Educação

Criador do Escola sem Partido quer mudar proposta na Câmara

Foto: Jornal Livre

O fundador do movimento Escola sem Partido, o procurador de Justiça de São Paulo Miguel Nagib, foi à Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (6) pedir que o relator do projeto de lei que recebeu o mesmo nome, deputado Flavinho (PSC-SP), retire do texto a proibição para tratar de questões de gênero nas escolas.

Hoje haveria mais uma tentativa de votação do substitutivo apresentado por Flavinho na comissão especial que discute a matéria na Câmara, mas isso não ocorreu. Nagib, então, encontrou o parlamentar no plenário da Casa e teve com ele uma breve conversa no café do local. A intenção era ter uma reunião formal, mas o deputado embarcaria em voo para São Paulo.

“O substitutivo tem artigos que se contradizem; está errado, não pode ficar assim. Eu acho que essa lei não pode proibir conteúdos, nem questão de gênero, ela deve estabelecer que seja qual for o conteúdo, ele tem que ser apresentado sem dogmatismo, sem proselitismo, que são abordagens próprias da religião”, disse Nagib à Agência Brasil.

O tempo está cada vez mais apertado para que o projeto seja aprovado na atual legislatura, o que é o desejo daqueles que são favoráveis ao texto. Já aqueles que são contrários, querem que o projeto seja arquivado, o que ocorrerá caso a aprovação na comissão especial não seja ainda este ano. Nagib acredita que a supressão do artigo que trata de gênero vai facilitar a aprovação.

Nagib explica que o próprio substitutivo estipula, no Artigo 2º, que o Poder Público “não se imiscuirá no processo de amadurecimento sexual dos alunos nem permitirá qualquer forma de dogmatismo ou proselitismo na abordagem das questões de gênero”.

Depois, ressaltou o procurador, o texto apresenta uma contradição, no artigo 6º, quando diz: “A educação não desenvolverá políticas de ensino, nem adotará currículo escolar, disciplinas obrigatórias, nem mesmo de forma complementar ou facultativa, que tendam a aplicar a ideologia de gênero, o termo ‘gênero’ ou ‘orientação sexual’.”

Após a conversa, deputado Flavinho disse que irá analisar a possibilidade de mudança na redação, mas que não abre mão da proibição de que escolas tratem de orientação sexual. “Questão de orientação sexual, questões de gênero, que são questões filosóficas, ideológicas, não são permitidas de serem tratadas no ambiente escolar, se não for de forma científica. Como não há ciência sobre isso, ele [o substitutivo] impõe uma limitação para o trato da questão”, diz.

Ele acrescenta, no entanto, que não há proibição “de se tratar de questões da sexualidade, dentro do ambiente próprio, da faixa etária própria. Não há nenhuma proibição como essa no substitutivo”.

Discussões acaloradas

As discussões do projeto de lei que conta com o apoio do presidente eleito, Jair Bolsonaro, têm sido acaloradas na Câmara dos Deputados. São frequentes os bate-boca tanto entre parlamentares quanto entre manifestantes pró e contra o texto que acompanham as sessões.

O embates ultrapassam o Congresso Nacional. No país, são diversos os movimentos de ambos os lados. Do lado favorável, estudantes têm sido incentivados a gravarem aulas de professores e pais a denunciarem os docentes. Do lado contrário, no mês passado, o Ministério Público Federal expediu recomendações para pôr fim a ações arbitrárias contra professores. Entidades educacionais também se mobilizaram criando o movimento Escola com Diversidade e Liberdade e lançando um Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas.

O projeto de lei surge para evitar que professores usem do espaço da sala de aula para doutrinar os estudantes. Um dos pontos controversos, no entanto, é que não está claro o que poderia ser enquadrado nessa doutrinação.

Para Nagib, a ciência tem que ser prioridade na sala de aula e os assuntos devem se tratados dos mais diversos pontos de vista. “Onde houver mais de um ponto de vista relevante, contemplado pela bibliografia, o aluno tem direito de saber, não é justo professor suprimir, omitir do estudante, uma perspectiva que tem peso”.

Segundo Nagib, os professores têm o dever, por exemplo, de ensinar a teoria da evolução aos alunos. “Caso um aluno fale que acredita em criacionismo, o professor tem que, respeitosamente, dizer que isso não é ciência, é religião. ‘Você tem todo o direito de acreditar nisso e não pode ser ridicularizado, mas o que eu tenho o dever de ensinar a você é a teoria da evolução’”, defende e é taxativo: “Quando um professor vai com camiseta com Lula ou do Bolsonaro, esta é uma prática ilegal”.

O posicionamento de Nagib, no entanto, não é consenso entre os apoiadores. Alguns acreditam que gênero não deve ser abordado nas escolas de maneira nenhuma, como defende Flavinho, ou que criacionismo deve ser lecionado.

Contrário à proposta, o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que representa diversos movimentos educacionais, Daniel Cara, diz que, se aprovado, o projeto irá “prejudicar gravemente a qualidade da educação”, disse, acrescentando: “Porque um professor não vai conseguir lecionar sob um tribunal ideológico ou moral. Ele não vai conseguir lecionar sob o medo. Vai tornar o ambiente escolar tão instável, que mesmo os professores que são conservadores vão começar a atuar contra o Escola sem Partido. Isso já está acontecendo”.

Agência Brasil

 

Opinião dos leitores

  1. Queria saber quando teremos também uma Justiça sem Partido?
    As eleições atuais comprovaram que o vencedor teve sucesso impulsionado pelas Igrejas com Partido, pois se as Escolas fossem tão poderosas como querem nos fazer pensar, não tínhamos eleito um bando de ignorantes que mesmo antes da posse já estão se digladiando numa briga gigante de egos e vaidades por nacos de poder.
    Igrejas com Partido fazem a diferença e ajudam a lavar dinheiro da política sem se incomodar em prestar contas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

O que se sabe até agora sobre os incêndios que avançam na Califórnia

 

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Os incêndios florestais que estão atingindo a cidade de Los Angeles (LA) e arredores, na Califórnia, nos Estados Unidos, desde a noite dessa terça-feira (7/1), deixaram cinco pessoas mortas, destruíram quase 2 mil casas e edifícios e forçaram a evacuação de mais de 150 mil pessoas.

O Corpo de Bombeiros de LA afirmou que ainda está lidando com cinco grandes focos de incêndios por 117,35 km².

O fogo começou a se alastrar quando uma forte tempestade de vento alimentou as chamas de um incêndio no bairro de Pacific Palisades, em Los Angeles, forçando rapidamente milhares de pessoas a fugirem.

Apesar de os ventos terem diminuído durante a noite dessa quarta-feira (9/1), enquanto os bombeiros tentavam conter as chamas, um novo foco de fogo surgiu em Hollywood Hills, fazendo com que as ordens de evacuação também fossem estendidas a Santa Monica.

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA, os alertas sobre “risco crítico de incêndio em partes do sul da Califórnia” serão mantidos nesta quinta-feira (9/1).

O Departamento de Água e Energia de Los Angeles também emitiu um aviso alertando os moradores de Pacific Palisades que eles deveriam ferver a água da torneira ou água engarrafada antes de beber, devido à baixa pressão da água e à potencial contaminação do abastecimento. Um aviso semelhante foi emitido em Pasadena.

Segundo o xerife do Condado de Los Angeles, Robert Luna, durante o deslocamento das pessoas, três prisões foram feitas na manhã dessa quarta-feira por saques. O risco desse tipo de crime tem aumentado em toda a região.

“Se você está pensando em entrar em qualquer uma dessas áreas para roubar nossos moradores, vou lhe dizer uma coisa: você será pego, será preso e será processado. Não faça isso”, afirmou Luna.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PF e Polícia do DF investigam novas ameaças de morte a Lula e Moraes, agora com uso de granada

Presidente Lula e ministro do STF Alexandre de Moraes – Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

A Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal investigam novas ameaças de morte contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O suposto ataque, de acordo com a denúncia apurada preliminarmente, estaria previsto para este mês e seria colocado em prática com o uso de explosivosgranadas e um fuzil Barrett, utilizado por atiradores de elite e com poder bélico para derrubar helicópteros.

Investigadores explicam que todas as ameaças desse gênero são tratadas como verdadeiras. A busca neste momento é para identificar os autores, os participantes e os meios empregados nesse possível atentado.

O caso começou a ser apurado há uma semana e está sob sigilo na recém-criada Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev), da PCDF, e na Divisão de Inteligência Policial (DIP), da PF.

Prisões

Na última semana de 2024, a Polícia Civil do DF prendeu um homem, de 30 anos, suspeito de planejar ataques em Brasília. O homem foi preso na Bahia após o caminhão em que estava de carona ter sido interceptado por um helicóptero da Polícia Civil.

A investigação começou após denúncias anônimas. A corporação informou que o suspeito foi monitorado e teve a prisão temporária e “outras medidas judiciais” solicitadas.

Um outro caso, na mesma semana, teve início quando um suspeito estacionou um carro no quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do DF, no Setor Policial de Brasília, e afirmou estar com dispositivos que detonariam as sedes dos comandos da Polícia Militar e da Polícia Federal (PF).

Em novembro, um homem-bomba se explodiu em frente ao Supremo Tribunal Federal e que tinha, segundo depoimentos de testemunhas à PF, plano para matar o ministro Moraes.

Fonte: CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Piloto morre em acidente com avião em Ubatuba; outras 7 vítimas são resgatadas com vida

Acidente envolvendo avião em Ubatuba (SP) deixou ao menos dois mortos – Foto: Reprodução

A Prefeitura de Ubatuba, no litoral de São Paulo, confirmou que uma pessoa morreu após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto da cidade e explodir na Praia do Cruzeiro na manhã desta quinta-feira (9).

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o avião saindo do aeródromo, ultrapassando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas.

Vítimas

Inicialmente, a Prefeitura de Ubatuba havia informado que duas pessoas haviam morrido no acidente. Às 11h23, a administração municipal corrigiu a informação para apenas a morte do piloto.

Cinco vítimas estavam na aeronave e outras três estavam em uma pista de skate no local. Elas foram resgatadas com vida.

No jatinho estavam o piloto, dois adultos e duas crianças. As vítimas feridas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O piloto foi retirado das ferragens, mas não resistiu aos ferimentos.

A Defesa Civil informou que cinco viaturas e 12 bombeiros atuam no local.

Modelo do avião

A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.

Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade ‘normal’.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Secretaria de Turismo do RN informa que saída da operação da Azul em Mossoró não é definitiva

Foto: Divulgação

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur/RN) divulgou nota nesta quinta-feira (9) informando que a saída da operação da Azul Linhas Aéreas no aeroporto de Mossoró não é uma decisão definitiva, mas sim uma ação estratégica adotada pela companhia.

A Azul Linhas Aéreas comunicou que, assim como em outras localidades do Brasil, está realizando ajustes em sua malha aérea com o objetivo de otimizar suas operações e atender de forma mais eficiente às demandas de mercado, bem como devido a falta de peças para manutenção de aeronaves, principalmente de ATRs que opera o aeroporto de Mossoró.

“É importante destacar que o governo continua comprometido com o desenvolvimento do turismo e da aviação regional, para tanto agendou reunião com a diretoria da Infraero, responsável pela gestão do aeroporto, para saber sobre os prazos de conclusão das obras que irão permitir o uso de aeronaves de maior porte. A SETUR/RN e a EMPROTUR/RN seguem acompanhando de perto os desdobramentos e manterá o diálogo com as companhias para garantir o fortalecimento da conectividade aérea no estado, visando sempre o melhor para a população e para o crescimento do turismo regional. Reafirmamos que, apesar deste ajuste operacional, Mossoró segue como um destino estratégico para o setor de turismo e continuará recebendo apoio nas ações de promoção e desenvolvimento da atividade turística”, informou em nota.

Novo Notícias

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Mais um acidente com quadriciclo é registrado na Praia da Pipa

Vídeo: Tibau Notícias

Na manhã desta quinta-feira (9) foi registrado um acidente envolvendo um quadriciclo, na praia da Pipa. Segundo apurou o Tibau Notícias, a equipe de saúde do município de Tibau do Sul já está indo até o local.

Como podemos ver nas imagens, duas mulheres feridas aguardam o socorro. Ainda não se tem os detalhes de como tudo aconteceu.

Opinião dos leitores

  1. É só no que dá alugar esses veículos para quem não tem a devida autorização e perícia de pilotar…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Aeronave de pequeno porte cai em Ubatuba (SP)

Foto: Reprodução

Uma aeronave de pequeno porte caiu na manhã desta quinta-feira (9) em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. Não há informação sobre vítimas.

Segundo a prefeitura, o acidente ocorreu na orla da praia do Cruzeiro, próximo a uma pista de skate.

O avião acidentado é um bimotor a jato modelo Cessna Citation.

Veja o vídeo:

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bairro do Tirol, em Natal, ganhará grande complexo para comunidade

Foto: Divulgação

A praça Assis Chateaubriand, no bairro do Tirol, em Natal, será transformada num grande complexo de oração e integração de toda comunidade. O projeto prevê reformulação completa do local com parque para as crianças, academia para idosos, espaço pet e uma capela.

Todo projeto é assinado pelo arquiteto Felipe Bezerra. “Esse será um espaço ainda mais acolhedor e funcional. O projeto de reurbanização promoverá qualidade de vida, integração e novas opções de lazer para os moradores”, destaca Felipe Bezerra.

Ele ressalta ainda toda preocupação com a área verde. Não será retirada nenhuma árvore.“Vamos respeitar e preservar 100% das árvores originais”, assegurou Felipe Bezerra.

Lei de autoria do então prefeito Álvaro Dias e aprovada pela Câmara Municipal de Natal, concee o direito de uso da praça para Arquidiocese de Natal. Será dela a responsabilidade de realizar toda obra do complexo.

A capela, que terá todo serviço de acústica, está definida com o nome de Nossa Senhora de Fátima e Santa Dulce.

Opinião dos leitores

  1. Espero que seja uma construção mais robusta que as das praças feitas pela gestão do ano passado. Inclusive o MP deveria colocar uma lupa nas obras das praças. As praças inauguradas a menos de 6 meses estão se deteriorando em rítimo ascelerado. Praça do conj. Sta Catarina não tem 6 meses e está se desmanchando. O parquinho infantil da praça cívica, no centro de Natal, o parquinho está desmanchando tb. Atenção MP, custa nada conferir esses contratos, pq algo de errado não deve não estar certo.

    1. Praça abandonada, espero que mais praças sejam abraçadas, pode ser por religiosos, empresários etc.

    2. Deixa de falar besteira, adote, você e sua religião, alguma praça ou alguma coisa que lhe satisfaça, ao invês de ter inveja de quem se dispõe a ajudar com a preservação do patrimônio público. No mínimo deve ser esquerdopata.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Mãe e filhos morrem em acidente de carro no interior do RN

Foto: Reprodução

Uma mulher e seus dois filhos morreram em um acidente grave na cidade de Timbaúba dos Batistas, Região Seridó do Rio Grande do Norte na quarta-feira (9). De acordo com a Polícia Militar, o veículo capotou na RN-084, que liga a cidade à BR-417.

Segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), o veículo era conduzido pelo companheiro da vítima que teria perdido o controle do carro após passar por uma curva. A mulher, identificada como Maria do Nascimento Lima morreu no local do acidente.

As crianças, identificadas como Maria Rita Lima dos Santos, de 4 anos, e Nicolau Arcanjo dos Santos, de 6 anos, foram socorridas junto com o pai para o hospital, mas elas não resistiram aos ferimentos. O pai foi atendido e ficou em observação médica.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Monitoramento de Pix gera desgaste e vira nova “taxa das blusinhas”

Foto: Luh Fiuza

As novas regras para monitoramento de transações envolvendo o Pix, sistema de pagamentos contínuo e em tempo real, e cartões de crédito têm causado revolta nas redes sociais. A medida traz mais um desgaste ao governo Lula (PT), já sendo comparada à “taxa das blusinhas”.

A taxação das compras on-line, marcada por idas e vindas da equipe econômica, provocou grande alvoroço entre 2023 e 2024 (relembre abaixo).

No entanto, embora a oposição utilize esse argumento para atacar o governo, as novas regras das transações financeiras, diferentemente das normas do e-commerce, não preveem qualquer elevação ou criação de impostos.

Nas redes, a narrativa é que as novas regras válidas para movimentações via Pix são uma forma de “controle” do cidadão pelo governo e há até também quem comece a desincentivar o uso da modalidade.

O governo considera que o assunto ocasionou mais um erro de comunicação. Por isso, a Receita Federal entrou em campo para esclarecer que as regras não visam interferir no sigilo bancário de pessoas e empresas, tampouco gerar novas taxas.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. A fome por dinheiro desse desgoverno Lula é revoltante! A vontade de lascar a classe média brasileira é enorme! Fazueli!

  2. O governo não explica as coisas direito, e a normativa foi bem incisiva. Não é motivo de desespero, como a gadaiada do zap quer inventar, mas não está tudo azul, como a esquerdalha pelega gosta de falar.
    Aguardemos de fato as ações da receita, mas de antemão muita gente já poderia entrar no MEI. Espero benefícios cortados de pessoas que declaram isentos mas movimentam mais de 5k. De negativo, o valor é irrisório (800USD?), a receita deveria focar nos grandes… fora o fato que um mês atípico já manda o “movimentandor” pro radar do Leão
    .

  3. O maior problema é a burocracia para dar explicações a receita federal, algo que não era necessário e agora qualquer um corre o risco de ser chamado para prestar esclarecimentos de qualquer movimentação que eles considerem suspeito, tanto de pagamento como de recebimento. Imagine um marceneiro que fabrica um móvel e recebe o valor no Pix, ele recebe tudo junto, o valor do material e o valor da mão de obra dele e de seus ajudantes, agora ele poderá ter que explicar e provar na receita federal que dos “dez mil” que ele recebeu, cinco foi gasto com material (tem de ter as notas), mil e quinhentos foi gasto com salário do ajudante, duzentos foi gasto com energia, mil foi gasto com aluguel e tudo isso tem de ter notas comprobatórias. Imagine agora que este marceneiro não tenha nem o ensino médio completo ( mesmo que tivesse não ia adiantar de nada)

  4. Esse desgoverno é um desastre de cabo a rabo, pense numa coisa desmantelada, é negócio de amante ou pé de lã como o presidente disse gostar, so acredita nele, os filhos da bolsa família, os cegos de paixão ou os que estão mamando em alguma teta, não é de se estranhar o tamanho da maquina federal, a carga de impostos, a vontade de estatizar, os incentivos a lei Rouanet para ludibriar os abestalhados, ao passo que beneficia os artistas ricos, secontinuarem bricando, vao fechar o Brasil e quem não conseguir ir embora a pé, como os venezuelanos ou alguns residentes de paises africanos, vai morrer de fome e sede, os esquerdistas e petistas de alto coturno, vão se locupletar.

  5. Enquanto BOLSONARO oficializou o PIX no Brasil, vem ele LARÁPIO DOS INFERNOS, cobrar imposto PQP! É cruel ter que pagar por um monte de jumentos que o colocaram na presidência.

    1. JUMENTO, Que imposto do PIX é esse? Viu no grupo de ZAP da gadaiada foi?

    2. Essa foi igual ao DPVAT. O LARÁPIO foi pressionado e desistiu. Mas a ideia era essa mesmo. Quer enganar quem, jumento?

  6. Né isso! Tem que liberar geral para o tráfico, milicianos e demais criminosos lavarem dinheiro A vontade gente… Pra que controle ?

    1. Radical, você está sendo irônico ou você é idiota mesmo? Diga aí? Só para tirar essa dúvida

    2. Não seja bobo! Todos sabemos que o único objetivo do governo do ladrão lule é arrecadar mais dinheiro, por que é isso que sustenta o governo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Motoristas de ônibus fazem paralisação de linhas metropolitanas na Grande Natal

Foto: Vinicius Marinho

Motoristas de ônibus que trabalham na empresa Trampolim da Vitória, responsável por linhas que atendem cidades da região metropolitana de Natal, como Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, fizeram uma paralisação na manhã desta quinta-feira (9).

Nenhum ônibus saiu das garagens da empresa até por volta das 7h, quando a categoria encerrou uma reunião com a empresa e fez uma assembleia.

Segundo o representante do sindicato dos rodoviários, Arnaldo Dias, a paralisação ocorreu porque cerca de 80% dos funcionários perceberam um desconto indevido no salário.

“O trabalhador trabalhou no Natal, Ano Novo, feriado, normalmente, e teve os valores descontados como falta. A empresa não se pronunciou, nem se pronunciou de resolver até ontem. E isso gerou uma insatisfação enorme nos trabalhadores”, disse.

Em nota, a empresa afirmou que o desconto foi causado por um erro e que o problema será resolvido ao longo desta quinta (9).

“O desconto ocorrido nos salários, que motivou a suspensão dos serviços, se deu por uma falha em um processo na folha de pagamento, porém, como já esclarecido junto ao Sindicato dos Motoristas, o caso será resolvido ao longo do dia”, informou.

De acordo com o sindicato, cerca de 100 motoristas trabalham para a empresa.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. Já foi esclarecido e a frota já está em atividade.
    Foi efetuado um desconto indevido pela direção no final do ano passado, que se dispos a repor o valor até o final do dia.
    Caso isso não seja feito, amanhã haverá mais uma manifestação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *