Política

CPI aprova quebra de sigilos de Carlos Wizard e empresários de farmacêuticas

Foto: Instagram/@carloswizardmartins

A CPI da Pandemia aprovou nesta quarta-feira (16) a quebra dos sigilos telefônico e bancário do empresário Carlos Wizard. Ele é apontado como integrante de um suposto “gabinete paralelo” que teria assessorado o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a pandemia.

A medida foi votada de forma simbólica pelos membros da comissão, ao lado de uma série de outros pedidos de informação e de quebra de sigilos.

Wizard foi convocado para comparecer à CPI na quinta-feira (17), mas pediu para que o depoimento fosse coletado de forma virtual. O pedido foi negado pelo presidente da CPI, o senador Omar Aziz (PSD-AM), que pretende acionar a Justiça para garantir a realização da oitiva, com possibilidade de uma condução coercitiva.

O empresário informou que está nos Estados Unidos para acompanhar o tratamento médico de um familiar.

Além de Wizard, a CPI também quebrou o sigilo bancário e telefônico de Renata Farias Spallicci e Renato Spallicci, ambos da Apsen Farmacêutica, principal fabricante de hidroxicloroquina do Brasil.

Outro alvo dos senadores foram Francisco Emerson Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos – que representa no Brasil o laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante vacina Covaxin –, e José Alves Filho, do laboratório Vitamedic, produtor de Ivermectina.

Veja a lista dos demais requerimentos aprovados pela CPI:

Requerimentos de informação

Requerimento 860 – Relação de procedimentos e processos instaurados em desfavor de Eduardo Pazuello

Requerimento 856 – Informações para o presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson

Requerimento 865 – Informações à Precisa Medicamentos

Requerimentos de quebra de sigilo

Requerimento 851 – Sigilo telefônico e bancário de Renata Farias Spallicci, sócia da Apsen Farmacêutica

Requerimento 852 – Sigilo telefônico e bancário de Renato Spallicci, presidente da Apsen Farmacêutica

Requerimento 854 – Sigilo telefônico e bancário de Francisco Emerson Maximiano, sócio da Precisa

Requerimento 855 – Sigilo telefônico e bancário de José Alves Filho, empresário do laboratório produtor de Ivermectina

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. O sigilo dos advogados do adélio não pode. Queria ver se fosse advogado de alguém da direita. Cadê o Carlos Gaba, o chefe do consórcio Nordeste, não vai comparecer ao circo? Omar falou que não o conhece kkkkk
    Tá descarada esse circo kkk

  2. O sigilo de adélio não pode. Cadê o Carlos Gaba, o chefe do consórcio Nordeste, não vai comparecer ao circo? Omar falou que não o conhece kkkkk
    Tá descarada esse circo kkk

  3. Eu acho que Manoel F tem prisão de ventre e na hora de defecar ele olha a foto de Bolsonaro e p esfíncter começa a dilatar liberando a passagem do cocô Kkkķ Hô homem com paixao reprimida pelo Véio Bolsonaro kkkkk

  4. Vixe! Será que vão descobrir algum arrumadinho para beneficiar aliados do MINTO que fabricam cloroquina? Qué isso! No governo do presidente inepto não tem isso não talkei! Deve ser por isso que a base do governo está até apoiando um projeto de um petista para “blindar” os gestores públicos mudando a lei de improbidade administrativa… É a “nova política” bem igualzinha ou pior que a do PT e com os mesmos aliados do centrão de sempre…

    1. Manoel F, se for pra descobrir arrumadinho é só investigar as compras realizadas pelo Consórcio Nordeste, ai sim, vão encontrar arrumadindinho e esculhabação. O Véio Bolsonaro tem razão.

    2. Manoel f.. e sua tara por bolsonaro… so tem olhos pra ele… so pensa nele… mas nada existe no mundo pra manoel f…. acho que ate o papel higiênico que bolsonaro usa, manoel cheira de tanto amor. É muita vontade reprimida… Manoel passa o dia assistindo globo e suas novelas… chora por bolsonaro quando ver as cenas.. é muito amor. Manoel f.. celebra o mes da diversidade.

    3. Não tenho a menor dúvida que houve, há e haverá corrupção em todas as esferas de governo, do menor município ao maior Estado e chegando na esplanada dos ministérios…

    4. O problema de Manoel Fossa é vagabundagem pura, não ter o que fazer deve ser triste, sem amigos, perspectivas, sonhos, humildade, intelgencia, não ter em quem acreditar, ou seja, uma existência inútil que não ajuda a construir absolutamente nada, é muita amargura e derrota para um ser humano só. Para esse tipo de gente só rezando a Deus pedindo muito, infelizmente seus unicos amigos: o celular, o anonimato e a desesperança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Corpo do papa Francisco chega à Basílica de São Pedro para dar início às celebrações do velório

Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

O corpo do papa Francisco chegou à Basílica de São Pedro nesta quarta-feira (23), após procissão que acompanhou o translado. As cerimônias começaram por volta das 4h, no horário de Brasília.

O caixão do pontífice foi recebido por uma multidão que aguarda o início do velório, previsto para as 6h. A partir desse horário até a sexta (25), o público terá a oportunidade de prestar suas últimas homenagens ao papa.

A programação inclui uma série de cerimônias litúrgicas para marcar a despedida de Francisco. Antes dos fiéis poderem entrar na igreja, o papa está sendo velado por bispos e padres.

Antes de entrar na Basílica de São Pedro, o corpo do papa passou por uma procissão desde a Casa de Santa Marta, onde ele estava. O trajeto passou pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos, sairá pelo Arco dos Sinos em direção à Praça de São Pedro e entrou na basílica pela porta central.

À medida que o caixão atravessava a Praça de São Pedro, uma multidão de milhares de pessoas aplaudia Francisco repetidamente —um gesto tradicional de respeito na Itália em ocasiões como essa.

Anteriormente, a procissão também passava pelo Palácio Apostólico. No entanto, Francisco retirou o local do trajeto para deixar a cerimônia ainda mais simples.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

(VÍDEO) ENXURRADA EM ASSÚ: Carro é arrastado pelas águas durante forte chuva

 

Um vídeo registrado na noite desta terça-feira (22) mostra cenas impressionantes provocadas pela forte chuva que atingiu o município de Assú, no interior do Rio Grande do Norte. As imagens, que circulam nas redes sociais, mostram um carro sendo arrastado pela força da enxurrada em plena área urbana da cidade.

O episódio ocorreu após uma intensa chuva, que rapidamente transformou ruas em rios. No vídeo, é possível ver a correnteza levando o veículo ladeira abaixo diante da força da água.

A previsão do tempo para a região indica possibilidade de mais chuvas nas próximas horas, o que acende o sinal de alerta para moradores em áreas de risco e com histórico de alagamentos.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Pedro Lucas, do União Brasil, recusa convite de Lula para ser ministro

Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

O deputado federal Pedro Lucas (União-MA) recusou, nesta terça-feira (22/4), o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o Ministério das Comunicações. O cargo está vago desde 9 de abril, quando Juscelino Filho (União-MA) pediu demissão.

Pedro Lucas é líder do União Brasil na Câmara dos Deputados e reuniu a bancada na tarde desta terça para discutir a questão. O nome do deputado para o posto havia sido anunciado pela ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais

O parlamentar divulgou uma nota oficial na noite desta terça, pedindo desculpas a Lula e se explicando. “Com espírito de responsabilidade e profundo respeito pela democracia brasileira, venho a público agradecer ao presidente Lula pelo honroso convite. A confiança depositada em meu nome me tocou de maneira especial e jamais será esquecida”, escreveu Pedro Lucas.

Ele disse ter “plena convicção de que, neste momento, posso contribuir mais com o país e com o próprio governo na função que exerço na Câmara dos Deputados. A liderança me permite dialogar com diferentes forças políticas, construir consensos e auxiliar na formação de maiorias em pautas importantes para o desenvolvimento do Brasil.”

Pedro pediu as “mais sinceras desculpas ao presidente Lula por não poder atender a esse convite”.

“Seguirei lutando pelo bem-estar de todos os brasileiros, especialmente daqueles que mais precisam. Continuarei atuando com firmeza no Parlamento, buscando consensos, defendendo a boa política e acreditando que o respeito às diferenças é o que fortalece nossa democracia”, concluiu o parlamentar que não quis virar ministro.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA vão eliminar corantes utilizados em salgadinhos e balas

Foto: reprodução

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS) planeja eliminar gradualmente os corantes artificiais alimentares, colaborando com empresas do setor que os utilizam amplamente na produção de diversos produtos, desde cereais matinais até molhos para salada.

O comissário da FDA, Marty Makary, anunciou nesta terça-feira (22) que a agência vai trabalhar com a indústria para eliminar seis corantes sintéticos até o final de 2026, incluindo o Vermelho 40, Amarelo 5 e Azul 1. Além disso, a FDA solicitará a eliminação do Vermelho 3 antes de 2027, conforme o cronograma estabelecido pelo governo Biden.

Makary associou as cores artificiais a problemas de hiperatividade, obesidade, diabetes e câncer em crianças.

“Por que estamos correndo esse risco?” ele questionou. “Esta administração não está interessada em continuar no mesmo caminho enquanto vemos nossas crianças adoecerem.”

Embora a FDA planeje colaborar com a indústria para eliminar a maioria dos corantes, Makary disse que a agência pretende revogar a autorização para dois corantes menos conhecidos: Citrus Red 2 e Laranja B.

O secretário de HHS, Robert F. Kennedy Jr., tem como alvo os corantes alimentares artificiais como parte de sua agenda para abordar as causas subjacentes de doenças crônicas. Defensores da saúde afirmam há anos que os corantes sintéticos não adicionam sabor ou valor nutricional, mas tornam alimentos não saudáveis mais atraentes visualmente. Há também preocupações de que esses corantes possam ser carcinogênicos ou provocar hiperatividade em algumas crianças.

As empresas de alimentos e bebidas têm se oposto, argumentando que os corantes sintéticos são seguros. Elas afirmam que pode levar tempo para removê-los da cadeia de suprimentos e que corantes naturais são mais caros.

“Mal posso esperar para entrar em um supermercado e não ter que me preocupar mais com corantes alimentares artificiais,” disse a ativista alimentar Vani Hari em uma entrevista. Hari, conhecida pelo nome de Food Babe nas redes sociais, chamou a ação da FDA de resultado de uma “campanha popular massiva.”

Estados como Virgínia Ocidental e Califórnia aprovaram leis para regular o uso de corantes alimentares. Kennedy visitou a Virgínia Ocidental no mês passado para divulgar a nova lei do estado que proíbe sete corantes artificiais nas refeições escolares e, eventualmente, em todos os alimentos do estado. Grupos de lobby de alimentos e bebidas se opuseram à lei da Virgínia Ocidental. A American Beverage Association cita estudos apoiados pela indústria que não encontraram uma ligação clara entre corantes alimentares sintéticos e efeitos neurocomportamentais, como hiperatividade.

InfoMoney 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito Jaime Calado reuniu-se com secretário da Fazenda e empresários para discutir implantação de Redex em São Gonçalo do Amarante

Nesta terça-feira (22), o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou de uma reunião com o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, para tratar da implantação de um Redex (Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação) no Distrito Empresarial do município. O encontro ocorreu no Centro Administrativo do Estado, em Natal.

A proposta busca fortalecer a logística de exportações do Rio Grande do Norte, especialmente diante das limitações estruturais da retroárea do Porto de Natal. Com a nova estrutura em São Gonçalo, a expectativa é facilitar os trâmites aduaneiros, agilizar o escoamento da produção e ampliar a capacidade exportadora das empresas instaladas no estado.

Também participaram da reunião Mário David (secretário-chefe do Gabinete Civil) e os empresários Simicley Melo, Naxon Palhares e Darlielson Santos, que demonstraram interesse em investir no projeto.

Segundo o prefeito Jaime Calado, a instalação do equipamento representa um avanço estratégico para a economia potiguar.

“Queremos criar esse centro de despacho em São Gonçalo para facilitar as exportações. A área do nosso Distrito Empresarial é adequada para receber essa estrutura e vai beneficiar diretamente as empresas e a população. O Porto de Natal tem uma retroárea muito limitada, e essa solução vai agilizar o processo exportador e movimentar a economia do estado”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

QFC alega arbitrariedade da FNF por punição de 18 pontos sem comunicar clube para defesa

O QFC SAF (SOCIEDADE ANÔNIMA DO FUTEBOL) comunicou que não foi notificado pela FNF (Federação Norte-rio-grandense de Futebol) sobre julgamento do atleta Nadson, do Sub-15 do Campeonato Potiguar, acusado por um jogo que seu ex-clube, o Santa Cruz, ter colocado na súmula o atleta contra o Potyguar de Currais Novos, mas nem no estádio Juvenal Lamartine o jogador estava. A resolução da FNF 01/225, que aplicou perda de 18 pontos do QFC, será questionada incialmente na justiça desportiva.

Segue a nota de esclarecimento do QFC:

“O QFC SOCIEDADE ANÔNIMA DO FUTEBOL manifesta sua surpresa e indignação com a Resolução nº 010/2025-FNF, que aplicou a perda de 18 (dezoito) pontos no Campeonato Potiguar Sub-15 do ano de 2025.

A resolução afirma ter se iniciado com Notícia de Infração datada de 17 de abril de 2025, todavia, em nenhum momento o QFC SOCIEDADE ANÔNIMA DO FUTEBOL foi chamado a exercer algum tipo de defesa.

Qualquer aplicação de penalidade não pode ser efetuada longe dos princípios da ampla defesa e contraditório, demonstrando a arbitrariedade que não pode ser tolerada no espaço futebolístico.

Ressalte-se, ainda, que o objeto pelo qual a referida resolução aplicou a penalidade ao QFC não está correto. A Procuradoria Desportiva recebeu, ainda na semana passada, denúncia em que se comprova que o jogador NADSON sequer poderia ter seu nome na súmula do jogo realizado em 23 de março entre Santa Cruz e Potiguar. O jogador já havia protocolado seu desligamento do Santa Cruz desde o dia 19 de março e, portanto, sequer estava presente no estádio de futebol.

Certos de que a Resolução nº 010/2025-FNF será revertida diante de suas injustiças, O QFC SOCIEDADE ANÔNIMA DO FUTEBOL adotará todas as medidas possíveis na justiça desportiva.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: MUÍDO POUCO É BOBAGEM: Festa de formatura com sargentos vira briga e acaba na delegacia

 

vídeo: Cidade Alerta

Nem os uniformes e a solenidade da formatura foram suficientes para conter o espírito combativo dos sargentos da Polícia Militar.

Motivo da confusão? Uma cadeira de plástico. A esposa de um dos sargentos, ao ver o assento “reservado” apenas por uma garrafa d’água, tentou sentar no local.

O filho de outro sargento, não gostou e partiu para o ataque com a própria cadeira em punho.

Resultado, barraco generalizado no Comando Geral da PM, com direito a empurra-empurra, gritaria e uma audiência com o delegado de plantão e fim de festa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Deputado Glauber Braga apresenta recurso contra cassação de mandato à CCJ

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) apresentou, nesta terça-feira (22), um recurso à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara contra a cassação de seu mandato.

Após o documento chegar oficialmente à CCJ, o colegiado terá cinco dias para pautar o recurso.

Um relator deve ser designado pelo presidente da comissão, Paulo Azi (União-BA), para emitir um parecer favorável ou contrário ao recurso. O documento pode receber pedidos de vista (mais tempo para análise), mas precisará ser votado pelos integrantes da CCJ.

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, Glauber afirmou que está disposto a dialogar com todos os integrantes da CCJ para sensibilizá-los sobre a situação do processo.

Nesta terça-feira, a bancada do PSOL se reuniu com o presidente da CCJ e um grupo de juristas para tratar sobre o tema.

Se a CCJ rejeitar o recurso de Glauber, o processo seguirá para análise do plenário, onde deverá receber ao menos 257 votos para que a cassação seja aprovada.

Greve de fome

Glauber Braga ficou nove dias em greve de fome contra o processo de cassação. Segundo a assessoria do PSOL, ele perdeu cinco quilos.

O deputado protestou contra a decisão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados de aprovar um parecer que pede a cassação de seu mandato.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita Jussara e Presidente da Femurn, Baba Pereira, cobram ao Governo do RN melhorias no transporte da região metropolitana

A prefeita de Extremoz Jussara Sales, ao lado do presidente da Femurn, Baba Pereira, estiveram na manhã desta terça-feira, (22) na secretaria da fazenda do estado do RN, para uma reunião com Cadu Xavier secretário estadual da fazenda.

Em pauta, a prefeita discutiu junto ao presidente, melhorias para o transporte da região metropolitana, bem como a solicitação de novas rotas em bairros não assistidos. “A região metropolitana precisa de uma melhor integração e também melhoria nas condições do transporte, é cada vez mais necessário discutirmos e cobrarmos isso, é pelo bem do nosso povo” disse a prefeita Jussara.

Na ocasião, também foram apresentados documentos enviados pelas prefeituras de Ceará Mirim, Macaíba, e São Gonçalo do Amarante, para viabilizar melhorias em todos os municípios dessa região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente da Câmara, Eriko Jácome e vereadores de Natal se reúnem em Brasilia com o senador Rogério para destinação de recursos à capital

Durante a Marcha dos Vereadores, que acontece em Brasília até a próxima sexta-feira (25), o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, participou de reunião com o senador Rogério Marinho. Acompanhado pelos vereadores Kleber Fernandes, Robson Carvalho, Matheus e Léo Souza, além de outros parlamentares da capital potiguar, o encontro teve como foco central a busca por emendas e recursos que possam impulsionar áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura em Natal.

A reunião foi considerada produtiva e extensa, com os parlamentares discutindo diretamente com o senador estratégias para garantir investimentos federais destinados à capital do Rio Grande do Norte. De acordo com os vereadores, há boas perspectivas para que, nas próximas semanas ou meses, comecem a ser liberadas emendas do Congresso Nacional voltadas para o município.

Durante o encontro, o senador Rogério Marinho elogiou a atuação da Câmara Municipal de Natal, destacando a postura propositiva dos vereadores e a articulação institucional em defesa dos interesses da cidade. O senador também reconheceu a gestão do prefeito Paulinho Freire, ressaltando o compromisso com a responsabilidade fiscal e com a melhoria dos serviços públicos prestados à população.

Eriko Jácome, que além de presidir a Câmara Municipal também ocupa a presidência da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN), relatou a importância do trabalho conjunto entre os legisladores. Para ele, a união de representantes que compartilham o objetivo comum de desenvolver suas cidades é fundamental para que os municípios avancem com mais eficiência.

“Esse trabalho começa agora, com paciência, clareza e muito diálogo. É por meio dessas parcerias, convênios e da articulação com o Congresso Nacional, os ministérios e a Câmara Federal que conseguiremos trazer o que há de melhor para os 167 municípios do nosso estado”, afirmou Eriko.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *