A defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a origem dos R$ 51 milhões encontrados, no ano passado, em um apartamento em Salvador, decorre da “simples guarda de valores em espécie”.
A justificativa está na resposta enviada ontem (23) à Corte para rebater a denúncia feita em dezembro do ano passado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.
De acordo com a defesa, Geddel, o irmão dele, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), e a matriarca da família, Marluce Vieira Lima, não podem ser acusados dos crimes porque a denúncia está baseada em uma “verdadeira teia de ilações e suposições”.
Segundo a defesa, os valores são fruto de “investimentos no mercado de incorporação imobiliária, com dinheiro vivo”.
“Imputa-se ao peticionário a pretensa prática de supostas (contudo, jamais comprovadas!) condutas: (Simples!) Guarda de valores em espécie em apartamento localizado na cidade do Salvador, alegadamente vinculado a Geddel Quadros Vieira Lima”, diz a defesa.
Geddel está preso desde 8 de setembro de 2017. A prisão ocorreu três dias depois que a Polícia Federal (PF) encontrou o dinheiro no apartamento de um amigo do político.
Conforme a PF, parte do dinheiro seria resultante de um esquema de fraude na liberação de créditos da Caixa Econômica Federal no período entre 2011 e 2013, quando Geddel era vice-presidente de Pessoa Jurídica da instituição.
A investigação é relatada no STF pelo ministro Edson Fachin. Não há data para o julgamento sobre o recebimento da denúncia, quando a família Vieira Lima poderá se tornar ré. O inquérito será analisado pela Segunda Turma do tribunal, composta pelos ministros Dias Toffoli, Glmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, além de Fachin.
DIÁRIO DO PODER
Cara de pau desse "advogado"
Kkkkkkkkkkk. Esse é o Brasil.
Mas oq importa é um ap em uma praia de farofeiro em SP. Por onde anda Ceará-Bundao e Netto Cego?
Essa gente se queima sozinha!
Eu mesmo, tenho mania de guardar trocados em casa, não vejo nada de mais nisso.
Era o mais competente ministro do governo Lula Dilma, isso conforme lula em vídeo, tá sendo injustiçado, certeza que a justiça ainda pedirá perdão por ter feito o flagrante no apartamento.
E bateu panela como vc pra tirar Dilma e o PT fo governo como vc! Estranho, não é coxa?
Que piada!!!!! Era mais digno assumir a culpa do que justificar o injustificável. Corrupto e juridicamente mal assessorado.
Era só um trocadinho do Vampirão Temer.
Cd as indignações?
Esse aí merece um kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
2ª turma do STF? STF? Ahhhhhh… podem ficar tranquilos que não vai dar me nada. Afinal a quem serve o STF? os exemplos que estamos vendo em todos os julgamentos mostram…
Kkkkkk… Acredito que gedel e familia deviam “trabalhar” no banco central. Argumento de advogado chicaneiro !!!