Saúde

COVID-19: Análise em cima de série de estudos destaca efeitos positivos da ivermectina e confirma eficácia no tratamento precoce ou logo após o aparecimento de sintomas

Foto: Getty Images

Estudos significativos sobre o uso de ivermectina para COVID-19 mostram o tamanho do efeito e o valor associado para resultados em comparação com um grupo de controle. Conforme análise, a ivermectina é eficaz contra o novo coronavírus.

Em cima da interpretação de estudo (em destaque na íntegra no fim do post) disponibilizado nesta quinta-feira(26), 100% das análises relatam efeitos positivos. A probabilidade de um tratamento ineficaz gerar resultados tão positivos quanto os 19 estudos até o momento é estimada em 1 em 524 mil (p = 0,0000019).

“O tratamento precoce é mais bem-sucedido, com uma redução estimada de 91% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,09 [0,02-0,40]”, diz introdução.

A introdução do estudo ainda destaca que 100% dos 8 Ensaios Controlados Randomizados (RCTs) relatam efeitos positivos, com uma redução estimada de 72% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,28 [0,13-0,59].

“Também foi realizada uma análise simples da distribuição dos efeitos do estudo. Se o tratamento não fosse eficaz, os efeitos observados seriam distribuídos aleatoriamente (ou mais provavelmente negativos se o tratamento fosse prejudicial). Podemos calcular a probabilidade de que a porcentagem observada de resultados positivos (ou superior) possa ocorrer devido ao acaso com um tratamento ineficaz (a probabilidade de> = k caras em n lançamentos de moeda ou o teste de sinal unilateral / teste binomial). A análise do viés de publicação é importante e podem ser necessários ajustes se houver um viés para a publicação de resultados positivos”.

A Figura em destaque(abaixo) mostra os estágios de possível tratamento para COVID-19. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) refere-se a tomar medicamentos regularmente antes de ser infectado, a fim de prevenir ou minimizar a infecção. Na Profilaxia Pós-Exposição (PEP), a medicação é tomada após a exposição, mas antes que os sintomas apareçam. O Tratamento Precoce refere-se ao tratamento imediatamente ou logo após o aparecimento dos sintomas, enquanto o Tratamento Tardio se refere ao tratamento mais tardio.

Foto: Reprodução

Discussão

A publicação é frequentemente enviesada para resultados positivos, que precisaríamos ajustar ao analisar a porcentagem de resultados positivos. Para ivermectina, atualmente não há dados suficientes para avaliar o viés de publicação com alta confiança. Um método para avaliar o viés é examinar estudos prospectivos e retrospectivos. É provável que estudos prospectivos sejam publicados independentemente do resultado, enquanto estudos retrospectivos são mais propensos a exibir viés. Por exemplo, os pesquisadores podem realizar análises preliminares com esforço mínimo e os resultados podem influenciar sua decisão de continuar. Os estudos retrospectivos também fornecem mais oportunidades para as especificações da extração de dados e ajustes para influenciar os resultados. Embora alguns efeitos não sejam estatisticamente significativos quando considerados isoladamente, atualmente todos os estudos com ivermectina relatam efeitos positivos. Notamos que 12 dos 19 estudos são estudos prospectivos.

As metanálises típicas envolvem critérios de seleção subjetivos, regras de extinção de efeitos e avaliação do viés do estudo, que podem ser usados ​​para desviar os resultados em direção a um resultado específico. Para evitar vieses, incluímos todos os estudos e usamos um método pré-especificado para extrair os resultados de todos os estudos. Notamos que, atualmente, para a ivermectina, seria uma forma extrema de escolha seletiva por meio de critérios de seleção, regras de extração de efeito e / ou avaliação de viés, a fim de evitar um resultado positivo estatisticamente significativo.

Conclusão

A ivermectina é um tratamento eficaz para COVID-19. A probabilidade de um tratamento ineficaz gerar resultados tão positivos quanto os 19 estudos até o momento é estimada em 1 em 524 mil (p = 0,0000019). O tratamento precoce é mais bem-sucedido, com uma redução estimada de 91% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,09 [0,02-0,40].

Íntegra de estudo pode ser conferida em https://ivmmeta.com/#fig_treatment.

 

Opinião dos leitores

  1. A resposta para esses tipos de tratamento sem " DADOS CIENTIFICOS" é, toma quem quiser, se você quer pelo menos tentar diminuir o efeito do vírus tome ele e outros, se não quiser por não acreditar em nenhum medicamento porque não tem nada comprovado cientificamente, aguarde a tubalina e boa sorte.

  2. O estudo é bom pra quem não entende de pesquisa, porque pela discussão você já vê que trata-se de um amontoado de estudo sem qualidade. Na ciência, quando não se tem evidências suficiente a hipótese é numa!
    Xau.

  3. Kkkkk… Milhares de pessoas morrendo mundo e o município de Natal com todo conhecimento da cura.
    Vacina pra quê???
    Kkkkkkk…

  4. Este estudo foi publicado em periódicos e revisado por pares? É apenas enas uma revisão, na verdade um amontoado de estudos e relatos de casos, sem qualidade suficiente para estabelecer a eficácia da Ivermectina. Não muda nada em relação ao que já tínhamos. Não há um estudo clínico de qualidade (randomizado e controlado) mostrando eficácia dessa medicação.
    A maioria das pessoas se recupera de Covid com ou sem Ivermectina. Por outro lado, nas UTIs Covid há pacientes muitos que fizeram uso desse fármaco.

  5. Não tomem o remédio do Bôzo. Fiquem em casa. Inclusive fique em casa o resto a gente ver depois!

  6. Só procure atendimento médico em caso de falta de ar. Foi o que disse o antigo ministro da saúde, com ampla divulgação e apoio dos cientistas midiaticos e o pessoal da esquerda fique em casa.

  7. A sociedade de infectologia do Brasil e dos EUA têm que analisar os dados e defenir uma posicão,a priori o estudo foi feito,com ampla bibliografia.

  8. Eu já sabia! Aqui em casa, todos tomamos preventivamente. Zero infecção (Ou, se alguém foi contaminado, zero sintomas).

    1. Posologia Ivermectina:
      Como prevenção: 1 comprimido 6mg para cada 30 kg de peso. Repetir 30/60 dias.
      Crianças com menos de 30 kg não devem tomar. Grávidas e mães que amamentam devem consultar seu médico antes.
      Como tratamento precoce, procurar orientação médica, pois, além da Ivermectina, os médicos (com algumas variações) estão receitando também Hidroxicloroquina, antibiótico, anti-inflamatório, anticoagulante, suplementos de Vitaminas C, D e Zinco, etc

  9. Difícil fazer com que alguns doutores saibam. interpretar essa matéria, fazer o que? Se para alguns doutores, ávidos por exposição na mídia, isso é difícil, imagine para os Pixulecos, touros tungoes E Manoeis Manes da vida, todos interesseiros ou burros mesmo.

  10. Lógico que isso tinha salvado a vida de milhões de pessoas, se não fosse a questão política, inclusive, do "maneta" .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA BG/PERFIL – SENADO ESTIMULADA (2º VOTO): Zenaide Maia lidera com 9,94%, seguida de Rafael Motta com 7,94%

No cenário estimulado para o segundo voto ao Senado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Zenaide Maia PSD) aparece na liderança da pesquisa do Instituto Perfil, em parceria com o Blog do BG.

Zenaide registra 9,94% das intenções de voto para a segunda vaga. Em seguida aparecem Rafael Motta (PDT) com 7,94%, Styvenson Valentim (Podemos) com 7,19%, Coronel Hélio (PL) com 5,25%, Samanda Alves (PT) com 2,81%, Sandro Pimentel (PSOL) com 1,69%, Rosália Fernandes (PSTU) com 1,38%, Tércio Tinôco (União Brasil) com 1,00%, Luciana Lima (PSTU) com 0,69% e Sônia Godeiro (PSOL) com 0,25%.

Os indecisos somam 46,11% e branco/nulo representam 15,75%.

DADOS DA PESQUISA

Registro: TSE BR-05225/2026 / TRE RN-00337/2026
Período: 23/07 a 26/07
Margem de erro: 2,45 pontos percentuais
Intervalo de confiança: 95%
Abrangência: Rio Grande do Norte
Amostra: 1.600 eleitores
Realização: BG/Instituto Perfil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA BG/PERFIL – SENADO ESTIMULADA (1º VOTO): Styvenson lidera com 25,91%, seguido de Zenaide Maia com 14,19%

No cenário estimulado para o primeiro voto ao Senado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Styvenson Valentim (Podemos) aparece na liderança da pesquisa do Instituto Perfil em parceria com o Blog do BG.

Styvenson registra 25,91% das intenções de voto. Na sequência aparecem Zenaide Maia (PSD) com 14,19%, Rafael Motta (PDT) com 9,56%, Samanda Alves (PT) com 5,38%, Coronel Hélio (PL) com 3,56%, Rosália Fernandes (PSTU) com 1,88%, Sandro Pimentel (PSOL) com 1,75%, Luciana Lima (PSTU) com 1,13%, Tércio Tinôco (União Brasil) com 0,69% e Sônia Godeiro (PSOL) com 0,13%.

Os indecisos representam 23,13%, enquanto branco/nulo somam 12,69%.

DADOS DA PESQUISA

Registro: TSE BR-05225/2026 / TRE RN-00337/2026
Período: 23/07 a 26/07
Margem de erro: 2,45 pontos percentuais
Intervalo de confiança: 95%
Abrangência: Rio Grande do Norte
Amostra: 1.600 eleitores
Realização: BG/Instituto Perfil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA BG/PERFIL – PRESIDENTE ESPONTÂNEA: Lula lidera com 46,25%, seguindo de Flávio Bolsonaro com 15,06%

A pesquisa do Instituto Perfil, em parceria com o Blog do BG, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com ampla vantagem a corrida presidencial no Rio Grande do Norte no cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores.

Lula aparece com 46,25% das citações espontâneas. Em seguida, Flávio Bolsonaro (PL) surge com 15,06%. Depois aparecem Renan Santos (Missão) com 0,69%, Ronaldo Caiado (União Brasil) com 0,63%, Augusto Cury (Avante) com 0,25% e Romeu Zema (Novo) com 0,13%. Cabo Daciolo (Mobiliza) e Aldo Rebelo (DC) estão empatados com 0,06%.

Os indecisos somam 31,06%, enquanto 5,81% disseram que votariam em branco ou nulo.

DADOS DA PESQUISA

Registro: TSE BR-05225/2026 / TRE RN-00337/2026
Período: 23/07 a 26/07
Margem de erro: 2,45 pontos percentuais
Intervalo de confiança: 95%
Abrangência: Rio Grande do Norte
Amostra: 1.600 eleitores
Realização: BG/Instituto Perfil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA BG/PERFIL – PRESIDENTE ESTIMULADA: Lula tem 55,24% contra 20,56% de Flávio Bolsonaro

No cenário estimulado para presidente, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Lula amplia a vantagem sobre os adversários, segundo pesquisa do Instituto Perfil em parceria com o Blog do BG.

O petista registra 55,24% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Flávio Bolsonaro, com 20,56%. Na sequência vêm Ronaldo Caiado (1,94%), Renan Santos (1,38%), Augusto Cury (0,94%), Romeu Zema (0,56%), Joaquim Barbosa (0,38%) e Cabo Daciolo (0,31%). Os indecisos representam 10,06% e branco/nulo somam 8,63%.

DADOS DA PESQUISA

Registro: TSE BR-05225/2026 / TRE RN-00337/2026
Período: 23/07 a 26/07
Margem de erro: 2,45 pontos percentuais
Intervalo de confiança: 95%

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA BG/PERFIL – SENADO ESTIMULADA (SOMA DO 1º E 2º VOTO): Styvenson lidera com 16,56%, seguido de Zenaide Maia com 12,06%

Considerando a soma das intenções de voto para a primeira e a segunda vagas ao Senado, Styvenson Valentim (Podemos) lidera a disputa na pesquisa do Instituto Perfil, realizada em parceria com o Blog do BG.

Na soma dos dois votos, Styvenson aparece com 16,56%. Em seguida aparece Zenaide Maia (PSD) com 12,06%, Rafael Motta (PDT) com 8,75%, Coronel Hélio (PL) com 4,41%, Samanda Alves (PT) com 4,09%, Sandro Pimentel (PSOL) com 1,72%, Rosália Fernandes (PSTU) com 1,63%, Luciana Lima (PSTU) com 0,91%, Tércio Tinôco (União Brasil) com 0,84% e Sônia Godeiro (PSOL) com 0,19%.

Os indecisos somam 34,62%, enquanto branco/nulo são 14,22%.

DADOS DA PESQUISA

Registro: TSE BR-05225/2026 / TRE RN-00337/2026
Período: 23/07 a 26/07
Margem de erro: 2,45 pontos percentuais
Intervalo de confiança: 95%
Abrangência: Rio Grande do Norte
Amostra: 1.600 eleitores
Realização: BG/Instituto Perfil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA BG/PERFIL – REJEIÇÃO GOVERNADOR: Álvaro Dias é o mais rejeitado, seguido de Cadu Xavier e Allyson Bezerra

A pesquisa do Instituto Perfil, em parceria com o Blog do BG, também questionou os eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. Álvaro Dias (PL) foi o mais rejeitado, com 15,81%.

O segundo mais rejeitado é Cadu Xavier (PT), com 10,75%. Em seguida aparece Allyson Bezerra (União Brasil), com 3,81%. Robério Paulino (PSOL) é rejeitado por 3,50% dos eleitores, enquanto outros 2,25% responderam que rejeitam Dário Barbosa (PSTU).

Já 12,50% dos entrevistados disseram que rejeitam todos os candidatos, 35,50% responderam que não rejeitam nenhum e não sabem ou não responderam somaram 15,88%.

DADOS DA PESQUISA

Registro: TSE BR-05225/2026 / TRE RN-00337/2026
Período: 23/07 a 26/07
Margem de erro: 2,45 pontos percentuais
Intervalo de confiança: 95%
Abrangência: Rio Grande do Norte
Amostra: 1.600 eleitores
Realização: BG/Instituto Perfil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA BG/PERFIL – GOVERNADOR ESPONTÂNEA: Allyson Bezerra lidera, seguido de Álvaro Dias e Cadu Xavier

O primeiro levantamento do Instituto Perfil, em parceria com o Blog do BG, aponta que Allyson Bezerra (União Brasil) lidera no voto espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, a disputa pelo Governo do Estado.

Neste cenário, Allyson aparece com 19,25%, seguido de Álvaro Dias (PL) com 7,44% e Cadu Xavier (PT) com 6,81%. Já Dário Barbosa (PSTU) pontuou apenas 0,06%. Robério Paulino (PSOL) não foi citado.

Indecisos somam 59,43% dos entrevistados, enquanto branco/nulo são 5,19%. Foram citados também outros nomes que não disputarão o Governo do estado: Fátima Bezerra (1,13%), Styvenson Valentim (0,44%), Galeno Torquato (0,19%) e Sargento Gonçalves (0,06%).

DADOS DA PESQUISA

Registro: TSE BR-05225/2026 / TRE RN-00337/2026
Período: 23/07 a 26/07
Margem de erro: 2,45 pontos percentuais
Intervalo de confiança: 95%
Abrangência: Rio Grande do Norte
Amostra: 1.600 eleitores
Realização: BG/Instituto Perfil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA BG/PERFIL – GOVERNADOR ESTIMULADA: Allyson lidera com 32,93%, seguido de Álvaro Dias com 20,38% e Cadu Xavier com 10,31%

O primeiro levantamento do Instituto Perfil, em parceria com o Blog do BG, aponta que Allyson Bezerra (União Brasil) lidera a disputa para governador, no cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados.

Neste cenário, Allyson lidera com 32,93%. Em seguida aparece Álvaro Dias (PL) com 20,38%, enquanto Cadu Xavier tem 10,31%. Robério Paulino (PSOL) surge com 1,31% e Dário Barbosa (PSTU) registra 1,06%. Indecisos somam 20,38%. Já branco/nulo são 13,63%.

DADOS DA PESQUISA

Registro: TSE BR-05225/2026 / TRE RN-00337/2026
Período: 23/07 a 26/07
Margem de erro: 2,45 pontos percentuais
Intervalo de confiança: 95%
Abrangência: Rio Grande do Norte
Amostra: 1.600 eleitores
Realização: BG/Instituto Perfil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Pôr do Samba acontece neste sábado (1) com programação gratuita na Prainha Via Costeira

Fotos: Divulgação

Com patrocínio da Unimed Natal, por meio do Programa Djalma Maranhão, da Prefeitura do Natal, e da Tanlux, Eisenbahn e Coca-Cola, por meio do Programa Câmara Cascudo, o Pôr do Samba realiza mais uma edição neste sábado (1º), na Prainha Via Costeira. Com programação gratuita, o evento promete reunir música e entretenimento em um dos cenários mais bonitos de Natal, oferecendo ao público uma experiência completa à beira-mar.

A programação será comandada pelo grupo Caju Pra Baixo, que fará sua primeira apresentação em Natal. O evento contará ainda com shows de Mesa Doze, Além do Normal, Pagode do Coxa e Davizão, reunindo artistas nacionais e potiguares em uma line-up que promete animar o público durante toda a programação.

Além dos shows, o Pôr do Samba oferecerá um ambiente pensado para toda a família, com uma estrutura voltada para o conforto e a experiência do público, valorizando um dos cartões-postais da capital potiguar.

Consolidado no calendário de eventos do Rio Grande do Norte, o Pôr do Samba reforça a proposta de democratizar o acesso ao entretenimento de qualidade, promovendo um encontro entre música, cultura, lazer e o pôr do sol da Via Costeira.

A organização reforça que os ingressos gratuitos terão validade somente até as 18h do dia 1º de agosto. Após esse horário, a entrada com esse tipo de ingresso não será permitida, mesmo para quem tenha realizado a retirada antecipadamente.

A produção do Pôr do Samba é da FF Entretenimento. Mais informações: @pordosambanatal.

Serviço:
Pôr do Samba
Data: 1º de agosto de 2026
Horário: A partir das 15h
Local: Prainha Via Costeira – Natal/RN
Atrações: Caju Pra Baixo, Mesa Doze, Além do Normal, Pagode do Coxa e Davizão
Informações: @pordosambanatal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pesquisa TS2/TCM: Walter Alves lidera nominata do MDB e figura entre os mais citados

Foto: Divulgação 

O presidente estadual do MDB e pré-candidato a deputado estadual, Walter Alves, aparece entre os nomes mais citados na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, de acordo com a pesquisa TS2/TCM divulgada nesta terça-feira (28). Entre os integrantes da nominata do MDB, Walter é o mais bem colocado no levantamento.

O resultado reforça o fortalecimento da pré-candidatura de Walter Alves, que tem intensificado a agenda de visitas aos municípios, reuniões com lideranças políticas e encontros com apoiadores em todas as regiões do estado, ampliando o diálogo e consolidando apoios para as eleições deste ano.

Além de liderar a nominata do MDB, o desempenho na pesquisa confirma a competitividade do projeto político construído por Walter Alves e evidencia o reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo de sua trajetória pública em favor dos municípios e da população do Rio Grande do Norte.

A pesquisa TS2/TCM ouviu 1.800 eleitores em 70 municípios do Rio Grande do Norte, entre os dias 22 e 25 de julho. O levantamento tem margem de erro de 2,3 pontos percentuais, nível de confiança de 95% e está registrado na Justiça Eleitoral sob os números BR-06751/2026 e RN-02277/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *