Foto: Sabine van Erp por Pixabay
A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) afirmou que, no Rio Grande do Norte, foram 142 denúncias de crimes contra idosos e 174 vítimas atendidas em 62 dias. Na operação intitulada como “Operação Virtude”, entre 10 de junho a 12 de julho, mais 100 ações educativas em vários municípios do estado também foram realizadas com o objetivo de conscientizar e prevenir esses crimes.
Ao todo, 108 Boletins de Ocorrência foram registrados e pelo menos 16 Medidas Protetivas de Urgência solicitadas. Além disso, um mandado de prisão foi cumprido, uma pessoa foi presa em flagrante e dois suspeitos detidos e conduzidos para esclarecimentos.
Segundo a delegada e diretora do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), da Polícia Civil, Helena de Paula, é primordial proteger as pessoas, principalmente os idosos. “É muito importante conscientizar a população sobre a importância de proteger nossos idosos. Também é importante que as pessoas denunciem toda forma de negligência, maus-tratos, abandono ou violência financeira que são praticados. E muitas vezes, quem comete o crime são parentes próximos”, conclui.
A delegada ressalta que as denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas em qualquer Delegacia de Polícia Civil, Delegacia Virtual ou por meio do Disque 100.
A Operação Virtude foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No RN, as ações envolveram a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia, sob a supervisão da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).
Triste, vergonhosa e revoltante VERDADE 😡🤮😢!
Assim como nos crimes contra crianças, em muitos casos os agressores são as pessoas que mais deveriam zelar pela vida deles. Tanto crianças, quanto Idosos precisam de delegacias especializadas para atender esse público quando sofrem algum tipo de violência.