Depois de nove anos esperando pela licitação do transporte público, que promete melhoras as condições do serviço de ônibus, recebe-se a notícia de que ela acontecerá até o final o final do ano. Mas há um problema: a quantidade de ônibus, que já é considerada insuficiente, deve cair 7,5%. Serão 62 veículos a menos circulando por Natal.
De acordo com Informações publicadas hoje no POTI, a frota cairá de 834 para 772 veículos. serão licitados três lotes: um com viagens originadas na Zona Norte, outro na Zona Sul (que abrangerá as Zonas Leste e Oeste), e um terceiro lote chamado “Complementar”, que substituiria o atual sistema opcional/alternativo. Esse sistema operaria nas regiões limítrofes, onde circulam poucas linhas, e como alimentadores das rotas mais utilizadas.
“Haverá 692 ônibus convencionais e 80 microônibus. Só que a redução não é ruim para o sistema. Isso poderá ser estabelecido com aumento no número de viagens, ônibus no estilo sanfonado. Tudo foi feito com base nos estudos de equilíbrio econômico-financeiro”, garante Haroldo Maia, responsável pelo processo licitatório.
Algumas regras do novo jogo já foram apresentadas em audiência pública realizada no dia 25 de maio. Também através de licitação, a Semob contratou uma consultoria de São Paulo (Oficina Consultores Associados) para fazer os estudos de demanda, estatísticas e o desenho do novo sistema. A empresa especializada traçou o que considerou como a real situação dos transportes públicos, com informações precisas das principais demandas em cada bairro. Das mudanças, a maior polêmica surgiu em torno do transporte opcional/alternativo. Haverá redução no número de linhas, de 177 para 80, e eles não poderão circular em vários bairros como Quintas, Tirol, Alecrim, Petrópolis e Cidade Alta.
Contudo, apesar da polêmica, omunicípio garante que os usuários serão beneficiados. “A nova proposta estabelece uma rede única do sistema, com cartão único e a opção do transporte complementar operado por microônibus. Alguns trechos pouco utilizados serão redesenhados. Natal passará de 125km2 de cobertura para 134 km2 de cobertura. Vamos otimizar o sistema”, diz Haroldo Maia.
Com informações de O POTI
ouco utt�aoa>0redesenhados. Natal passará de 125km2 de cobertura para 134 km2 de cobertura. Vamos otimizar o sistema”, diz Haroldo Maia.
É só colocar mais ônibus sanfonados sem reduzir a frora. Porque será que este povo NUNCA pensa na população e só faz coisas erradas. ESTA PODE SE CHAMAR DE NOTÍCIA ABSURDA DA SEMANA.