A secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, foi gravada por um ex-aliado cobrando dele que recursos públicos de um projeto de capacitação profissional de jovens fossem desviados para a campanha eleitoral dela, em 2024.
A pasta, controlada por Luiz Marinho (PT), informou que pediu esclarecimentos à ONG e suspendeu o repasse de novos recursos “até que seja finalizada a apuração e análise das informações”. Anne Moura disse que nunca praticou nada ilegal e que o ex-aliado quer prejudicar a imagem dela.
A ONG Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia (Iaja), fundada e controlada por Anne, vai receber R$ 1,2 milhão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para oferecer cursos de qualificação profissional para 750 estudantes. A parceria foi assinada em setembro.
“Eu quero falar do projeto nosso, do MTE. Nós precisamos saber como que… Eu preciso de dinheiro. De forma objetiva: eu preciso de dinheiro. Estamos prestes a ganhar essa eleição, só que a gente precisa saber como a gente vai fazer isso”, afirma a dirigente do PT nacional na gravação a que o Estadão teve acesso.
A conversa foi gravada por Marcos Rodrigues, ex-presidente do Iaja e um antigo aliado de Anne Moura. Ambos romperam em dezembro e ele afirma que operava, a mando da secretária do PT, um esquema de desvios de verbas e de finalidades na ONG em benefício dela.
No diálogo, Anne Moura perguntou sobre os salários que seriam pagos ao coordenador-geral e para a coordenadora-adjunta do projeto e disse que os valores deveriam ser revertidos para a campanha.
“Esse dinheiro já pode ser recebido? Agora, essa primeira parcela? Então vamos acelerar isso aí que isso já me ajuda muito. Eu tô contando os centavos disso aqui. Eu preciso ganhar essa eleição. O nível de perseguição está muito grande. Não podemos desperdiçar nada, nós vamos ter que ganhar essa eleição”, afirmou.
O então presidente da ONG respondeu que não poderia “direcionar todo o valor” da primeira parcela recebida porque “tem um trabalho que foi feito”.
“Mas eu só preciso agora, depois não vou precisar. Eu só preciso agora. O momento que eu mais preciso da minha vida inteira é agora. Depois não vou precisar. Esse que é o problema. E é agora mesmo, antes de chegar a eleição. Por isso que eu tô te falando… Se já pode pagar, já paga”, afirmou a dirigente petista.
Marcos Rodrigues respondeu dizendo acreditar que em poucos dias o dinheiro seria depositado e ele poderia fazer o direcionamento.
“Muito bom, já paga, já paga. E discute para mim qual a forma que chega o dinheiro. Me mande todo o dinheiro possível. Para ganhar a eleição. Não tenho alternativa, não to colocando nada nos bolsos. Eu já estou devendo 1 milhão e 100 mil dessa eleição, do tamanho que tá. Essa eleição cresceu, está muito grande”, disse.
Marcos Rodrigues afirma que não transferiu o recurso porque tomou conhecimento de um “golpe” para tirá-lo do comando da ONG.
A nova denúncia de mau uso de recursos públicos se junta a outras duas. Uma verba do governo do Amazonas destinada para um projeto cultural com crianças foi parar, em parte, em uma escola de samba que homenageou a dirigente petista. Além disso, ela também foi gravada dizendo que a cúpula do Ministério da Cultura deu aval ao uso de um programa do governo federal para beneficiar campanhas.
O Iaja é a ONG que coordena o comitê de cultura do Amazonas, estrutura do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Ministério da Cultura. A iniciativa, distribuída por todos os estados, é marcada por influência política e partidária do PT.
Em nota, Anne Moura reafirmou que jamais praticou “qualquer ilegalidade no exercício” de suas atividades e que as gravações “estão sendo utilizados em uma ofensiva cujo único objetivo é macular sua imagem, distorcendo falas fora de contexto para alimentar uma campanha massiva de matérias persecutórias e inverídicas contra mim”. Ela acrescentou que, “diante desses absurdos”, está “adotando todas as medidas jurídicas cabíveis para a responsabilização dos envolvidos”.
Estadão Conteúdo
Eu só acredito qdo começarem, deputado do RN é igual a porco, comem todos no mesmo cocho, e quem dá de comer é a dona dos porcos tbem conhecida como FATÃO GD.
E a CPI da arena das dunas foi engavetado porque?Estão com medo.
Muito bem, tudo no Brasil deve ser investigado, seja a nível federal, estadual ou municipal, independente de gestor, partido ou posição política.
Será que vão a fundo mesmo? Saber aonde estão os respiradores comprados, com pagamento adiantado, através do consórcio nordeste? Se servir de algo e não acabar pizza que seja o impeachment de Fátima “É Gópi”
É GÓPI, ela vai dizer que é perseguição pq é a única mulher a governar um estado.
Estado esse que ela ajudou a afundar.
Um direito do povo Potiguar, conhecer os fatos.
Muito justo e necessário. Não basta ser honesto tem que mostrar que é honesto.
Só não pode investigar o Mito, esse nem precisa mostrar nada pq na cabeça do gado tá tudo certo e não tá morrendo ninguém, não há corrupção no governo, não há chocolate, madeiras ilegais, corrupção dentro das forças armadas. Eu acho que o céu é aqui e mais especificamente nesse governo.
Para ser transparente a CPI do covid tem que se aprofundar, não ficar na retórica de um medicamento que até o momento não foi apresentado um só documento que tenha levado alguém a morte, mas outras ações como o desvio de verbas para o combate ao covid sim, milhares morreram por falta de UTI, quem for culpado tem que pagar, independente se é o governo federal, estadual ou municipal, simples assim, mas essa CPI que aí estar não passa de um palanque político, na tentativa de ressuscitar velhos corruptos já conhecidos nacionalmente.
Ótima notícia!