Foto: Divulgação/Semurb
Um bar situado na Av. Itapetinga, zona Norte de Natal, foi interditado na noite dessa segunda-feira (5) pelos fiscais da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O motivo foi o descumprimento das medidas de prevenção e combate ao Coronavírus previstas em decreto municipal. Agentes das Guarda Municipal do Grupamento de Ações Ambientais (GAAM) e da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) também participaram da operação.
O estabelecimento interditado já havia sido fiscalizado no dia 25 de junho, momento em que foi realizada a interdição parcial para realização de música ao vivo, bem como em face da ocupação irregular de passeio público e canteiros.
Os fiscais chegaram até o local após denúncias da população, que ainda no fim de semana, teria havido descumprimento da interdição parcial. Bem como de que haveria a realização de um show com uma banda de forró na noite da segunda com divulgação nas redes sociais da empresa.
O supervisor geral de Fiscalização Ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, explica que além da interdição total da atividade, foi aplicada uma multa de R$ 2.149,00. “Neste momento, fez-se necessário a adoção de uma medida de cautela mais dura, como a interdição total da atividade, visto que o estabelecimento vinha incorrendo insistentemente no descumprimento da norma e das determinações impostas pelo poder público”, disse Almeida.
E ainda que o proprietário do estabelecimento foi intimado a comparecer na Semurb para esclarecimentos na próxima quarta-feira (7). “A Semurb tem um compromisso claro com a sociedade, que é o de defender os interesses difusos, bem como salvaguardar as atividades econômicas geradoras de importantes divisas ao Município, desde que estas estejam em irrestrito cumprimento de suas obrigações legais”, finaliza.
Para denúncias de infrações ambientais a população pode utilizar o canal da Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829 ou e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Ou ainda, nos fins de semana e feriados, pelo canal 24h do Ciosp, no número 190 e também no disque denúncia da Polícia Civil no 181.
Causa admiração e espanto a ação da Semurb e Guarda Municipal do Natal contra o estabelecimento comercial em questão, que fica localizado na zona norte de Natal. Na Zona Sul de Natal, mais precisamente na porta de entrada de uma unidade de conservação municipal, existe um estabelecimento similar que funciona de forma autônoma a atuação estatal. Fica localizado em frente ao local em que é sediada a divisão da GMN responsável pela fiscalização do meio ambiente. Demais disso, é de conhecimento do Ministério Público Estadual, da Semurb e do Corpo de Bombeiros que o estabelecimento não tem o alvará para funcionar com shows de música ao vivo. Então, será que que um dia os moradores podem imaginar que o local será alvo de ação semelhante?
Gostaria de ver essa fiscalização em Morro Branco e Nova Descoberta!
Aqui quem manda são os donos de bares – e biqueiras de crack e fumo – .
Ninguém toca, polícia ainda dá proteção.
Ridículo o que fazem naquela avenida,vários bares não tem onde o pedestre andar.
Quero vê interditar as bocas de fumos.
Fique tranquilo que seu baseado está garantido. Fecham uma boca e abrem duas.
Tem que interditar é comentarista ignorante como você, titia Cacá, sua depravada adoradora de cunhão roxo.
Polícia pra agir contra quem trabalha tem. Mas, pra combater a bandidagem que anda assaltando e matando a rodo civis e policiais, cadê?
Como a população vai sobreviver com esses comunistas. Misericórdia meu Deus.
A culpa é dos Comunistas? omi melhore tem fé em deus, se é que vc é cristão mesmo.
Né isso! O MINTOmaníaco das rachadinhas tem que entrar com uma ADPF contra a lei q ele mesmo sancionou dando poderes aos governadores e prefeitos pra impor medidas restritivas na pandemia… mas isso eh coisa de pais comunista mesmo, Israel, Alemanha, Reino Unido, Itália, todos fizeram lockdown… Não acha?