Saúde

COVID-19: Análise em cima de série de estudos destaca efeitos positivos da ivermectina e confirma eficácia no tratamento precoce ou logo após o aparecimento de sintomas

Foto: Getty Images

Estudos significativos sobre o uso de ivermectina para COVID-19 mostram o tamanho do efeito e o valor associado para resultados em comparação com um grupo de controle. Conforme análise, a ivermectina é eficaz contra o novo coronavírus.

Em cima da interpretação de estudo (em destaque na íntegra no fim do post) disponibilizado nesta quinta-feira(26), 100% das análises relatam efeitos positivos. A probabilidade de um tratamento ineficaz gerar resultados tão positivos quanto os 19 estudos até o momento é estimada em 1 em 524 mil (p = 0,0000019).

“O tratamento precoce é mais bem-sucedido, com uma redução estimada de 91% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,09 [0,02-0,40]”, diz introdução.

A introdução do estudo ainda destaca que 100% dos 8 Ensaios Controlados Randomizados (RCTs) relatam efeitos positivos, com uma redução estimada de 72% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,28 [0,13-0,59].

“Também foi realizada uma análise simples da distribuição dos efeitos do estudo. Se o tratamento não fosse eficaz, os efeitos observados seriam distribuídos aleatoriamente (ou mais provavelmente negativos se o tratamento fosse prejudicial). Podemos calcular a probabilidade de que a porcentagem observada de resultados positivos (ou superior) possa ocorrer devido ao acaso com um tratamento ineficaz (a probabilidade de> = k caras em n lançamentos de moeda ou o teste de sinal unilateral / teste binomial). A análise do viés de publicação é importante e podem ser necessários ajustes se houver um viés para a publicação de resultados positivos”.

A Figura em destaque(abaixo) mostra os estágios de possível tratamento para COVID-19. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) refere-se a tomar medicamentos regularmente antes de ser infectado, a fim de prevenir ou minimizar a infecção. Na Profilaxia Pós-Exposição (PEP), a medicação é tomada após a exposição, mas antes que os sintomas apareçam. O Tratamento Precoce refere-se ao tratamento imediatamente ou logo após o aparecimento dos sintomas, enquanto o Tratamento Tardio se refere ao tratamento mais tardio.

Foto: Reprodução

Discussão

A publicação é frequentemente enviesada para resultados positivos, que precisaríamos ajustar ao analisar a porcentagem de resultados positivos. Para ivermectina, atualmente não há dados suficientes para avaliar o viés de publicação com alta confiança. Um método para avaliar o viés é examinar estudos prospectivos e retrospectivos. É provável que estudos prospectivos sejam publicados independentemente do resultado, enquanto estudos retrospectivos são mais propensos a exibir viés. Por exemplo, os pesquisadores podem realizar análises preliminares com esforço mínimo e os resultados podem influenciar sua decisão de continuar. Os estudos retrospectivos também fornecem mais oportunidades para as especificações da extração de dados e ajustes para influenciar os resultados. Embora alguns efeitos não sejam estatisticamente significativos quando considerados isoladamente, atualmente todos os estudos com ivermectina relatam efeitos positivos. Notamos que 12 dos 19 estudos são estudos prospectivos.

As metanálises típicas envolvem critérios de seleção subjetivos, regras de extinção de efeitos e avaliação do viés do estudo, que podem ser usados ​​para desviar os resultados em direção a um resultado específico. Para evitar vieses, incluímos todos os estudos e usamos um método pré-especificado para extrair os resultados de todos os estudos. Notamos que, atualmente, para a ivermectina, seria uma forma extrema de escolha seletiva por meio de critérios de seleção, regras de extração de efeito e / ou avaliação de viés, a fim de evitar um resultado positivo estatisticamente significativo.

Conclusão

A ivermectina é um tratamento eficaz para COVID-19. A probabilidade de um tratamento ineficaz gerar resultados tão positivos quanto os 19 estudos até o momento é estimada em 1 em 524 mil (p = 0,0000019). O tratamento precoce é mais bem-sucedido, com uma redução estimada de 91% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,09 [0,02-0,40].

Íntegra de estudo pode ser conferida em https://ivmmeta.com/#fig_treatment.

 

Opinião dos leitores

  1. A resposta para esses tipos de tratamento sem " DADOS CIENTIFICOS" é, toma quem quiser, se você quer pelo menos tentar diminuir o efeito do vírus tome ele e outros, se não quiser por não acreditar em nenhum medicamento porque não tem nada comprovado cientificamente, aguarde a tubalina e boa sorte.

  2. O estudo é bom pra quem não entende de pesquisa, porque pela discussão você já vê que trata-se de um amontoado de estudo sem qualidade. Na ciência, quando não se tem evidências suficiente a hipótese é numa!
    Xau.

  3. Kkkkk… Milhares de pessoas morrendo mundo e o município de Natal com todo conhecimento da cura.
    Vacina pra quê???
    Kkkkkkk…

  4. Este estudo foi publicado em periódicos e revisado por pares? É apenas enas uma revisão, na verdade um amontoado de estudos e relatos de casos, sem qualidade suficiente para estabelecer a eficácia da Ivermectina. Não muda nada em relação ao que já tínhamos. Não há um estudo clínico de qualidade (randomizado e controlado) mostrando eficácia dessa medicação.
    A maioria das pessoas se recupera de Covid com ou sem Ivermectina. Por outro lado, nas UTIs Covid há pacientes muitos que fizeram uso desse fármaco.

  5. Não tomem o remédio do Bôzo. Fiquem em casa. Inclusive fique em casa o resto a gente ver depois!

  6. Só procure atendimento médico em caso de falta de ar. Foi o que disse o antigo ministro da saúde, com ampla divulgação e apoio dos cientistas midiaticos e o pessoal da esquerda fique em casa.

  7. A sociedade de infectologia do Brasil e dos EUA têm que analisar os dados e defenir uma posicão,a priori o estudo foi feito,com ampla bibliografia.

  8. Eu já sabia! Aqui em casa, todos tomamos preventivamente. Zero infecção (Ou, se alguém foi contaminado, zero sintomas).

    1. Posologia Ivermectina:
      Como prevenção: 1 comprimido 6mg para cada 30 kg de peso. Repetir 30/60 dias.
      Crianças com menos de 30 kg não devem tomar. Grávidas e mães que amamentam devem consultar seu médico antes.
      Como tratamento precoce, procurar orientação médica, pois, além da Ivermectina, os médicos (com algumas variações) estão receitando também Hidroxicloroquina, antibiótico, anti-inflamatório, anticoagulante, suplementos de Vitaminas C, D e Zinco, etc

  9. Difícil fazer com que alguns doutores saibam. interpretar essa matéria, fazer o que? Se para alguns doutores, ávidos por exposição na mídia, isso é difícil, imagine para os Pixulecos, touros tungoes E Manoeis Manes da vida, todos interesseiros ou burros mesmo.

  10. Lógico que isso tinha salvado a vida de milhões de pessoas, se não fosse a questão política, inclusive, do "maneta" .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Adesivaço nas zonas Norte e Sul de Natal marca largada da campanha da deputada Carla Dickson


Divulgação / Campanha Carla Dickson

A deputada federal Carla Dickson (PL-RN) deu, neste domingo (16), a largada oficial à sua campanha à reeleição com uma grande mobilização de apoiadores em Natal. O adesivaço foi realizado simultaneamente nas zonas Sul e Norte da capital potiguar e marcou o início da caminhada eleitoral da parlamentar pelas ruas da cidade.

Na Zona Sul, a mobilização aconteceu na Rua Raimundo Chaves, em Candelária. Já na Zona Norte, os apoiadores se concentraram na Avenida Governador Antônio Melo e Souza, no bairro Potengi.

A movimentação reuniu apoiadores e reforçou a presença de Carla Dickson em diferentes regiões da capital. Para a deputada, iniciar a campanha ao lado das pessoas que acompanham seu trabalho representa um momento de renovação do compromisso com o Rio Grande do Norte.

“Foi uma largada muito especial, ao lado de pessoas que acreditam no nosso trabalho e que estiveram conosco nesta caminhada. Começamos oficialmente essa campanha com muita energia, fé e disposição para continuar trabalhando pelo nosso Rio Grande do Norte. A partir de agora, vamos percorrer as ruas, conversar com as pessoas e apresentar tudo o que já fizemos e o que ainda queremos fazer pelo nosso Estado”, afirmou Carla Dickson.

O adesivaço marcou o início da agenda de rua da campanha de Carla Dickson, que pretende intensificar, nas próximas semanas, a presença nos municípios potiguares e o contato direto com os eleitores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Futuro na Suíça”: mensagens da PF revelam tratativas de Lulinha com lobista e reuniões com o Planalto


Montagem: Metrópoles

Mensagens obtidas com exclusividade pela Polícia Federal (PF) indicam que a relação entre Fábio LuÍs Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a lobista Roberta Luchsinger ultrapassava a amizade pessoal e envolvia tratativas diretas sobre negócios e lobby no governo federal. Investigações da PF apontam que Lulinha tinha conhecimento das atividades de Roberta, além de comentar, coordenar e participar de agendas com integrantes do núcleo duro do Palácio do Planalto.

Em uma das conversas interceptadas, ocorrida em 22 de marco de 2024, Roberta afirma a Lulinha que ambos trabalham em um “nível diferenciado” e projeta o futuro da dupla na Suíça. No mesmo diálogo, o filho do presidente relata sua participação em reuniões com Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola, ex-chefe de gabinete e braço-direito de Lula, e com Swedenberger Barbosa, o Berger, então secretário-executivo do Ministério da Saúde.

À época, Marcola despachava na antessala da Presidência e intermediava o contato entre o mandatário e os ministérios. Já Berger foi responsável por facilitar a entrada no Ministério da Saúde do empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, apontado como articulador de uma tentativa de venda milionária de cannabis medicinal ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A Polícia Federal identificou que Roberta Luchsinger recebeu repasses de R$ 1,5 milhão do Careca do INSS. Em uma das transferências, o operador declarou a um interlocutor que os valores seriam direcionados ao “filho do rapaz”, expressão atribuída pelos investigadores a Lulinha. As análises da PF indicam ainda que as menções a “Fernando” e “Fefe” nos diálogos referem-se a Fernando Bittar, ex-sócio de Lulinha e proprietário formal do sítio de Atibaia.

Com informações do Blog Tácio Lorran / Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio diz que indicará quatro ministros do STF contra aborto e drogas


Foto: Reprodução

O candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo 16 que, se eleito, indicará quatro ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF) contrários ao aborto e à legalização das drogas. A declaração foi feita durante o lançamento oficial da campanha, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

“O Brasil vai vencer porque eu vou indicar quatro ministros do STF. Homens e mulheres que serão contra o aborto, contra as drogas”, declarou Flávio.

O candidato acrescentou que pretende escolher ministros que respeitem a Constituição e não utilizem o cargo para perseguir adversários políticos. A fala reforça o compromisso de adotar critérios conservadores nas futuras indicações para a Corte.

Perfil conservador para o STF

O candidato já havia antecipado que pretende indicar ao Supremo nomes com conhecimento jurídico e posicionamento conservador. Flávio critica decisões que classifica como “ativismo judicial”, principalmente nas discussões envolvendo aborto e descriminalização das drogas.

As indicações para o STF são feitas pelo presidente da República. Cada nome precisa passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e receber a aprovação da maioria dos senadores antes da nomeação.

Atualmente, Cármen Lúcia é a única mulher entre os 11 ministros do Supremo. Flávio chegou a procurar uma mulher para ocupar a vice-presidência, mas escolheu o deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL). A definição contribuiu para que a eleição presidencial de 2026 se tornasse a primeira deste século sem mulheres nas principais chapas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF apreende no Paraguai avião avaliado em R$ 120 milhões ligado a Daniel Vorcaro

Foto: reprodução

A Polícia Federal localizou e apreendeu em Assunção, no Paraguai, uma aeronave avaliada em R$ 120 milhões e ligada ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro, no âmbito da operação Compliance Zero. A informação foi confirmada pela CNN Brasil.

O avião retornou ao Brasil na tarde deste domingo (16), com apoio da adidância da PF no Paraguai e da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad/PY), e ficará no Aeroporto Internacional de Brasília para as medidas judiciais cabíveis.

A PF também realiza cooperação internacional para localizar outros bens de Vorcaro no exterior. Um iate e uma mansão, avaliados em cerca de R$ 500 milhões, já foram identificados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SOBE O MAIS QUERIDO: ABC vence o Nacional-AM e conquista o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro 2027

Imagem: reprodução/YouTube/Metrópoles

O ABC está de volta à Série C do Campeonato Brasileiro em 2027! O Alvinegro venceu novamente o Nacional-AM e garantiu o acesso. O Mais Querido já havia vencido o jogo de ida em Manaus.

A vitória alvinegra por 1 a 0 na Arena das Dunas neste domingo (16) veio com gol do ídolo Wallyson, em cobrança de pênalti, aos 33 minutos do primeiro tempo. Além da vaga na Série C 2027, o ABC também avançou às semifinais da Série D, e disputará contra o Uberlândia-MG uma vaga na final.

Recorde de público

Além do acesso conquistado a torcida do ABC quebrou o recorde de público da Arena das Dunas com 31.059 presentes, superando os 30.575 espectadores de América x Flamengo, em 2014.

Opinião dos leitores

  1. Primeiro round kkkk, as PAQUITAS VERMELHINHAS vão voltar a comer a D, agora esperem….essa foi a primeira derrota dos vermelhos, em outubro vem outra derrota.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

31.059 ALVINEGROS: Frasqueira lota Arena das Dunas e quebra recorde de público

Foto: Alisson Almeida

Imagem: reprodução/YouTube/Metrópoles

A Frasqueira quebrou o recorde de público da Arena das Dunas neste domingo (16), na partida contra o Nacional-AM pelas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro.

O público total presente foi de 31.059 torcedores, superando os 30.575 espectadores de América-RN x Flamengo em 2014.

O público pagante registrado também foi recorde, 30.125, já o público não pagante foi 934. O público pagante superou o antigo recorde que também pertencia ao confronto entre América e Flamengo, 27.831 torcedores.

A renda total do duelo entre ABC e Nacional-AM foi de R$ 876.004,00

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA avaliam novas sanções contra Alexandre de Moraes após caso de quebra de sigilo de fonte jornalística, diz Financial Times

Foto: Cristiano Mariz/O Globo

O governo dos Estados Unidos avalia voltar a aplicar sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, segundo o Financial Times. A possibilidade ocorre em meio à deterioração das relações diplomáticas entre o Brasil e os EUA. Outro fator considerado é o caso de quebra de sigilo de fonte contra um jornalista no Maranhão que havia feito denúnicas contra o ministro Flávio Dino.

De acordo com fontes ouvidas pelo jornal, a reaplicação de medidas previstas na Lei Magnitsky está “sob consideração”, mas ainda não há definição sobre quais seriam aplicadas.

A discussão teria sido reacendida após Moraes autorizar buscas contra um ex-secretário do governo do Maranhão apontado como fonte de um jornalista que publicou informações sobre o uso de carros oficiais pela família do ministro Flávio Dino. Moraes afirmou que os dados foram obtidos e divulgados ilegalmente e poderiam colocar em risco a segurança de sua família.

Os EUA já haviam sancionado Moraes em agosto de 2025, sob acusações de censura, detenções arbitrárias e processos politizados. Caso sejam novamente aplicadas, as sanções podem congelar ativos nos EUA e impedir negócios com empresas e cidadãos americanos.

Opinião dos leitores

  1. Criaram o Monstro, Alimentaram o Monstro , e agora quem vai prender o Monstro? … convivam com o Monstro Jornalistas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “O barbudo tem o STF, o dinheiro da corrupção e os presídios lotados batendo palma para ele”, diz Alfredo Gaspar, vice de Flávio

Assim como fez Flávio Bolsonaro, o deputado federal e candidato a vice-presidente Alfredo Gaspar (PL-AL) também não poupou críticas ao presidente Lula.

Gaspar afirmou neste domingo (16), durante o primeiro ato oficial de campanha na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que o “barbudo”, em referência a Lula, “tem o STF, o dinheiro da corrupção, os presídios lotados batendo palma para ele, mas o povo de bem do Brasil tem Flávio Bolsonaro”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eleitorado jovem recua 22% em 16 anos com envelhecimento da população

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O envelhecimento da população brasileira já reflete no perfil do eleitorado. Entre 2010 e 2026, a participação dos eleitores de 16 a 24 anos caiu 22%, segundo levantamento do Instituto Nexus, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em números absolutos, o grupo perdeu 5,5 milhões de eleitores, caindo de 24,7 milhões para 19,2 milhões.

No mesmo período, o eleitorado total cresceu 17%, de 135,8 milhões para 158,8 milhões, fazendo a participação dos jovens cair de 18,2% para 12,5%.

Já o número de eleitores com 60 anos ou mais aumentou cerca de 74% desde 2010 e já supera 36,8 milhões.

O levantamento também mostra que a participação dos jovens nas urnas permanece alta. Nas últimas eleições, 78,5% dos eleitores de 18 a 24 anos compareceram ao primeiro turno. Entre os jovens de 16 e 17 anos, o índice chegou a 82,9%, acima da média nacional que foi de 79,1%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Flávio Bolsonaro interrompe discurso para pedir resgate de crianças que se afogavam em Copacabana

O disurso de abertura da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL), na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi interrompido neste domingo (16) após duas crianças sofrerem um princípio de afogamento no mar.

A dificuldade dos menores na água agitada foi percebida por apoiadores, que alertaram a organização. Flávio interrompeu o discurso e pediu, pelo sistema de som do trio elétrico, ajuda urgente aos bombeiros e surfistas.

Os guarda-vidas retiraram as crianças com segurança e prestaram os primeiros atendimentos na areia. Ambas passam bem.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *