O deputado Walter Alves (PMDB) levou ao plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte as declarações do ex-secretário de segurança pública, Aldair da Rocha, que deixou o cargo nesta terça-feira (11) e criticou a falta de investimentos do Governo do Estado e a devolução de recursos federais na ordem de R$ 12 milhões por falta de projetos. A deputada Márcia Maia, em aparte, sugeriu a convocação do novo secretário, o general de Brigada da Reserva do Exército Brasileiro, Eliéser Girão Monteiro Filho, para prestar esclarecimentos à Assembleia.
“Essa é uma irresponsabilidade da governadora Rosalba Ciarlini. Esse tripé saúde, educação e segurança é obrigação do Estado. Poderia se alegar que não tem dinheiro, mas o governo não conseguiu viabilizar nem os 12 milhões que o governo federal destinou ao RN. Esse é um desastre administrativo”, afirmou.
O deputado Walter Alves lembrou a Proposta de Emenda Constitucional apresentada por ele que determinou o percentual de 9% do Orçamento Geral do Estado para investimentos na segurança pública. “Com essa emenda nós poderemos cobrar do governo, responsabilizar o governo se ele não investir”.
O deputado Nélter Queiroz (PMDB) tratou a nomeação do general como uma intervenção do Ministério da Justiça no governo do Rio Grande do Norte. “Trocar o secretario de segurança vai resolver? Não vai resolver se não tiver investimento. Essa é uma intervenção na segurança pública”.
A deputada Márcia Maia (PSB) que sugeriu a convocação do novo secretário e considerou as declarações gravíssimas. “A situação vai se agravando a cada momento. O caos na segurança pública está em todos os recantos do Rio Grande do Norte”.
Outros deputados citaram exemplos de aumento da criminalidade como o deputado Gustavo Fernandes (PMDB), Leonardo Nogueira (DEM), Hermano Morais (PMDB) e George Soares (PR).
ALRN
Nem todos os homens tem a honradez demonstrada por Fábio Holanda (renunciou ao cargo de Secretario da SEJUC) e Paulo de Tarso (renunciou a Chefia do Gabinete Civil)…
Outros, menores em coragem e hombridade, só lamentam depois de enxotados com um rodo…
Lenta e continuamente a VERDADE vem a tona e revela que muitos outros Secretários continuam encenando uma farsa pensando apenas no seu contra-cheque…
O isolamento político e Institucional de Rosa de Mossoró não é a toa e nem gratuita…
Ou será que tá todo mundo errado e somente ela, a Governadora, certa?