Saúde

Cronograma de vacinação a partir de junho poderá “ter algum impacto” com atraso na liberação de insumo da CoronaVac, diz diretor do Butantan

Foto: Reprodução/G1

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse nesta segunda-feira (10) que a lentidão e incerteza na liberação do insumo da vacina CoronaVac podem afetar o cronograma de vacinação no país a partir de junho.

O Instituto é parceiro do laboratório Sinovac, e responsável pela etapa final de produção da vacina no Brasil.

Nesta segunda (10), o Instituto entregou 2 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde. Duas novas remessas serão feitas até o final desta semana.

Após os envios, o Instituto precisa receber a matéria-prima para conseguir retomar o envase, que foi suspenso na última quinta (6).

“A partir daí não teremos mais vacina porque não recebemos o IFA para que isso possa ser processado. Situação parecida com essa também é enfrentada pela Fiocruz [responsável pela vacina de Oxford/AstraZeneca]. Que também não teve seu IFA liberado. Preocupa para o cronograma de vacinação, não neste momento, mas a partir de junho, que poderá sofrer algum impacto”, disse Dimas Covas.

Com o envio desta segunda (10), o total de vacinas oferecidas por São Paulo ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) chega a 45 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro.

Na quarta (12), serão destinadas mais 1 milhão de doses e, na sexta (14), 1,1 milhão. Os novos lotes foram envasados com insumo recebido pelo Butantan em abril.

As novas entregas permitirão ao Instituto concluir o primeiro contrato firmado com o governo federal para o fornecimento de 46 milhões de doses, que sofreu atraso de algumas semanas após problemas com a entrega de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) vindos da China.

10 mil litros de insumo à espera

O governador João Doria (PSDB) esteve na sede do Butantan nesta manhã e acompanhou o carregamento dos caminhões. Durante coletiva de imprensa, Doria e Dimas Covas voltaram a criticar as falas do presidente Jair Bolsonaro em relação ao governo chinês.

Segundo Doria, cerca de 10 mil litros de insumo produzidos pela Sinovac aguardam liberação para serem enviados ao Brasil.

“Já existem 10 mil litros de insumos prontos na Sinovac aguardando autorização do governo da China para embarque, e cada vez que manifestações são feitas aqui de forma desagradável em relação à China, isso cria dificuldades claramente a autorização do governo chinês para o embarque desses insumos para o Brasil”, afirmou Doria.

“É muito claro que há uma limitação determinada pelo governo da China dadas as circunstâncias das constantes manifestações inapropriados inadequadas e absolutamente inoportunas do governo brasileiro através das suas autoridades”, disse o diretor Dimas Covas.

Na semana passada, Dimas Covas havia alertado sobre o risco de o país ficar sem receber o insumo e que tal problema seria consequência das declarações desastrosas da gestão Bolsonaro.

A China é fornecedora de insumos para a produção tanto da CoronaVac, do Instituto Butantan, como da vacina de Oxford, produzida pela Fiocruz.

A CoronaVac representa mais de 75% das vacinas aplicadas no país.

Cronograma de produção

Até nas próximas semanas, o Butantan deve receber um novo lote de insumo para retomar a produção da CoronaVac.

Segundo o Butantan, foi solicitado à Sinovac o envio de 6 mil litros, que daria para produzir aproximadamente 10 milhões de doses. Entretanto, o diretor do Instituto disse que ainda não sabe quantos litros do insumo serão enviados.

“Não temos definição da liberação na China. Existe a expectativa de 4 mil litros e esperamos que até quarta-feira (13) tenhamos uma notícia positiva. Temos trabalhado intensamente com a Sinovac e com a embaixada aqui no Brasil, mas a situação é a mesma da sexta-feira da semana passada. Aguardamos autorização para embarque e, portanto, a chegada, se isso acontecer até o dia 18”.

Do montante pedido, 3 mil já deveriam ter sido entregues no final de abril, mas não foram liberados no prazo por conta de questões burocráticas do sistema de exportação chinês.

G1

 

Opinião dos leitores

  1. Melhor o governo cancelar esse contrato com o Butantã e concentrar esforços para adiantar entregas de vacinas da Pfizer. Com Doria e Dimas Covas só pode ria dar nisso. Politicagem, chantagens, factoides pra aparecer como o salvador da pátria. Com uma vacina fraca dessas ainda quer dá uma de gostoso….

  2. Isso chega a ser ridículo essa politicagem , cada dia que passa me convenço ainda mais que a coisa mais certa que fiz foi deixar de votar, as vezes vejo comentários de alguns defendendo um louco e outros defendem um ladrão é inacreditável,

    1. A fiocruz começará a fabricar vacina sem importar insumos já dia 15 🙏🏼

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Deputado apresenta projeto que visa proibir camisa vermelha na Seleção

Foto: reprodução

O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) apresentou um projeto de lei, nesta terça-feira (29), que torna obrigatório o uso das cores oficiais da Bandeira Nacional (verde, amarelo, azul e branco), para todas as entidades públicas ou privadas que representem oficialmente o Brasil.

A ação do parlamentar ocorre após ser ventilada a possível troca do uniforme azul da Seleção Brasileira por um vermelho para a Copa do Mundo de 2026. Com isso, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), jogadores e comentaristas tem se posicionado contra a mudança.
De acordo com o PL, a exigência se aplica às seguintes categorias:

  • Delegações esportivas
  • Missões diplomáticas e consulares
  • Delegações científicas, tecnológicas ou culturais;
  • Entidades participantes de exposições internacionais ou eventos oficiais;
  • Organizações da sociedade civil que atuem mediante convênio, parceria ou contrato com a administração pública federal.

Em caso das normas não serem cumpridas, sansões serão aplicadas e elas poderão ir desde advertências até o impedimento de representar o país por até quatro anos.

Zé Trovão justifica que o projeto de lei  busca fortalecer a identidade nacional e reforçar o patriotismo.

“O presente projeto de lei  visa fortalecer a identidade nacional e promover o sentimento de pertencimento e orgulho entre os brasileiros, ao exigir que entidades públicas ou privadas, quando em representação oficial do país, utilizem as cores da Bandeira Nacional em suas vestimentas, materiais e comunicações institucionais”, diz trecho da justificação do projeto.

“Além de reforçar a coesão e o patriotismo, essa medida contribui para a valorização da imagem do Brasil no exterior. A presença constante das cores nacionais transmite uma mensagem clara de unidade, compromisso com os valores nacionais e respeito à nossa história.

Mudança na camisa

De acordo com o site especializado em camisas Footy Headlines, a Seleção Brasileira terá uma nova cor de camisa para participar da Copa do Mundo de 2026.

As cores não devem ser as mesmas da bandeira do Brasil, e a previsão é de que a camisa seja lançada em março do próximo ano.

Segundo o estatuto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Seleção Brasileira só poderá usar uniformes com as cores existentes na bandeira da entidade, com exceção apenas para eventos comemorativos.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Justiça cassa mandato de vereador e anula votos da chapa do PP por fraude a cota de gênero em Poço Branco

Foto: reprodução

A Justiça Eleitoral reconheceu a prática de fraude a cora de gênero do partido PP no município de Poço Branco e determinou a cassação do vereador eleito Rodrigo Marques Lucas de Araújo e inelegibilidade por 8 anos, além de anular os votos do partido.

Segundo denúncia do MP, o Partido Progressistas utilizou candidaturas femininas fictícias para cumprir formalmente o percentual mínimo de 30% exigido pela legislação eleitoral.

As candidatas Juliana Gonçalo e Maria da Conceição da Silva são apontadas como laranjas, sem campanha própria e com votações inexpressivas. Segundo o MP, as duas participaram apenas de eventos organizados por Rodrigo Marques Lucas de Araújo, apontado como mentor da fraude.

Ainda de acordo com o parecer, houve desvio de recursos públicos da campanha de Maria da Conceição em favor de Rodrigo Lucas, configurando não só fraude eleitoral, mas possível crime de falsidade e improbidade administrativa.

Justiça Potiguar 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Edinho Silva, candidato a presidente do PT, é condenado por improbidade

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Candidato a presidente do PT, o ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva, foi definitivamente condenado por ato de improbidade administrativa doloso.

Apoiado por Lula na disputa interna do partido, ele foi considerado culpado por assumir obrigações de despesas sem possuir disponibilidade financeira para tanto nos últimos oito meses de seu mandato em 2004.

A decisão foi proferida pelo Tribunal de Justiça em março.

Lei de Responsabilidade Fiscal

O artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe a contratação de despesas nos dois últimos quadrimestres do mandato que não possam ser integralmente cumpridas dentro do mesmo período, ou que gerem parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem a devida disponibilidade de caixa, em detrimento da responsabilidade e da transparência na gestão dos recursos públicos.

O Ministério Público de São Paulo comunicou na segunda-feira, 28, a execução da multa civil prevista na condenação, superior a 500 mil reais, além de apurar a reiteração dessa conduta ao término do mandato de 2024.

Prefeito de Araraquara acusa Edinho Silva por rombo

O prefeito de Araraquara, Dr. Lapena (PL), acusou a gestão de seu antecessor, Edinho Silva (PT), de deixar dívidas que somam 1,1 bilhão de reais.

Os números foram apresentados pelo secretário de Administração, Roberto Pereira, durante audiência na Câmara Municipal em 21 de fevereiro.

A dívida, segundo a prefeitura, inclui 212 milhões de reais em obrigações de curto prazo, 562 milhões de reais em débitos de longo prazo, 60 milhões de reais em serviços contratados ainda não executados, 195 milhões de reais em processos judiciais e 42 milhões de reais em despesas não empenhadas, as chamadas “pedaladas fiscais”.

A maior parte dessas pedaladas fiscais, 75%, seria referente à área da Saúde, comandada pela então secretária Eliana Honain.

O antagonista 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

(VÍDEO) Aposentada questiona Lupi na Câmara: “Nós não merecemos respeito?”

Em meio ao escândalo em que está envolto o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, foi questionado por uma das supostas vítimas do esquema que desviou dinheiro de aposentados e pensionistas. “E nós, aposentados, não merecemos respeito?”, questionou.

A mulher, identificada como Ezimar Vieira dos Santos, estava na audiência Comissão de Previdência da Câmara, em que Lupi foi questionado sobre o escândalo. Segundo o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), a mulher é uma entre milhões de vítimas.

“Ela, senhor ministro Carlos Lupi, foi à agência do INSS quando soube que estava sendo roubada para informar que R$ 77,86 estavam sendo tirados do seu benefício. E lhe disseram, simplesmente, que essa era uma entidade de São Paulo e não haveria o que fazer”, relatou Van Hattem. “Dona Ezimar é uma de 6 milhões de vítimas.”
Ao questionamento, o ministro afirmou: “Nenhum aposentado pode falar nada de mim porque não tem ninguém que mais defenda aposentados que eu”.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo publica suspensão dos acordos do INSS com entidades

Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

Dias após a operação da Polícia Federal (PF) contra o esquema de descontos indevidos em aposentadorias, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou nesta terça-feira (29/4) despacho suspendendo todos os acordos de cooperação técnicas firmados com entidades para interromper um esquema que desviou bilhões de aposentados.

A suspensão dos Acordos de Cooperação Técnica (ACT) celebrados com o INSS, que envolvam descontos de mensalidades associativas em folha de pagamento de benefícios previdenciários, foi assinada pela diretora substituta do INSS, Débora Floriano. O ex-presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, foi afastado pela PF na quarta-feira passada (23/4) e, posteriormente, demitido pelo presidente Lula (PT).

O ACT é o convênio com o INSS que permite os descontos de mensalidade associativa de aposentados e pensionistas, mecanismo que está no centro de um escândalo no governo federal.

Os acordos serão suspensos até reavaliação de sua regularidade e conformidade com as normas vigentes, bem como de quaisquer repasses às entidades partícipes dos ajustes.

Também foi determinada a realização de análise criteriosa dos referidos acordos, por parte das Diretorias de
Benefícios e Relacionamento com o Cidadão (Dirben) e de Governança, Planejamento e Inovação (Digov) e da Auditoria-Geral (Audger), com a verificação da regularidade do cumprimento dos ajustes celebrados e propondo, se necessário, medidas corretivas ou a rescisão definitiva dos instrumentos.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Governo Fátima faz ‘perversidade’ com servidores ao não repassar consignados aos bancos, diz sindicalista

A presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do Governo do Estado (Sinsp), Janeayre Souto, classificou como “perversidade” o fato de o governo estadual ter voltado a atrasar o repasse aos bancos de parcelas de empréstimos consignados contraídos por servidores, apesar de ter feito o desconto nos contracheques.

Por causa do atraso nos repasses, bancos suspenderam a concessão de novos empréstimos e estão debitando valores das contas dos servidores para quitar o débito. O problema ocorre desde 11 de abril.

Em entrevista à 98 FM nesta terça-feira (29), Janeayre disse que a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) faz “apropriação indébita” dos salários dos servidores públicos estaduais. “Esse governo, o da professora Fátima, desde 1º de janeiro de 2019, tem escolhido fazer a gestão com o recurso, o salário dos servidores. E tem sequestrado, retirado parte dos salários”, declarou.

De acordo com a sindicalista, o atraso nos repasses por parte do Governo do Estado para os bancos está fazendo com que muitos trabalhadores tenham o valor do empréstimo debitado duas vezes: primeiro na folha, e depois diretamente em suas contas bancárias, já que, segundo cláusula contratual comum nos consignados, os bancos estão autorizados a fazer a cobrança caso o repasse não seja efetivado pelo Estado.

98 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa aponta 84% de aprovação à gestão da prefeita Aize em João Câmara

A administração da prefeita Aize Bezerra em João Câmara alcançou um expressivo índice de 84,58% de aprovação popular, segundo levantamento do Instituto CENPOP, que avaliou os primeiros 100 dias de governo. O estudo também revelou que 83,26% da população considera a atual gestão melhor do que a anterior.

Os principais pontos positivos destacados pelos entrevistados foram a limpeza urbana, a saúde e a educação — áreas tratadas como prioridade pela administração municipal. Além disso, a pesquisa incluiu uma projeção eleitoral: se a eleição para prefeito fosse hoje, Aize lideraria com 61,45% das intenções de voto, contra 6,61% de Maurício Caetano. Outros 31,72% disseram não saber em quem votariam.

Eleita em 2024, Aize foi considerada uma surpresa nas urnas ao derrotar a união de forças tradicionais da política local. Enfrentou o ex-prefeito Manoel Bernardo (PP) e o grupo liderado por Maurício Caetano (União Brasil), que esteve próximo de conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2022.

A pesquisa foi realizada no dia 22 de abril de 2025, com 454 entrevistas nas zonas urbana e rural do município. A margem de erro é de 4,5%, com nível de confiança de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Veja o que abre e fecha no comércio de Natal no feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador

Foto: Brunno Martins/Divulgação

A maior parte do comércio de Natal irá fechar na próxima quinta-feira (1º), quando é celebrado o feriado do Dia do Trabalhador. O funcionamento dos estabelecimentos foi divulgado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital potiguar.

Comércios de rua, supermercados e bancos não devem abrir na data. Nos shoppings, somente as praças de alimentação devem funcionar.

O serviço público terá serviços suspensos no feriado e também na sexta-feira (2), visto que o governo do estado publicou ponto facultativo na data.

Veja abaixo o funcionamento do comércio em Natal na quinta (1º)

Comércio de Rua

  • Alecrim: Fechado
  • Centro da Cidade: Fechado.
  • Zona Norte: Fechado
  • Ribeira: Fechado

Shoppings

  • Shopping Midway Mall
    Lojas e quiosques – Fechados
    Alimentação e lazer das 11h às 22h
  • Natal Shopping
    Alimentação e Lazer: 11h as 22h
    Quiosques Alimentação: 13h as 21h
    Demais lojas e quiosques: Fechado
    Âncoras e Mega Lojas: Fechado
    Alpendre: 14h à 23h
    Academia Bodytech: Fechado
    Cinema: Conforme programação
  • Praia Shopping
    Praça de Alimentação das 11h às 21h (Facultativo)
    Demais lojas fechadas
    Moviecom conforme programação
  • Shopping Cidade Jardim
    Alimentação – a partir das 12h
    Lojas e quiosques – Fechado
  • Shopping Via Direta
    Abertura facultativa
  • Shopping Cidade Verde
    Lojas diversas – Fechadas;
    Alimentação e lazer – Facultativo
    Clínicas fechadas.
  • Partage Norte Shopping
    Lojas e quiosques – Fechados
    Alimentação das 11 às 22h.
    Academia – fechado
    Hipermercado – Fechado
    Cinema – Conforme Programação
  • Shopping 10 – Fechado

Supermercados – Fechados

Bancos – Fechados

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Bolsonaro come gelatina e tira sonda nasogástrica após 17 dias sem comer na UTI por cirurgia no intestino

Após 17 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu bem à ingestão de água, chá e gelatina. Segundo o boletim médico divulgado nesta terça-feira (29), Bolsonaro mantém sinais de movimentos intestinais espontâneos e continua se alimentando pela veia, para obter todos os nutrientes e as calorias que precisa.

O documento também relata que o ex-presidente segue sem dor ou febre, com a pressão controlada e com melhora nos exames de fígado. Nas redes sociais, Bolsonaro compartilhou um vídeo em que seu médico retira a sonda nasogástrica e escreveu:

– Bolsonaro retira a sonda nasogástrica.
– Cenas fortes, assista.
– Cirurgia ainda em consequência da real tentativa de homicídio de Adélio Bispo (lulista, antigo militante do Psol, o homem mais protegido do Sistema do Brasil).
– Brasília/DF, 29/Abr 13h30 Terça-feira.

Não há previsão de alta e visitas seguem restritas.

Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Deputados Lindbergh Farias e Gilvan Maximo batem-boca e quase saem no tapa em audiência na Câmara com a presença Lewandowski

Um bate-boca entre os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gilvan da Federal (PL-ES) interrompeu a audiência com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, nesta terça-feira (29), na Comissão de Segurança Pública da Câmara.

A confusão começou após Lindbergh chamar Gilvan de “desqualificado”. Ambos se levantaram e precisaram ser contidos por outros parlamentares enquanto trocavam acusações. A sessão discutia o planejamento da pasta para 2025, por requerimento da oposição. A ofensiva ocorreu após Lindbergh relembrar que Gilvan havia pedido a morte do presidente Lula no início do mês.

Com informações de Jovem Pan News e Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *