A crise anunciada explodiu. O PSD do vice-governador Robinson Faria e o DEM do senador José Agripino Maia, pilares da base de apoio político da governadora Rosalba Ciarlini, estão em rota de colisão. E de forma tão acelerada que o rompimento é iminente, com repercussões politico-eleitorais imprevisíveis para o atual sistema governista.
Agripino Maia, como presidente nacional do DEM, anunciava a disposição do partido de denunciar o PSD por irregularidades na formação de comissões municipais e prática de crime de falsidade ideológica por clonagem de atas. Há suspeitas de distribuição de cestas básicas em troca de assinaturas para composição do partido nos municípios. Tudo isso acontecendo e Agripino afirmando que as denúncias não são de ordem pessoal.
Mas o vice-governador Robinson Faria não entende assim. Hoje, ele ocupou o Twitter para mandar recados. No primeiro post, feito no final da manhã de ontem, ele anunciou que falará nesta sexta-feira, no programa diário de diário, sobre um tema diferente. “Vamos falar sobre gratidão. Isso mesmo, gratidão!”, escreveu Faria na rede social.
Mais tarde, Robinson Faria voltou a escrever no Twitter sobre a crise entre PSD e DEM e desta vez foi direto, citando o senador democrata. “A confirmação da ação do sem @joseagripino contra PSD/RN me deixa neste momento bastante decepcionado, triste e indignado”, declarou o vice-governador.
REUNIÃO COM ROSALBA
Da expressão da indignação, Robinson passou ao contra-ataque: pediu ontem uma reunião de urgência com a governadora Rosalba Ciarlini. E nesta sexta-feira vai se encontrar com Rosalba levando em sua companhia os deputados do PSD: Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa, Raimundo Fernandes, Gesane Marinho, José Dias, Vivaldo Costa e Gustavo Carvalho. Os seis representam um quarto de toda a Assembleia Legislativa .
A reunião está sendo entendida como uma demonstração de força do PSD, cuja criação, desde o início, por inspiração, obra e graça do prefeito paulistano Gilberto Kassab, aposta no desgaste do DEM.
A forma como o PSD foi formado e o esvaziamento que provocou no DEM sempre foram motivo de preocupação e indignação para José Agripino. Sua reação como presidente nacional atinge diretamente Robinson Faria, que começou a vida no PMDB e há 21 anos passou a integrar os quadros do antigo PFL, hoje Democratas.
O rompimento dos dois partidos e das duas lideranças, se não se confirmar de imediato, deverá se configurar nas eleições municipais de 2012. Com quem ficará a governadora Rosalba Ciarlini?
Soh quem tem a perder nessa história eh Rosalba se permanecer ao lado de Zé Agripino. Além de perder 6 deputados,1 vice governador,1 deputado federal, poderá perder o encanto da presidente Dilma. Abre o olho Rosalba!!!
lógico que ela fica ocm robinson vai perder seis deputados, um federal fora varios prefeitos agripino é passado
"Vamos falar sobre rabo de palha", diria Robinson Faria.