A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, de 58 anos, foi diagnosticada com câncer na tireoide ao fazer exames de rotina na semana passada.
Segundo seu o porta-voz, Alfredo Soccimarro, que anunciou o problema de saúde de Kirchner na noite de terça -feira (27), a doença atingiu o glóbulo direito da tireoide e não afetou outros órgãos.
Segundo ele, o tumor não apresenta metástase (quando o câncer se espalha para outros órgãos).
Soccimarro informou que Kirchner completou a bateria de exames pré-cirúrgicos necessários nesta terça-feira e que a cirurgia para a retirada do tumor foi marcada para o dia 4 de janeiro, no Hospital Austral.
Kirchner ficará internada por 72 horas e terá de cumprir um repouso de 20 dias.
Durante o período de licença, o vice-presidente Amado Boudou assumirá interinamente até o retorno de Kirchner, marcado para o dia 24 mde janeiro.
Cristina Kirchner é a quinta líder da América Latina a ser diagnosticada com câncer nos últimos anos. Dilma Rousseff, de 63 anos, foi diagnosticada em 2009 com um câncer no sistema linfático. O ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, soube no final de outubro que estava com câncer na laringe; desde então vem passando por sessões de quioterapia. Fernando Lugo, presidente do Paraguai, de 60 anos, foi diagnosticado em agosto de 2010 com um linfoma de Hodgkins, doença similar à de Dilma. E Hugo Chávez, presidente da Venezuela, de 57 anos, foi diagnosticado com câncer no fim de junho deste ano, mas não especificou onde era a doença.
Cristina Kirchner, que no último dia 10 de dezembro assumiu seu segundo mandato presidencial depois de ter sido reeleita com 53% dos votos, será operada por uma equipe médica liderada pelo cirurgião e oncologista Pedro Saco.
Fonte: Época
Comente aqui