Saúde

COVID-19: Análise em cima de série de estudos destaca efeitos positivos da ivermectina e confirma eficácia no tratamento precoce ou logo após o aparecimento de sintomas

Foto: Getty Images

Estudos significativos sobre o uso de ivermectina para COVID-19 mostram o tamanho do efeito e o valor associado para resultados em comparação com um grupo de controle. Conforme análise, a ivermectina é eficaz contra o novo coronavírus.

Em cima da interpretação de estudo (em destaque na íntegra no fim do post) disponibilizado nesta quinta-feira(26), 100% das análises relatam efeitos positivos. A probabilidade de um tratamento ineficaz gerar resultados tão positivos quanto os 19 estudos até o momento é estimada em 1 em 524 mil (p = 0,0000019).

“O tratamento precoce é mais bem-sucedido, com uma redução estimada de 91% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,09 [0,02-0,40]”, diz introdução.

A introdução do estudo ainda destaca que 100% dos 8 Ensaios Controlados Randomizados (RCTs) relatam efeitos positivos, com uma redução estimada de 72% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,28 [0,13-0,59].

“Também foi realizada uma análise simples da distribuição dos efeitos do estudo. Se o tratamento não fosse eficaz, os efeitos observados seriam distribuídos aleatoriamente (ou mais provavelmente negativos se o tratamento fosse prejudicial). Podemos calcular a probabilidade de que a porcentagem observada de resultados positivos (ou superior) possa ocorrer devido ao acaso com um tratamento ineficaz (a probabilidade de> = k caras em n lançamentos de moeda ou o teste de sinal unilateral / teste binomial). A análise do viés de publicação é importante e podem ser necessários ajustes se houver um viés para a publicação de resultados positivos”.

A Figura em destaque(abaixo) mostra os estágios de possível tratamento para COVID-19. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) refere-se a tomar medicamentos regularmente antes de ser infectado, a fim de prevenir ou minimizar a infecção. Na Profilaxia Pós-Exposição (PEP), a medicação é tomada após a exposição, mas antes que os sintomas apareçam. O Tratamento Precoce refere-se ao tratamento imediatamente ou logo após o aparecimento dos sintomas, enquanto o Tratamento Tardio se refere ao tratamento mais tardio.

Foto: Reprodução

Discussão

A publicação é frequentemente enviesada para resultados positivos, que precisaríamos ajustar ao analisar a porcentagem de resultados positivos. Para ivermectina, atualmente não há dados suficientes para avaliar o viés de publicação com alta confiança. Um método para avaliar o viés é examinar estudos prospectivos e retrospectivos. É provável que estudos prospectivos sejam publicados independentemente do resultado, enquanto estudos retrospectivos são mais propensos a exibir viés. Por exemplo, os pesquisadores podem realizar análises preliminares com esforço mínimo e os resultados podem influenciar sua decisão de continuar. Os estudos retrospectivos também fornecem mais oportunidades para as especificações da extração de dados e ajustes para influenciar os resultados. Embora alguns efeitos não sejam estatisticamente significativos quando considerados isoladamente, atualmente todos os estudos com ivermectina relatam efeitos positivos. Notamos que 12 dos 19 estudos são estudos prospectivos.

As metanálises típicas envolvem critérios de seleção subjetivos, regras de extinção de efeitos e avaliação do viés do estudo, que podem ser usados ​​para desviar os resultados em direção a um resultado específico. Para evitar vieses, incluímos todos os estudos e usamos um método pré-especificado para extrair os resultados de todos os estudos. Notamos que, atualmente, para a ivermectina, seria uma forma extrema de escolha seletiva por meio de critérios de seleção, regras de extração de efeito e / ou avaliação de viés, a fim de evitar um resultado positivo estatisticamente significativo.

Conclusão

A ivermectina é um tratamento eficaz para COVID-19. A probabilidade de um tratamento ineficaz gerar resultados tão positivos quanto os 19 estudos até o momento é estimada em 1 em 524 mil (p = 0,0000019). O tratamento precoce é mais bem-sucedido, com uma redução estimada de 91% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,09 [0,02-0,40].

Íntegra de estudo pode ser conferida em https://ivmmeta.com/#fig_treatment.

 

Opinião dos leitores

  1. A resposta para esses tipos de tratamento sem " DADOS CIENTIFICOS" é, toma quem quiser, se você quer pelo menos tentar diminuir o efeito do vírus tome ele e outros, se não quiser por não acreditar em nenhum medicamento porque não tem nada comprovado cientificamente, aguarde a tubalina e boa sorte.

  2. O estudo é bom pra quem não entende de pesquisa, porque pela discussão você já vê que trata-se de um amontoado de estudo sem qualidade. Na ciência, quando não se tem evidências suficiente a hipótese é numa!
    Xau.

  3. Kkkkk… Milhares de pessoas morrendo mundo e o município de Natal com todo conhecimento da cura.
    Vacina pra quê???
    Kkkkkkk…

  4. Este estudo foi publicado em periódicos e revisado por pares? É apenas enas uma revisão, na verdade um amontoado de estudos e relatos de casos, sem qualidade suficiente para estabelecer a eficácia da Ivermectina. Não muda nada em relação ao que já tínhamos. Não há um estudo clínico de qualidade (randomizado e controlado) mostrando eficácia dessa medicação.
    A maioria das pessoas se recupera de Covid com ou sem Ivermectina. Por outro lado, nas UTIs Covid há pacientes muitos que fizeram uso desse fármaco.

  5. Não tomem o remédio do Bôzo. Fiquem em casa. Inclusive fique em casa o resto a gente ver depois!

  6. Só procure atendimento médico em caso de falta de ar. Foi o que disse o antigo ministro da saúde, com ampla divulgação e apoio dos cientistas midiaticos e o pessoal da esquerda fique em casa.

  7. A sociedade de infectologia do Brasil e dos EUA têm que analisar os dados e defenir uma posicão,a priori o estudo foi feito,com ampla bibliografia.

  8. Eu já sabia! Aqui em casa, todos tomamos preventivamente. Zero infecção (Ou, se alguém foi contaminado, zero sintomas).

    1. Posologia Ivermectina:
      Como prevenção: 1 comprimido 6mg para cada 30 kg de peso. Repetir 30/60 dias.
      Crianças com menos de 30 kg não devem tomar. Grávidas e mães que amamentam devem consultar seu médico antes.
      Como tratamento precoce, procurar orientação médica, pois, além da Ivermectina, os médicos (com algumas variações) estão receitando também Hidroxicloroquina, antibiótico, anti-inflamatório, anticoagulante, suplementos de Vitaminas C, D e Zinco, etc

  9. Difícil fazer com que alguns doutores saibam. interpretar essa matéria, fazer o que? Se para alguns doutores, ávidos por exposição na mídia, isso é difícil, imagine para os Pixulecos, touros tungoes E Manoeis Manes da vida, todos interesseiros ou burros mesmo.

  10. Lógico que isso tinha salvado a vida de milhões de pessoas, se não fosse a questão política, inclusive, do "maneta" .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

[VÍDEO] IRONIA: “Filiaram um cara com votos num partido sem votos”, diz Flávio sobre fraude no Missão


O senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) ironizou a filiação fraudulenta de seu nome ao Missão: “Filiaram um cara com votos num partido sem votos”.

Flávio negou ter solicitado qualquer vínculo com a legenda e afirmou esperar que a Polícia Federal identifique e responsabilize os envolvidos. A fraude em filiação partidária é crime previsto no Código Eleitoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

[VÍDEO] “IRRESPONSÁVEL”: Flávio acusa Lula de pensar na eleição ao reagir aos EUA

Flávio Bolsonaro (PL) chamou Lula (PT) de “irresponsável” e acusou o presidente de colocar interesses eleitorais acima dos interesses do país ao iniciar o processo que pode levar à aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos.

A declaração foi feita neste sábado (15), durante agenda no Rio de Janeiro. “Está pensando na eleição e não na nossa nação”, afirmou Flávio.

O candidato do PL também acusou Lula de tensionar a relação com o governo de Donald Trump. Para ele, o presidente “atirou pedras” e “provocou” os Estados Unidos ao longo dos últimos meses.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

ALERTA: PT atribui resultado da pesquisa Quaest a “efeito Lulinha”; campanha de Flávio vê recuperação após caso “Dark Horse”

Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Waldemir Barreto/Agência Senado)

O resultado da última pesquisa Quaest antes do início oficial da campanha foi recebido com alerta no PT e otimismo no QG de Flávio Bolsonaro (PL). A distância entre Lula e o senador caiu de cinco para três pontos em uma eventual disputa de segundo turno, configurando um empate técnico.

A jornalista Jussara Soares, em seu blog no site da CNN Brasil, relata que petistas avaliam que o noticiário envolvendo Lulinha, alvo de três inquéritos da Polícia Federal, pode ter influenciado a oscilação de Lula. Já aliados de Flávio enxergam recuperação após uma pré-campanha marcada por crises, entre elas o caso “Dark Horse”.

Na Quaest, Lula oscilou de 44% para 43%, enquanto Flávio passou de 39% para 40%. As variações ocorreram dentro da margem de erro.

A pesquisa Quaest, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Globo, ouviu 2.004 eleitores entre 10 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06773/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem publica ameaça de facada contra Flávio e é levado à delegacia em Juiz de Fora-MG, cidade onde Bolsonaro sofreu atentado em 2018

Imagem: reprodução/redes sociais

A Polícia Legislativa do Senado levou à delegacia, neste sábado (15), um homem suspeito de ameaçar o senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) pelas redes sociais. A informação foi confirmada a CNN Brasil pela própria Polícia Legislativa do Senado, que tem feito o monitoramento preventivo de senadores que são candidatos neste ano, como é o caso de Flavio.

A ameaça foi publicada na quinta-feira (13), em um comentário no Facebook sobre a visita de Flávio a Juiz de Fora (MG), prevista para segunda-feira (17). O autor escreveu “dessa vez deixa cmg” e utilizou emojis de faca. A cidade ficou marcada pelo atentado contra Jair Bolsonaro durante a campanha de 2018.

Segundo a Polícia do Senado, o autor foi identificado como Lauro Cesar Costa Junior. A Justiça autorizou uma operação de busca e apreensão, cumprida neste sábado. Ele foi encaminhado à Delegacia de Juiz de Fora para prestar esclarecimentos.

A ameaça foi identificada durante o monitoramento preventivo de candidatos realizado pela Polícia Legislativa. Após Flávio formalizar uma representação criminal, os agentes realizaram diligências, preservaram as evidências digitais e encaminharam o caso ao Ministério Público de Minas Gerais.

Ainda segundo a polícia, o homem possui registros por agressão, lesão corporal, ameaça, vias de fato e atrito verbal. A CNN Brasil informou que tenta contato com a defesa dele, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ACENDEU O SINAL AMARELO: Janones admite força de Flávio nas redes e prevê virada contra Lula já em setembro

Imagem: reprodução/X

O deputado federal André Janones (Rede-MG) despertou a ira da militância de esquerda ao publicar uma mensagem nas redes sociais, na sexta-feira (14), prevendo que o senador Flávio Bolsonaro (PL) vai virar a disputa presidencial contra Lula (PT) em meados de setembro.

Para Janones, quem acredita que a eleição presidencial já está decidida está cometendo um erro, diante do crescimento de Flávio e da força de sua comunicação nas redes sociais.

A mais recente pesquisa Quaest indica que a previsão de Janones poderá de fato se confirmar. O levantamento mostra Lula ainda à frente no primeiro turno, mas a vantagem diminuiu no cenário de segundo turno, com 43% para o presidente contra 40% para Flávio, configurando empate técnico dentro da margem de erro.

A pesquisa Quaest, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Globo, ouviu 2.004 eleitores entre 10 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06773/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Apoiadores de Nina Souza realizam adesivaço neste domingo em Natal

A candidata a deputada federal pelo RN, Nina Souza, dará a largada em sua campanha, a partir das 8h, com o “Domingo do Adesivaço”.

A ação será realizada simultaneamente nas quatro zonas da capital potiguar (Norte, Sul, Leste e Oeste) e é aberta à participação dos potiguares que desejam conhecer e apoiar a candidatura.

“Quero convidar todos para estarem conosco neste domingo. Vamos juntos participar desse momento e construir um Rio Grande do Norte cada vez melhor. A mudança que queremos começa com a nossa união”, convocou Nina Souza.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mesmo inelegível, Pablo Marçal obtém liminar para retornar ao PRTB e tenta viabilizar candidatura à Presidência às vésperas do prazo final para registro de chapa

Foto: divulgação

O empresário e influenciador Pablo Marçal obteve na sexta-feira (14) uma liminar da Justiça Eleitoral que permite seu retorno ao PRTB, partido pelo qual disputou a Prefeitura de São Paulo em 2024.

A decisão do juiz Gustavo Nardi, da 428ª Zona Eleitoral de Santana de Parnaíba (SP), regularizou provisoriamente sua filiação, com efeitos retroativos a 4 de abril. A decisão abriria caminho para Marçal tentar disputar a Presidência da República pelo PRTB.

Segundo o presidente nacional da legenda, Leonardo Avalanche, as lideranças discutem a candidatura e devem anunciar uma decisão até 17h deste sábado (15), último dia do prazo para registro.

Marçal, porém, está inelegível até 2032 por condenações do TRE-SP relacionadas à eleição municipal de 2024. Ele acumula pelo menos três condenações à inelegibilidade e tenta revertê-las na Justiça.

As decisões que tornaram Marçal inelegível envolvem acusações de abuso de poder político, econômico e dos meios de comunicação. Em um dos processos, foi condenado a 8 anos de inelegibilidade e multa de R$ 420 mil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

AGORA É PRA VALER: Candidatos ao Governo do RN dão largada na campanha neste domingo em Natal

Fotos: reprodução

Os principais candidatos ao Governo do Estado programaram para este domingo (16) as primeiras atividades públicas da campanha eleitoral de 2026. Pelo PL, Álvaro Dias fará uma grande ação de adesivação, das 8h às 11h, em 22 pontos de Natal e em Parnamirim.

O candidato do PT, Cadu Xavier, fará um “piseiro” pelas ruas de Natal. A concentração será às 9h, em frente à Ferreira Costa, com encerramento no Parque Ecológico de Capim Macio.

Já Allyson Bezerra (União Brasil) começa a agenda ainda na madrugada, com um “AdesivAllyson” às 0h04, no comitê em Candelária. Às 8h, ele participa de um novo adesivaço e caminhada nas Rocas, na Zona Leste de Natal.

Pelo PSOL, Robério Paulino fará a “Largada 50” na UERN Zona Norte, com participação de candidatos e militantes. O ato terá como foco a defesa da universidade e incluirá o plantio de mudas no canteiro central da Avenida Dr. João Medeiros. O candidato do PSTU, Dário Barbosa, foi o único que não divulgou agenda para a largada da campanha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após suspensão por falta de apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Tibau do Sul, Fest Bossa & Jazz confirma retorno a Pipa em 2026

Foto: Rogério Vital

O Fest Bossa & Jazz vai voltar à Praia da Pipa em 2026. A organização confirmou a realização da edição entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, depois de uma articulação com o Governo do Estado e a Prefeitura de Tibau do Sul.

Em julho, a produtora Juçara Figueiredo havia comunicado a suspensão do festival em Pipa justamente pela falta de patrocínio e do apoio institucional necessário por parte do poder público, como noticiado à época pelo Blog do BG.

Agora, após novas negociações, a organização conseguiu viabilizar a edição de 2026. A programação será gratuita e contará com shows, oficinas socioambientais e atividades distribuídas por diferentes pontos da vila.

O festival completa 17 anos de história e chega à sua 32ª edição, mantendo a proposta de unir música, cultura, formação e turismo. A programação completa, com atrações, horários e locais dos shows, será divulgada posteriormente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aprovados cobram prorrogação de concursos da Saúde e Educação em Mossoró

Foto: Divulgação/PMM

A decisão da Prefeitura de Mossoró de não prorrogar o concurso da Saúde provocou reação entre candidatos aprovados que ainda aguardam convocação. Em nota pública, aprovados no concurso da Educação manifestaram solidariedade aos candidatos da Saúde e cobraram a extensão dos dois certames.

De acordo com o grupo, a não prorrogação do concurso da Saúde, regido pelo Edital nº 01/2024, desconsidera a existência de candidatos classificados que ainda podem ser convocados e a necessidade permanente de profissionais para atender a população.

Os aprovados da Educação também reivindicam a prorrogação do próprio concurso. Eles alegam que o certame ficou suspenso por decisões judiciais durante parte de sua validade, reduzindo o período disponível para novas convocações. A primeira suspensão ocorreu em dezembro de 2024 e a validade do concurso só foi retomada em 12 de janeiro de 2026.

Leia a íntegra da nota divulgada pelos aprovados:

NOTA PÚBLICA

OS APROVADOS DO CONCURSO DA EDUCAÇÃO REPUDIAM A NÃO PRORROGAÇÃO DO CONCURSO DA SAÚDE

Nós, candidatos aprovados no Concurso Público da Educação de Mossoró/RN, manifestamos nosso profundo repúdio à decisão da Prefeitura Municipal de Mossoró de não prorrogar o Concurso Público da Saúde, regido pelo Edital nº 01/2024, de 02 de janeiro de 2024.

Entendemos que a não prorrogação do concurso da saúde desconsidera a existência de candidatos aprovados aguardando convocação e a necessidade permanente de profissionais para garantir o direito fundamental à saúde da população de Mossoró.

Reafirmamos nossa solidariedade a todos os aprovados no referido certame e solicitamos justiça aos aprovados, responsabilidade administrativa e respeito ao princípio da eficiência e ao interesse público.

ESCLARECEMOS QUE O CONCURSO DA EDUCAÇÃO ESTEVE SUSPENSO EM VIRTUDE DE AÇÃO JUDICIAL:

* 05/12/2024 – Início da primeira suspensão por decisão judicial impetrada por uma candidata.
* 07/05/2025 – Segunda suspensão (sem retomada entre elas, conforme as informações fornecidas).
* 12/01/2026 – Retomada da validade do concurso.

Esclarecemos que a suspensão do concurso da Educação ocorreu por força de decisão judicial, em ação movida por uma candidata. No entanto, os aprovados não podem ser prejudicados por uma ação individual, que não representa o interesse da coletividade.

Diante desse cenário, solicitamos que a Prefeitura Municipal de Mossoró prorrogue o Concurso Público da Educação, considerando que o período de suspensão judicial impactou diretamente na validade do certame e reduziu o tempo disponível para as convocações.

A prorrogação é medida de justiça, legalidade e necessidade, uma vez que ainda existem muitos candidatos aprovados aguardando a oportunidade de contribuir com a transformação da educação pública do nosso município.

Confiamos na sensibilidade da gestão municipal e reforçamos nosso compromisso com a educação de qualidade e com o serviço público.
Por todo o exposto, defendemos a prorrogação do Concurso Público da Educação, como forma de assegurar o direito dos aprovados, o interesse público e o fortalecimento da rede municipal de ensino.

PELA VALORIZAÇÃO DOS APROVADOS NA EDUCAÇÃO

PELA TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA

EM SOLIDARIEDADE AOS APROVADOS DA SAÚDE

PELA PRORROGAÇÃO DO CONCURSO DA EDUCAÇÃO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *