Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Parlamentares conseguiram o número mínimo necessário de assinaturas para que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que visa investigar os atos de 8 de janeiro seja instaurada. De acordo com o deputado federal Sanderson (PL-RS), já há a adesão de 171 deputados federais e de 27 senadores para que buscam investigar os acontecimentos no segundo domingo do ano, em que manifestantes invadiram a sede dos Três Poderes – Senado Federal e Câmara dos Deputados, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.
Em se tratando de uma CPMI, a instalação é automática após a coleta do número mínimo necessário. No governo federal, há o temor de que uma atuação de uma comissão parlamentar de inquérito possa provocar desgastes e possa desviar o foco no Congresso de pautas consideradas importantes, como a reforma tributária.
Com isso, entre oitivas e audiências, senadores e deputados que participarão do colegiado terão o poder de convidar ministros e autoridades para que estes prestem esclarecimentos sobre o ocorrido na capital federal. Prejuízos calculados pela Advocacia-Geral da União (AGU) sustentam que os valores ultrapassem a casa dos R$ 20 milhões.
Os atos do dia 8 de janeiro levaram milhares de apoiadores de Bolsonaro à Esplanada dos Ministérios e como desdobramento, alguns invadiram os órgãos públicos federais e depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto.
Inicialmente, houve uma mobilização da própria base do governo no Congresso Nacional, que acabou demovida por Lula. O gesto do presidente teve efeito contrário ao esperado e inflamou opositores que passaram a liderar a coleta das assinaturas.
Tomara que a CPMI tenha imparcialidade ao apurar os fatos e detecte os infiltrados realizadores dessa barbárie.
A inocência do Great Captain será provada e ele voltará de alma lavada para ajeitar o Brasil depois desses 2 meses de destruição petralha.
NATALIA BENEVIDES NAO SERA PREFEITA!!!!! SOS!!!!
Parabéns aos parlamentares que assinaram a CPMI, pois só assim os verdadeiros culpados serão punidos.
Vai ser apurado e a verdade vai aparecer. Luladrão tá com medo pq? Quem não deve não teme. Que os responsáveis sejam identificados e punidos. Do jeito que foi feito por Xandão não é justo. Agora os infiltrados da esquerda vão aparecer.
Agora o cancão vai piar. Bora ver quem armou essa baderna. O procurado pelo FBI, deve tá cortando prego.