Judiciário

Corte do TJ reforma decisão e garante autonomia da Defensoria Pública do Estado

A Corte do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte reafirmou, durante a análise de uma apelação, a autonomia administrativa e financeira da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN). A decisão reverte uma sentença em primeira instância que obrigava a instituição a nomear um defensor público para atuar na cidade de Almino Afonso.

No entendimento do Ministério Público, a sentença inicial determinava a designação imediata de um defensor para atuar na cidade e estabelecia a rotina de trabalho e atendimento do mesmo. No entanto, a Corte entendeu que a ordem judicial é inconstitucional, uma vez que cuida de ofensa à autonomia da Defensoria Pública do Estado, estabelecida no art. 134 da Constituição Federal. De acordo com a legislação, cabe ao Defensor Público-Geral do Estado definir a lotação e a atribuição de seus membros.

Em maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia reafirmado a autonomia na definição de localidades em que atuarão os defensores públicos membros da instituição. A decisão do STF respondeu a um pedido feito pelo Defensor Público-Geral do Estado, Marcus Alves, para suspender decisões liminares que determinavam a lotação de defensores públicos nas comarcas de Pedro Avelino, Tangará e Patu em descompasso com a ordem estabelecida pela instituição para interiorização do atendimento.

INTERIORIZAÇÃO

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte conta atualmente com 64 defensores públicos nomeados atuando em 13 das 57 comarcas potiguares. Com a posse de 26 novos defensores aprovados no último concurso, a instituição conseguiu no início do ano ampliar a quantidade de núcleos de atendimento, chegando as cidades de Currais Novos, Macaíba, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante.

As nomeações e designações de defensores dependem da suplementação orçamentária visto que a organização de tais atendimentos demanda estruturação do serviço. Já a ordem de abertura de novos núcleos segue um planejamento da instituição que leva em consideração índices de adensamento populacional e de vulnerabilidade social.

Opinião dos leitores

  1. O último concurso da Defensoria do RN previa salários iniciais de 10 mil reais. Hoje, se qualquer pessoa acessar o Portal da Transparencia da DPE/RN vai verificar que Defensores ingressos do último concurso estão ganhando mais de 26 mil reais!! Ê Errieneee rico!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] CLIMA SADIO: Confusão toma conta do Sindicato de Servidores de Natal para escolha da organização eleitoral

Nessa quinta-feira (11) aconteceu a reunião do Sindicato dos Servidores de Natal (Sinsenat) para escolha da organização eleitoral para próxima eleição. O momento foi marcado por muita confusão, dedo na cara e declarações fortes. Confira acima.

E olhe que era só para escolha da organização eleitoral…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PF acha dispositivos para roubar dados no prédio do INSS

Foto: Antonio Molina/Folhapress

A Polícia Federal descobriu dispositivos ilegais e clandestinos instalados em computadores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília, com o objetivo de roubar dados dos equipamentos.

A informação foi inicialmente divulgada pelo Metrópoles e confirmada pela TV Globo.

Nenhum dado de beneficiário foi roubado, segundo a PF. Isso porque o sistema do INSS está criptografado desde maio.

Os dispositivos irregulares, conhecidos como chupa-cabras, foram encontrados em vários andares do prédio do INSS, inclusive no andar da Presidência.

A PF ainda está investigando e ainda não apresentou nomes ou suspeitas. Dentro do INSS, há a percepção de que alguém de dentro instalou os equipamentos recentemente.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morre Lúcia do Buffet Papo de Anjo

Morre nesta quinta-feira, 11, Dona Lúcia do Buffet Papo de Anjo. Ela sofria com diabetes há muitos anos e sempre recebia orientações da família para manter os cuidados necessários com a saúde.

Já não estava se sentindo bem desde o início desta semana, mas apenas ontem, depois de muita resistência, aceitou ir ao hospital. Tomou insulina, disse estar melhor, voltou para pra casa, mas não estava.

A família a levou novamente ao hospital, mas o quadro já estava agravado e veio à falecer.

Lúcia era uma pessoa muito boa.

Fica o nosso sentimento a Roberto e todos os filhos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

RN: alta do varejo até maio é 10 vezes maior que em 2023

Foto: Adriano Abreu

O Rio Grande do Norte registrou crescimento no varejo ampliado pelo quinto mês consecutivo. Em dados divulgados, nesta quinta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor teve um aumento de 7,4% em maio deste ano, comparado ao mesmo período de 2023, quando houve queda de 1,1%.

Com este resultado, o RN ficou acima da média nacional, que teve alta mensal de 5%. Além disso, os dados divulgados pelo IBGE mostram que, no acumulado de janeiro a maio deste ano, o resultado (6,8% de crescimento) é 10 vezes superior ao registrado nos primeiros cinco meses de 2023, quando o comércio varejista ampliado cresceu 0,6%.

Dentre as atividades do varejo ampliado com desempenho positivo, destacam-se os setores de hipermercados e supermercados (+10,5%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (+13,6%), e veículos e peças (+10,6%).

Em maio, o setor do comércio do RN recuperou mais de 400 vagas formais de emprego. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no acumulado do ano, o segmento já gerou cerca de sete vezes mais carteiras de trabalho assinadas, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2023, foram 183 vagas. Este ano, já são 1.253 postos de trabalho gerados.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Joe Biden chama presidente da Ucrânia de Putin durante evento da Otan

Presidente norte-americano se corrigiu ao perceber a falha e Volodymyr Zelensky adicionou: “Eu sou melhor”.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ARTIGO: O Morro do Careca, A Ponte de Igapó e o RN refém

Por Marcus Aragão

 

Estaria o atual governo sacrificando o Morro do Careca como oferenda aos deuses da politicagem? Esse é o preço que devemos pagar para que o PT possa se beneficiar nas próximas eleições? Não aceitamos. Assim como não iremos mais tolerar o atraso injustificado da entrega da Ponte de Igapó — explicarei mais para frente neste artigo.

Toda a sociedade já percebeu o que realmente está acontecendo. Como o governo não está conseguindo ter sucesso em nenhuma área, quer impedir que a prefeitura trabalhe. Seria para beneficiar a candidatura de Natália Bonavides?

Estaria todo o Estado, por diferentes motivos, inteiramente a serviço da politicagem? A economia? A falência das empresas? O desemprego? A fome? A violência? Todos são peças desse xadrez maquiavélico?

Tenho que esclarecer por que citei a Ponte de Igapó. É uma obra que se arrasta simplesmente para cumprir seu papel no estratagema político. Pouco importa se essa demora prejudica as 400 mil pessoas da Zona Norte, os 70 mil carros que se engarrafam, causando estresse sem fim e perda de tempo e dinheiro. Tudo isso para manter a conveniência política de não permitir que a prefeitura inaugure a Felizardo Moura.

Você, leitor inconformado, pode pensar que o atraso enorme do DNIT revela uma completa incompetência do órgão federal — Não pense assim. O DNIT é competente e realiza obras no prazo correto em inúmeros outros locais. Analisando isso, fica evidente a enorme pressão que o órgão e o MDB devem estar sofrendo para travar essa obra. Como a indicação da direção é meramente política, poderia o DNIT revelar a pressão sofrida?

É assim que o atual governo retribui o voto de confiança dado pela população? Não ser capaz de promover o desenvolvimento que merecemos e precisamos é frustrante. Agora, impedir o crescimento, a economia e a qualidade de vida do potiguar é uma abominável estratégia.

Abrimos a nossa porta para este grupo político que nos seduziu com assistencialismo e promessas — não realizadas. Em retribuição, deixa nosso RN definhar preso como refém — e ainda exige votos como resgate.

Deus salve o RN!

Marcus Aragão
@aragao01

Opinião dos leitores

  1. Tenho o mesmo entendimento Aragão , cadê os parlamentares municipais e estaduais pra cobrar providências ? E o ministério público estadual onde entra ? Estão comportando-se como meros figurantes !

  2. Culpado ??? É o povo BURRO que não sabem votar , se fizer uma pesquisa dentro dos ônibus que usam a ponte , 90% votou no F A T A O … então merecem se F U D E R

  3. O RN É UM ATRASO GERAL. LANTERNA DO NORDESTE EM TODOS OS ASPECTOS. A ÚNICA CAPITAL DO NORDESTE QUE “PERDE” PARA NATAL É ARACAJU. ISSO EM POPULAÇÃO, NO RESTO, DEVE SER BEM MELHOR.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Anvisa aprova projeto-piloto para bula digital de medicamentos

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto-piloto para implementação da bula digital de medicamentos no Brasil. A proposta é que seja incluído nas embalagens de medicamentos específicos um código de barras bidimensional (QR Code) para leitura rápida.

O projeto terá vigência até 31 de dezembro de 2026. As informações coletadas e monitoradas durante o período, segundo a Anvisa, devem servir como subsídio para futura regulamentação definitiva da bula digital.

Em seu voto, o relator diretor Daniel Pereira avaliou que a proposta de implementação da bula digital no Brasil caminha na direção da modernização e da transformação digital no setor da saúde e está alinhada com a tendência mundial.

“Constitui o primeiro passo para que se inicie a transição da informação sobre medicamentos em papel para a eletrônica, e gerando uma oportunidade para aprimorar a acessibilidade e personalização das informações de saúde”, disse.

Entenda

Além de direcionar o usuário para a bula digital do medicamento, o QR Code disponibilizado nas embalagens dos medicamentos também vai permitir o acesso a informações adicionais, como vídeos e outras instruções que ajudem no uso adequado do remédio.

Nesse primeiro momento, a bula digital será permitida para os seguintes tipos de medicamentos:

– embalagens de amostras grátis de medicamentos: a entrega das amostras grátis só pode ser feita pelo profissional de saúde ao paciente durante consulta, com a devida prescrição de uso e orientações pertinentes a cada tratamento;

– medicamentos com destinação a estabelecimentos de saúde, exceto farmácias e drogarias: de venda permitida em hospitais, clínicas, ambulatórios e serviços de atenção domiciliar, por exemplo, foram selecionados por serem utilizados sob supervisão de profissionais de saúde;

– Medicamento Isento de Prescrição (MIP), comercializados em embalagens múltiplas: são produtos de baixo risco e que atualmente a legislação já permite que sejam disponibilizados nas gôndolas das farmácias, em embalagens primárias (por exemplo, blister), sem o acompanhamento de bulas. Caso o consumidor queira a bula física, pode solicitar ao estabelecimento;

– medicamentos com destinação governamental, acondicionados em embalagens que contenham as marcas governamentais próprias do Ministério da Saúde: a legislação vigente já isenta, em grande parte, a obrigatoriedade de bulas impressas nas embalagens. Da mesma forma que os MIP, já existe redução considerável na disponibilização de bula física.

Bula impressa

Em nota, a Anvisa reforçou que, mesmo nos casos em que a implementação da bula digital passa a ser permitida, as bulas impressas devem ser oferecidas caso sejam solicitadas por pacientes ou profissionais de saúde.

A norma aprovada prevê também que estabelecimentos que comercializam medicamentos informem aos consumidores, por meio de comunicação visual, a possibilidade de solicitar a bula impressa, com a seguinte frase: “Atenção: Este estabelecimento dispensa medicamentos com bula digital! Você pode acessá-la online. Caso prefira, solicite a bula impressa a um de nossos atendentes”.

Consulta pública

A discussão sobre bula digital surgiu a partir da publicação da Lei 14.338/22, que determina que a autoridade sanitária pode definir quais medicamentos terão apenas um formato de bula.

A proposta aprovada nesta quarta-feira pela Anvisa passou por consulta pública entre dezembro de 2023 e março de 2024.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. E as pessoas mais idosas, lá no interior, onde não tem energia, como vão ter acesso??? Isso é para beneficiar as fábricas de remédios, para baratear seus custos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Haddad diz que inclusão da carne na cesta básica isenta foi “vitória” de Lula

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta quinta-feira (11/7), que a inclusão das carnes na cesta básica isenta de impostos na regulamentação da reforma tributária foi uma “vitória” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O presidente Lula também teve a sua vitória ontem. Foi muito importante. O presidente Lula tinha feito uma manifestação pública de que a carne tinha que estar na cesta básica, porque, afinal de contas, o acesso à proteína animal tem que ser garantido a todos os brasileiros”, disse Haddad em vídeo gravado nesta quinta com a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, “Nós conseguimos vencer a oposição e colocamos a carne na cesta básica”, disse ele.

O tema das carnes ganhou destaque depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ventilar a possibilidade de isentar, pelo menos, o frango. O setor do agronegócio também fez pressão pela inclusão da proteína animal. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), manifestou-se contra a sugestão.

O relator do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024, que trata da reforma tributária, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), inicialmente não tinha incluído as carnes na cesta básica isenta, mas voltou atrás e disse aceitar a inclusão das proteínas animais na lista de itens livres de impostos.

Como o texto-base já havia sido votado, a inclusão ocorreu via destaque, uma proposta de alteração do texto principal, apresentado pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que precisou ser votado para a inclusão das carnes na cesta isenta de tributos. A mudança também incluiu derivados, o que abrange diferentes tipos de queijos.

Opinião dos leitores

  1. Politicagem abjetas como ambas
    Figuras acima , cria-se dificuldades pra vender facilidades, subestimando a nossa inteligência.

  2. Como o texto-base já havia sido votado, a inclusão ocorreu via ➡️➡️destaque, uma proposta de alteração do texto principal, apresentado pelo PL, partido do ex-presidente 👉👉Jair Bolsonaro, que precisou ser votado para a inclusão das carnes na cesta isenta de tributos. A mudança também incluiu derivados, o que abrange diferentes tipos de queijos.
    💩deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), inicialmente não tinha incluído as carnes na cesta básica isenta, mas voltou atrás e disse aceitar a inclusão das proteínas animais na lista de itens livres de impostos.
    👉👉 PRECISO DESMENTIR ESSE CANALHA?

  3. Nosso presidente sempre pensando nos mais humildes como também em todo povo brasileiros. Homem correto que pensa na nação brasileira. Essa foi a melhor escolha que fizemos em 2022 e faremos novamente em 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] ‘Paulinho terá apoio integral do União Brasil: fundo eleitoral e suporte’, diz ACM Neto em Natal

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, afirmou que a direção nacional do partido dará “apoio integral” à candidatura de Paulinho Freire à Prefeitura do Natal. Segundo o dirigente da legenda, Paulinho receberá o teto de recursos que a Justiça Eleitoral autorizar. As declarações de ACM Neto à 98 FM aconteceram nesta quinta-feira (11) em Natal.

“Quando Paulinho colocou a possibilidade de ser pré-candidato, nós na mesma hora achamos que seria um projeto importantíssimo, não só porque tem toda condição de vitória, mas também porque isso vai contribuir para ampliar a força do nosso partido no Rio Grande do Norte. Portanto, ele vai ter sim o apoio integral do União Brasil, com fundo eleitoral, com suporte para sua candidatura a prefeito em Natal. E em condições de ampliar e construir alianças que permitam que ele possa vencer as eleições e fazer um grande governo”, disse ACM Neto.

O vice-presidente nacional do partido veio a Natal para o evento de lançamento de um guia para ajudar pré-candidatos a elaborarem planos de governo nas eleições de 2024.

ACM Neto também falou que os dois deputados federais do partido no RN – Paulinho Freire e Benes Leocádio – estão autorizados a fazer campanha contra candidatos do partido em algumas cidades, desde que sejam “exceção”.

“A preferência é sempre pelo apoio a candidatos do próprio partido, mas isso existe em todo o País (apoiar adversários). A gente sabe que, às vezes, a base do parlamentar que é diferente da realidade do partido. Isso é uma coisa absolutamente normal, que acontece em vários lugares do País. Tanto Benes como Paulinho eu sei que a prioridade deles é o União Brasil, com algumas exceções”, enfatizou.

Relação com o PT

O vice-presidente nacional do União Brasil acrescentou que não vê problema no fato de o partido enfrentar o PT nas eleições deste ano em Natal, mesmo com a sigla tendo espaços no Governo Lula. Em Natal, o PT tem a candidatura de Natália Bonavides a prefeita.

“Não temos nenhuma conversa com o PT sobre compromisso político nem para 2024 nem para 2026. Se tem uma coisa que a gente não tá preocupado é se vai afetar ou preocupar o PT uma candidatura nossa. (Está no governo) representado pelas suas bancadas na Câmara e no Senado, mas não de maneira institucional nem oficial do partido”, finalizou.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inmet emite alerta de vendaval para todo o RN

Foto: reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de vendaval para todo o estado do Rio Grande do Norte. O aviso é válido a partir das 12h desta sexta-feira 12 até às 18h do sábado 13, com vento variando entre 40 km/h e 60 km/h.

O Inmet ainda alerta que, em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar embaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e também não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *