Saúde

COVID-19: Análise em cima de série de estudos destaca efeitos positivos da ivermectina e confirma eficácia no tratamento precoce ou logo após o aparecimento de sintomas

Foto: Getty Images

Estudos significativos sobre o uso de ivermectina para COVID-19 mostram o tamanho do efeito e o valor associado para resultados em comparação com um grupo de controle. Conforme análise, a ivermectina é eficaz contra o novo coronavírus.

Em cima da interpretação de estudo (em destaque na íntegra no fim do post) disponibilizado nesta quinta-feira(26), 100% das análises relatam efeitos positivos. A probabilidade de um tratamento ineficaz gerar resultados tão positivos quanto os 19 estudos até o momento é estimada em 1 em 524 mil (p = 0,0000019).

“O tratamento precoce é mais bem-sucedido, com uma redução estimada de 91% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,09 [0,02-0,40]”, diz introdução.

A introdução do estudo ainda destaca que 100% dos 8 Ensaios Controlados Randomizados (RCTs) relatam efeitos positivos, com uma redução estimada de 72% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,28 [0,13-0,59].

“Também foi realizada uma análise simples da distribuição dos efeitos do estudo. Se o tratamento não fosse eficaz, os efeitos observados seriam distribuídos aleatoriamente (ou mais provavelmente negativos se o tratamento fosse prejudicial). Podemos calcular a probabilidade de que a porcentagem observada de resultados positivos (ou superior) possa ocorrer devido ao acaso com um tratamento ineficaz (a probabilidade de> = k caras em n lançamentos de moeda ou o teste de sinal unilateral / teste binomial). A análise do viés de publicação é importante e podem ser necessários ajustes se houver um viés para a publicação de resultados positivos”.

A Figura em destaque(abaixo) mostra os estágios de possível tratamento para COVID-19. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) refere-se a tomar medicamentos regularmente antes de ser infectado, a fim de prevenir ou minimizar a infecção. Na Profilaxia Pós-Exposição (PEP), a medicação é tomada após a exposição, mas antes que os sintomas apareçam. O Tratamento Precoce refere-se ao tratamento imediatamente ou logo após o aparecimento dos sintomas, enquanto o Tratamento Tardio se refere ao tratamento mais tardio.

Foto: Reprodução

Discussão

A publicação é frequentemente enviesada para resultados positivos, que precisaríamos ajustar ao analisar a porcentagem de resultados positivos. Para ivermectina, atualmente não há dados suficientes para avaliar o viés de publicação com alta confiança. Um método para avaliar o viés é examinar estudos prospectivos e retrospectivos. É provável que estudos prospectivos sejam publicados independentemente do resultado, enquanto estudos retrospectivos são mais propensos a exibir viés. Por exemplo, os pesquisadores podem realizar análises preliminares com esforço mínimo e os resultados podem influenciar sua decisão de continuar. Os estudos retrospectivos também fornecem mais oportunidades para as especificações da extração de dados e ajustes para influenciar os resultados. Embora alguns efeitos não sejam estatisticamente significativos quando considerados isoladamente, atualmente todos os estudos com ivermectina relatam efeitos positivos. Notamos que 12 dos 19 estudos são estudos prospectivos.

As metanálises típicas envolvem critérios de seleção subjetivos, regras de extinção de efeitos e avaliação do viés do estudo, que podem ser usados ​​para desviar os resultados em direção a um resultado específico. Para evitar vieses, incluímos todos os estudos e usamos um método pré-especificado para extrair os resultados de todos os estudos. Notamos que, atualmente, para a ivermectina, seria uma forma extrema de escolha seletiva por meio de critérios de seleção, regras de extração de efeito e / ou avaliação de viés, a fim de evitar um resultado positivo estatisticamente significativo.

Conclusão

A ivermectina é um tratamento eficaz para COVID-19. A probabilidade de um tratamento ineficaz gerar resultados tão positivos quanto os 19 estudos até o momento é estimada em 1 em 524 mil (p = 0,0000019). O tratamento precoce é mais bem-sucedido, com uma redução estimada de 91% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,09 [0,02-0,40].

Íntegra de estudo pode ser conferida em https://ivmmeta.com/#fig_treatment.

 

Opinião dos leitores

  1. A resposta para esses tipos de tratamento sem " DADOS CIENTIFICOS" é, toma quem quiser, se você quer pelo menos tentar diminuir o efeito do vírus tome ele e outros, se não quiser por não acreditar em nenhum medicamento porque não tem nada comprovado cientificamente, aguarde a tubalina e boa sorte.

  2. O estudo é bom pra quem não entende de pesquisa, porque pela discussão você já vê que trata-se de um amontoado de estudo sem qualidade. Na ciência, quando não se tem evidências suficiente a hipótese é numa!
    Xau.

  3. Kkkkk… Milhares de pessoas morrendo mundo e o município de Natal com todo conhecimento da cura.
    Vacina pra quê???
    Kkkkkkk…

  4. Este estudo foi publicado em periódicos e revisado por pares? É apenas enas uma revisão, na verdade um amontoado de estudos e relatos de casos, sem qualidade suficiente para estabelecer a eficácia da Ivermectina. Não muda nada em relação ao que já tínhamos. Não há um estudo clínico de qualidade (randomizado e controlado) mostrando eficácia dessa medicação.
    A maioria das pessoas se recupera de Covid com ou sem Ivermectina. Por outro lado, nas UTIs Covid há pacientes muitos que fizeram uso desse fármaco.

  5. Não tomem o remédio do Bôzo. Fiquem em casa. Inclusive fique em casa o resto a gente ver depois!

  6. Só procure atendimento médico em caso de falta de ar. Foi o que disse o antigo ministro da saúde, com ampla divulgação e apoio dos cientistas midiaticos e o pessoal da esquerda fique em casa.

  7. A sociedade de infectologia do Brasil e dos EUA têm que analisar os dados e defenir uma posicão,a priori o estudo foi feito,com ampla bibliografia.

  8. Eu já sabia! Aqui em casa, todos tomamos preventivamente. Zero infecção (Ou, se alguém foi contaminado, zero sintomas).

    1. Posologia Ivermectina:
      Como prevenção: 1 comprimido 6mg para cada 30 kg de peso. Repetir 30/60 dias.
      Crianças com menos de 30 kg não devem tomar. Grávidas e mães que amamentam devem consultar seu médico antes.
      Como tratamento precoce, procurar orientação médica, pois, além da Ivermectina, os médicos (com algumas variações) estão receitando também Hidroxicloroquina, antibiótico, anti-inflamatório, anticoagulante, suplementos de Vitaminas C, D e Zinco, etc

  9. Difícil fazer com que alguns doutores saibam. interpretar essa matéria, fazer o que? Se para alguns doutores, ávidos por exposição na mídia, isso é difícil, imagine para os Pixulecos, touros tungoes E Manoeis Manes da vida, todos interesseiros ou burros mesmo.

  10. Lógico que isso tinha salvado a vida de milhões de pessoas, se não fosse a questão política, inclusive, do "maneta" .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PGR se manifesta e diz não se opor à cirurgia de Bolsonaro no Natal

Foto: Rosinei Coutinho/STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou favoravelmente ao pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para internação e cirurgia de hérnia inguinal bilateral.

A Procuradoria-Geral da República não se opõe aos pedidos de condução do apenado Jair Messias Bolsonaro ao Hospital DF Star em 24.12.2025 para realização de exames preparatórios para posterior cirurgia em 25.12.2025. Não se opõe, igualmente, à presença dos acompanhantes nomeados pela defesa“, afirma.

Com a manifestação da PGR, caberá agora ao ministro Alexandre de Moraes decidir se referenda as datas e definir as condições de transferência e custódia do ex-presidente.

O parecer autoriza a transferência de Bolsonaro ao hospital DF Star, em Brasília, nesta quarta-feira (24), para exames preparatórios, e a realização da cirurgia na quinta-feira (25), dia de Natal. A PGR também concorda com a presença de Michelle Bolsonaro como acompanhante principal e dos filhos Carlos e Flávio Bolsonaro como acompanhantes secundários.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa de Bolsonaro pede internação na quarta (24) e cirurgia na quinta (25); PGR tem 24h para se manifestar

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu autorização para transferi-lo na quarta-feira (24) ao hospital DF Star, em Brasília, onde deverá realizar exames preparatórios para uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral, prevista para o dia 25.

Os advogados também solicitam que Michelle Bolsonaro atue como acompanhante principal durante a internação e que os filhos Carlos e Flávio Bolsonaro possam acompanhá-lo de forma eventual.

Laudo da perícia médica oficial da PF confirmou o diagnóstico de hérnia inguinal bilateral e indicou a necessidade de cirurgia, mas sem caráter de urgência. O procedimento foi classificado como cirurgia eletiva.

O pedido será analisado após manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que tem prazo de 24 horas. Em seguida, caberá ao ministro Alexandre de Moraes decidir sobre a transferência, a data do procedimento e as regras de custódia e acompanhamento familiar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes confirma que teve reuniões com Galípolo e diz que encontros foram pra tratar sobre a Lei Magnitsky

Foto: Rosinei Coutinho/STF; Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou, em nota divulgada nesta terça-feira (23), que se reuniu com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para tratar exclusivamente dos efeitos da Lei Magnitsky, aplicada pelo governo dos Estados Unidos contra ele e familiares.

Segundo Moraes, além de Galípolo, também houve encontros com dirigentes do Banco do Brasil, Itaú, BTG, Santander, Febraban e da Confederação Nacional das Instituições Financeiras. De acordo com o ministro, todas as reuniões tiveram como foco as “graves consequências” da sanção, especialmente a manutenção de contas bancárias, cartões e movimentações financeiras.

A manifestação ocorre após reportagem da colunista Malu Gaspar, de O Globo, que afirmou que Moraes teria procurado Galípolo ao menos quatro vezes para interceder em favor do Banco Master, do banqueiro Daniel Vorcaro. Segundo a publicação, três encontros teriam sido presenciais e um por telefone.

Leia a nota de Moraes em resposta à reportagem da colunista Malu Gaspar, em seu blog no jornal O Globo:

“O ministro Alexandre de Moraes esclarece que, em virtude da aplicação da Lei Magnitsky, recebeu para reuniões o presidente do Banco Central, a presidente do Banco do Brasil e o presidente e o vice-presidente Jurídico do Banco Itaú. Além disso, participou de reunião conjunta com os presidentes da Confederação Nacional das Instituições Financeira, da Febraban, do BTG e os vice-presidentes do Santander e Itaú.

Em todas as reuniões, foram tratados exclusivamente assuntos específicos sobre as graves consequências da aplicação da referida lei, em especial a possibilidade de manutenção de movimentação bancária, contas correntes, cartões de crédito e débito.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal em Macaíba reúne 20 mil pessoas no show de Joelma


Imagens: Edeilson Morais

O Natal em Macaíba foi encerrado em grande estilo com o show da cantora Joelma, que reuniu aproximadamente 20 mil pessoas e marcou mais uma edição de sucesso da programação natalina no município. A noite contou ainda com apresentações de Cezinha Garcia e Jeff Costa, garantindo diversidade musical e muita animação para o público.

A expectativa pelo show principal tomou conta da cidade desde as primeiras horas do dia. Fãs de Joelma começaram a chegar à Avenida Mônica Dantas ainda pela manhã, demonstrando carinho e fidelidade à artista, que é uma das mais populares do país.

No palco, Joelma empolgou o público ao interpretar seus antigos e novos sucessos, levando uma multidão a cantar e dançar do início ao fim da apresentação. A energia contagiante da cantora transformou o encerramento do Natal em Macaíba em um momento inesquecível para moradores e visitantes.

O prefeito Emídio Júnior destacou a grandiosidade do evento e a forte participação popular. “Ver essa multidão reunida é a prova de que o Natal em Macaíba é feito para as pessoas. A presença de Joelma aqui representa a realização de um sonho, especialmente para os fãs da artista e para o nosso município, que viveu uma noite histórica”, afirmou.

Além de promover lazer e diversão, o evento teve impacto positivo na economia local. O Natal em Macaíba fomentou o comércio, gerou ocupação, emprego e renda, garantindo renda extra para ambulantes, comerciantes, profissionais da cadeia de eventos e diversos trabalhadores envolvidos na realização da festa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jair Bolsonaro alega ‘questão de saúde’ e cancela primeira entrevista que daria após prisão

Foto: Paulo Cappelli – Metrópoles

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou a entrevista que concederia ao jornalista Paulo Cappelli do portal Metrópoles.

A entrevista aconteceria às 11h desta terça-feira (23/12), no entanto, Bolsonaro cancelou algando ‘questão de saúde’, como mostra um bilhete manuscrito comunicado à coluna de Paulo Cappelli o cancelamento da entrevista.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia autorizado a conversa na Superintendência da Polícia Federal, onde Bolsonaro está preso desde o dia 22 de novembro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Ataque a ônibus na BR-101 pode ter ligação com conflito entre torcidas

Foto: Reprodução

Um ônibus do transporte coletivo foi alvo de um ataque na noite desta segunda-feira (22), enquanto trafegava pela BR-101, no bairro de Candelária, em Natal. O veículo pertence à empresa Trampolim da Vitória e fazia normalmente a linha J – Parnamirim/Natal, via Passagem de Areia, no momento da ocorrência.

De acordo com a Polícia Militar, o coletivo foi cercado por um grupo de pessoas que passou a arremessar pedras contra o ônibus, provocando pânico entre os passageiros. Cerca de 15 pessoas estavam no veículo no momento do ataque. Apesar da gravidade da situação, não há confirmação oficial de feridos.

A suspeita é de que a ação esteja relacionada a conflitos entre torcidas organizadas, já que haveria integrantes de uma torcida rival dentro do ônibus. A Polícia Militar foi acionada, mas os responsáveis fugiram antes da chegada das viaturas.

Por meio de nota, a empresa Trampolim da Vitória lamentou o ocorrido e classificou o ataque como inadmissível. Segundo a empresa, o ônibus ficou completamente danificado, e o episódio colocou em risco a vida de passageiros, motorista e colaboradores.

A concessionária destacou ainda que o transporte público é um serviço essencial e não pode ser alvo de violência motivada por conflitos alheios à sua atividade. A empresa ressaltou que ações desse tipo geram prejuízos, reduzem a frota disponível e afetam diretamente trabalhadores, estudantes e famílias que dependem diariamente dos ônibus para se deslocar pela cidade.

A Trampolim da Vitória informou que se solidariza com os passageiros e funcionários envolvidos e reforçou a necessidade de medidas que garantam mais segurança ao transporte coletivo. O caso deverá ser investigado para identificar os autores e esclarecer as circunstâncias do ataque.

Denúncias que possam ajudar nas investigações podem ser feitas de forma anônima pelos números 190 ou 181.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Luminova realiza ação de verão em Pirangi e oferece condições especiais de matrículas

Fotos: Divulgação

A escola Luminova Natal promove, entre os dias 26 de dezembro e 1º de fevereiro, uma ação de verão em Pirangi para apresentar sua proposta pedagógica e ampliar o contato com famílias interessadas em matrículas para o ano letivo de 2026. A iniciativa acontece de quinta a domingo, no Blow Planet, parque de brinquedos infláveis localizado na Rua Luiz Gonzaga Xavier (esquina com a Rua Maria Rodrigues de Oliveira, em frente ao Porto Brasil).

Durante o período, a Luminova estará presente com uma tenda no local, realizando sorteio de brindes e oferecendo condições especiais de matrícula para as famílias que visitarem o espaço e conhecerem a escola.

Localizada no bairro de Lagoa Nova, em Natal, a Luminova atende alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e mantém uma proposta pedagógica atualizada, alinhada às demandas da nova geração. O modelo de ensino prioriza o protagonismo do aluno, o desenvolvimento do pensamento crítico e a formação de estudantes autônomos e disciplinados, equilibrando rigor acadêmico e cuidado socioemocional.

O acompanhamento dos estudantes é contínuo e vai além das notas, considerando também o desenvolvimento emocional. A escola oferece ainda aulas diárias de inglês para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e mantém uma relação próxima com as famílias.

As matrículas para 2026 já estão abertas e podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na unidade Luminova Natal, localizada na R. Joaquim Alves, 1976a – Lagoa Nova. O telefone e WhatsApp para contato é o (84) 2010-3000. Informações pelo Instagram @luminova.natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Oposição vai pedir CPI e impeachment de Moraes por atuação no Banco Master

Foto: Reprodução

A oposição vai apresentar um novo pedido de impeachment de Alexandre de Moraes tendo por base a atuação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) que teria defendido o Banco Master junto ao Banco Central. Os parlamentares de oposição também articulam um pedido de CPI sobre o caso.

A revelação feita nesta segunda-feira (22) pelo Jornal O Globo e confirmada pela CNN aponta que Moraes procurou o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para tratar de interesses do banco de Daniel Vorcaro.

O banqueiro contratou a mulher de Moraes, Viviane Barci de Moraes, como sua advogada.

“Vamos aproveitar o fato de ter o recesso pela frente para buscar o máximo de assinaturas de deputados e senadores para esse pedido de impeachment e tendo em vista esse fato novo”, disse à CNN o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS).

“Também estamos avaliando abaixo-assinado para que a sociedade possa assinar também”, complementou Van Hattem.

Já o pedido de CPI está senado analisado pelo senador Alessandro Viera (MDB-SE).

“Vamos esperar a volta do recesso para providenciar”, afirmou o senador à CNN.

Procurados pela CNN, nem Moraes nem o BC quiseram comentar.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CONSULT: Pesquisa aponta 50,1% de desaprovação ao governo Lula em Natal

Foto: Reprodução

Pesquisa realizada pelo Instituto Consult, em parceria com a Tribuna do Norte, entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2025, mostra que 50,1% dos eleitores desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o levantamento, 42,1% aprovam a gestão federal, enquanto 7,8% não souberam ou preferiram não responder.

O estudo ouviu 1.000 eleitores da capital potiguar e também apresenta o recorte por regiões administrativas da cidade. Na Zona Norte, a desaprovação chega a 53,9%, contra 35,9% de aprovação. Na Zona Oeste, 51,7% desaprovam e 43,5% aprovam o governo Lula.

Na Zona Sul, os índices mostram 49,6% de desaprovação e 42,1% de aprovação. Já na Zona Leste, a aprovação é maior do que a desaprovação: 47,5% aprovam a gestão do presidente, enquanto 43,8% desaprovam.

O percentual de eleitores que disseram não saber avaliar o governo varia entre as regiões, indo de 4,8% na Zona Oeste a 10,2% na Zona Norte.

Opinião dos leitores

  1. Não acredito que tem 42% de pedófilos, assassinos, estrupadores, traficantes, assaltantes, ladrão de celular e mau-caráter

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CONSULT: 62,6% desaprovam a gestão de Fátima Bezerra em Natal

Foto: Adriano Abreu

Pesquisa realizada pelo Instituto Consult, em parceria com a Tribuna do Norte, mostra que 62,6% dos eleitores de Natal desaprovam a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT). De acordo com o levantamento, 22,8% aprovam a administração estadual, enquanto 14,6% não souberam ou não responderam.

O levantamento também mediu a rejeição a nomes citados para uma possível disputa ao Senado pelo Rio Grande do Norte. Nesse cenário, 37,6% dos entrevistados afirmaram que não votariam de maneira alguma em Fátima Bezerra.

A pesquisa ouviu eleitores da capital potiguar e a pergunta sobre rejeição permitia múltiplas respostas, o que faz com que a soma dos percentuais ultrapasse 100%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *