Esses números estão no Diário de Natal de hoje. Praia nos fim de semana no RN, virou sinônimo de insegurança. Segue reportagem:
Com o verão chegando, uma preocupação cerca a população da Praia de Cotovelo, em Parnamirim, litoral Sul do Rio Grande do Norte: casas arrombadas e assaltos. E o posto policial que, na opinião dos moradores locais, poderia ajudar no combate a criminalidade, encontra-se fechado. Um desses moradores vai mais além e denuncia: os policiais estão trabalhando de vigilantes fardados em um posto de combustíveis. O tenente-coronel PM Jair Júnior, comandante do 3º Batalhão PM de Parnamirim, promete reforço na área e diz desconhecer a existência de PMs trabalhando para terceiros em horário de serviço.
Um funcionário público de 38 anos, que prefere não ter a identidade revelada, conta que sete casas foram arrombadas por criminosos somente no último final de semana. “E quando fomos ao posto policial pedir apoio, ele estava fechado”. Ainda segundo ele, o posto chega a abrir durante a luz do dia, mas à noite os policiais fecham as portas. “E já flagrei alguns deles trabalhando fardados como vigilantes num posto de gasolina aqui perto. Eles deviam fazer a nossa segurança, mas se restringem ao posto”. Outra reclamação do servidor é que a viatura Pium/Cotovelo, que deveria circular na área, teria sido deslocada para o policiamento na praia vizinha de Pirangi. “E o que a gente fica temendo é a chegada do veraneio e aqui começar a ter vários assaltos”.
O caseiro José Wilson de Oliveira também reclama dos constantes arrombamentos que ocorrem no local. Segundo ele, ainda no final de semana a população encontrou os suspeitos de cometerem tais crimes. “Chamamos a polícia e eles levaram os marginais. Só que no outro dia eu os encontrei circulando por aqui novamente e passaram rindo da minha cara. Assim a gente acaba não confiando mais na Polícia”.
O comandante Jair Júnior considera que “o posto policial aberto não vai impedir que os arrombamentos ocorram, nem mesmo o policiamento ostensivo. O que se pode fazer é intensificar o patrulhamento e trabalhar com a Polícia Civil e a inteligência da PMpara, juntamente com a população, identificar os culpados”. O tenente-coronel alega que depende da disponibilidade do efetivo para colocar o posto policial em funcionamento. “Às vezes um policial fica doente e não posso deslocar alguém de uma viatura para ficar parado lá”.
Quanto às denúncias de PMs trabalhando para particulares em serviço, Jair Júnior afirma que não é de seu conhecimento. “A pessoa que viu isso deve formalizar a denúncia. Eu, por minha parte, vou apurar e garanto que, se tiver acontecendo, tomarei as medidas necessárias internamente”. O comandante do 3º BPM ainda garantiu o reforço no policiamento da área.
“A pessoa que viu isso deve formalizar a denúncia." Uhauhauhauhauha ! E anexar qual documento, Comandante ? Atestado de burro, de doido ou de suicida ? Uhauhauhauhauha !"Eu, por minha parte, vou apurar e garanto que, se tiver acontecendo, tomarei as medidas necessárias internamente." Comandante, por favor, fique calado !!! Não diga mais nada !!! O Sr. é um homem de bem, não passe vergonha !!! "se tiver acontecendo" ???!!! Por Deus, Comandante, por Deus !!! Até as pedras da Barreira do Inferno, lá no fim da praia de Cotovelo, sabem, até os "golfinhos" (ou botos) que aqui acolá aparecem nas falésias do Falésias Bar sabem, TODO MUNDO SABE, menos o Senhor ???!!!
Caro blogueiro, é assim todo ano, há anos, e vai ser assim todo ano, por todos os anos vindouros. Da mesma forma como aquela poça fétida, imunda, de esgoto a céu aberto que fica logo antes da entrada do Posto Pium, e ninguém faz nada; assim como aquela coisa horrenda, apavorante, um troféu gigantesco ao mau gosto e ao estupro paisagístico-ambiental, que são as torres da Capuche, e ninguém fez nada; assim como a sede da Promovec (Associação dos Proprietários, Moradores e Veranistas de Cotovelo), SEMPRE FECHADA, talqualmente aquele ridículo posto policial ao lado, e ninguém faz nada, e finalmente, assim como as centenas de placas de VENDA nas casas desta praia, que poderia ser o bairro mais agradável da grande Natal, mas é tudo isso que eu lhe relatei, e, ninguém faz NADA !!! Uhauhauhauhauha !