Saúde

COVID-19: Análise em cima de série de estudos destaca efeitos positivos da ivermectina e confirma eficácia no tratamento precoce ou logo após o aparecimento de sintomas

Foto: Getty Images

Estudos significativos sobre o uso de ivermectina para COVID-19 mostram o tamanho do efeito e o valor associado para resultados em comparação com um grupo de controle. Conforme análise, a ivermectina é eficaz contra o novo coronavírus.

Em cima da interpretação de estudo (em destaque na íntegra no fim do post) disponibilizado nesta quinta-feira(26), 100% das análises relatam efeitos positivos. A probabilidade de um tratamento ineficaz gerar resultados tão positivos quanto os 19 estudos até o momento é estimada em 1 em 524 mil (p = 0,0000019).

“O tratamento precoce é mais bem-sucedido, com uma redução estimada de 91% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,09 [0,02-0,40]”, diz introdução.

A introdução do estudo ainda destaca que 100% dos 8 Ensaios Controlados Randomizados (RCTs) relatam efeitos positivos, com uma redução estimada de 72% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,28 [0,13-0,59].

“Também foi realizada uma análise simples da distribuição dos efeitos do estudo. Se o tratamento não fosse eficaz, os efeitos observados seriam distribuídos aleatoriamente (ou mais provavelmente negativos se o tratamento fosse prejudicial). Podemos calcular a probabilidade de que a porcentagem observada de resultados positivos (ou superior) possa ocorrer devido ao acaso com um tratamento ineficaz (a probabilidade de> = k caras em n lançamentos de moeda ou o teste de sinal unilateral / teste binomial). A análise do viés de publicação é importante e podem ser necessários ajustes se houver um viés para a publicação de resultados positivos”.

A Figura em destaque(abaixo) mostra os estágios de possível tratamento para COVID-19. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) refere-se a tomar medicamentos regularmente antes de ser infectado, a fim de prevenir ou minimizar a infecção. Na Profilaxia Pós-Exposição (PEP), a medicação é tomada após a exposição, mas antes que os sintomas apareçam. O Tratamento Precoce refere-se ao tratamento imediatamente ou logo após o aparecimento dos sintomas, enquanto o Tratamento Tardio se refere ao tratamento mais tardio.

Foto: Reprodução

Discussão

A publicação é frequentemente enviesada para resultados positivos, que precisaríamos ajustar ao analisar a porcentagem de resultados positivos. Para ivermectina, atualmente não há dados suficientes para avaliar o viés de publicação com alta confiança. Um método para avaliar o viés é examinar estudos prospectivos e retrospectivos. É provável que estudos prospectivos sejam publicados independentemente do resultado, enquanto estudos retrospectivos são mais propensos a exibir viés. Por exemplo, os pesquisadores podem realizar análises preliminares com esforço mínimo e os resultados podem influenciar sua decisão de continuar. Os estudos retrospectivos também fornecem mais oportunidades para as especificações da extração de dados e ajustes para influenciar os resultados. Embora alguns efeitos não sejam estatisticamente significativos quando considerados isoladamente, atualmente todos os estudos com ivermectina relatam efeitos positivos. Notamos que 12 dos 19 estudos são estudos prospectivos.

As metanálises típicas envolvem critérios de seleção subjetivos, regras de extinção de efeitos e avaliação do viés do estudo, que podem ser usados ​​para desviar os resultados em direção a um resultado específico. Para evitar vieses, incluímos todos os estudos e usamos um método pré-especificado para extrair os resultados de todos os estudos. Notamos que, atualmente, para a ivermectina, seria uma forma extrema de escolha seletiva por meio de critérios de seleção, regras de extração de efeito e / ou avaliação de viés, a fim de evitar um resultado positivo estatisticamente significativo.

Conclusão

A ivermectina é um tratamento eficaz para COVID-19. A probabilidade de um tratamento ineficaz gerar resultados tão positivos quanto os 19 estudos até o momento é estimada em 1 em 524 mil (p = 0,0000019). O tratamento precoce é mais bem-sucedido, com uma redução estimada de 91% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,09 [0,02-0,40].

Íntegra de estudo pode ser conferida em https://ivmmeta.com/#fig_treatment.

 

Opinião dos leitores

  1. A resposta para esses tipos de tratamento sem " DADOS CIENTIFICOS" é, toma quem quiser, se você quer pelo menos tentar diminuir o efeito do vírus tome ele e outros, se não quiser por não acreditar em nenhum medicamento porque não tem nada comprovado cientificamente, aguarde a tubalina e boa sorte.

  2. O estudo é bom pra quem não entende de pesquisa, porque pela discussão você já vê que trata-se de um amontoado de estudo sem qualidade. Na ciência, quando não se tem evidências suficiente a hipótese é numa!
    Xau.

  3. Kkkkk… Milhares de pessoas morrendo mundo e o município de Natal com todo conhecimento da cura.
    Vacina pra quê???
    Kkkkkkk…

  4. Este estudo foi publicado em periódicos e revisado por pares? É apenas enas uma revisão, na verdade um amontoado de estudos e relatos de casos, sem qualidade suficiente para estabelecer a eficácia da Ivermectina. Não muda nada em relação ao que já tínhamos. Não há um estudo clínico de qualidade (randomizado e controlado) mostrando eficácia dessa medicação.
    A maioria das pessoas se recupera de Covid com ou sem Ivermectina. Por outro lado, nas UTIs Covid há pacientes muitos que fizeram uso desse fármaco.

  5. Não tomem o remédio do Bôzo. Fiquem em casa. Inclusive fique em casa o resto a gente ver depois!

  6. Só procure atendimento médico em caso de falta de ar. Foi o que disse o antigo ministro da saúde, com ampla divulgação e apoio dos cientistas midiaticos e o pessoal da esquerda fique em casa.

  7. A sociedade de infectologia do Brasil e dos EUA têm que analisar os dados e defenir uma posicão,a priori o estudo foi feito,com ampla bibliografia.

  8. Eu já sabia! Aqui em casa, todos tomamos preventivamente. Zero infecção (Ou, se alguém foi contaminado, zero sintomas).

    1. Posologia Ivermectina:
      Como prevenção: 1 comprimido 6mg para cada 30 kg de peso. Repetir 30/60 dias.
      Crianças com menos de 30 kg não devem tomar. Grávidas e mães que amamentam devem consultar seu médico antes.
      Como tratamento precoce, procurar orientação médica, pois, além da Ivermectina, os médicos (com algumas variações) estão receitando também Hidroxicloroquina, antibiótico, anti-inflamatório, anticoagulante, suplementos de Vitaminas C, D e Zinco, etc

  9. Difícil fazer com que alguns doutores saibam. interpretar essa matéria, fazer o que? Se para alguns doutores, ávidos por exposição na mídia, isso é difícil, imagine para os Pixulecos, touros tungoes E Manoeis Manes da vida, todos interesseiros ou burros mesmo.

  10. Lógico que isso tinha salvado a vida de milhões de pessoas, se não fosse a questão política, inclusive, do "maneta" .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente do STJ usou dezenas de carros oficiais para turismo no RJ em evento sobre ética judicial

Foto: Gustavo Lima/STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) mobilizou veículos oficiais da própria Corte, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) para passeios turísticos com convidados estrangeiros de evento sobre ética no Judiciário.

Intitulado “Congresso Internacional Estado de Direito e Ética Judicial”, o evento é uma iniciativa do atual presidente do STJ, ministro Herman Benjamin.

Parte do mundo jurídico vê a atividade como contraponto ao XIV Fórum de Lisboa, mais conhecido como “Gilmarpalooza” — o apelido faz referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Ao contrário do evento do STJ, o Fórum de Lisboa não é patrocinado com recursos públicos.

Embora a maior parte da programação do evento do STJ ocorra em Brasília, o encontro incluiu painel no Rio de Janeiro para discutir o processo de atualização dos Princípios de Bangalore de Conduta Judicial. Esses princípios são um conjunto de diretrizes para a atuação de magistrados propagadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). A coluna apurou que foi um pretexto para o roteiro turístico no Rio.

No sábado (30/5), os convidados estrangeiros do STJ fizeram tour pelo Rio de Janeiro em carros oficiais dos tribunais. Visitaram pontos turísticos, como o Maracanã e o Cristo Redentor. No domingo (31), o Brasil jogou contra o Panamá no estádio. A maior parte da programação do encontro, no entanto, ocorre em Brasília (DF). Segundo a coluna apurou, foram usados cerca de 50 veículos oficiais.

Em nota, o STJ disse que os custos do evento ainda serão calculados e “disponibilizados oportunamente no prazo de duas semanas”. Ou seja, o STJ fez evento sobre ética no Judiciário e não sabe dizer quanto custou.

Sobre o passeio da delegação estrangeira no Rio de Janeiro, a Corte disse apenas que os convidados “visitaram pontos turísticos do Rio de Janeiro, sem despesas de almoço e jantar para o STJ”. A Corte não respondeu sobre ter usado carros oficiais.

Ao todo, o evento reuniu representantes de 23 tribunais estrangeiros — inclusive cortes constitucionais — para discussões sobre ética no Judiciário, inteligência artificial, redes sociais e defesa do Estado de Direito.

A atividade no Rio de Janeiro não consta na programação oficial do Congresso, divulgada pelo STJ em seu site.

Em nota, o STJ disse que pagou apenas as passagens dos convidados de três países: África do Sul, Argentina e Peru. Esses convidados viajaram em classe econômica, segundo o tribunal.

Durante sua participação no evento nesta segunda-feira (1º/6), a ministra Cármen Lúcia, do STF, cobrou a observância de princípios éticos por parte dos juízes brasileiros.

“Eu acredito no Poder Judiciário brasileiro, nos juízes e juízas brasileiras, e sei que (existem) eventuais falhas, e elas há. Somos um grupo de pessoas humanas, com nossas falhas, nossos limites”, disse a ministra.

Parte da programação do evento aconteceu sem acesso da imprensa e sem transmissão ao vivo. À coluna, o STJ disse que o objetivo era viabilizar a discussão livre entre os participantes.

“Logo após o Congresso, será publicado um relatório público contendo os principais debates e as conclusões do evento, sem identificação das contribuições individuais”, disse a Corte, em nota.

Com informações da Coluna de Andreza Matais/Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INSS reativa acordo com entidade ligada ao PT e investigada por farra que gerou fraude acima de R$ 6 bi

Foto: Divulgação/Contag

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reativou um acordo de cooperação técnica celebrado com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). A entidade, historicamente ligada ao PT, está no centro do escândalo da “Farra do INSS”, cujo esquema criminoso foi revelado pelo Metrópoles.

A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (2/6) e é assinada pela presidente do INSS, Ana Cristina Viana Silveira. A medida torna sem efeito a rescisão unilateral assinada em 16 de abril, em um dos primeiros atos da atual gestão.

Quando foi demitido da presidência do INSS, em 13 de abril, Gilberto Waller Júnior estava prestes a assinar a rescisão unilateral com a Contag. Na ocasião, a coluna questionou a nova gestão do instituto sobre o processo. No dia seguinte, o INSS rescindiu o acordo. Agora, cerca de um mês e meio depois, recuou – beneficiando a entidade historicamente ligada ao PT.

O acordo de cooperação técnica permite que entidades vinculadas à Contag possam protocolar, em favor de seus representados, requerimentos de serviços previdenciários e seguro desemprego do pescador artesanal. Entre os objetivos dessa permissão, está a facilitação do acesso dos usuários aos serviços prestados pelo INSS.

A decisão, agora revertida, declarava a nulidade do acordo entre o INSS e a Contag, implicando a extinção de todas as obrigações e o cancelamento de mais de mil termos de adesão dele derivados.

A Contag é investigada pela Polícia Federal (PF) em razão do escândalo de descontos indevidos, que gerou fraude estimada em mais de R$ 6,3 bilhões. De acordo com a Polícia Federal, a entidade realizou descontos indevidos em massa de milhares de beneficiários da Previdência Social.

Uma investigação publicada pela coluna revelou que a Contag redigiu emendas apresentadas por deputados e senadores de esquerda para mudar medida provisória (MP) que buscava coibir fraudes no INSS. De um total de 578 emendas, 96 têm o nome da Contag ou de advogada da confederação como autor, segundo metadados desses documentos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

EUA citam decisões ligadas a Moraes em proposta de tarifaço ao Brasil

Foto: Divulgação

O Escritório do Representante do Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) propôs aplicar uma tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros e apontou decisões judiciais associadas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como uma das justificativas para a medida.

O relatório foi divulgado pelo órgão nesta segunda-feira (2/6). Além de citar o ministro Dias Toffoli, conforme mostrou a coluna do Metrópoles Grande Angular, o documento menciona decisões associadas a Moraes entre os motivos para um novo tarifaço.

De acordo com o escritório, o bloqueio da rede social X, do empresário Elon Musk, a suspensão da plataforma Rumble e as ordens judiciais para remoção de conteúdos estão entre os fundamentos da medida.

Embora não cite nominalmente Moraes, o documento faz referência a decisões amplamente associadas ao ministro, especialmente a suspensão do X, em 2024, e do Rumble, em 2025.

Além disso, o escritório menciona a imposição de multas por descumprimento dessas determinações, bem como o bloqueio de ativos e restrições financeiras impostas às empresas.

“Tribunais brasileiros proibiram o X de operar no Brasil, de agosto a outubro de 2024, após a empresa se recusar a remover conteúdo criado por um jornalista brasileiro que vive nos Estados Unidos e nomear um representante local”, diz o escritório, em tradução.

O órgão prossegue: “Além de impor multas diárias significativas ao X por descumprir essa ordem de remoção, um tribunal brasileiro congelou contas bancárias, ativos financeiros, veículos e imóveis da empresa; bloqueou a entrada e saída de aeronaves registradas em seu nome; impediu o Banco Central do Brasil de enviar ativos financeiros do X para o exterior; e bloqueou plataformas de processamento de pagamentos para a empresa”.

 

 

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresa potiguar Click Massa vence reality nacional e projeta expansão no digital

Startup nascida no RN conquista prêmio em “Os Caras do Pix” e reforça protagonismo nordestino no cenário da inovação. Foto: Divulgação

A força do empreendedorismo potiguar ganhou destaque nacional nesta semana. A ClickMassa, empresa nascida no Rio Grande do Norte, foi uma das vencedoras do programa “Os Caras do Pix”, exibido pelo canal O Foco, no YouTube. Representada pelo empresário André Cândido, a startup conquistou jurados de renome no mercado digital e garantiu parte de um prêmio de R$ 500 mil, além da entrada de novos sócios estratégicos no negócio.

Com proposta voltada à transformação da comunicação e das vendas pelo WhatsApp, a ClickMassa chamou atenção ao apresentar uma solução que integra atendimento, automação, inteligência artificial e performance comercial em um único ambiente. A trajetória da empresa começou em 2020, em meio à pandemia, idealizada por Wanderley Cunha e André Luz. O que surgiu como uma resposta à crise rapidamente ganhou escala e hoje atende mais de 8 mil empresas em todo o Brasil, consolidando-se como uma das principais plataformas de CRM conversacional do país e com mais 300 famílias no seu ecossistema de licenciados.

Durante o reality, que reúne empreendedores em uma disputa eliminatória avaliada por nomes como João Kepler, Alfredo Soares, Natália Beauty, Rony Meisler e Isabela Matte, André apresentou não apenas um produto, mas uma história de crescimento baseada em inovação e propósito. A participação no programa surgiu por meio de indicação de parceiros do ecossistema de startups e se transformou em um marco para a empresa. “Apresentar a ClickMassa de forma nacional foi um passo importante. A vitória mostra que estamos no caminho certo”, destacou.

O reconhecimento também projeta novos horizontes. Além da visibilidade nacional, a empresa passa a contar com o apoio de investidores experientes e fortalece sua estratégia de expansão. Atualmente com mais de 70 colaboradores, a ClickMassa segue ampliando sua atuação e levando tecnologia desenvolvida no RN para empresas de todo o país.

Esse momento de crescimento dialoga diretamente com o ecossistema local de inovação. Em agosto, os sócios da empresa realizam, em Natal, o Click Digital, evento que promete reunir empreendedores, especialistas e profissionais do mercado para discutir tendências, estratégias e oportunidades no ambiente online. A iniciativa reforça o compromisso da ClickMassa não apenas com o próprio crescimento, mas também com o desenvolvimento do setor digital no estado.

O episódio completo de “Os Caras do Pix” pode ser conferido no YouTube e marca mais um capítulo na consolidação de uma empresa genuinamente potiguar que ganha o Brasil, mostrando que inovação, tecnologia e grandes negócios também nascem no Nordeste.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura do Natal refuta relatório da Funpec que aponta perda definitiva de 40% do aterro hidráulico de Ponta Negra

Foto: Divulgação/ABIH

A Prefeitura do Natal se manifestou sobre o relatório técnico da Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec/UFRN), que analisou a evolução da engorda da Praia de Ponta Negra a partir de medições realizadas entre fevereiro de 2025 e fevereiro de 2026.

De acordo com o estudo, houve redução de 39,27% no volume de sedimentos acima da linha d’água na área monitorada, o que corresponde a uma diminuição de cerca de 400,9 mil metros cúbicos no período analisado. O levantamento também identificou maior variação no trecho próximo ao Morro do Careca, além de diferenças entre as três áreas avaliadas: Via Costeira, trecho central de Ponta Negra e entorno do Morro do Careca.

Em nota de esclarecimento,  informou o Portal 98 FM, a gestão municipal afirmou que o relatório não conclui perda definitiva de 40% do aterro hidráulico. Segundo a prefeitura, a análise se restringe à faixa da praia e as variações observadas estão relacionadas à dinâmica natural de transporte e redistribuição de sedimentos ao longo da orla, sem indicar saída do material do sistema costeiro.

A administração municipal também destacou que, conforme o próprio relatório, ainda não é possível determinar com precisão a origem e o destino dos sedimentos, o que dependeria de estudos complementares. A prefeitura reforçou ainda a necessidade de cautela na interpretação dos dados, para evitar conclusões antecipadas sobre o comportamento da área.

Nota de esclarecimento na Íntegra

Sobre o relatório produzido pela Funpec e que aborda o aterro hidráulico de Ponta Negra, temos a esclarecer os seguintes pontos:

O relatório citado não afirma que houve perda definitiva de 40% do aterro hidráulico. A análise realizada refere-se exclusivamente à faixa da praia e, ainda assim, em uma redução associada à dinâmica natural de transporte e redistribuição de sedimentos ao longo da orla, sem representar a saída desse material do sistema costeiro.

Conforme destacado no próprio relatório técnico, é prematuro determinar com precisão origem, transporte e destino dos sedimentos, o que demandará estudos técnicos complementares.

Ressaltamos, por fim, ser fundamental uma avaliação criteriosa sobre dados tecnicamente tão rigorosos, a fim de evitar conclusões precipitadas, inconsistentes ou entendimentos distorcidos sobre o andamento do projeto.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Fátima admite problemas com abastecimento de viaturas e frota oficial

Foto: Divulgação

O Governo do Rio Grande do Norte confirmou nesta terça-feira (2) a existência de problemas no novo sistema responsável pelo abastecimento da frota oficial do Estado. A informação foi divulgada por meio de nota da Secretaria de Estado da Administração (Sead), após relatos de dificuldades enfrentadas por alguns veículos para realizar o abastecimento.

De acordo com a pasta, noticiou o Portal 96 FM, a instabilidade ocorreu nos primeiros dias de funcionamento da nova plataforma, implantada recentemente para gerenciar o abastecimento dos veículos estaduais. Durante o mês de maio, toda a frota passou por um processo de cadastramento e adaptação ao novo sistema.

A Sead afirmou que a maior parte dos veículos segue sendo abastecida normalmente nos postos credenciados e que os transtornos atingiram apenas parte da frota em razão da falha técnica identificada. O órgão informou ainda que acompanha a situação desde as primeiras ocorrências e trabalha junto à empresa responsável para restabelecer a normalidade do serviço.

Na nota, o governo também negou informações que circulam sobre a existência de limites financeiros para abastecimento das forças de segurança ou de cotas diárias nos postos credenciados. Segundo a secretaria, não houve qualquer restrição desse tipo imposta pela empresa operadora do sistema.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado da Administração informa que, nesta terça-feira (02), identificou uma instabilidade técnica temporária no sistema operado pela empresa contratada para o gerenciamento do abastecimento da frota oficial do Estado.

A ocorrência foi registrada nos primeiros dias de funcionamento desse novo sistema de abastecimento da frota estadual, implantado recentemente pelo Governo do Estado. Durante o mês de maio, todos os veículos utilizados pela administração estadual passaram por um processo de cadastramento e adequação à nova plataforma, que tem como objetivo ampliar a eficiência, o controle e a segurança na gestão do abastecimento da frota pública.

A maioria dos veículos segue realizando abastecimento normalmente na rede de postos credenciados. As dificuldades registradas atingiram apenas alguns veículos em razão da instabilidade verificada no sistema.

A SEAD acompanha a situação desde as primeiras ocorrências e atua diretamente junto à empresa responsável pela operação do sistema para normalizar o serviço e assegurar o atendimento de toda a frota estadual, sem prejuízos à prestação dos serviços públicos.

A Secretaria esclarece ainda que não procedem as informações de que a empresa operadora tenha imposto limites operacionais ao abastecimento das forças de segurança pública ou estabelecido tetos financeiros para o abastecimento da frota estadual. Da mesma forma, a SEAD desconhece a existência de supostas cotas diárias para abastecimento nos postos credenciados.

O Governo do Estado segue monitorando a operação do novo sistema e adotando as medidas necessárias para garantir a continuidade do abastecimento dos veículos oficiais e a prestação dos serviços públicos à população.

Natal, 02 de junho de 2026.
Secretaria de Estado da Administração

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PM é presa por atirar na perna da atual mulher do ex em discussão por pão de queijo

Foto: Reprodução

Uma soldado da Polícia Militar, de 36 anos, que não teve a identidade divulgada, foi presa por atirar na perna da atual companheira do ex-marido, uma mulher de 31 anos. O desentendimento entre as duas teria sido motivado por causa de pão de queijo, de acordo com o registro da PM. O caso ocorreu na noite dessa segunda-feira (1º) no bairro Cauamé, zona Oeste de Boa Vista, no estado de Roraima. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Geral de Roraima (HGR). As informações são do G1 Roraima.

A soldado informou aos policiais que atenderam a ocorrência que tem a guarda compartilhada da filha com o ex-marido e que tinha ido até a casa do pai da criança para entregar uma sacola de pão de queijo para a filha. Ela relatou ainda que, um pouco depois, a madrasta pediu que a menina ligasse para a mãe para que ela retornasse ao local e buscasse os pães de queijo. O caso foi por volta das 20h36.

Ainda segundo a policial, cerca de 20 minutos após a ligação, ela volta à casa do ex-marido e inicia uma discussão com a madrasta da filha. A ação foi registrada por uma câmera de segurança. As imagens mostram a mulher indo até o portão com uma sacola na mão. Em seguida, ela abre o e começa a conversar com a policial. O vídeo também registra a discussão entre as duas. Em determinado momento, a soldado vai até o carro e retorna atirando contra a vítima, que sai mancando.

A policial alegou ainda em seu relato aos colegas de farda que atenderam a ocorrência que se sentiu desacatada ao ser chamada de “policialzinha de merda” e “vagabunda”. Ela também informou que “acionou o gatilho acidentalmente”. A mulher baleada relatou à PM que, durante a discussão, disse à soldado que ela “só se garantia na farda”. Segundo a vítima, após a fala, a policial foi até o carro, pegou a arma e atirou.

No registro da ocorrência, a PM informou que a soldado permaneceu no local após o disparo e acionou o socorro. A arma utilizada por ela, uma pistola calibre 9 milímetros, além de 12 munições, foi apreendida. O caso foi registrado na delegacia como lesão corporal dolosa e disparo de arma de fogo em local habitado, em via pública ou em suas proximidades. Equipes da Perícia Criminal também estiveram na residência para realizar os procedimentos periciais. Após os trabalhos no local, a policial foi conduzida à delegacia, onde foi apresentada à autoridade policial responsável pelo caso.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PRESSÃO SOBE: Oposição protocola ‘Impeachmaço 2.0’ contra ministros do governo Lula

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Parlamentares da oposição protocolaram uma nova ofensiva contra ministros do governo Lula, apelidada de “Impeachmaço 2.0”.

A medida ocorre após o arquivamento de pedidos anteriores pela Procuradoria-Geral da República (PGR), decisão que gerou forte reação entre os congressistas.

Os parlamentares apontam que em fevereiro, haviam protocolado pedidos de impeachment contra 16 ministros do governo por descumprimento do prazo constitucional para responder requerimentos de informação enviados pelo Congresso Nacional.

A Constituição Federal estabelece prazo de 30 dias para resposta e prevê crime de responsabilidade em caso de não atendimento.

No entanto, a PGR arquivou os pedidos adotando uma interpretação considerada inédita pela oposição. Na prática, o órgão entendeu que o atraso, por si só, não seria suficiente para caracterizar crime de responsabilidade.

Segundo a decisão, seriam necessários três elementos simultâneos:

• que o requerimento tivesse sido regularmente encaminhado pela Mesa da Câmara, Senado ou comissão;
• que houvesse atraso injustificado;
• e que existissem indícios de conduta dolosa, ou seja, intenção deliberada de ocultar informações.

Além disso, a decisão considerou que uma resposta enviada fora do prazo constitucional poderia afastar a configuração do crime.

Para a deputada federal Carol De Toni (PL-SC), a interpretação esvazia a função fiscalizatória do Congresso.

“Estamos diante de uma situação muito grave. A Constituição fala em 30 dias. Não fala em 300 dias, nem em mil dias, muito menos em vários anos. Se o governo pode responder quando quiser e ainda assim não acontecer nada, então o instrumento de fiscalização do Parlamento perde completamente a eficácia”, afirmou.

Diferentemente dos pedidos anteriores, a nova iniciativa foi estruturada justamente com base nos parâmetros utilizados pela própria PGR. Um dos casos envolve a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Segundo os parlamentares, diversos requerimentos aprovados regularmente pela Câmara permanecem sem resposta até hoje. Somados, os atrasos ultrapassariam 3.688 dias acumulados sem qualquer justificativa formal apresentada, envolvendo questionamentos sobre execução de emendas, recursos da Lei Rouanet e programas públicos ligados à cultura.

Situações semelhantes teriam ocorrido em outras pastas do governo federal. De acordo com o levantamento apresentado pela oposição, a soma de atraso de alguns requerimentos da ministra Anielle Franco totalizam 1.514 dias de atraso em respostas; do Luiz Marinho, 1.129 dias; da Margaret Menezes, 3.688 dias; do Sidônio Palmeira, 488 dias; e do Vinícius Carvalho, 795 dias.

Para a oposição, a reiteração das omissões e o longo período de silêncio afastariam a tese de mero atraso burocrático. Carol ainda relembrou que o cidadão comum está sujeito a multas, juros e sanções por atrasos em obrigações legais e tributárias, sem margem para descumprimentos prolongados, autoridades públicas estariam acumulando meses e até anos de atraso sem consequências proporcionais.

“A própria PGR disse que seria necessária demora injustificada e indícios de intenção deliberada. Então a pergunta é simples: milhares de dias sem resposta, sem justificativa e de forma reiterada podem ser tratados como mera burocracia?”, questionou Carol.

Os parlamentares sustentam que não se trata apenas de uma disputa jurídica, mas de uma discussão institucional sobre os limites da relação entre Executivo e Legislativo.

“Quando o Congresso pergunta, não pergunta por curiosidade. Pergunta em nome da população. Ignorar esses instrumentos significa enfraquecer um dos principais mecanismos de controle previstos na Constituição”, concluiu.

 

As informações são do Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Papa nomeia primeira mulher para liderar comunicações do Vaticano

Foto: Vatican News

O papa Leão XIV nomeou, nessa terça-feira (2), uma executiva do conglomerado de mídia católica Eternal Word Television Network (EWTN), dos Estados Unidos (EUA), como a nova chefe do Departamento de Comunicações do Vaticano. É primeira nomeação de uma mulher para o cargo sênior da Igreja.

Maria Montserrat Alvarado, da Cidade do México, liderará o Dicastério para as Comunicações do Vaticano, uma operação em expansão que supervisiona o portal de notícias do Vaticano, a estação de rádio, o jornal e o escritório de imprensa, entre outras entidades.

Alvarado, presidente e diretora de operações da EWTN News desde 2023, substituirá Paolo Ruffini, que ocupa o cargo desde 2018 e está se aposentando. Ela iniciará suas funções em novembro, informou o Vaticano em comunicado.

A EWTN foi lançada por uma freira chamada Madre Angélica em 1981, mas se tornou um conglomerado de mídia global com quase uma dúzia de estações de TV, uma divisão de publicação de livros, um jornal e uma afiliada de rádio.

A emissora geralmente atrai os católicos conservadores dos EUA. O presidente Donald Trump apareceu na rede várias vezes e um de seus principais apresentadores é colaborador da Fox News.

A emissora criticava ocasionalmente o falecido papa Francisco, que se queixava de a rede “falar mal” dele.

Com informações da Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Anvisa define preço máximo de caneta emagrecedora brasileira

Foto: Pavel Danilyuk/Pexels

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) definiu o preço máximo para a caneta emagrecedora brasileira.

Em maio, informou a CNN, a agência já havia dado o aval para a fabricação nacional do medicamento de semaglutida sintética da fabricante EMS após o fim da patente do Ozempic, derrubada em 20 de março.

O pedido foi feito em 2023. O Ozivy faz parte dos chamados medicamentos do tipo GLP-1 e é feito à base de semaglutida, princípio ativo dos medicamentos Ozempic. Essa categoria é indicada para o tratamento da diabetes tipo 2 e é popularmente conhecida como “canetas emagrecedoras”.

O teto fixado é de R$ 803,44 para as embalagens com uma caneta na dosagem de 1,34 mg/ml.

Mesmo com o teto, é a EMS quem vai definir o preço final para venda. Na última semana, o vice-presidente da farmacêutica, Marcus Sanchez, afirmou que a empresa quer a precificação em 30% inferior à das principais opções disponíveis.

Caso a venda seja de duas unidades, o valor vai a R$1.606,88. No parecer, a agência diz ter usado como base para o cálculo os preços dos medicamentos Extensior e Ozempic, que têm a mesma “indicação terapêutica e posologia aprovadas em bula que o medicamento objeto do pleito”.

Os valores não incluem a alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que varia conforme cada estado brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *