Diversos

Cresce risco de calote de empresas brasileiras, diz FMI

CCo96tSUMAAx11IA situação doméstica e do quadro internacional deteriorou o perfil de endividamento das empresas brasileiras, deixando uma parcela significativa do mundo corporativo nacional com margem apertada para honrar débitos, segundo o Relatório de Estabilidade Financeira Global (GSFR, na sigla em inglês), divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), nesta manhã. O organismo multilateral alerta particularmente para o setor de energia, à luz do aperto das condições de financiamento já experimentadas pela Petrobras, que tem esquema de corrupção sob investigação.

“No Brasil, preocupações com a governança corporativa da Petrobras já resultaram em cortes na classificação de crédito e elevaram os custos de empréstimo ao maior nível em mais de dez anos”, diz o Fundo Monetário.

Os setores energético e exportador de commodities, afirma o FMI, estão sendo severamente afetados pela queda das cotações internacionais do petróleo, de alimentos e metais. De forma geral, as empresas brasileiras arcam ainda com os custos da recessão, dos juros altos, da forte desvalorização do real e da crescente volatilidade nos mercados, que está provocando revisão dos preços dos ativos.

Segundo o Fundo, desde junho de 2014 o mercado engrenou em um processo de reavaliação dos ativos de empresas brasileiras em geral, bem como os de outros emergentes. Mas o ramo de energia tem sido particularmente afetado.

CAPACIDADE DE PAGAMENTO DE DÍVIDAS

“Pressões sobre a capacidade de pagamento das dívidas pelo setor de petróleo e gás tornaram-se mais evidentes para firmas de Brasil, Nigéria e África do Sul, por causa dos preços baixos do petróleo”, diz o texto do GSFR, embora o FMI ressalte que, nesses países, a deterioração dos balanços corporativos do setor energético começou antes mesmo da queda livre da cotação.

De forma geral, o Fundo avalia que o Brasil está no grupo em que há uma parcela substancial do débito corporativo em risco, quer seja porque as empresas são “fracas” (perderam musculatura), quer seja porque a receita gerada antes do pagamento de impostos e juros é menos de duas vezes o valor do serviço da dívida. Essa fatia praticamente dobrou entre 2010 e 2014, de cerca de 13% para pouco mais de 25% do débito na mão de empresas.

A dívida em moeda estrangeira preocupa menos o Fundo, no caso do Brasil, mas não é desprezível diante da valorização acentuada do dólar frente ao real. Entre 2007 e 2014, passou de cerca de 8% para o patamar de 13% do PIB brasileiro.

De acordo com José Viñals, economista que chefia as avaliações de risco financeiro do FMI, o quadro do Brasil não é isolado. Nos últimos seis meses, cresceram os riscos à estabilidade financeira global, que estão mais espalhados, tanto geograficamente (ricos, emergentes, em desenvolvimento) quanto em relação ao tipo de ativos e setores frágeis.

Por exemplo, EUA e zona do euro têm de lidar com efeitos colaterais indesejáveis da crise financeira e das políticas monetárias expansionistas (recursos abundantes e juros zero).

Persistem alta alavancagem e excesso de créditos podres (900 bilhões de euros só na Europa). Os riscos deslocam-se dos bancos aos shadow banks e instituições não financeiras e das questões de solvência para a liquidez do mercado (os capitais disponíveis podem secar rapidamente, dificultando rolagem de dívidas, em países ricos e, sobretudo, nos emergentes).

Por exemplo, pequenas emissoras de seguros de vida podem ficar insolventes se persistirem os juros baixos europeus sem ajustes de balanços e colchões antiestresse. Há risco sistêmico: essas seguradores têm 4,4 trilhões de euros em ativos da União Europeia e estão interconectadas ao sistema bancário.

ALTA DE JUROS NOS EUA

Já nos EUA, à medida que o Fed, banco central americano, começar a elevar juros, vão crescer o custo das dívidas e a volatilidade nos mercados. A perspectiva de ganharem mais nos Estados Unidos pode alterar o mapa de aplicação dos investidores no mundo todo. Bolhas infladas pelos anos de recursos abundantes podem vir à tona e estourar.

Na China, a contenção da expansão de setores (dentro do plano de reorientação da economia do investimento para o consumo) pode desequilibrar balanços. Particularmente na construção civil e no mercado imobiliário —este último representa 20% do crédito doméstico chinês.

— Os riscos moveram-se a partes do sistema financeiro mais difíceis de avaliar e de combater — afirma Viñals.

O economista resume o cardápio de ações que devem ser adotadas:

— Medidas adicionais à política monetária são vitais para garantir uma saída duradoura da crise financeira e salvaguardar a estabilidade financeira. Legados da crise precisam ser resolvidos. A calibragem das políticas monetárias precisa ser afinada com reformas complementares e contenção de excessos financeiros. A liquidez do mercado precisa ser fortalecida e reformas regulatórias no sistema financeiro devem ser encerradas.

Aos mercados emergentes, uma recomendação adicional é reforçar os amortecedores de choques e resolver vulnerabilidades domésticas, diz Viñals:

— A resistência financeira pode ser elevada por intermédio da adoção de medidas micro e macroprudenciais. Os reguladores devem realizar testes de estresse bancário relacionados a moedas estrangeiras e riscos relacionados ao preço de commodities, e monitorar mais de perto e com maior regularidade o endividamento corporativo e a exposição cambial, incluindo posições em derivativos.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Sobe para 41 número de mortos em trágico acidente na BR-116 em MG; motorista de carreta segue foragido

Foto: Corpo de Bombeiros

Subiu para 41 o número de mortos em virtude do acidente na BR-116 em Teófilo Otoni (MG) neste sábado (21). A informação foi confirmada pela Polícia Civil de Minas Gerais em coletiva de imprensa neste domingo (22).

Segundo a instituição, 41 cadáveres deram entrada no Instituto Médico Legal de Belo Horizonte neste domingo (22).

Onze desse total já foram identificados e dois já foram liberados. Os corpos passarão por perícia e a investigação vai apurar se todos eram ocupantes do ônibus.

O motorista suspeito de causar o acidente está com a carteira de motorista apreendida há dois anos e não tinha autorização para dirigir. Ele é considerado foragido pela polícia.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Litoral da Grande Natal tem cinco trechos impróprios para banho, aponta boletim

Praia de Areia Preta, em Natal — Foto: Igor Jácome/g1

O litoral da Grande Natal está com cinco trechos impróprios para banho, segundo o boletim semanal de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgado na sexta-feira (20).

O boletim da balneabilidade analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas, e a classificação se dá com base em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Veja os trechos impróprios:

  • Nísia Floresta/Foz do Rio Pirangi
  • Parnamirim/Rio Pirangi (Ponte Nova)
  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium)
  • Natal/Ponta Negra (Morro do Careca)
  • Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza)

A validade do boletim é de uma semana, momento em que os trechos serão reavaliados e um novo boletim será publicado.

Ao todo, são analisados 51 trechos de banho que ficam nas cidades de Baía Formosa, Tibau do Sul, Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Areia Branca, Grossos e Tibau.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Colisão frontal na BR-226 deixa três mortos em Bom Jesus, no agreste potiguar

Foto: cedida

Um acidente no km 52 da BR-226, em Bom Jesus, região agreste do Rio Grande do Norte, resultou na morte de três pessoas e deixou outras duas feridas na manhã deste domingo (22).

A colisão frontal envolveu dois veículos Chevrolet Celta e ocorreu por volta das 6h50, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

No Celta vermelho, o condutor, de 50 anos, foi socorrido pelo SAMU com ferimentos graves. A passageira foi identificada como Maria das Graças Barbosa dos Santos, de 58 anos. Ela não resistiu e morreu no local.

No Celta cinza, o condutor, que foi identificado como Francisco Aparecido da Silva, de 43 anos, faleceu no local. Dois passageiros estavam no carro: João Guilherme Lima Rodrigues de Azevedo, de 15 anos, que também morreu na colisão, e um homem, de 42 anos, que foi socorrido com vida.

Além da PRF, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e Polícia Civil foram acionadas para atender à ocorrência.

A rodovia foi parcialmente interditada para o atendimento da ocorrência.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Queda de avião em Gramado deixou 9 mortos, diz Defesa Civil do RS

Foto: Reprodução/Halder Ramos

A queda do avião em Gramado deixou nove mortos, segundo informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O acidente aconteceu na Avenida das Hortênsias. Informações iniciais dão conta de que a aeronave, de pequeno porte, caiu em cima de lojas e atingiu também uma pousada. A situação do tempo na cidade é ruim, com chuva e nevoeiro.

Ao menos 15 pessoas foram socorridas a hospitais da região. Na pousada, o prédio foi atingido pelos destroços após a queda e houve um incêndio. Ao todo, 15 pessoas que estavam no local ficaram feridas e foram socorridas para o hospital. A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que a maior parte das vítimas precisou de atendimento por ter inalado a fumaça do incêndio.

g1 e CNN

Opinião dos leitores

  1. No Governo da “democracia” e “paz e amor”, só tragédias:
    Corruptos de volta a cena do crime; economia, saúde, educação e segurança pública, agonizando na UTI…
    E, agora, de ontem para hoje, 41 mortos em acidente rodoviário em Minas Gerais e queda de avião no Centro de Gramado… Os presságios estão aí… As pragas do Egito estão tomando conta de nossa Nação…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Imagens de câmeras de segurança mostram momento de queda de avião em Gramado-RS

Um vídeo mostra o momento em que um avião caiu em Gramado neste domingo (22).

O acidente aconteceu na Avenida das Hortênsias. Informações iniciais dão conta de que a aeronave de pequeno porte.

A situação do tempo na cidade era ruim, com chuva e nevoeiro.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Aeronave que caiu em Gramado-RS transportava 10 pessoas e atingiu loja de móveis e uma pousada

Foto: reprodução

Informações preliminares divulgadas pela Defesa Civil-RS são de que 10 pessoas estavam no avião no momento da queda. A identidade delas não foi divulgada. As autoridades ainda não confirmaram se há vítimas fatais.

De acordo com a Brigada Militar, o avião havia saído do aeroporto de Canela e caiu minutos depois da decolagem, por volta das 9h15, na região central de Gramado. A informação inicial era de que ele seguiria viagem para Florianópolis.

No momento da queda, a aeronave atingiu a chaminé de um prédio, uma loja de móveis e uma pousada.

Segundo os bombeiros, no prédio uma pessoa conseguiu sair sem ferimentos. Na loja de móveis não havia ninguém no momento da queda. Já na Pousada, 15 pessoas ficaram feridas e foram socorridas para o hospital.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Confira as receitas do Papo de Fogão Especial de Natal: Bolo natalino; e Brie folhado com favo de mel

BOLO NATALINO

Ingredientes:
1 1/2 xícara de farinha de trigo
200g de manteiga
1 Xícara de açúcar mascavo
1/2 Xícara de açúcar refinado
4 Ovos
1 Xícara de amêndoas em lascas
1 Xícara de frutas cristalizadas picadas
1/2 Xícara de nozes picadas
1/2 Xícara de uvas passas
1/2 Xícara de ameixa
1/4 Xícara de licor de cacau
1 Colher de sobremesa de fermento em pó
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

Modo de preparo:
Coloque as uvas passas em uma tigela, regue com o licor de cacau, deixe descansar enquanto bate a massa do bolo.
Bata um pouco a manteiga na batedeira, acrescente o açúcar refinado e o açúcar Mascavo e bata bem para fazer a cremagem.
Em seguida acrescente os ovos, um a um, coloque a baunilha e bata bem. Em uma tigela peneire a farinha de trigo e o fermento, junte a canela, as frutas cristalizadas, amêndoas, as nozese a ameixa.
Mexa bem para unir, e em seguida peneire as passas, reserve o licor, junte as passas na massa e mexa delicadamente para unir.
Unte e enfarinhe uma forma de furo grande ou uma média e uma pequena e coloque a massa.
Lleve para assar em forno pré aquecido à 180 graus, até que fique levemente dourado e que enfiando o palito saia limpo.
Espere esfriar e se quiser pode pincelar o bolo ainda morno com o licor que estava reservado.

Cobertura
Glacê real ou fondant

Fondant
2 xícaras de açúcar confeiteiro
4 colheres de sopa de leite
1 colher de sobremesa de manteiga
Leve ao fogo em banho-maria até ficar brilhante e engrossar

Espalhe sobre o bolo o glacê real ou o fondant e coloque por cima algumas llfrutas, amêndoas, nozes e decore a gosto.
Sugestão: pode colocar alguma decoração natalina, em biscoitos, etc…

Tempo de preparo: 20min
Tempo de cozimento: 30min

DICA RÁPIDA

BRIE FOLHADO COM FAVO DE MEL

Ingredientes:
1 pcte de massa filo
400g de queijo brie
200g de damascos
190g de mel com o favo
100g de Manteiga

Para decorar:
100g de mirtilo
100g de nozes pecan

Modo de preparo:

Coloque um fundo de papel manteiga na assadeira.
Passe desmoldande ou unte uma assadeira de fundo removível.
Abrir a massa filo em uma bancada, coloque duas folhas na assadeira e adicionone o queijo brie.
Corte a parte superior do queijo em cruz.
Envolva ele com a massa folhada, Coloque um pouco mais de massa, amassada, sobre as bordas.
Borrife um pouco de café, sem açúcar sobre a massa, para dourar, e leve para assar em fogo médio por 25 minutos ou até dourar e retirae do forno.
Deixe esfriar e retire da forma. Decore com os mirtilos, o favo de mel e sirva ou coloque em sua mesa de Natal.

Tempo de preparo: 15min
Tempo de cozimento: 25min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Avião cai no Centro da cidade de Gramado (RS)

Um avião de pequeno porte caiu, na manhã deste domingo (22/12), no centro da cidade de Gramado (RS). Várias unidades do Corpo de Bombeiros e da polícia estão no local. Ainda não há informações sobre feridos ou mortos.

Testemunhas relataram que a aeronave perdeu altitude rapidamente antes de atingir a loja, que estava fechada no momento do impacto.

As autoridades isolaram a área para garantir a segurança, e uma perícia será realizada para determinar as circunstâncias do acidente. Informações preliminares indicam que o avião vinha no sentido Canela-Gramado antes da queda.

Com informações de Metrópoles e Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTOS: Criminosos furtam fios de postes e deixam rua sem iluminação na Praia do Meio

Imagens: reprodução/InterTV

A iluminação da Avenida 25 de Dezembro, na Praia do Meio, em Natal, foi comprometida após criminosos furtarem os fios dos postes. Para acessar o cabeamento, os suspeitos destruíram as calçadas entre as ruas Padre Lemos e Túlio Fernandes, retirando pedras e conduítes.

Seis postes foram afetados, e buracos foram deixados ao redor das estruturas. No local, uma faca foi encontrada.

Imagens: reprodução/InterTV

O sistema de iluminação havia sido instalado há cerca três meses como parte de uma obra de urbanização realizada pela prefeitura.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informou que já acionou a empresa responsável pela manutenção para restabelecer a iluminação.

Um morador, que preferiu não se identificar, relatou que ações como essa são frequentes na região. “Essa avenida estava toda iluminada, como a gente quer, com mais segurança. Tentaram roubar a fiação, roubaram alguns fios e outros não, e a gente fica no prejuízo.”

A Prefeitura de Natal destacou que o furto de cabeamento é crime e que todas as ocorrências são repassadas à Polícia Civil.

g1-RN

Opinião dos leitores

  1. Como foi só pra uma cervejinha, fiquem tranquilos. LULADRAO é Fatão GD, nos dão paz e tranquilidade, que toda criminalidade é feita com o maior respeito. BANDIDOS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Popularidade de Janja despenca em dois anos e é menor do que a de Lula, mostra pesquisa Genial/Quaest

Foto: Wallace Martins/Estadão Conteúdo

A popularidade da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, sofreu uma queda acentuada nos dois primeiros anos do mandato do presidente Lula. 

Segundo pesquisa Genial/Quaest, apenas 22% dos brasileiros avaliam Janja positivamente, uma redução drástica em relação aos 41% registrados em fevereiro de 2023.

Já as opiniões negativas dispararam de 19% para 38%, enquanto 30% consideram sua atuação “regular”. Os índices de Janja são inferiores aos do presidente: na mesma pesquisa, 33% dos entrevistados avaliam o governo Lula como “bom ou ótimo” e 30% como “ruim ou péssimo”. O resultado da pesquisa foi divulgado neste domingo, 22, no jornal O Globo.

A queda de popularidade de Janja é mais acentuada no Nordeste, onde sua aprovação despencou de 56% para 29%. Entre os evangélicos, apenas 18% têm uma opinião positiva sobre ela, ante 30% no início do mandato.

A pesquisa foi realizada presencialmente entre 4 e 9 de dezembro, com 8.598 pessoas, e tem margem de erro de um ponto percentual.

O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. A popularidade vai aumentar quando roubar cheque. Aumentaria ainda mais se tivesse toda a família envolvida em falcatruas ou fosse pra dentro da igreja cheia de hipócritas falar de Deus.

    1. E quem tem essa família, você? Só se for. Ela só é esposa de um descondenado, condenado por as famosas falcatruas que você tá falando.

    2. Uma baranga dessas se diz isentona. Por não cita as qualidades de Ruth Cardoso? Vai logo querendo atingir Michele? A inveja mata, baranga!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *