Diversos

CPMI das Fake News: Joice Hasselmann fala de “gabinete do ódio”, acusa Eduardo Bolsonaro de ser um dos líderes de “ataques virtuais” e cita até Olavo de Carvalho

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

Durante depoimento à CPMI das Fake News, Joice Hasselmann acusou Eduardo Bolsonaro e os integrantes do chamado “gabinete de ódio” de liderar os ataques virtuais feitos contra pessoas consideradas inimigas da família do presidente.

“Eduardo está amplamente envolvido e é um dos líderes desse grupo que chamamos de milícia virtual.”

Joice também disse que o esquema da milícia virtual envolve robôs, que espalham a notícia difamatória “em questão de minutos”.

“Carlos Bolsonaro teve muita atividade, mas está com freio de mão puxado”

Joice Hasselmann disse que Carlos Bolsonaro também participava do “gabinete do ódio”.

O filho do presidente, no entanto, teria dado um passo atrás após uma série de publicações em seu perfil e no de Jair Bolsonaro causarem polêmicas.

“Olavo ajuda a militância a atacar pessoas”, diz Joice

Joice Hasselmann mostrou uma série de fotos em que estão Carlos Bolsonaro, Filipe Martins, Tercio Arnaud, José Matheus e Matheus Diniz — integrantes do “gabinete do ódio”, segundo a deputada.

Joice recortou uma foto de Olavo de Carvalho e a colocou entre as imagens.

“Me parte o coração, porque eu tenho um carinho pelo Olavo muito grande, mas essas pessoas foram alunas do Olavo. Ele, então, ajuda a disseminar e ajuda, obviamente, a militância a atacar pessoas (..). Olavo faz tudo diferente do que ensinou na teoria.”

Na CPI das Fake News, Joice Hasselmann explicou o funcionamento de uma “bolha”, alimentada por seguidores de Jair Bolsonaro nas redes, e que busca se expandir para o mundo real cometendo crimes contra a honra das pessoas — no caso, difamação, injúria e calúnia.

Segundo a deputada, 8 milhões de perfis, de pessoas reais e robôs, recebem instruções de um grupo menor, o tal “gabinete do ódio”, de funcionários do gabinete do presidente ligados a Eduardo Bolsonaro.

O conteúdo difamatório é espalhado também por discípulos de Olavo de Carvalho e publicadores pautados por políticos, segundo a deputada. “Perfis falsos para dificultar a responsabilização desses conteúdos”, afirmou.

“Vinte mil por disparo”

Joice Hasselmann afirmou, em sua exposição na CPMI das Fake News, que cada disparo realizado por robôs custa, em média, 20 mil reais, e como ela mesma já havia dito, “há infelizmente dinheiro público por trás dos ataques virtuais”.

Usando o caso recente das declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre um suposto financiamento do ator Leonardo DiCaprio à organizações brasileiras que teriam provocado queimadas criminosas na Amazônia, a deputada federal identificou 30 mil interações nas últimas 24 horas sobre o tema.

Com informações de O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. LEALDADE DE PIRATAS E MILICIANOS É ASSIM.
    NÃO HÁ LEALDADE ENTRE MENTIROSOS E BANDIDOS.
    UMA HORA BRIGAM E ALGUÉM BOTA A BOCA NO TROMBONE ENTREGANDO O JOGO PRA TODO MUNDO SABER.
    A MERDA JOGADA NO VENTILADOR SÓ VALE QUANDO ACONTECE COM ALGUÉM DA OPOSIÇÃO, NAO É MESMO?

  2. Menina veneno destilando o seu ódio no prato que comeu.
    Lamentável. Esta realmente é um verdadeiro robô.

  3. Assim funciona esse país, não teve suas pretensões políticas atendidas, vem difamação por aí.
    Com certeza ela tem prova e vai apresentá-las para todas as fortes acusações que fez.
    Joice navegou como apoiadora de Bolsonaro, assim como o ator pornô Frota, foram eleitos e começaram as exigência por cargos. A troca não veio, mas a mudaram de lado e discurso político chegou. Eita país de uma classe política viciada…

    1. Tem toda a razão. Não haveria essa cizânia com o PSL se Mito estivesse lhes entregando ministério de porteira fechada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Documentos revelam que promotoria de meio ambiente pressiona SEMURB e poupa CAERN, mesmo ela sendo responsabilizada pelo Idema no caso de esgotos na Praia de Ponta Negra

Foto: Adriano Abreu / Tribuna do Norte

Por Dinarte Assunção – Blog do Dina

Nos últimos dias, transbordamento de esgoto em Ponta Negra, área recentemente engordada em um projeto de recuperação costeira. O inquérito civil conduzido pela 45ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente apura as causas do problema e apresenta um mapa detalhado dos pontos de extravasamento, elaborado pela CAERN. O documento, obtido pelo Blog do Dina com base na Lei de Acesso à Informação, também revela uma abordagem distinta no tratamento dispensado à CAERN e à SEMURB, ao mesmo tempo em que cita situações específicas de cooperação entre todos os órgãos envolvidos.

A Caern Poupada No Transbordamento de esgoto em Ponta Negra

A CAERN é tratada com foco em monitoramento técnico e fornecimento de dados, sem cobranças imediatas por resultados ou menção a sanções.

  • Trecho do inquérito: “Que sejam juntados aos autos os documentos técnicos encaminhados pela CAERN acerca da área de abrangência do sistema de esgotamento sanitário da orla de Ponta Negra, contendo o mapa e o relatório de funcionamento da Bacia de Contribuição NS e registros de extravasamentos”.
  • A CAERN também está sujeita às obrigações da ação civil pública (nº 0200202-17.2007.8.20.0001), que requer a regularização do sistema de esgotamento sanitário e melhorias na qualidade da água distribuída.

Além disso, o documento indica que a CAERN deve manter atualizados os dados referentes ao monitoramento da rede e à qualidade da água, sem previsão de penalidades imediatas, reforçando o papel técnico da companhia.

Idema Indica Responsabilização da Caern, Mas Promotoria Convoca Órgãos de Natal Para Responder

Um dos pontos mais gritantes do tratamento diferenciado é quando o Idema é chamado a fazer um parecer técnico sobre o caso. Sem rodeios, o engenheiro que elaborou o parecer crava: “A situação dos transbordamentos pode está ocorrendo devido a uma operação ineficiente por parte da CAERN”. Adicionalmente ele sugere medidas preventivas em face de ações de vândalos. Mesmo assim, faz a seguinte ressalva:

“O fato da população interferir negativamente na operação da rede coletora de esgotos, utilizando essa rede de forma indevida, não exime a responsabilidade da empresa detentora do esgotamento sanitário da cidade de adotar medidas para resolver os problemas de extravasamentos”, diz o documento, cuja íntegra pode ser lida abaixo.

LAUDO DO IDEMA

Apesar do laudo indicar responsabilização da Caern, a promotoria de Defesa do Meio Ambiente, ao reagir a esse laudo preferiu adotar uma postura que passava por responsabilizar terceiros, que, embora citados no laudo, não eram o principal responsável apontado, como foi a Caern. Em reação, a promotoria determinou vistoria com órgãos do município de Natal que não estavam mencionados no parecer do Idema.

“Após o mapeamento, com os dados já sistematizados, ficou determinada a realização de uma vistoria conjunta, que pode ser por amostragem, considerando os pontos que tiverem mais recorrência, com representantes da CAERN, da SEMURB e da ARSBAN, a fim de identificar o motivo dos recorrentes problemas de obstrução, extravasamento e/ou transbordamento nestes locais. Ficou determinado que a CAERN, da SEMURB e da ARSBAN deveriam encaminhar à Promotoria relatório técnico com a situação identificada, detalhando as possíveis causas e as soluções para cada um dos problemas identificados, no prazo de 15 dias, após a vistoria”, escreveu a promotoria, cuja manifestação segue abaixo na íntegra:

DESPACHO DE PRORROGAÇÃO

Inquérito Sobre Transbordamento de esgoto em Ponta Negra Tem Pontos Mapeados de Responsabilidade da Caern

Outro ponto que chama atenção da apuração é série de registro fotográficos de galerias que mostram o transbordamento de esgoto em Ponta Negra ou de denúncias de moradores que flagram o mesmo transbordamento de esgoto em Ponta Negra, caindo na praia, e acionam a promotoria. Em reação, a promotoria despacha afirmando que, por haver um inquérito aberto sobre o tema, aquela demanda será considerada dentro da investigação.

O caso mais chocante no entanto, é o mapa aéreo da orla de Ponta Negra indicando os pontos de extravasamento de esgotamento sanitário e sua frequência, sem que tenha sido tomada medida contra órgão que foi apontado como tal: a Caern. Confira o mapa:

SEMURB: Cobranças diretas por resultados imediatos e menção a outras investigações

A SEMURB enfrenta maior pressão no inquérito, sendo citada como responsável pela fiscalização e correção de irregularidades, com menção a falhas em diligências anteriores. A promotoria também menciona outras investigações em curso relacionadas a irregularidades urbanísticas e ambientais envolvendo a Secretaria.

  • Trecho do inquérito: “CONSIDERANDO que, apesar das diligências realizadas pela SEMURB, o problema relatado ainda estaria persistindo, levando à necessidade de novas apurações”.
  • A promotoria requisita relatórios detalhados sobre as vistorias realizadas e as medidas corretivas aplicadas pela SEMURB.

Além disso, em outras frentes de apuração, o documento menciona que a SEMURB está sendo investigada por supostas falhas na fiscalização de áreas de preservação permanente e na concessão de licenças ambientais, o que reforça a pressão sobre o órgão.

IDEMA e ARSBAN: Funções técnicas e regulatórias sem cobranças diretas

O IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente) e a ARSBAN (Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal) também foram acionados pela promotoria, mas com funções diferentes. O IDEMA foi solicitado a avaliar os dados técnicos fornecidos pela CAERN e emitir pareceres, enquanto a ARSBAN foi convocada para enviar relatórios de monitoramento da qualidade da água distribuída.

  • Trecho do inquérito: “Que sejam encaminhados ao IDEMA os registros de transbordamentos de esgotos remetidos pela CAERN e que seja requisitado do IDEMA que avalie os registros”.
  • Trecho do inquérito: “A ARSBAN deverá encaminhar os resultados do monitoramento e do controle da qualidade da água distribuída pela CAERN nos últimos dois anos”.

Diferentemente da SEMURB, esses órgãos não enfrentam menção a penalidades diretas no documento.

Situações de tratamento igualitário e cooperação conjunta

Embora o inquérito mostre diferenças claras no tratamento da CAERN e da SEMURB, há situações em que todos os órgãos são tratados de forma igualitária, sendo convocados para ações coordenadas.

  • A promotoria solicita que todos os órgãos — CAERN, SEMURB, IDEMA e ARSBAN — participem de reuniões conjuntas para revisar o andamento das medidas corretivas.
    • Trecho do inquérito: “Que seja designada uma reunião entre a CAERN, SEMURB, IDEMA e ARSBAN para revisar as ações em curso e avaliar a necessidade de ajustes nas ações conjuntas”.
  • Todos também foram requisitados a fornecer relatórios técnicos e dados de monitoramento relacionados ao esgoto na região:
    • CAERN: Relatórios sobre a operação do sistema de esgoto e qualidade da água.
    • SEMURB: Relatórios sobre fiscalizações e vistorias.
    • IDEMA: Avaliação técnica dos registros apresentados.
    • ARSBAN: Dados sobre a qualidade da água distribuída.

Essas situações de cooperação demonstram a busca por uma solução integrada, ainda que o tom de cobrança seja mais intenso para a SEMURB.

Medidas futuras

O inquérito menciona que, caso as ações corretivas não sejam eficazes, medidas judiciais adicionais poderão ser adotadas, especialmente contra a CAERN e a SEMURB, com possibilidade de multas e outras sanções.

  • Trecho do inquérito: “O não cumprimento das obrigações previamente estabelecidas poderá resultar na adoção de medidas judiciais adicionais”.

Outro Lado

O Blog do Dina procurou a 45ª Promotoria de Justiça de Natal e enviou as seguintes perguntas:

Em relação ao procedimento 34.23.2106.0000154/2021-97, que tramita da 45ª Promotoria de Justiça de Natal, tenho as seguintes perguntas para reportagem em produção:

1. O inquérito, que trata dos transbordamento de esgoto em Ponta Negra, quais parâmetros são adotados para definir responsabilização da CAERN, da Semurb, da Arsban e de cooperação conjunta?

2. Considerando as obrigações já impostas à CAERN pela ação civil pública, há alguma previsão de medidas adicionais, caso as obrigações não sejam cumpridas?

Evidências:

  • Trecho: “A CAERN está sujeita às obrigações impostas pela ação civil pública (nº 0200202-17.2007.8.20.0001), que requer a regularização do sistema de esgotamento sanitário…”

3. A SEMURB é citada como responsável por diligências e vistorias. O que a promotoria entende como falha da SEMURB no caso dos transbordamentos em Ponta Negra?

4. O IDEMA é solicitado a avaliar registros técnicos e conclui que a responsabilização é da Caern, mas não há menção a penalidades. Alguma providência de responsabilização sobre a Caern foi tomada a partir do laudo do Idema?

5. A ARSBAN recebe cobranças regulatórias, mas não é mencionada como potencial responsável por falhas no sistema de transbordamento de esgoto em Ponta Negra. Há alguma previsão de envolver a ARSBAN mais diretamente na questão?

6. Caso as diligências atuais não tragam resultados satisfatórios, há a possibilidade de abertura de novas ações judiciais contra a CAERN, SEMURB, ARSBAN ou outros órgãos?

7. Como a promotoria está garantindo que o tratamento dispensado aos diferentes órgãos seja equilibrado e eficaz na resolução do problema ambiental?

8. A persistência do problema após ações corretivas já realizadas pela SEMURB indica que outros fatores podem estar contribuindo. O que mais está sendo investigado nesse contexto?

9. Como o Ministério Público avalia a atuação conjunta dos órgãos até o momento no caso de Ponta Negra? Algum ajuste foi solicitado nas ações integradas?

Até a publicação desta reportagem, não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Por Dinarte Assunção – Blog do Dina

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal está entre os 10 destinos mais procurados para o Carnaval 2025; ocupação da rede hoteleira deve ser de 85%

Foto: José Aldenir / Agora RN

Natal está entre os 10 destinos mais procurados para o Carnaval 2025, de acordo com levantamento da Decolar, empresa do setor de tecnologia de viagens. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), a expectativa é que a ocupação da rede hoteleira da capital potiguar fique em torno de 85% durante o período da folia, entre o fim de fevereiro e o início de março. Esse número representa um crescimento de 4% em relação ao ano passado.

“Para o Carnaval 2025, a hotelaria prevê uma ocupação média de 85%, o que consolida a projeção do início do ano. Existe uma possibilidade de variação muito em função do turismo regional, tendo em vista a proximidade da data”, conta Edmar Gadelha, presidente da ABIH-RN.

Edmar também destacou que Natal e o Rio Grande do Norte têm, além das belezas naturais, uma “hotelaria robusta” como diferencial, o que justifica a alta procura pelo destino.

“Esse crescimento em relação a 2024 se deve, principalmente, à obra de engorda de Ponta Negra, que tem aumentado sensivelmente a procura, assim como também a melhoria dos índices de segurança, uma questão fundamental para o nosso turismo”, ressaltou.

A programação oficial do Carnaval de Natal deve ser divulgada pela prefeitura na próxima semana.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula ligou para Wellington Dias e cobrou explicações após anúncio de discussão interna sobre aumento no Bolsa Família

Foto: Cristiano Mariz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou para o ministro do Desenvolvimento Social, Welligton Dias, na tarde de sexta-feira ao ser informado que seu auxiliar havia anunciado que o governo estuda um reajuste para o Bolsa Família. O ministro cumpria agenda no interior do Piauí, quando recebeu a ligação de Lula para dar explicações sobre sua fala que provocou estresse no governo e reações no mercado, com aumento do dólar e queda da bolsa.

Em entrevista publicada na sexta-feira, o ministro foi questionado pelo portal alemão DW se, diante do aumento da inflação dos alimentos, o governo considerava um reajuste no benefício.

— Vamos tomar uma decisão (sobre reajuste do Bolsa Família) dialogando com o presidente, porque isso repercute. Será um ajuste? Será um complemento na alimentação? — e depois complementou — Está na mesa. A decisão vai ser tomada até o final de março.

A fala irritou Lula. Na ligação com o presidente, o ministro explicou que o que ele quis dizer era que o ministério está preparando um estudo do impacto da inflação dos alimentos sobre os beneficiários do Bolsa Família e de que forma isso poderá ser compensado.

Diante das cobranças de Lula, o ministro enviou ao gabinete presidencial a íntegra da gravação da entrevista, para que o presidente pudesse ouvir toda a fala feita dentro do contexto da entrevista. Aliados de Dias admitem que a declaração foi um erro, mas entendem que a gravação ajuda a esclarecer o ruído.

A declaração de Wellington Dias sobre o estudo para aumento do Bolsa Família pegou os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, totalmente de surpresa. O eventual aumento do Bolsa Família teria impacto nas contas públicas em um momento em que o governo é pressionado a cortar gastos. Em reação, a Casa Civil fez uma nota desmentindo o ministro:

“A Casa Civil da Presidência da República informa que não existe estudo no governo sobre aumento do valor do benefício do Bolsa Família. Esse tema não está na pauta do governo e não será discutido.”

No Planalto, a auxiliares ficaram incomodados com a declaração de Dias. Segundo eles, a possibilidade de reajuste do benefício “sequer está no horizonte” de discussão do governo e é “fora da realidade” em um momento em que Planalto tenta mostrar sinais de austeridade com as contas públicas. A conduta do ministro também deixou interlocutores de Lula impacientes em um dia em que o presidente estava liderando uma pauta positiva, com inaugurações voltadas à segurança hídrica em viagem para o interior da Bahia.

Duas horas depois do desmentido da Casa Civil, Wellington Dias divulgou uma nota feita em conjunto com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) em que “esclarece que não há nenhum estudo em andamento sobre o aumento do valor do benefício do Bolsa Família e nem agenda marcada para tratar do tema”.

O episódio se soma ao desgaste provocado pela revelação feita pelo GLOBO nesta semana da existência de ONGs contratadas pela pasta comandadas por assessores e ex-assessores de petistas para fornecer quentinhas que não foram entregues como previsto. No Planalto, a avaliação é que o cenário coloca Wellington Dias na berlinda diante das discussões da reforma ministerial, mas não há conclusão se dois casos serão suficientes para Lula afastá-lo da pasta.

Com orçamento de R$ 291 bilhões, a pasta é alvo de cobiça de partidos de centro da base que ainda é frágil no Congresso. No entanto, justamente por causa do Bolsa Família, a área é considerada fundamental pelo PT, Lula resiste a entregá-la a um quadro que não seja ligado ao partido.

Aliados do ministro afirmam que Dias e Lula já se reuniram cinco vezes em 2025 para alinhar metas e ações da gestão até o final de 2026, o que indicaria, segundo eles, que o presidente conta o auxiliar até o final do mandato. Por enquanto, não há previsão.

O Globo

 

Opinião dos leitores

  1. Desse lado todo mundo mente, o presidente é o maior mentiroso que tem, aí um ministro tem que falar a verdade.
    Deixe ele mentir também, Lulinha. O seu povo já
    acostumado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Unimed Natal é reconhecida entre as 50 maiores operadoras de saúde do Brasil

A Unimed Natal conquistou um lugar de destaque entre as 50 maiores operadoras de planos de saúde do Brasil, resultado de um processo de reestruturação iniciado em 2017. Sob a liderança do diretor-presidente Dr. Fernando Pinto, a cooperativa médica adotou estratégias que garantiram equilíbrio econômico-financeiro, ampliação dos serviços assistenciais e valorização dos médicos cooperados.

A atual gestão encontrou um cenário financeiro desafiador, com a necessidade de utilizar o mecanismo do Pro Rata há 23 anos, reduzindo, em média, 26% da produção dos cooperados para manter a operação sustentável. “O primeiro desafio foi eliminar o Pro Rata e adotar um modelo de remuneração baseado em indicadores de qualidade assistencial”, explica Dr. Fernando Pinto.

Além da revisão do modelo de remuneração, a Unimed Natal investiu na profissionalização da gestão, contratando especialistas em saúde suplementar e implementando práticas de governança corporativa. “Com essas mudanças, conseguimos distribuir sobras para os médicos cooperados, melhorar a remuneração e garantir a sustentabilidade da Unimed Natal”, acrescenta o diretor-presidente.

O cardiologista Ricardo Queiroz, pré-candidato à presidência da cooperativa médica, e atual membro do Conselho Administrativo da Unimed, destaca a importância desse processo para o fortalecimento da categoria médica. “A valorização dos cooperados médicos sempre foi um compromisso central dessa gestão. Hoje, temos uma Unimed Natal mais sólida, sustentável e, com a nossa experiência, preparada para continuar crescendo cada vez mais”, diz Ricardo.

Entre as entregas mais significativas dessa reestruturação está o Complexo de Saúde Unimed Natal (CSU), o maior investimento da cooperativa em seus 47 anos de história. O novo espaço contará com um hospital geral, uma unidade materno-infantil e um amplo Centro de Diagnóstico, reforçando o compromisso da Unimed Natal com a qualidade da assistência prestada aos seus beneficiários.

As eleições para a nova diretoria executiva e o Conselho de Administração da Unimed Natal ocorrerão no dia 31 de março de 2025, por meio de votação eletrônica.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Segurança fecha porta do carro, prende dedos de Lula e toma bronca

O segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prendeu a mão do chefe do Executivo na porta do carro enquanto ele cumprimentava apoiadores durante a visita à Bahia na sexta-feira (7).

Lula estava dentro do veículo, no banco de trás, mas com parte do corpo para fora da janela. Cumprimentava apoiadores com a mão direita. Com a esquerda, ele se segurava no carro. Foi neste momento em que o segurança fechou a porta.

Assim que a porta do veículo é fechada, Lula rapidamente puxa o braço e balança a mão esquerda – um gesto quase que instintivo quando alguém sente dor. Ele fala algo para o segurança que não é possível ouvir. Depois, volta a cumprimentar as pessoas que estavam em volta do carro.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Pronto, vai colocar um atestado de seis meses, demitir o segurança por justa causa, dar entrada em outra aposentadoria por invalidez, processar o fabricante do veículo, o mst vai fechar as BRs, a globo vai passe mais de 15 dias noticiando o ocorrido, Jajá vai pedir justiça, vai dançar no terreiro pedindo ao cramunhão um despacho,…
    Ou seja, muito mimimi

    1. Que tal das marmitas invisíveis, do escândalo da previ, dos correios? Quer mais?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mãe de aprovada em Medicina na UFRN (800+): “essa foi a única mentoria que senti segurança”

Por conta da experiência na área educacional, Karen não conseguia confiar em qualquer acompanhamento para ENEM.

Sabendo de mentorias e assessorias sem uma metodologia e sem ferramentas claras de acompanhamento do aluno, ela não sentia segurança de contratar esse tipo de serviço para sua filha (Eduarda Montenegro, aprovada em Medicina na UFRN).

Depois de encontrar o fundador potiguar da AMentoria (Pedro Gesteira) num evento, ela entendeu que os mentores da empresa são acadêmicos de Medicina treinados numa metodologia baseada nas neurociências, com ferramentas práticas de acompanhamento das métricas de estudo.

Sabendo que o desafio da Medicina fica maior a cada ano, ela viu que não se tratava de apenas um ‘papo com um aprovado’, mas sim de um acompanhamento sério, já que a empresa soma mais de 30 mil horas de mentorias individuais desde 2020.

A cada mês, mesmo Duda estando na rotina mais tranquila e leve que ela já teve, Karen viu uma evolução clara na confiança e na nota da sua filha.

Com a nota de Duda (800+), ela poderia ter escolhido qualquer faculdade do Brasil inteiro, mas optou por ficar perto da sua família que a apoiou durante toda a preparação.

Em vez de tentar ser mentora da sua filha, Karen sentia total segurança para se colocar apenas no lugar de mãe, acolhendo e apoiando sua filha durante a trajetória.

Nas palavras dela, “Às vezes a gente pede algo para Deus e ele nos dá muito mais. O acompanhamento de um mentor da AMentoria foi exatamente isso!”.

Interessados podem buscar contato através do perfil: @amentoria.enem

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Última rodada da 1ª fase define semifinalistas e rebaixados no Campeonato Potiguar 2025 neste sábado (8)

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C

A sétima e última rodada da primeira fase do Campeonato Potiguar 2025 acontece neste sábado 8, com quatro jogos decisivos realizados simultaneamente às 16h. Os confrontos determinam os classificados para as semifinais, os times que disputarão o “cruzamento olímpico” e os rebaixados.

No Barrettão, em Ceará-Mirim, o líder ABC, com 14 pontos, enfrenta o Força e Luz, último colocado com 2 pontos e já rebaixado. O jogo terá transmissão exclusiva da TV FNF para assinantes do Clube de Membros.

Na Arena América, em Parnamirim, o América, segundo colocado com 13 pontos, recebe o Santa Cruz, quinto lugar com sete pontos. A partida será transmitida pela TV Tropical e pelo Canal GOAT.

No Frasqueirão, em Natal, o Potiguar de Mossoró, quarto colocado com nove pontos, enfrenta o Globo, sexto lugar com sete pontos. O duelo também será transmitido ao vivo pela TV FNF, exclusivamente para assinantes do Clube de Membros.

Já no Edgarzão, em Assu, o Baraúnas, sétimo lugar com quatro pontos, joga contra o Laguna, terceiro colocado com 10 pontos.

De acordo com o regulamento, os dois primeiros colocados (ABC e América) avançam direto para as semifinais.

Os times entre a terceira e a sexta posições (Laguna, Potiguar de Mossoró, Santa Cruz e Globo) disputarão o “cruzamento olímpico” por duas vagas nas semifinais. Baraúnas e Força e Luz estão rebaixados.

Na artilharia, Alisson, do Santa Cruz, lidera com 8 gols, seguido por Emanuel Esquerdinha, do ABC, com 5 gols, e Samuel, do Potiguar de Mossoró, com 4 gols.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gasto com funcionários públicos sobe pelo 2º ano seguido em 2024

Fonte: Tesouro Nacional | Arte: Poder 360

Os gastos recorrentes com funcionários públicos da União somaram R$ 370,6 bilhões em 2024. Esse foi o maior valor desde 2021, quando totalizou R$ 389,1 bilhões, em valores corrigidos pela inflação. O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou o 2º ano de alta seguido nas despesas com o pessoal e encargos sociais.

As despesas com o funcionalismo caíram em 2020, 2021 e em 2022, principalmente por causa do congelamento de reajustes salariais no período da pandemia de covid-19. Tiveram alta de 0,54% em 2023 e de 1,23% em 2024, ao considerar a variação real. Os dados são do Tesouro Nacional.

As despesas com pessoal e encargos sociais são a 3ª maior cifra do Orçamento, atrás somente dos juros da dívida e dos benefícios previdenciários. A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, já se pronunciou diversas vezes contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32 de 2020, que trata sobre a reforma administrativa para enxugar os custos.

Para a ministra, a medida “quer punir” os funcionários públicos. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos disse que o Estado brasileiro passa por um “processo de transformação” para torná-lo mais “eficiente, justo e sustentável”.

O ministério afirma que o governo adotou uma série de medidas, como a reestruturação de carreiras e a recomposição de pessoal no setor público federal “com a realização de concursos, a exemplo do Concurso Nacional Unificado”.

Os gastos com pessoal e encargos sociais deverá subir em 2025, puxados também pela contratação dos aprovados no “Enem dos concursos”.

O Concurso Nacional Unificado criará 6.640 vagas imediatas no serviço público em 2025. O MGI disse que o Poder Executivo perdeu mais de 240 mil funcionários públicos de 2010 a 2023. Além disso, há 180 mil trabalhadores que estarão aptos a se aposentarem até 2035.

Segundo o órgão, a reestruturação não ampliou significativamente a despesa em proporção do PIB (Produto Interno Bruto).

“Mesmo com o pequeno aumento no total de servidores entre 2023 e 2024, os reajustes negociados em 2024 –que somados aos acordos anteriores, garantem recomposição salarial para 100% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas da União–, a despesa com pessoal seguirá estável como proporção do PIB, reforçando o compromisso com a responsabilidade fiscal e com os limites do arcabouço fiscal e representando menos de 2,6% em 2026”, disse.

“O objetivo final de qualquer reforma deve ser desenvolver a capacidade de o Estado entregar mais e melhores políticas e serviços públicos para a população e o setor produtivo, e não necessariamente reduzi-lo. O que faz um Estado eficiente, entre outros aspectos, e ter servidores bem-preparados e comprometidos com as políticas públicas”, disse o Ministério da Gestão.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Esse gasto que pagou TODOS os funcionários públicos durante UM ano(370 bilhões) foi o mesmo valor que o Bozo gastou, no desespero, pra tentar se reeleger.

  2. Vão investigar o Legislativo, que não faz concurso, ganha mais que todo mundo, gasta com os cartões corporativos, não bate ponto no trabalho, só trabalham 3 dias por semana…. e torram o dinheiro público com jatinhos, diárias e hospedagem …

  3. Se o qualificado jornalista que insiste em escrever estas matérias tivesse coragem, audácia e capacidade, não perderia tempo escrevendo contra o Judiciário e servidores públicos: deveria investir na vergonha nacional que é a classe política. Não fazem concurso, não passam por estágio probatório, não prestam verdadeiras declarações do IR, recebem benesses indevidas tais como restituição por consumo de combustíveis, ressarcimento por gastos em restaurantes e afins e outras…. Façam o verdadeiro jornalismo…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Reforma ministerial: mudanças ocorrerão em etapas; 1ª fase será no Planalto e antes do Carnaval

Foto: MATEUS BONOMI/AGÊNCIA ESTADO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dito a ministros e auxiliares que pretende realizar uma reforma ministerial de forma fatiada.

A primeira etapa terá foco nos gabinetes do Palácio do Planalto, e deve ser concluída até o Carnaval, no começo de março.

Lula já fez mudanças no seu entorno, como a substituindo de Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).

Além da mudança feita na Secom a troca do ministro Márcio Macêdo pela deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) na Secretaria-Geral do Planalto também é dada como certa.

Já a Secretaria de Relações Institucionais, pasta responsável pela articulação política do Executivo com o Congresso Nacional, é reivindicada por partidos do Centrão.

Se Lula quiser levar o pleito do Centrão adiante, deve deslocar o atual ministro Alexandre Padilha para a Saúde, no lugar de Nísia Trindade.

O presidente tem cobrado de Nísia a ampliação da oferta de especialidades médicas para resolver o problema das filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). O modelo que Lula gostaria de ver implantado passaria pela utilização da rede privada para atender à demanda do setor público. A ideia, no entanto, não avançou.

Alexandre Padilha não é o único nome cogitado por Lula no Ministério da Saúde. O presidente está entre Padilha e o ex-ministro Arthur Chioro.

Segunda etapa vai mirar pastas ocupadas pelo PT

A segunda etapa da reforma ministerial pensada por Lula será feita nos ministérios atualmente ocupados por políticos do PT. Estão na mira:

  • o Ministério das Mulheres;
  • o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; e
  • o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A expectativa é que a pasta do Desenvolvimento Social, atualmente chefiada por Wellington Dias, possa ser liberada para o Centrão, caso a Secretaria de Relações Institucionais permaneça com um nome do PT.

Além disso, o deputado José Guimarães (PT-CE) está cotado para a vaga na Secretaria de Relações Institucionais, em uma articulação para levar o ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva para a presidência do PT. Outra possibilidade ventilada é de Jaques Wagner (PT-BA) assumir a pasta, abrindo uma vaga na liderança do Senado.

Arthur Lira pode ficar com Agricultura

Na terceira fase da reforma, Lula mexeria em pastas ocupadas por partidos aliados, como o Ministério da Pesca, de André de Paula (PSD); Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, de Geraldo Alckmin (PSB); e o da Agricultura e Pecuária, hoje chefiado por Carlos Fávaro (PSD).

A pasta de Agricultura é uma das desejadas pelo Centrão. Arthur Lira (PP-AL) está cotado para a função, mas Lula só pretende mexer nessas pastas se os partidos concordarem com as mudanças.

Padilha e assessores próximos de Lula defendem a realização da reforma o quanto antes e avaliam que o “timing ideal” é antes do Carnaval.

Mas alguns cargos são considerados “imexíveis” na visão de Lula e aliados. Um deles é o de Rui Costa, atual ministro da Casa Civil. O outro, o de Alexandre Silveira, que está à frente do Ministério de Minas e Energia. Os dois políticos, inclusive, são muito próximos um do outro.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura do Natal entrega nova iluminação no entorno do Ginásio Nélio Dias

A prefeitura do Natal entregou nesta sexta-feira (07), a nova iluminação no entorno do Ginásio Nélio Dias, localizado na Zona Norte da capital potiguar.

Na ocasião, o prefeito Paulinho Freire destacou que, no primeiro mês da gestão, já foram instaladas quase 8 mil luminárias de LED em Natal, em mais de mil ruas, sendo a maior parte delas na Zona Norte.

Paulinho Freire também ressaltou novos projetos para a região. “Nesse ano de 2025, iremos realizar o carnaval do polo Zona Norte nesta área do Nélio Dias. Nos próximos dias iremos divulgar mais detalhes dessa programação”, afirmou.

O secretário Municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, pontuou que a iluminação em LED no estacionamento do ginásio era uma reivindicação dos moradores e foi atendida pela Prefeitura. “Com esta entrega, devolvemos à população uma área de lazer com mais segurança e qualidade para a prática de exercícios e eventos de forma geral. Apesar de apenas 40 dias de gestão, nós estamos com resultados positivos e tem muita coisa boa por vir”, destacou.

O atleta Jair Wilson Vieira da Silva comemorou: “Eu me exercito, treino e trabalho aqui no entorno do ginásio e com essa ação de hoje vai melhorar muito a nossa vida, principalmente no tocante à segurança, pois antigamente era muito escuro e com as novas luzes vai facilitar o nosso campo de visão e utilização melhor do espaço. Estou muito feliz com essa nova conquista para nós moradores da Zona Norte”, relatou.

Para o secretário Municipal de Esporte e Lazer (SEL), Hermes Câmara, ter espaços adequados para práticas esportivas pode impactar positivamente o cotidiano dos moradores da localidade, em saúde e qualidadede vida. “Em breve, a nossa secretaria irá lançar novos projetos para serem implantados no ginásio. O Nélio Dias é maravilhoso, vamos trazer para ele projetos de escolinhas de futebol, grandes eventos de esportes, dança e muito mais”, afirmou.

Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita Joanna Guerra, os vereadores Pedro Henrique, Preto Aquino, Matheus Faustino, Anne Lagartixa e Leo Souza.

Opinião dos leitores

  1. Muito bom Paulinho, serás o melhor gestor para a cidade de Natal. Os contras não conseguirão o que querem.

  2. Esses vereadores só sabem andar atrás do Prefeito pra bajular, inabeis e oportunistas.
    Nso fazem nada pela cidade, só enchem o bolso de dinheiro e desfilam em carros pagos pela câmara com dinheiro do povo.
    Sumiram todos.
    NATAL PERDEU FEIO ELEGENDO A INCOMPETENCIA DESSES VEREADORES, CADA UM PIOR DO QUE O OUTRO.
    AINDA POR CIMA UM PREFEITO PÉSSIMO , APAGADO.

  3. Infelizmente o prefeito de Natal está muito omisso e desmotivado para governar a nossa capital. Infelizmente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *