Judiciário

Defesa acusa filho de Moraes de ter dado tapa na nuca de suposto agressor

Foto: Reprodução

Defesa e perícia questionam relatório da PF. De acordo com perito, o fato de o laudo da PF ter sido produzido por um agente comum e não alguém especializado em perícia faz do texto “mera ilustração de uma narrativa baseada nos depoimentos de Alexandre de Moraes e seus familiares”.

É possível afirmar que não fora Roberto quem “desferiu tapa no rosto do filho do Ministro Alexandre de Moraes, o Sr. Alexandre Barci de Moraes”, e, sim, Alexandre Barci de Moraes quem desfere um tapa na nuca de Roberto, o pegando de surpresa, momento em que ele (Roberto) levanta sua mão em ação de defesa, resvalando sua mão os óculos do agressor.

Trecho de laudo pericial apresentado pela defesa do empresário

Imagens seriam parciais. Segundo o laudo da defesa, o parecer da PF é equivocado, “pois omite fato bastante evidente contido nas imagens do aeroporto de Roma”. Além de Molina também assina o laudo Mauricio Tadeu dos Santos, apontado como perito relator.

O relatório nº 004/23 não pode ser considerado sequer um laudo técnico, sendo antes uma mera ilustração de uma narrativa baseada nos depoimentos de Alexandre de Moraes e seus familiares e não uma análise realmente técnica, objetiva e isenta da realidade dos fatos. Na verdade, as inconsistências e omissões no referido relatório não causam surpresa, visto que o responsável pela sua feitura, CLÉSIO LEÃO DE CARVALHO é um agente da Polícia Federal e não um Perito da mesma corporação.
Trecho de laudo pericial apresentado pela defesa de empresário

Indiciamento por calúnia. A Polícia Federal indiciou três pessoas pela agressão à família do ministro Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma, em junho deste ano. Além de Mantovani foram indiciados sua esposa, Andrea Munarão e seu genro, Alex Bignotto.

UOL

Opinião dos leitores

  1. Vergonha alheia pelo que se tornou a PF. Eu acho que é um tipo de castigo que o sistema está aplicando por outrora ter combatido a corrupção. Os agentes tem família e amigos e tenho certeza que essa submissão a um facínora psicopata envergonha os bons profissionais.

    1. E agora? Agora, nada. Maduro ainda continua presidente da Venezuela?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Número de viagens feitas por brasileiros sobe 71% após pandemia, mostra IBGE

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

Os brasileiros fizeram, ao todo, 21,1 milhões de viagens em 2023. Esse número é 71,5% maior do que o registrado em 2021, durante a pandemia de Covid-19, quando foram realizadas 12,3 milhões de viagens. Os dados são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua — Turismo 2023, divulgada nesta sexta-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2020, no primeiro ano da pandemia, foram feitas 13,6 milhões de viagens no país.

O levantamento mostra que apenas, no ano passado, em 15,3 milhões (19,8%) de domicílios particulares permanentes houve ocorrência de viagem de ao menos um morador. Esse número representa um aumento de 68,1% em relação a 2021, quando houve incidência de viagem em 9,1 milhões de lares brasileiros (12,7% do total).

Destino das viagens

Segundo o estudo, 97% das viagens foram feitas para dentro do país. Em 2023, foram realizadas 641 mil viagens internacionais, mais que o dobro do número registrado em 2020 (276 mil viagens) e mais de sete vezes o número observado em 2021.

A região Sudeste, a mais populosa do Brasil, foi a origem da maior parte das viagens feitas em 2023, com 45,9% do total das viagens, seguida pelo Nordeste, com 22%, e Sul, com 17,1%. O Centro-Oeste e Norte foram origem de 8,2% e 6,8%, respectivamente, das viagens realizadas no país.

Com relação ao destino das viagens, as regiões Sudeste (43,4%) e Nordeste (25,3%) apresentaram os maiores percentuais de destino das viagens. Na sequência, as regiões Sul (17,4%), Centro-Oeste (7,5%) e Norte (6,4%) apresentaram as menores participações.

Meio de transporte utilizado

Durante o período da pandemia de Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, o percentual de viagens em meios de transporte não coletivos, como carro particular ou de empresa, com 57,5% e 57,2%, respectivamente, foram maiores que em 2023, quando este meio de transporte foi de 51,1%.

As viagens de avião que foram pouco superiores a 10% em 2020 e 2021, chegaram a 13,7% em 2023, bem como nas viagens de ônibus, que também apresentaram aumento no ano passado.

Viagens profissionais

As viagens profissionais para negócio ou trabalho, apesar do crescimento das ocorrências, apresentou redução na sua participação. Assim, em 2021, o país registrou 1,5 milhão de viagens para negócio ou trabalho, o que representava 87,7% das viagens profissionais. Em 2023, esse número chegou a 2,4 milhões, sendo esse valor 82,4% das viagens profissionais.

O IBGE informa que esse aumento ocorreu após o fim das restrições de viagens, estabelecidas por autoridades sanitárias ou assumidas pelas pessoas.

Já a redução da proporção é explicada pelo aumento das viagens para eventos e cursos para desenvolvimento profissional, outra subcategoria das viagens profissionais, que foi de 95 mil viagens (5,3%) em 2021, para 350 mil viagens (11,6%) em 2023, um aumento de 268,4%.

Viagens pessoais

Já entre as viagens de cunho pessoal, aquelas que tinham como motivo o lazer ou visita ou evento de familiares e amigos foram em média 71,5% do total de viagens no ano passado.

As viagens para tratamento médico ou consulta médica foram motivo de 19,8% do total das viagens em 2023, percentual muito próximo ao do ano de 2021 (19,6%) e um pouco maior que o percentual de 2020 (17,3%).

As viagens na categoria Outro foram 8,4% das viagens em 2023, percentual menor que em 2020 (11%) e em 2021, quando 9,3% das viagens tiveram esse motivo. Essa categoria abrange motivos como compras pessoais, curso, estudo ou congresso pessoal, religião ou peregrinação, bem-estar, entre outros.

Por que os brasileiros não viajam?

Em 2023, dos 62,1 milhões de domicílios em que não houve viagem, o motivo foi falta de dinheiro em 24,9 milhões (40,1%). Em 11 milhões, as pessoas alegaram falta de tempo (17,8%) e, em 11,8 milhões de lares (19,1%), os residentes não viram necessidade de haver viagem.

A pesquisa revelou, ainda, que em 62,1 milhões de domicílios não houve viagem. Se por um lado houve desinteresse, falta de necessidade ou outro motivo para os moradores de 19,4 milhões de domicílios, por outro, a demanda por viagens nos outros 42,7 milhões de domicílios foi reprimida pela falta de dinheiro, tempo, saúde ou por terem outra prioridade.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-servidor que denunciou assédio moral de Silvio Almeida pede para entrar em programa de proteção

Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

O sociólogo Leonardo Pinho, ex-diretor de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua do Ministério de Direitos Humanos, pediu para ser incluído no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.

A solicitação ocorre após Pinho ter denunciado caso de de assédio moral por parte do ex-ministro Silvio Almeida, demitido na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-titular da pasta nega as denúncias tanto de assédio moral quanto de assédio sexual, que o levaram a ser exonerado.

O sociólogo prestou um depoimento ao Conselho Nacional de Direitos Humanos na quinta-feira. O pedido de inclusão de Pinho ao programa foi recomendado pelos conselheiros que o ouviram.

O grupo também o orientou a acionar o Ministério Público do Trabalho para solicitar a instauração de uma investigação civil contra o ministério, bem como oficiar a Polícia Federal para instauração de uma investigação contra Almeida. pela prática, em tese, do crime de Violência Arbitrária (crime contra a administração pública). Também houve a recomendação para que a Controladioria Geral da União fosse comunicada.

O ex-funcionário, que se demitiu em 2023, teria ficado assustado após receber um telefonema anônimo com ameaças caso continuasse a falar sobre o assédio supostamente sofrido na gestão de Silvio Almeida, segundo pessoas do ministério.

Almeida caiu do cargo na sexta-feira passada. A existência de denúncias de assédio sexual foi revelada pelo Metrópoles, veículo que também entrevistou Pinho na quinta-feira.

Na entrevista, Pinho afirmou que chegou a ser chamado de “incompetente e uma vergonha” por Almeida, que teria dado murros na mesa, batido no próprio peito e sido agressivo.

As acusações de assédio sexual, que envolveriam a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) como vítima, são investigadas pela Polícia Federal.

Na semana passada, após a demissão, Almeida disse será uma “oportunidade” para que possa provar sua inocência e se reconstruir.

“Em conversa com o Presidente Lula, pedi para que ele me demitisse a fim de conceder liberdade e isenção às apurações, que deverão ser realizadas com o rigor necessário e que possam respaldar e acolher toda e qualquer vítima de violência. Será uma oportunidade para que eu prove a minha inocência e me reconstrua”, escreveu Almeida.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Não acredito em nada que o réu fala, assim como, não acredito em nada que as supostas vítimas denunciam, são todos farinha azeda do mesmo saco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Fãs de Deolane atacam novamente e simulam parto em frente a penitenciária

Imagens: @catsilmel

Os admiradores de Deolane Bezerra continuam aglomerados em frente a penitenciária que mantém a influenciadora. Na tentativa de chamarem atenção da mídia, os fãs da loira simularam um parto nesta última quinta-feira (12/9).

No vídeo, uma jovem deitada no chão finge dores enquanto uma outra admiradora remove uma boneca das partes íntimas da adolescente. Ao redor, dezenas de cidadãos gravam o momento e questionam o que está acontecendo.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Um país onde parte da população vai para frete da cadeia ovacionar bandido, está condenado a não sair do atraso, já vimos essa cena na história recente em um certo presídio na cidade de Curitiba

  2. Gás de pimenta, lacrimogêneo, balas de borrachas e cassetetes rapidinho essa cambada de desocupadas vão embora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MPE é favorável ao envio de tropas federais para as eleições de São Gonçalo do Amarante

O Ministério Público Eleitoral – MPE/RN, através do promotor de Justiça, Flávio Henrique de Oliveira Nóbrega, emitiu parecer favorável (veja aqui) ao envio de tropas federais para manter a ordem e garantir a segurança do pleito eleitoral em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal/RN.

A manifestação do MPE nos autos da ação foi registrada, na manhã desta sexta-feira (13), em concordância com a solicitação encaminhada pela coligação São Gonçalo Melhor e Mais Feliz que tem o ex-prefeito Jaime Calado como candidato a prefeito nas eleições deste ano.

“Logo, considerando que a situação fática comprova o atendimento aos requisitos dispostos na legislação eleitoral, imperioso o deferimento do pedido. Diante do exposto, manifesta-se o Ministério Público pelo atendimento ao pedido inicial, nos termos da legislação vigente, a fim de garantir o bom andamento do pleito eleitoral no Município de São Gonçalo do Amarante”, alegou o promotor.

O pedido de apoio das tropas federais acontece em um momento em que a campanha de São Gonçalo atingiu um novo patamar de gravidade, com o registro de diversas ocorrências de violência política. A mais grave e que foi notícia na imprensa de todo o estado foi o atentado ao empresário Berg Guajá, aliado declarado de Jaime Calado e opositor do atual prefeito Eraldo Paiva. O caso está sendo investigado pelas autoridades policiais do município.

Já a concordância do MPE no envido das tropas federais para São Gonçalo ocorre no mesmo dia em que foi registrado mais um caso de violência política na zona rural do município. Nesta manhã, um outro apoiador de Jaime Calado teve seu carro atingido por uma pedra, danificando o vidro do carro e provocando pavor aos familiares. O proprietário do veículo, vítima do ato de vandalismo político, já prestou boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Opinião dos leitores

  1. Lá se vão os severinos quebrar galhos, pintores de troncos e meio fio e mau pagos kkkkkk.
    Em contrapartida o Governo do amor concedeu 4,5% de reajustes nos soldos a partir do dia 1° de Abril, dia da mentira.
    4,5% SÓ PRA BURROS

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

DINHEIRO ESQUECIDO: Quase 1 milhão de pessoas têm mais de R$ 1 mil para receber de instituições financeiras

Foto: Domínio Publico/Pixabay

Dados do Banco Central (BC) mostram que mais de 6 milhões de pessoas com mais de R$ 100 ainda não receberam os valores esquecidos em instituições financeiras. No total, R$ 998.554.520,43 estão disponíveis para saque.

Segundo o BC, ainda há R$ 8.563.932.422,24 a serem recebidos, cerca de 42 milhões de pessoas físicas e mais de 3,6 milhões de pessoas jurídicas com dinheiro sem movimentações em conta.

De acordo com o BC, 931.874 pessoas têm mais de R$ 1.000,01 para sacar. Além disso, 5,1 milhões de pessoas têm entre R$ 100,01 e R$ 1.000 esquecidos.

A maior parcela de beneficiários é de quem tem até R$ 10: estes são, ao todo, 32,9 milhões de pessoas.

Do montante total a receber, 63% se refere a valores que não passam de R$ 10, o que representa R$ 5,3 bilhões “esquecidos”.

Já 25,32% dos valores esquecidos estão na faixa de R$ 10,01 até R$ 100, cerca de R$ 2,1 bilhões.

Nesta quinta-feira (12) a Câmara dos Deputados aprovou projeto que propõe a transferência dos R$ 8,5 bilhões “esquecidos” para os cofres públicos.

O texto diz que titulares de contas bancárias sem movimentação terão até 30 dias após a publicação da lei para pedir resgate dos valores.

O projeto aguarda sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Caso Lula sancione o texto integralmente, as regras começam a valer e, se houver veto, caberá ao Congresso acatar ou rejeitar o veto.

Veja as porcentagem de valores esquecidos

  • Até R$ 10: 63,01%;
  • Entre R$ 10,01 e R$ 100: 25,32%;
  • Entre R$ 100,01 e R$ 1000: 9,88%;
  • Acima de R$ 1000,01: 1,78%.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Janones usava cartão de ex-assessor, não pagava faturas e pedia reembolso à Câmara, diz PF

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

No relatório em que indiciou o deputado federal André Janones (Avante-MG) pelos crimes de corrupção passiva, peculato (quando um funcionário público se apropria ou desvia bens ou valores dos quais tem posse em razão de seu cargo) e associação criminosa pela suposta prática de “rachadinha”, quando há desvio de parte dos salários de funcionários, a Polícia Federal constatou que o parlamentar usava o cartão de crédito um ex-assessor para gastos pessoais, mas não pagava as faturas. Além disso, a corporação identificou que Janones pedia à Câmara para ser ressarcido por algumas compras feitas no cartão.

A investigação da Polícia Federal descobriu que Janones teria gasto R$ 100,5 mil com um cartão de crédito adicional solicitado pelo ex-assessor dele. A corporação afirma que o cartão tinha o nome de Janones, mas os gastos ficavam vinculados à conta bancária do ex-funcionário do deputado. Segundo a PF, “todas as outras despesas do cartão em nome do parlamentar foram quitadas por meio da conta bancária” do ex-assessor.

O relatório da corporação mostra uma tabela dos principais gastos efetuados por Janones no cartão. O deputado teria pago, por exemplo, pouco mais de R$ 25 mil em móveis e eletrodomésticos. Segundo a PF, ele também teria usado R$ 12,2 mil do cartão para comprar itens de vestuário. Dos R$ 100,5 mil supostamente usados pelo deputado, há ainda gastos com hospedagem, farmácia, restaurante, funerária, assinaturas, combustível, estética, academia, entre outros.

A Polícia Federal afirma que o ex-assessor pagou quase todas faturas do cartão usado por Janones, com exceção de uma. Contudo, o deputado não devolvia o dinheiro ao ex-funcionário, segundo a PF. Além disso, a corporação apontou que o parlamentar era ressarcido pela Câmara por alguns gastos efetuados com o cartão, mas não repassava o recurso recebido ao ex-assessor.

“Além de o deputado federal André Janones utilizar o dinheiro de seu assessor para cobrir algumas de suas despesas, ele também solicitava à Câmara dos Deputados o ressarcimento desses ‘gastos’, obtendo assim um benefício financeiro ilícito em duas frentes”, garante a PF.

De acordo com o relatório policial, além de utilizar parte da sua remuneração, o ex-assessor cobria os pagamentos por meio de transferências realizadas pela esposa dele. A PF diz que há apenas duas operações em que o parlamentar aparece como contraparte direta do ex-funcionário. “Em todas as outras, não há lastro que possa justificar a utilização do cartão de crédito pelo deputado federal André Janones.”

Além de usar o cartão adicional, a investigação revelou que Janones usava outro cartão do ex-assessor dele. A PF afirma que “se constatou que outros cartões da titularidade do ex-assessor eram utilizados nas mesmas datas e em lugares distintos, o que indica que ao menos um deles estava na posse de terceira pessoa”. O R7 fez contato com a defesa de Janones que não respondeu até o momento da publicação desta matéria.

R7

Opinião dos leitores

  1. 🚨QUER SABER QUEM É BOLSONARO, É SÓ PRESTAR ATENÇÃO EM QUEM O DETESTA, QUER SABER QUEM É LULA, É SÓ PRESTAR ATENÇÃO EM QUEM O APOIA. SIMPLES ASSIM!!👉👉👉👉

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Banco do Brasil debita, sem autorização, valores em contas correntes de funcionários

Foto: Fernando Bizerra/Agência Senado

O Banco do Brasil estornou integralmente a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de funcionários de diversos estados do país, maioria do Nordeste. O ato foi visto como retaliação ao movimento de campanha salarial dos funcionários.

O desconto de qualquer valor sem consentimento de clientes (visto que funcionários também são clientes) é considerado ilegal pelas regras de Direito do consumidor e pelas resoluções do Banco Central.

Tarciana Medeiros (escolhida pelo Presidente Lula), responsável pela medida e atual presidente do BB está calada e não se manifestou sobre o assunto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STJ nega novo pedido de liberdade de Deolane Bezerra

Foto: Genival/AgNews

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, liminarmente, o pedido de habeas corpus em favor da influenciadora e advogada Deolane Bezerra. A decisão foi decretada pelo desembargador Otávio de Almeida Toledo, relator do caso que tramita sob segredo de justiça. Com o indeferimento, o processo não terá prosseguimento na Corte Superior.

Deolane Bezerra permanece sob prisão preventiva, decisão mantida pelo magistrado, que destacou que a ação ainda não foi julgada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A negativa foi baseada na Súmula 691, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O dispositivo impede o STJ de julgar habeas corpus quando o recurso não foi previamente analisado por instância inferior, que, neste caso, é o TJPE.

A influenciadora é investigada por suposto envolvimento com jogos ilegais e lavagem de dinheiro. Ela foi presa na quarta-feira (4), no Recife, em uma operação da Polícia Civil de Pernambuco.

Deolane chegou a ser colocada em prisão domiciliar na última segunda-feira (9), mas voltou ao regime fechado no dia seguinte por violar medidas cautelares impostas pela Justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes manda transferir R$ 18,3 milhões do X e da Starlink para a União e desbloqueia contas das empresas

Foto: Reprodução/TV Globo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a transferência de R$ 18,35 milhões em contas da rede social X e da empresa Starlink Brazil para os cofres da União.

O valor será usado para quitar as multas aplicadas pela Justiça contra o X por:

  • não ter bloqueado perfis que divulgavam mensagens criminosas e ataques à democracia, desrespeitando uma série de decisões judiciais;
  • ter retirado os representantes legais do Brasil – o que também levou o STF a tirar o X do ar no Brasil.

Segundo o STF, com a decisão, Moraes determinou que o restante dos saldos bancários e dos ativos da Starlink e do X no Brasil sejam desbloqueados.

As duas empresas são ligadas ao bilionário sul-africano Elon Musk. No caso da Starlink, há outros acionistas com participação na empresa no Brasil – e o bloqueio dessa parte dos ativos, determinado por Moraes no fim de agosto, foi criticado por juristas.

A decisão de Moraes foi assinada na última quarta-feira (11) e divulgada pelo STF nesta sexta (13).

Segundo o tribunal, foram transferidos:

  • quase R$ 7,3 milhões (R$ 7.282.135,14) da X Brasil Internet Ltda;
  • pouco mais de R$ 11 milhões (R$ 11.067.864,86) da Starlink Brazil Serviços de Internet Ltda.

Na quinta (12), o Citibank e o Itaú informaram ao STF que tinham cumprido a determinação legal e transferido os valores para a conta da União no Banco do Brasil.

“Com o pagamento integral do valor devido, o ministro considerou que não havia mais necessidade de manter as contas bloqueadas e ordenou o desbloqueio imediato das contas bancárias/ativos financeiros, veículos automotores e bens imóveis das referidas empresas, com expedição de ofício ao Banco Central do Brasil, comunicação oficial à CVM e aos sistemas RENAJUD e CNIB”, informou o STF.

g1

Opinião dos leitores

  1. Nobres ANALFABETOS FUNCIONAIS, agora sim, com o Ato do Dia 07/09 que foram MILHÕES DE SEGUIDORES DA SEITA BOLSONARISTA e com essa GRANA TIRADA DO ELON, Agora quem sabe ele ESCOLHE O NOVO MINISTRO DO STF pra Substituir o XANDÃO.

    E o Artigo 142 ninguém fala nada mais.

  2. Milionário fascista rebelde, imaturo e mimado precisa aprender a respeitar o Brasil e suas leis. Aqui no é terra de bananas onde ele pode fazer o que quer pq tem grana, não faz falta.

  3. A pior ditadura é a do Poder judiciário. Contra ela, não há
    a quem recorrer.
    (Rui Barbosa)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Economia retrai 0,41% em julho, diz prévia do PIB

Foto: Sergio Lima/Poder 360

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central)caiu 0,41% em julho de 2024 na comparação com o mês anterior. Considerado a prévia do PIB (Produto Interno Bruto), o dado foi divulgado nesta sexta-feira (13). O indicador veio melhor do que sinalizava o mercado financeiro.

Prévia do PIB

O IBC-Br mede a evolução da atividade econômica e auxilia o Banco Central nas decisões sobre possíveis alterações na Selic, a taxa básica de juros. O índice considera informações sobre o nível de atividade de indústria, comércio e serviços, e agropecuária, além do volume de impostos.

Contudo, o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país, calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O PIB do Brasil acelerou e cresceu 1,4% no 2º trimestre em relação ao 1º trimestre, na série com ajuste sazonal. Em valores nominais, a economia brasileira movimentou R$ 2,9 trilhões de maio a junho.

O IBGE divulgou o resultado em 3 de setembro. Ficou acima do esperado pelos agentes do mercado financeiro. As projeções dos analistas indicavam que o crescimento seria de 0,7% a 1,2% no 2º trimestre em relação ao anterior.

O Produto Interno Bruto é a soma de tudo o que o país produziu em determinado período. É um dos indicadores mais importantes do desempenho de uma economia.

Um PIB maior em 2024 ajudaria o governo a atingir a meta de deficit zero em relação ao indicador proposto pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda). Quanto mais o Brasil produz, mais há espaço para que os gastos sejam menores na comparação com o crescimento econômico.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Homim estamos em setembro já.. kkkk até feira de emprego está acontecendo em Natal..coisa q só se via em São Paulo..
    O Brasil voltou de vdd!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *