Diversos

Criança enfiada no celular: a inércia é um perigo e precisa ser evitada – em tempos que a “interação familiar está sendo substituída pelas babás do mundo virtual”

Imagem: iStock

Educar um filho é difícil, você sabe. E a falta de tempo é inimiga da qualidade de vida dos pais e, consequentemente, das crianças. Nessa rotina desenfreada, os pequenos se tornam cada vez passivos: não brincam, mas veem vídeos de crianças brincando; não jogam videogames, mas ficam vidrados com youtubers que testam os jogos na internet. Tamanha inércia pode trazer consequências ruins na adolescência e vida adulta.

“A interação familiar está sendo substituída pelas babás do mundo virtual, o que traz distanciamento e isolamento na primeira infância (nos seis primeiros anos de vida), gerando consequências para o desenvolvimento infantil que podem chegar à vida adulta”, alerta a psicóloga familiar Danielle Trabuco.

Thaís Ribas, psicóloga especializada em infância, afirma que diversos motivos levam as crianças a serem passivas. Mas, segundo ela, a falta de disponibilidade dos pais para com os filhos é o que realmente culmina no uso exagerado da internet. Além disso, as atividades lúdicas diminuíram e, até por questões de segurança, o isolamento e a falta de espaços coletivos vêm impactando nas brincadeiras. “No entanto, pais, profissionais e educadores não podem enxergar a situação com normalidade”, afirma a profissional.

Quem faz diferente

É fato que a violência inibe os pais de liberar as brincadeiras na rua como era comum para as gerações anteriores. Mas driblar a inércia é possível. Sempre que pode, a administradora Ana Kishino, criadora do perfil @seliganamae, inventa maneiras criativas de se divertir com os filhos Felipe, 6 anos, e Rafaela, 2 anos 11 meses.

Já fez pescaria com tampinhas de garrafa, improvisou uma rampa de madeira para brincar com carrinhos, coloca colchões na escada que se transformam em escorregador e sempre que pode cria maneiras de incentivar a alimentação saudável de forma lúdica. “Esses passatempos fizeram parte da minha infância. Sempre quis mostrar ao Felipe e à Rafa que é fácil se divertir de forma simples. Nem sempre são necessários recursos tecnológicos ou brinquedos caros”, ressalta Ana, que ainda não limitou o uso da internet para os pequenos por não sentir necessidade. “Sei que terei que controlar um dia, pois as crianças realmente gostam do mundo virtual.”

É preciso que os pais participem

Fugir da passividade é um esforço coletivo da família. E para isso os pais precisam dar o exemplo. Proibir a internet e a TV não é a solução, mas se houver um equilíbrio mesclando jogos ou uma atividade física que proporcione prazer, todos saem ganhando.

Deborah Russo e sua família. Imagem: Acervo pessoal

Para a empresária Deborah Zanon Russo, 35 anos, de Curitiba, a preocupação com que os filhos fiquem muito parados é real. Mãe de Cauã, 8 anos, e Lara, 5 anos, ela procura estimular atividades como andar de bicicleta ou brincadeiras no parquinho do condomínio. Livros de pinturas, jogos, peças de montar também fazem parte da dinâmica. “Eles só podem usar a internet às terças, quintas e sábados, e mesmo assim, apenas se tiverem um bom comportamento. Caso contrário, perdem o acesso. O melhor é fazer um cartaz com uma rotina dos dias que são ou não permitidos. Também não deixo eles assistirem aos vídeos no YouTube, permito apenas aplicativos infantis próprios para a idade”, afirma.

Mais do que lazer, brincar é imprescindível para que as crianças construam suas identidades no futuro. Por meio da observação, expandem a criatividade, interação e constroem memórias positivas que serão pontes para lidar com as adversidades da vida. “Elas aprendem e internalizam regras, fortalecem noção de causa e consequências lógicas, que serão prósperas nas próximas etapas do desenvolvimento”, afirma Danielle Trabuco.

Os pais têm papel fundamental, pois precisam se conectar emocionalmente e fisicamente com os filhos. É preciso por algum momento abandonar os equipamentos eletrônicos e olhar para o que realmente importa. Caso contrário, as crianças de sentem deixadas de lado.

“É comum os pais chegarem ao consultório dizendo que não sabem o que se passa com as crianças, e ressaltarem que elas têm tudo. Eu pergunto: o que é tudo para você? As respostas são tablet, celular, boas escolas e cursos. Devolvo o questionamento: você já perguntou o que ele quer de você? Muitos ficam em silêncio. A maioria das famílias não oferece tempo de qualidade com as crianças”, ressalta Danielle. “É preciso aprender novas formas de educar, ser mais presente e praticar o diálogo. Ter um olhar cuidadoso para a saúde emocional e garantir o desenvolvimento nas próximas fases de forma mais tranquila”, completa.

Reflexos na vida adulta

A inércia na infância pode causar a chamada síndrome da passividade, ou seja, dificuldade em tomar atitudes, reforçando o comportamento submisso. “É um adulto que não luta pelos seus direitos porque tem medo de ser rejeitado ou repreendido; precisa de aprovação. Em vez de refletir a respeito da solução de um problema, fica nervoso e culpa os outros. Em casos mais severos, costuma reagir de forma agressiva diante às adversidades”, afirma Thaís Ribas.

Universa – UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Vice-presidente da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas seria o pivô do escândalo do cartel no DF

Vice-presidente da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Distrito Federal (Coopanest-DF), o médico José Silvério Assunção é apontado como o principal articulador do suposto cartel que, segundo as investigações, controla há anos o mercado de anestesiologia na capital federal.

Ele foi um dos principais alvos da operação “Toque de Midaz”, deflagrada nesta quinta-feira (10), que cumpriu sete mandados de busca e apreensão em sua residência de alto padrão em Brasília. A investigação, conduzida pela Draco com apoio do MPDFT, aponta que o grupo adotava práticas anticompetitivas, manipulação de honorários, coerção a médicos dissidentes e lavagem de dinheiro.

Em 2006, ele foi condenado por erro médico grave após deixar uma paciente em estado vegetativo durante um procedimento cirúrgico no Hospital Santa Lúcia. A paciente permaneceu nesse estado por 12 anos, até sua morte, em 2018. A Justiça reconheceu que houve negligência no caso, já que o anestesista não acompanhou a paciente durante a recuperação anestésica — etapa considerada crítica no processo. A condenação foi confirmada por todas as instâncias, incluindo o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo as investigações, a cooperativa impedia a atuação de anestesistas que não faziam parte do grupo, controlando escalas em hospitais públicos e privados e firmando contratos exclusivos com operadoras de saúde — com valores acima da média do mercado e sem margem para negociação.

A estrutura operava com organização estável, divisão de funções entre os integrantes e estratégias sistemáticas para eliminar concorrência. Outro nome citado na investigação é o do médico Pablo Pedrosa Guttenberg, também da Coopanest-DF.

Em nota oficial, a cooperativa negou qualquer irregularidade e afirmou que irá comprovar a legalidade de suas atividades. O CRM-DF informou que acompanha o caso, que também pode gerar processos nas esferas civil, criminal e administrativa.

Os investigados poderão responder por organização criminosa, formação de cartel, constrangimento ilegal e lavagem de dinheiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

ESCÂNDALO NA SAÚDE: “Cartel de anestesistas” pode estar espalhado pelo Brasil

A operação deflagrada nesta quinta-feira (10), em Brasília, contra um suposto cartel de anestesistas, caiu como uma bomba entre médicos e investidores do setor de saúde em todo o país. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão contra membros da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Distrito Federal (Coopanest-DF), suspeita de comandar um esquema criminoso que há anos domina o mercado de anestesiologia na capital federal. As acusações são gravíssimas e alimentam o temor de que o mesmo modelo esteja sendo replicado em outros estados.

Batizada de “Toque de Midaz” — em referência ao rei Midas, figura mitológica associada à ganância, e ao sedativo Midazolam — a operação é resultado de uma investigação conduzida pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), com apoio da Divisão de Inteligência Policial (Dipo) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O grupo investigado é acusado de práticas anticompetitivas, coerção física e psicológica, manipulação de honorários médicos e lavagem de dinheiro.

Segundo as investigações, o grupo controlava de forma exclusiva as escalas de anestesistas em hospitais públicos e privados do DF, restringindo o acesso de profissionais que não integravam a cooperativa. Médicos que tentavam atuar de maneira autônoma eram ameaçados com descredenciamento, exclusão da rede e até violência moral. Há relatos de pressão psicológica e intimidação sistemática, inclusive com tentativas de boicote à atuação profissional dos dissidentes.

A apuração aponta que o cartel firmava contratos exclusivos com operadoras de saúde, impondo valores acima da média do mercado, sem margem para negociação. A ausência de concorrência legítima gerava distorções nos custos repassados a hospitais e pacientes. A estrutura operava com alto grau de organização e estabilidade, com divisão de funções entre os integrantes e estratégia clara de exclusão de concorrentes.

Entre os alvos da operação está o médico José Silvério Assunção, atual vice-presidente da Coopanest-DF, apontado como um dos principais articuladores do esquema e o anestesiologista Pablo Pedrosa Guttenberg. Ambos teriam papel ativo na articulação de contratos, no cerceamento à concorrência e na consolidação do monopólio da Coopanest-DF.

A cooperativa nega as acusações e em nota afirma que “nunca houve e não há cartel ou qualquer outra irregularidade por parte da Coopanest-DF e seus diretores” e acrescentou que “irá comprovar, mais uma vez, a integral regularidade e o compromisso ético dos trabalhos prestados aos seus cooperados por mais de 40 anos”.

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) também se pronunciou. Em nota, esclareceu que denúncias recebidas são objeto de sindicâncias, que podem ou não resultar em processos ético-profissionais. A entidade ressaltou que os trâmites seguem em sigilo e que as esferas criminal, civil e administrativa atuam de forma independente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça atende pedido do SHRBS-RN e suspende aumento da taxa de vigilância sanitária a hotéis, restaurantes, bares, motéis e casas de eventos

Uma decisão judicial da 1ª Vara de Execução Fiscal e Tributária de Natal assegurou aos hotéis, restaurantes, bares, motéis e casas de eventos de Natal a suspensão do reajuste da taxa de vigilância sanitária, cujo valor poderia chegar a R$ 12mil.

A ação foi proposta pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do RN (SHRBS/RN) ao defender que a Lei Complementar Municipal n. 250, publicada em 24 de dezembro de 2024, que aumentou os valores da taxa de vigilância sanitária – sem qualquer justificativa – enfrenta obstáculos legais que impedem a sua aplicação, citando como exemplos empresas que tiveram, de um ano para o outro, o aumento da taxa de R$ 1.216,06 para R$ 12.494,40, revelando o excesso tributário.

Com a decisão, o Sindicato assegurou a suspensão da aplicação da nova tabela imposta pelo Município aos seus associados, mantendo os valores do ano passado. Para a presidente do SHRBS/RN, Grace Gosson, “essa decisão representa uma vitória importante para a categoria, porque esse reajuste desproporcional, que elevou em mais de 10 vezes a taxa sanitária, impacta diretamente no caixa das empresas associadas, especialmente em um contexto de recuperação econômica pós-pandemia”.

O Sindicato orienta que, as empresas interessadas, entrem em contato para garantir o acesso aos benefícios da decisão.

Ela ressaltou, ainda, a importância do associativismo como unidade de força do setor empresarial. “Essa conquista reforça o papel da Entidade de classe empresarial mais antiga do Estado na defesa dos interesses coletivos, o que demonstra a importância da organização sindical para enfrentar medidas que prejudicam o empresariado potiguar”, concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Oswaldo Montenegro traz novo show a Natal no dia 25 de abril

O cantor e compositor Oswaldo Montenegro retorna a Natal com seu novo espetáculo, “O Melhor da Vida Ainda Vai Acontecer”, no dia 25 de abril, sexta-feira, no Teatro Riachuelo. O show, que leva o mesmo nome de sua mais recente canção, promete emocionar o público ao reunir grandes sucessos da carreira do artista, como “Bandolins”, “A Lista”, “Lua e Flor” e “Léo e Bia”. A apresentação também contará com a estreia ao vivo de “Segue”, composição gravada por Gonzaguinha nos anos 80, em um dueto especial com a voz do saudoso amigo, criando um momento emocionante.

Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 105,00 na bilheteria do teatro e no site uhuu.com. O evento é uma realização da Viva Promoções.

Acompanhado pelo multi-instrumentista Alexandre Meu Rei e pela flautista Madalena Salles, parceira de mais de cinco décadas, Oswaldo Montenegro traz uma experiência inovadora ao palco. Utilizando um painel de LED de alta definição, vídeos inéditos se integram ao espetáculo, permitindo ao público acompanhar a troca de instrumentos e arranjos ao vivo de uma forma interativa e tecnológica.

O show tem direção musical do multi-instrumentista Sérgio Chiavazzoli, que incorpora arranjos modernos com guitarras virtuosas e programações contemporâneas, sem perder a essência poética e emotiva característica da obra de Montenegro. Essa fusão entre música, teatro e cinema torna o espetáculo uma experiência única para os fãs do artista.

Serviço:
Oswaldo Montenegro “O Melhor da Vida Ainda Vai Acontecer”
Dia: 25 de abril de 2025, 21h (sexta)
Local: Teatro Riachuelo
Classificação indicativa: 14 anos
*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado
Ingressos
Meia entrada a partir de R$ 105,00
Inteira a partir de R$ 210,00
*consulte todos os valores e assentos disponíveis na página de vendas do evento
% Descontos:
50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);
50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);
50% clientes CashMais e colaboradores Rede Mais (1 ingresso, apenas na bilheteria);
30% titulares do Cartão Riachuelo (2 ingressos);
*descontos limitados e não cumulativos
Pontos de venda:
– Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h, exceto feriados)
@uhuuoficial
Realização: @vivapromocoes

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arquidiocese divulga horários das celebrações da Semana Santa em Natal e no interior do RN


A Igreja Católica inicia com o Domingo de Ramos, celebrado neste dia 13 de abril, a programação da Semana Santa, fazendo memória aos últimos acontecimentos da vida de Jesus Cristo. Na Catedral Metropolitana de Natal, serão celebradas três missas: às 7h, às 11h e às 19 horas.

Na segunda, terça e quarta-feira, nas paróquias, há momentos penitenciais, como via-sacra, ofício de trevas, missas e atendimentos de confissões.

Na terça-feira, 15 de abril, às 17 horas, na Catedral Metropolitana, será celebrada a Missa do Crisma (também conhecida como Missa dos Santos Óleos), presidida pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso, com a participação de todos os padres e diáconos da Arquidiocese, além dos fiéis leigos.

Ainda, na Catedral, na quinta-feira, às 19h, será celebrada a missa da Santa Ceia; na sexta-feira, às 15h, celebração da Paixão do Senhor; no sábado, às 19h, Vigília Pascal; e, no domingo, dia 20, a Missa da Ressurreição será celebrada em três horários: às 7h, às 11h e às 19 horas.

Clique aqui e veja a programação completa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita Aize Bezerra celebra 100 dias de gestão com prestação de contas e anúncio de atrações do “São João Câmara”

A Prefeita de João Câmara, Aize Bezerra (PSDB), realizou nesta quinta-feira (10), solenidade para apresentar à população e imprensa as ações de 100 dias de gestão. A celebração, marcada por homenagens, apresentações culturais e prestação de contas, reuniu a Governadora Fátima Bezerra, a senadora Zenaide Maia, os deputados Francisco do PT e Dr. Bernardo, Secretários de Estado, Secretários do Município, Vereadores, Servidores Públicos e a população. O evento destacou as principais ações já realizadas nos primeiros meses da administração. Durante o evento a Prefeita Aize Bezerra e a Governadora Fátima anunciaram um termo de coperação entre Estado e Município com a finalidade de aumentar os serviços ofertados à população, dentre eles a instalação de uma base do Corpo de Bombeiros Militares. Além de parcerias para a saúde pública e moradias.

De acordo com a Prefeita Aize Bezerra, em sua gestão várias metas foram alcançadas, dentre elas: Na educação, foram realizadas a reforma das escolas antes do início do ano letivo, distribuição de kits de material escolar para alunos e professores, foi garantido e cumprido o pagamento do piso salarial nacional dos professores, a recuperação de uma creche que estava inativa e adquirido um ônibus escolar 0 km, além de dobrar a frota de transporte universitário. Na Saúde, o programa “Zera Fila JC” realizou mutirões de exames e consultas, foi adquirida uma ambulância nova, pactuadas cirurgias com o Governo do Estado — incluindo procedimentos oftalmológicos — e recuperadas duas Unidades Básicas de Saúde. Na Segurança, a prefeita assinou pactuação para implantação do Corpo de Bombeiros e articula aumento de efetivo e viaturas para a Polícia Militar. Na Agricultura, João Câmara vive a maior ação de corte de terras da história, com entrega de três tratores 0 km e destaque como maior produtor de algodão agroecológico da região do Mato Grande. Na Infraestrutura, a maior operação de limpeza urbana já feita no município, reforma e ampliação do abatedouro público, operação tapa-buraco e manutenção de prédios públicos. Na Assistência Social, foram retomados programas importantes como o Minha Casa Minha Vida, com a construção inicial de 50 casas, a reativação do Programa do Leite e a entrega de um veículo refrigerado. Já na área da Cultura, houve apoio aos grupos locais e cumprimento do calendário de eventos municipais.

Durante o evento, a Prefeita Aize Bezerra anunciou as atrações do tradicional “São João Câmara” o maior evento junino da região do Mato Grande. O evento receberá atrações de renome nacional. Dentre eles: Gianini Alencar, Grafith, Ricardo Chaves, Michele Andrade, Brasas do Forró, Circuito Musical, Alinne Reis, Matheus e Kauan, Forró Pegado, Rey Vaqueiro, Arnaldinho Neto e vários outros. A festa “São João Câmara” reafirma o compromisso da Prefeita Aize Bezerra em promover não apenas avanços estruturais, mas também momentos de lazer e valorização cultural para os moradores de João Câmara.

Opinião dos leitores

  1. Tudo começou como proprietária do Cursinho SIMETRIA! A ex vereadora Aize, cumpriu com responsabilidade, seu mandado, e logo depois sofreu a 1° derrotou, como candidata a Prefeita de João Câmara! Por um diferença inexpressiva é prefeita da cidade de maior expressão no Mato Grande do RN!

    Não lhe desejo sorte, pois o destino a favoreceu, e tens, antes de tudo COMPETÊNCIA em tudo que tocas! Houve uma valorização na Segurança Pública de João Câmara, nos últimos 10 anos: -Valorização da Guarda Municipal, e sede da Companhia da PMRN, agora está sendo implementado uma sede do CBM!!

    #VivaAizeBezerra
    #VivaASegurancaPublicaDeJoaoCamara

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Dr. Luiz Roberto Fonseca detalha quadro clínico de Jair Bolsonaro

Vídeo: Vanderlúcio Varela/96 FM

O diretor médico do hospital Rio Grande, Dr. Luiz Roberto Fonseca, deu mais detalhes sobre o quadro clínico do ex-presidente Jair Bolsonaro, em entrevista coletiva após a divulgação do boletim médico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jair Bolsonaro tem parâmetros vitais estáveis e vai realizar exames complementares, diz boletim médico

O Hospital Rio Grande divulgou um boletim médico sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro, que deu entrada na unidade hospitalar. Bolsonaro apresenta vitais estáveis e vai realizar exames laboratoriais complementares.

Leia a íntegra da nota abaixo:

Opinião dos leitores

  1. Se o pastel de tangará conseguir esse feito, tem-se que elevá-lo à categoria de patrimônio imaterial da humanidade, não apenas do RN. Obrigado pastel de tangará, por nos encher de orgulho.

  2. Se usasse o orifício correto pra excretar, não passaria por isso. kkkkkkkkkkkkkkkkkk Meu Jesus, até pra cagar esse senhor precisa de platéia. Que ponto chegaram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sicredi está entre as cinco melhores instituições financeiras do Brasil

Pesquisa internacional da Forbes ouviu 50 mil clientes em 34 países e reconhece as instituições financeiras mais confiáveis e bem avaliadas do mundo
O Sicredi conquistou a quinta colocação no ranking brasileiro do World’s Best Banks 2025, elaborado pela revista Forbes em parceria com a empresa de estatísticas Statista. O resultado consolida a instituição entre as cinco melhores do país, segundo a avaliação de seus próprios associados.
A pesquisa ouviu 50 mil clientes em 34 países, que atribuíram notas às instituições financeiras com as quais se relacionam. Os critérios considerados incluíram confiança, atendimento ao cliente, serviços digitais, aconselhamento financeiro e condições contratuais. Em todos os países analisados, a confiança foi apontada como o fator mais relevante.
“Esse reconhecimento é reflexo do nosso modelo de atendimento próximo e consultivo, que oferece soluções financeiras personalizadas e impulsiona o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Isso nos tornou uma referência no setor no Rio Grande do Norte”, destaca Damião Monteiro, presidente da Sicredi RN.
Instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil e mais de 9 milhões de associados, o Sicredi está presente no Rio Grande do Norte em 11 municípios-polo: Natal, Parnamirim, Caicó, Mossoró, Currais Novos, Goianinha, Pau dos Ferros, São Gonçalo do Amarante, Assú, Apodi e Santa Cruz. Com mais de 25 mil associados, é a maior instituição financeira cooperativa do estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça suspende concessão de título de cidadão natalense a Bolsonaro

Foto:Bruno Santos/Folhapress

Um mandado de segurança impetrado pela vereadora Samanda Alves (PT) e deferido pela justiça estadual suspendeu a concessão do título de cidadão natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A decisão é assinada pelo juiz Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal e tem por objetivo “suspender a tramitação do referido projeto até o efetivo exercício do direito de vista pela impetrante.

O mandado de segurança de Samanda Alves é “contra ato do presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Natal”. Ela argumenta que na sessão ordinária realizada na quinta-feira (10) e que aprovou, em regime de urgência, o título de cidadania para Bolsonaro, ela “solicitou vista do Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2025, que “Concede o Título de Cidadão Natalense ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro”, em tramitação sob regime de urgência” e que “houve negativa indevida do pedido de vista”.

Em trecho da decisão, o magistrado argumentou que “”é possível constatar aparente violação ao Regimento Interno da Câmara Municipal do Natal/RN (Resolução nº 532/2024), que prevê expressamente, em seu art. 62, a prerrogativa dos membros das Comissões de obterem vista das matérias em apreciação, inclusive com prazo para vista aos projetos em regime de urgência”.

Vale ressaltar que a edição desta sexta-feira (11), do Diário Oficial do Município, traz a publicação do Decreto Legislativo Nº 1723/2025, que concede o título de Cidadão natalense, a Jair Bolsonaro (leia aqui)
dá outras providências.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Natal tem tantos problemas e os vereadores gastando tempo e recursos para conceder título de cidadão. Isso e muito antigo, vão trabalhar.

  2. Tanta coisa pra justiçã se preocupar, e tanta coisa importante pra uma vereadora se preocupar, vai se preocupoar com titulo para Bolsonaro. Qual o problema de Bolsonaro titulo de cidadão natalense? Qual prejuizo nisso? Esses petistas não fazem nada de futuro.

    1. e os da direita fazendo o mesmo papel de não ouvir a razão, passando a endeusar um ator canastrão e covarde….

  3. Esse parasitas da extrema esquerda parece que não tem o que fazer, vão trabalhar magote de vagabundos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *