baseado em uma metodologia bem ajustada, desde lá de Viena e a lavagem de mãos para reduzir contagem de mortos. É preciso entender que confirmação científica não é inimiga do empirísmo e experimentação.

  5. A culpa é da propaganda fica em casa que o isolamento é a vacina pra população. O desastre do isolamento que não deu certo em lugar algum sem base científica. governadores , prefeitos que aderiram a está aberração com este genocídio são os verdadeiros culpados.

    1. Parabéns, Lucianobrito. Você é a prova viva que embasa o que o Einstein falou uma vez: "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta."

    2. Apresente dados sobre que o isolamento não resolve, veja os países que arrocharam e esta com a situação melhor do que a nossa. O problema do Brasil é o excesso de pesquisadores como vc.

  6. 300 assinaram,mas e os que não assinaram,sáo 5.000…,o fato é que as vezes tem que se fazer algo..No entanto,agora o mais importante sáo as medidas de proteção e o bom manuseio clinico das compliicaçoes.

    1. E nesses 5000 você está incluído, né sabichão.!?Vai lá pra OMS que estão precisando de gente inteligente como você, meu amigo. Pare de ficar ruminando em casa que isso faz mal pra camada de ozônio.

    2. Patriota, vá de tubaína, o encantador de jumentos agradece!!!

  7. Esse protocolo vem tarde pra quem teve seus entes queridos se debatendo em casa e vcs só diziam que era pra ficar em casa e muita gente morreu por essa determinação, chegava na upa e era mandado pra casa. A classe médica tem culpa. Pelo contrário, o mundo deve-lhes favor pro resto de nossas vidas. Sao Paulo fez essa prevençao e avisava que estava dando certo. Aqui no Estado faltou esse tratamento para os mais pobres. Culpa do governo federal, estadual e principalmente municipal.

    1. Júlio vc está equivocado em dizer que a culpa é do governo federal, o presidente recomendava o isolamento vertical e o uso da hidroxcloroquina, mais a imprensa o chamou de louco e os esquerdopatas o chamavam de genocida, diziam ou dizem que o presidente é louco genocida etc. Agora estão vendo que ele tinha razão, só não querem admitir isto, aí culpam a população por não obedecer em 100% a ordem de ficar em casa.

    2. Retiucando, A classe médica nao tem culta, Culpo os prefeitos que fizeram pouco, receberam dinheiro e nem testes compraram. O dinheiro vai aparecer na campanha, A doença era recente, não se sabia muito sobre ela, mas se tivessem investido em testes, teria sido diferente, Qdo se sabe que está infectado, a tendência é se isolar. No Brasil, a doença foi banalizada pela política.

    3. Quando um Estado é fraco a culpa é sempre da população, mas guando o Governo Federal, Estados e municípios fingiram que não tinha pandemia?

    1. Jumento Rinchando ao quadrado, quem ta culpando a população? É cada imbecil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Wolney França apresenta relatório de gestão ao Presidente do TCE-RN, Gilberto Jales

Foto: Divulgação

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Wolney França, se reuniu nesta quinta-feira (26) com o conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), Gilberto Jales, para entregar o relatório da gestão da Casa Parlamentar referente ao período de 2021 a 2024. O documento reúne um panorama das ações e resultados alcançados durante o mandato de Wolney França à frente do Legislativo municipal.

Um dos destaques da gestão foi a conquista, por dois anos, do Selo Diamante de Transparência Pública, premiação concedida pelo TCE-RN às instituições que se destacam no cumprimento das exigências legais e boas práticas de governança pública. A Câmara Municipal de Parnamirim recebeu o selo em 2022 e 2024, consolidando sua posição como referência estadual em transparência e eficiência administrativa.

Durante o encontro, Wolney França destacou a importância do alinhamento entre as instituições públicas para garantir uma gestão eficiente e voltada para os interesses da população. “Esse relatório é mais do que uma prestação de contas; é um compromisso com a ética e o respeito ao cidadão”, afirmou.

O relatório entregue ao TCE-RN detalha os avanços obtidos em áreas como modernização administrativa, ampliação do acesso à informação, implementação de políticas públicas e de sustentabilidade, e valorização do servidor com marco inovador em benefício da população parnamirinense durante a gestão 2021-2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Grafith e Cavaleiros do Forró abrem Festival Vem Verão na engorda de Ponta Negra

Foto: Reprodução

Começa nesta sexta-feira (27) o Festival Vem Verão com diversos shows gratuitos na engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal. O evento acontece até o dia 31 de dezembro, com o show de Réveillon e queima de fogos.

Confira a programação completa:
27/12 (sexta): Gabriel de Pádua, Cavaleiros do Forró, Grafith e Victor Fernandes.
28/12 (sábado): Pedro & Erick, Raça Negra, Ricardo Chaves e Taty Girl.
29/12 (domingo): Efrain Lima, Olodum e Pedro Sampaio.
30/12 (segunda): Pedro Luccas, Núzio, Eric Land e Michele Andrade.
31/12 (terça – Réveillon): Fabinho Miranda, Beto Barbosa e Thúllio Milionário.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) montou um esquema especial de transporte para atender o público que irá para o evento.

Confira abaixo:

DIA 27 DE DEZEMBRO – SEXTA

No final de semana da virada de ano, os shows serão na engorda de Ponta Negra, iniciando com Gabriel de Pádua, Cavaleiros do Forró, Grafith e Victor Fernandes. Para atender o público que irá ao show, serão disponibilizadas as seguintes linhas:

N-07 – atende Candelária (BR-101), Av. Nevaldo Rocha, Igapó, Panatis, Alvorada IV, Vale Dourado e região;

N-08 – atende Candelária (BR-101), Av. Cap.-Mor Gouveia, KM-06, Igapó, Panatis, Potengi, Pajuçara (Av. Dr. João Medeiros Filho), Redinha e região;

L-54 – atende Candelária (BR-101), Lagoa Nova (Av. Sen. Salgado Filho), Alecrim, Cidade Alta, Rocas e região;

N-73 – atende Candelária (BR-101), Lagoa Nova (Av. Sen. Salgado Filho), Av. Nevaldo Rocha, Igapó, Panatis, Santarém e região;

N-79 – atende Candelária (BR-101), Av. Nevaldo Rocha, Igapó, Panatis, Pajuçara, Brasil Novo, Parque das Dunas e região;

O-83 – atende Capim Macio, Neópolis, Pirangi, Cidade Satélite, Pitimbu, Planalto, Cidade Nova, Felipe Camarão e região;

Corujão E – atende Lagoa Nova (Av. Sen. Salgado Filho), Av. Nevaldo Rocha, Dix-Sept Rosado, Nossa Senhora de Nazaré, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Felipe Camarão e região.

A saída ocorrerá da parada localizada na Av. Eng. Roberto Freire, defronte ao Vilarte, às 02h40.

A engorda recebe Pedro & Erick, Raça Negra, para encerrar a noite, Ricardo Chaves e Taty Girl. Para atender o público que irá ao show, serão disponibilizadas as seguintes linhas:

N-07 – atende Candelária (BR-101), Av. Nevaldo Rocha, Igapó, Panatis, Alvorada IV, Vale Dourado e região;

N-08 – atende Candelária (BR-101), Av. Cap.-Mor Gouveia, KM-06, Igapó, Panatis, Potengi, Pajuçara (Av. Dr. João Medeiros Filho), Redinha e região;

L-51 – atende Capim Macio, Pirangi, Serrambi, Neópolis e região;

L-54 – atende Candelária (BR-101), Lagoa Nova (Av. Sen. Salgado Filho), Alecrim, Cidade Alta, Rocas e região;

N-73 – atende Candelária (BR-101), Lagoa Nova (Av. Sen. Salgado Filho), Av. Nevaldo Rocha, Igapó, Panatis, Santarém e região;

N-79 – atende Candelária (BR-101), Av. Nevaldo Rocha, Igapó, Panatis, Pajuçara, Brasil Novo, Parque das Dunas e região;

O-83 – atende Capim Macio, Neópolis, Pirangi, Cidade Satélite, Pitimbu, Planalto, Cidade Nova, Felipe Camarão e região;

Corujão E – atende Lagoa Nova (Av. Sen. Salgado Filho), Av. Nevaldo Rocha, Dix-Sept Rosado, Nossa Senhora de Nazaré, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Felipe Camarão e região.

A saída ocorrerá da parada localizada na Av. Eng. Roberto Freire, defronte ao Vilarte, às 02h40.

Neste dia, começa a funcionar o palco da virada na praia da Redinha, localizado na rotatória da Rua Francisco Ivo x Rua Tenente Everaldo Borges de Moura e, com isso, a operação também passa a atender a Redinha.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Argentina deve ter inflação anualizada abaixo de 100% em janeiro

A inflação da Argentina deve chegar abaixo de 100% nos 12 meses encerrados em janeiro de 2025. A taxa anualizada deve atingir 85% no período, segundo estimativa da agência de classificação de risco Austin Rating.

A última vez em que a variação interanual da inflação argentina esteve em um patamar de 2 dígitos foi em janeiro de 2023 (98,8%), sob a presidência de Alberto Fernández (Partido Justicialista, esquerda). De lá para cá, o pico se deu em abril de 2024 (289,4%), já no governo de Javier Milei (La Libertad Avanza, direita).

Leia o infográfico abaixo:

Razões para a desaceleração

Milei vem promovendo corte de gastos em sua administração, como a retirada de subsídios. Durante a campanha, o presidente argentino havia feito a promessa de que reduziria drasticamente as despesas. O simbolismo se deu ao erguer por diversas vezes a motosserra.

O libertário reduziu o número de ministérios de 18 para 9 em seu 1º decreto como chefe de Estado. Interrompeu a maioria das obras públicas e diminuiu o repasse de recursos para províncias, educação e saúde. Também vetou o aumento para aposentados. As medidas têm levado o país a registrar superavit fiscal mês a mês.

Economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini reforça que os preços de bens e serviços na Argentina continuam a crescer, mas em um ritmo menor. Ele diz haver algumas razões para a desaceleração brusca:

  • desvalorização do peso – “Os preços subiram muito no início do governo Milei por isso. Então, é natural que ao longo do tempo você tenha uma base de dados maior de comparação, mas o crescimento [dos preços] é menor”;
  • atividade econômica fraca – “Em 2024, a Argentina deve ter uma queda do PIB [Produto Interno Bruto] de 3,5%. Em 2023, já havia tido uma queda de 1,6%. Com isso, a taxa de desemprego subiu bastante, saindo de 6,1% em 2023 para 8,2% em 2024. Então, esses fatores de desemprego em alta e PIB em queda também derrubam a expectativa de inflação. Você tem uma economia com uma situação de crescimento baixo, desemprego alto, aumento da pobreza e, obviamente, isso tem um impacto nos preços”.

Pobreza em patamar elevado

Em 26 de setembro, o Indec (Instituto Nacional de Estatística e Censos) informou que 15,7 milhões de pessoas estavam em situação de pobreza no 1º semestre de 2024. Se estendido às áreas rurais, o número chega a 24,9 milhões de argentinos, resultando em 52,9% da população total do país nessa situação.

Esse número diz respeito à média mensal para os 6 primeiros meses do ano.

Na prática, o Indec indica que 3,4 milhões de argentinos passaram a figurar em situação de pobreza nos 6 meses iniciais da gestão de Javier Milei. Ao todo, 5,4 milhões de argentinos estão em pobreza extrema (18,1% da população).

Em 19 de dezembro, o Conselho Nacional de Coordenação de Políticas Sociais projetou a taxa de pobreza em 38,9% no 3º trimestre de 2024.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Duas pessoas morrem e sete ficam feridas após carro capotar na BR-226 no interior do RN

Foto: Reprodução

Uma mulher e uma menina de 11 anos morreram depois que o carro em que estavam saiu da pista e capotou na BR-226, em Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar. Outras sete pessoas, entre elas um bebê de 4 meses, ficaram feridas.

O caso aconteceu por volta das 18h desta quarta-feira (25), nas imediações do km 401, e envolveu um veículo Fiat Doblò. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista tentou desviar de um buraco na pista, perdeu o controle do carro e acabou capotando.

Segundo a corporação, o veículo só parou cerca de 300 metros após o local onde o motorista perdeu o controle.

As pessoas feridas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Hospital Regional de Pau dos Ferros. Entre os feridos, o bebê de 4 meses e um adulto foram levados para Mossoró.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e a Polícia Civil (PC) estiveram no local do acidente para apurar as causas e dar início à investigação.

O tráfego na BR-226 foi temporariamente interrompido para o atendimento da ocorrência e investigações e liberado em seguida.

As vítimas seguiam sem identificação oficial até o início da manhã desta quinta-feira (26) no Itep.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Novo Complexo Turístico do Mercado da Redinha será inaugurado hoje

Foto: Emanuel Amaral

A Prefeitura de Natal inaugura oficialmente nesta quinta-feira (26) o novo complexo turístico do Mercado da Redinha. Para marcar a entrega oficial da requalificação do espaço a prefeitura organizou uma programação especial com a realização do 1º Festival Gastronômico “Boteco de Natal”.

A abertura do evento vai acontecer a partir das 16h e festival vai seguir até o dia 26/01, funcionando de terça a domingo, das 12h às 21h, oferecendo aos natalenses e turistas uma experiência única de gastronomia, cultura e uma vista privilegiada para o famoso pôr-do-sol da Redinha.

O prefeito Álvaro Dias destaca a importância do evento para o fortalecimento do turismo e da economia local: “Além de ser uma grande vitrine da nossa gastronomia, o Festival Boteco de Natal é uma oportunidade de oferecer aos turistas e moradores uma verdadeira imersão na cultura de Natal, com uma vivência autêntica da nossa cidade e suas tradições. O evento reforça a nossa cidade como destino turístico de excelência”, afirmou o chefe do executivo municipal.

O Boteco de Natal contará com a participação de bares e botecos renomados, como Budega do Mané, Petiscaria, Churrasco do Magão, Dom Miguel, Pimenta Rosa – Drinks, além dos permissionários do Mercado da Redinha. Entre os pratos mais aguardados está a tradicional Ginga com Tapioca, um ícone da culinária natalense que promete uma experiência diferenciada tanto para turistas quanto os natalenses.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lewandowski quer acelerar regulamentação de decreto sobre força policial

Foto: Robson Alves

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, vai dar celeridade à regulamentação do decreto que regula a força policial. A medida restringe o uso de armas de fogo e diz que deve ser o último recurso a ser usado.

Embora o prazo para regulamentação de um decreto seja de 90 dias, a ideia é que a portaria com detalhamento sobre os protocolos para policiais seja publicado ainda na primeira quinzena de janeiro.

Segundo apurou a CNN, Lewandowski já trabalhava na revisão de uma minuta da portaria mesmo antes mesmo da publicação do decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O texto, publicado na última terça-feira (24), determina que o uso arma de fogo deve ser o último recurso e cita que não é legítimo o uso contra pessoa desarmada, mesmo que esteja em fuga e desrespeite bloqueio policial, exceto quando houver risco ao profissional de segurança ou a terceiros.

A regulamentação se tornou ainda mais urgente, de acordo com integrantes do governo, após uma jovem de 26 anos ser atingida por um tiro na cabeça durante uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na véspera de Natal, no Rio de Janeiro.

Na noite de quarta-feira (25), Lewandowski classificou o caso como “lamentável” e defendeu o decreto do governo.

“O incidente demonstra a importância de uma normativa federal que padronize o uso da força pelas polícias em todo o país”, destacou.

O ministro disse ainda que a polícia não pode combater a criminalidade cometendo crimes. Segundo ele, policiais precisam dar exemplo.

“A polícia não pode combater a criminalidade cometendo crimes. As polícias federais precisam dar o exemplo às demais polícias”, afirmou .

Lewandowisk também afirmou que tem empenhado todos os esforços para que as responsabilidades sejam devidamente apuradas.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Esse homem é uma das maiores pragas que existe no Brasil. Defensor incansável de bandidos.

  2. Acredito que está mais que na hora, o governo de LULADRAO, doar todo um estado para o PCC/PT/STF, com isso todo o restante do país ficaria obrigado a trabalhar para manter todos esse criminosos com seus altos salários e toda mordomia possível, acredito que seria mais barato para todo cidadão e todo o restante do país uma boa ação dessas. A concentração seria de 100% só de bandidos, o restante do país, um dia poderia pensar como dá um jeito nesse problema, e todos ja sabem como.

  3. A cada semana mais uma decisão a favor do crime, gostaria muito de saber quando é que o povo vai ás ruas e gritar que chega de ser bonzinho com bandido, será que continuar nessa inércia, só esperando a hora de roubado, assassinado ou violentado por essa corja agraciada pelo governo do PT. Deixem ser petistas abobalhados, vcs também estão a mercê do crime, podendo virar defunto pelas mãos de quem votou no mesmo bandido que vcs.

  4. O PCC (Primeiro Comando da Capital) está presente em mais Estados brasileiros do que a rede de fast-food norte-americana McDonald’s. Tem que facilitar o trabalho dos meninos.

  5. Já estamos sem governo, sem saúde e, migalha segurança que existia, zerou de vez. Todo castigo pra corno é pouco, APERTA O 13 COM FORÇA, JUMENTOS! 🫏🫏🫏🫏 SE BEM QUE, QUEM VOTOU NO PT QUERIA ISSO MESMO, VOTOU SABENDO O QUE VIRIA.

  6. A PL 488/22.Eles não fala.nao coloca pra votação.
    Atenção políticos vamos desengavetar a PL 488/22.

  7. É isso aí, a “puliça” tem que usar buquê de flores e em caso de agressão tem que revidar só no cascudo.

  8. A bandidagem agradece imensamente essa ajuda deste imenso parça! Afinal não foi à toa que os bandidos votaram em massa no Nine! Agora sim! O pagamento está chegando. Tem que substituir as armas dos policiais por pistola de água. Deixe somente os bandidos armados com armas de verdade. O caminho é esse!

    1. Aina…. ou é um intelectual estatizado ou um ‘capitalista’ de laços com o governo.

    2. Creonte, ou é de baixa instrucao, ou é burro por natureza, ou ainda, sabido para o mal, como o nine.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morre no Rio de Janeiro, aos 80 anos, o ator e diretor Ney Latorraca

Foto: Reprodução

Morreu nesta quinta-feira (26/12) o ator Ney Latorraca, aos 80 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o último dia 20 na Clínica São Vicente, no bairro da Gávea, por conta de um câncer de próstata e morreu devido a uma sepse pulmonar.

O ator era famoso por mais de 50 anos dedicados a uma carreira na TV, no teatro e no cinema. Filho de um crooner e uma corista, já nasceu ligado à arte, iniciando sua carreira logo na infância.

Fez radionovela e teatro estudantil antes de ir para a televisão, inicialmente como figurante e depois alcançando o sucesso em novelas, séries e programas humorísticos.

“Ator já nasce ator. Aprendi desde pequeno que precisava representar para sobreviver. Sempre fui uma criança diferente das outras: às vezes, eu tinha que dormir cedo porque não havia o que comer em casa. Então, até hoje, para mim, estou no lucro”, disse o ator em depoimento ao Memória Globo.

“O sucesso mexeu comigo, não sabia que o sucesso era tão violento desse jeito. Fiquei com medo na época, fiquei doente”, comentou o ator em entrevista ao Persona In Foco, da TV Cultura.

Em 2012, Ney Latorraca ficou por quase 50 dias internado em uma UTI, após passar por uma cirurgia de retirada da vesícula. O procedimento ocasionou uma inflamação nas vias biliares e se espalhou pelo corpo.

Por conta disso, o artista disse em certa ocasião que já havia definido questões relacionadas ao seu testamento. Por não ter filhos, Ney revelou que deixaria o patrimônio acumulado ao longo dos anos na TV para instituições voltadas ao teatro, visto que foi neles que fez milhões.

Ele tomou a decisão de antecipar o seu testamento, informando qual destino gostaria que a sua herança tivesse. De acordo com ele, o documento estava pronto e o patrimônio que acumulou com os anos de trabalho será destinado a projetos sociais e instituições de arte, uma vez que ganhou a maioria do seu dinheiro através dos palcos.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PCC está presente em mais Estados brasileiros do que o McDonald’s

Reprodução

O PCC (Primeiro Comando da Capital) está presente em mais Estados brasileiros do que a rede de fast-food norte-americana McDonald’s.

A facção criminosa atua hoje em 24 Estados e no Distrito Federal, deixando de impor sua influência apenas no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro –este último dominado majoritariamente pelo Comando Vermelho. As informações são do Mapa das Organizações Criminosas de 2024 do Ministério da Justiça. Eis a íntegra (PDF – 5 MB)

Segundo dados disponibilizados pelo McDonald’s, a rede de restaurantes possui unidades em 23 dos 26 Estados brasileiros e também no DF. Só Acre, Amapá e Roraima não têm restaurantes da companhia.

O McDonald’s chegou ao Brasil em 1979. Desde então, lidera em número de lojas de fast-food em operação no país, com 1.020 restaurantes e cerca de 50.000 colaboradores.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. O PCC é hoje uma das maiores máfia do mundo, está tepresentado em todas as instituições brasileiras

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Emergências do SUS recebem, em média, 22 vítimas de trânsito por hora desde 2019 no Brasil

Andre Borges/Agência Brasília

As emergências dos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) receberam uma média de 22 vítimas de sinistros de trânsito no Brasil nos últimos quatro anos. De 2019 a 2023, foram 792.203 atendimentos nas emergências, resultando em um gasto de R$ 1,2 bilhão e o total de 438 mil diárias de UTI (Unidades de Terapia Intensiva).

Os dados são do levantamento exclusivo feito pelo R7 via Lei de Acesso à Informação, com o Ministério da Saúde. Os impactos dos sinistros e a ocupação de leitos impedem a destinação de recursos e atendimento para outras unidades hospitalares.

Considerando o ano de 2019, a demanda por UTIs cresceu 22,35% até o ano passado. Nesse cenário, o Ministério da Saúde reconhece as lesões de trânsito como “um grave problema de saúde pública global, gerando elevada demanda por atendimentos e internações, especialmente em UTIs”.

“As ações do setor de saúde devem ser complementadas pela atuação de órgãos de trânsito, educação, planejamento urbano, entre outros. Para reduzir os impactos à vida e ao SUS. O Ministério da Saúde apoia ações intersetoriais entre governo e sociedade civil que priorizem a segurança viária, o transporte e trânsito seguros, a sinalização e a proteção das rodovias”, informou.

A pasta também pontuou que as iniciativas “envolvem a gestão eficiente de recursos, campanhas de conscientização, fortalecimento das UPAs 24 horas e dos hospitais de pequeno porte, além da inovação na gestão com tecnologias”.

“No âmbito da saúde, os desafios, que já vêm sendo trabalhados pelo Ministério da Saúde, juntamente com estados e municípios, envolvem a capacitação dos serviços da Rede de Atenção à Saúde, que inclui atenção básica e hospitalar, entre outros serviços, e a notificação adequada de acidentes, assegurando dados confiáveis para ações de promoção da saúde e prevenção, com medidas coordenadas para resultados efetivos”, disse.

Leia mais

R7

Opinião dos leitores

  1. O que impede a edição de lei que obrigue a quem causou, ou se vitimou em acidente de trânsito, por irresponsabilidade, pagar pelos custos de internação?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TCU Condena Ex-Prefeito Ivan Júnior, de Assu, por Irregularidades e Decisão Pode Torná-lo Inelegível

 

Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior, por irregularidades graves na gestão de recursos públicos destinados a ações emergenciais de recuperação de infraestrutura e habitações, após desastres naturais ocorridos em 2009. A decisão foi publicada no Acórdão nº 2806/2024, da Segunda Câmara do TCU.

O caso envolve o mau uso de recursos federais vinculados ao Termo de Compromisso nº 42/2009, no valor total de R$ 8.263.354,60. Esses recursos deveriam ser destinados à recuperação de estradas vicinais e vias urbanas, obras de drenagem, contenção de erosões e construção de casas populares. Auditorias apontaram que grande parte dos serviços previstos não foi executada, além de falhas graves na fiscalização e uso irregular dos valores repassados. O ex-prefeito foi condenado a ressarcir R$ 6.666.373,62 aos cofres públicos e ao pagamento de multa pecuniária, conforme prevê a Lei nº 8.443/1992.

Além das sanções financeiras, a decisão do TCU, sendo de um órgão colegiado, tem implicações diretas sobre a elegibilidade de Ivan Lopes Júnior. De acordo com a Lei Complementar nº 135/2010 (conhecida como Lei da Ficha Limpa), gestores públicos que tiverem suas contas julgadas irregulares por tribunais de contas colegiados ficam inelegíveis por um período de oito anos. O artigo 1º, inciso I, alínea “g” da referida lei, estabelece que essa inelegibilidade ocorre quando a decisão implica ato doloso de improbidade administrativa que resulte em dano ao erário e enriquecimento ilícito.

Nesse contexto, a condenação recente do TCU praticamente inviabiliza uma possível candidatura de Ivan Lopes Júnior nas próximas eleições, reforçando a importância da responsabilidade na gestão pública e no uso correto dos recursos destinados à população.

A decisão destaca também que as justificativas apresentadas pelo ex-prefeito foram insuficientes para alterar os fatos apurados, o que torna improvável qualquer reversão desta última decisão.

Acórdão 2806 de 2024 Segunda Câmara

Opinião dos leitores

  1. Nós temos dois tipos de políticos no Brasil, os corruptos e os corruptos discarado, aqueles que desviam recursos para calamidades e da saúde pública! Só Jesus

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *