Cultura

Deputado revela preocupação com estrutura do Instituto Histórico e Geográfico do RN

Durante sessão ordinária desta terça-feira (04) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Hermano Morais (MDB) se pronunciou a respeito da falta de estrutura que se encontra o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN).

Segundo Ormuz Simonetti, presidente do Instituto, o prédio corre sérios riscos de sofrer incêndio, a exemplo do que aconteceu no último domingo (02) no Museu Nacional do Rio de Janeiro, não só por causa da fachada antiga do prédio que apresenta marcas do século passado, mas por causa instalações elétricas também.

A administração da instituição espera mais recursos desde o ano passado, quando foram solicitados R$ 300 mil para manutenções, principalmente para destinar a parte de fiação elétrica e, até agora, apenas 33% desse valor foi liberado.

Veja também: Conhece o Museu Câmara Cascudo? Ele tem um rico acervo e se encontra em Natal; saiba mais

Com os R$ 100 mil recebidos em abril deste ano, o IHGRN tomou medidas paliativas para tentar amenizar os riscos de um possível curto-circuito.

Sobre isso, o deputado veio a público cobrar do governo a liberação das outras duas parcelas provenientes de emendas parlamentares, as quais foram destinadas para o IHGRN. “Faço um apelo ao secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, para que se faça um esforço com intuito de disponibilizar os recursos restantes e assim evitar algo semelhante ao que aconteceu domingo, o que seria desastroso à nossa história e cultura”, disse.

O acervo do Instituto Histórico e Geográfico do RN

O acervo é composto de esculturas, adereços, artefatos, telas, retratos, fotografias, documentos e livros amealhados ao longo de nossa história, fruto de doações à instituição, que se distribuíam em salas e estantes designadas.

Algumas peças são destaque como a Coluna Capitolina, trazida a bordo do navio Lanzeroto Mlocello e inaugurada em 8 de janeiro de 1931 na esplanada cais do Porto, no bairro da Ribeira, em Natal; o busto do Padre João Maria; foto de Alberto Maranhão e outras peças.

Opinião dos leitores

  1. Coloque logo com urgencia o congresso nacional, com todos os deputados, senadores, e os administradores da UFRJ dentro, para ser administrado pelo reitor da UFRJ que costuma ser filiado ao psol.. eles entendem muito bem como se gasta muito dinheiro do povo e como administra com fevor o patrimonio publico. Fará pelo menos nessa unica vez um favor ao país, ao contrario do que fizeram o psol e o pcdob no museu nacional. O museu de politicos…. vergonha mundial mais uma vez..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

“Incomível não é“, diz Janones sobre Michelle Bolsonaro

Foto: Reprodução

O deputado federal André Janones (Avante-MG) afirmou na 5ª feira (11.mar.2025) que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro “não é incomível”.

O comentário do congressista foi feito em resposta a uma declaração de Michelle, que, em discurso durante o 1º Seminário Nacional de Comunicação do PL (Partido Liberal), em 21 de fevereiro, disse: “Não vão nos calar. Nossa tropa é imparável.”

Ao comentar uma notícia sobre a fala da ex-primeira dama no X (ex-Twitter), Janones escreveu: “Imparável pode até ser, mas incomível não é, não”.

“INCOMÍVEL”
O termo usado por Janones se refere à expressão repetida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com frequência: “Imorrível, imbrochável e incomível”.

Recentemente, Bolsonaro disse que as mulheres que apoiam o PT (Partido dos Trabalhadores) são “feias” e “incomíveis”. O registro foi compartilhado nas redes sociais pelo vereador e filho 04 do antigo chefe do Executivo, Renan Bolsonaro (PL-SC).

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

Chuvas causam quedas de árvores em Natal; teto de escola é atingido

Foto: Cedida

Após as chuvas que atingiram Natal na manhã desta sexta-feira (14), foram registradas pelo menos três ocorrências envolvendo queda de árvores. Na zona Norte da capital, parte de uma árvore atingiu o teto de uma sala de aula de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), a ocorrência foi registrada por volta das 9h40 e uma guarnição será enviada para o local. Ninguém ficou ferido.

O CBMRN informou que há riscos da árvore despencar totalmente e atingir a escola, localizada na Rua das Crendices, no conjunto Nova Natal. Segundo informações iniciais do Órgão, não haviam alunos dentro do local no momento da ocorrência.

Além do caso no CMEI, o Corpo de Bombeiros também registrou a queda de uma árvore na Rua Dionísio Lopes, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal. Uma equipe está no local para cortar a árvore e não há registro de feridos.

O CBMRN informou, ainda, que não há registro de postes de energia elétrica atingidos pelas quedas de árvores. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), por sua vez, esteve na Avenida Itapetinga para fazer a retirada de uma ávore que caiu ao lado da via.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

VÍDEO: Carro fica completamente submerso após chuva causar alagamento na Zona Oeste de Natal

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

Vídeo: Reprodução

Entre os transtornos causados pelas fortes chuvas em Natal na manhã desta sexta-feira (14), um carro ficou completamente submerso em um alagamento entre as ruas Santo Antônio e São Vincente, na Cidade da Esperança, bairro na Zona Oeste de Natal.

Imagens enviadas à redação mostram o veículo de modelo ford KA, de cor preta, completamente submerso, confira:

98 FM

Opinião dos leitores

  1. Natália tem que rezar 10 pai nossos porque se ela estivesse na prefeitura vários blogs estariam detonando ela. Como a gestão é Paulinho só fazem comentar rapidamente sobre o caos que natal está passando.

  2. Isso é consequência da falta de drenagem ou de manutenção. As cidades vão crescendo e os governos não têm interesse de realizar esse tipo de obra porque fica enterrada e não tem visibilidade pra gerar votos. As pessoas só lembram desse tipo de investimento quando a chuva chega e alaga tudo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

Choveu quase 130 milímetros em 8 horas na Zona Sul de Natal

Foto: Reprodução

Na entrada de Natal, Neópolis, nas proximidades de Cidade Satélite e Planalto, choveu quase 130 milímetros em 8 horas. Na cidade o acumulado de chuvas nas últimas 24h foi de 58,2 milímetros, segundo boletim da Unidade Instrumental de Meteorologia da EMPARN.

Na região Agreste, foram registradas chuvas acima de 90mm em alguns municípios, como é o caso de Monte Alegre, onde o acumulado foi de 92mm.

Segundo o meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot, as chuvas deverão continuar por toda a manhã a sexta-feira na faixa litorânea e avançar pelo interior do Estado a partir da tarde de hoje, atingindo as regiões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Rogério Marinho escancara as contradições do PT

Vídeo: Instagram

Rogério Marinho profetizou e olhe o que aconteceu. Em suas redes sociais, o senador postou um vídeo sobre o tema responsabilidade fiscal, e mostrou que aquilo que ele havia dito, está acontecendo.

“O PT enganou o Brasil! O governo fala em responsabilidade fiscal, mas joga o país no buraco. Rasga as próprias regras, explode a dívida e agora admite o desastre! Incompetência, mentira e caos: esse é o legado de Lula 3! #PadrãoPT“, afirmou Marinho na legenda da publicação.

Opinião dos leitores

  1. Quanto o povo mais destruídos, melhor pro PT.
    O pobre é a menina dos olhos deles.
    Quando será que as pessoas vão enxergar isso?
    Param de votar nessa organização criminosa chamada PT meu povo.
    Obram os olhos.
    Nós estavamos decolando de novo no pós pandemia, veio essa galera de novo, e enfiou nos no chão outra vez.
    Imoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

[CHUVAS] VÍDEO: Mulher é arrastada por correnteza em Natal

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

Vídeo: Reprodução

Uma cena de desespero viralizou no início da manhã de hoje (14), em Natal. Uma mulher foi arrastada pela força da correnteza que se formou na avenida Alexandrino de Alencar, zona Leste de Natal.

A capital sofre desde a madrugada com uma chuva de mais de 100 milímetros. O local onde a mulher foi arrastada, rotineiramente, acontece uma correnteza forte em dias de chuva intensa.

Ainda não há informação sobre o estado de saúde da mulher.

96 FM

Opinião dos leitores

  1. O mundo tá uma desgraça mesmo, o camarada filmando e não teve a coragem de ajudar!!! Que porr@ foi essa que inventáram chamada smartphone?

    1. E você faria o que? Se a mulher está sendo arrastada consequentemente você seria arrastado tambem

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

Chuva causa alagamentos e transbordamento de lagoa de captação nesta sexta (14) em Natal

Foto: Lucas Cortez

Fortes chuvas que caíram durante a madrugada e início da manhã desta sexta-feira (14) causaram alagamento e transbordamento da lagoa captação de Natal.

Segundo a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Note (Emparn), as precipitações acumularam 58,2 milímetros nas últimas 24 horas, até às 7h, na capital potiguar.

No loteamento José Sarney, a lagoa de captação transbordou durante a madrugada e a água invadiu imóveis. Moradores relataram que passaram a noite acordados temendo pelos alagamentos em suas casas.

Em algumas ruas, a água estava acima dos joelhos. Cícera de Aquino e Silva, 64 anos, mora em uma casa na frente da lagoa saiu de casa apenas com documentos e uma muda de roupas.

“A minha casa não tem nada, porque já passei por três cheias nela, já perdi tudo. Não sou aposentada, estou nessa casa de favor até me aposentar. Quando começou a encher a lagoa, tirei meu filho que tem problema mental. As portas estão lá abertas. Não é fácil, mas eu creio que Deus vai tocar no coração do poder público para fazer algo por nós. Acordei quando começou a chuva e estou até agora”, disse.
Antes das 7h da manhã, a Avenida Nevaldo Rocha, que cruza as zonas Leste e Oeste da capital já estava alagada perto do cruzamento com Rua Manoel Miranda. Passageiros subiram nos bancos das paradas de ônibus para tentar evitar os alagamentos.

A água também alagou o túnel e a marginal da BR-101 perto do campus da UFRN. Na subida do viaduto do complexo do 4º Centenário, em Potilândia, o alagamento causou congestionamento na rodovia.

Às margens da BR, próximo à Governadoria do Estado, a estrutura de um outdoor desabou sobre uma parada de ônibus durante a madrugada. Não há informação sobre feridos. Mesmo com o material sobre a parada, passageiros continuaram usando o abrigo.

Outra via alagada na cidade foi a avenida Interventor Mário Câmara, em Cidade da Esperança, Zona Oeste da cidade.

“Essas chuvas estão sendo produzidas pela zona de convergência intertropical que estava com uma certa dificuldade de entrar no continente por conta de um vento sul que tem castigado o litoral e o agreste nos últimos dias. Como essa chuva aconteceu na madrugada, foi incrementada pelo sistema de brisa, que é um sistema local de vento que traz a umidade, intensifica”, afirmou Gilmar Bristot, chefe do setor de meteorologia da Emparn.

G1RN

Opinião dos leitores

  1. NÃO É ANO DE POLITICA NAO APARECE UM VEREADOR NA RUAS. COMO NATAL ESCOLHE MAL SEUS REPRESENTANTES, UM BANDO DE OPORTUNISTAS INÚTEIS, SO SABEM APARECER EM BLOGS E MATERIAS PAGAS NOS JORNAIS. NINGUÉM VE VEREADORES NAS RUAS, MAIS O SALARIO ELES VEEM NO BOLSO TODO MES, LAGOAS CHEIAS, O POVO PEDINDO AJUDA DA PREFEITURA QUE SOME, NINGUEM VE ESSE PAULINHO FREIRE FAZENDO VISITAS, A CIDADE NAO TEM PREFEITO, POR ONDE ANDA MESMO ESSE CIDADÃO ??????? NATAL ESTA PERDENDO SUA QUALIDADE DE VIDA, POR BURRICES DOS NATALENSES QUE VOTARAM ERRADO.
    INUTEIS, SAO TODOS INÚTEIS.
    COMO DIZ A MUSICA.
    NATAL DESCARRILOU, CADA DIA FICANDO PIOR, E O POVO, DE BESTA QUE VOTOU NESSA GENTE , VEREADORES FAÇAM ALGUMA COISA, PREFEITO BOTE A CARA NA RUA, QUE COISA FEIA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

Viaduto do 4º Centenário fica alagado devido às chuvas; veja pontos transitáveis e intransitáveis em Natal

Foto: Reprodução 

As fortes chuvas em Natal causaram alagamentos em diversos pontos da cidade. Na manhã desta sexta-feira (14), a Secretaria de Mobilidade Urbana da capital (STTU) informou os pontos transitáveis e intransitáveis da cidade. O viaduto do 4º Centenário, na altura do estádio Arena das Dunas, está intransitável.

Transitáveis:
Avenida Hermes da Fonseca com Rua Angelo Varela
Avenida Nevaldo Rocha, entre a Rua Manoel Miranda e Rua dos Caicós
Avenida Cel Estevam com Av Antonio Basilio
Avenida Cel Estevam, próximo a igreja Universal do Alecrim
Avenida Boa Sorte
Rua da Saudade com Av Djalma Maranhão
Aveida Prudente de Morais com Av Nascimento de Castro
Rua Poty Nobrega com Rua José Gonçalves
Avenida Ayrton Senna com Av das Alagoas
Avenida Afonso Pena com Rua Mossoró

Intransitáveis:
Rua Almino Afonso, após a Igreja Bom Jesus
Av Solange Nunes, próximo à Unimetais
Av da Integração
Av Nevaldo Rocha (Feira do Carrasco)
Av Pres José Bento com Av Interventor Mário Câmara
Viaduto do Quarto Centenário (marginal)
Av Norton Chaves (sentido BR-101)
Av Jaguarari com Av Jerônimo Câmara
Av dos Xavantes (próx. à Panificadora San Vale)
Av Antônio Freire Lemos
Av Paulistana (lagoa de captação)
Av Acarau
Av Itapetinga (lagoa de captação)
Rua Antônio Freire Lemos, Planalto

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Chuva intensa causa alagamentos na Av. Maria Lacerda e em Nova Parnamirim

Vídeo: Cedido

A forte chuva que atinge a Grande Natal nesta sexta-feira (14) tem causado alagamentos na Avenida Maria Lacerda Montenegro e em diversas áreas de Nova Parnamirim. Motoristas enfrentam dificuldades para trafegar, e alguns trechos já estão praticamente intransitáveis.

A água acumulada nas vias tem gerado congestionamentos e exigido cautela de quem precisa passar pela região. Moradores relatam problemas também em ruas secundárias, onde o escoamento é mais lento.

Opinião dos leitores

  1. A lombada que fizeram na esquina do Condomínio Colinas do Sol próximo ao Nordestão da Maria Lacerda impede que a água da chuva chegue ao bueiro e escoe para o sistema drenagem formando alagamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal registra 100 mm de chuva em apenas 6 horas

Foto: Cedida

A capital potiguar amanheceu sob forte chuva nesta sexta-feira (14), acumulando 100 mm em apenas seis horas. O volume é equivalente ao registrado em janeiro, mas em um intervalo de tempo ainda menor, intensificando os impactos na cidade.

O grande acumulado de água já causa alagamentos em vários pontos, dificultando o tráfego de veículos e pedestres. Regiões como as proximidades da Arena das Dunas e outras vias de grande circulação apresentam retenções e trechos intransitáveis.

A previsão do tempo indica continuidade da instabilidade ao longo do dia, com risco de novas pancadas fortes. As autoridades alertam para que a população evite deslocamentos desnecessários e redobre a atenção nas áreas de risco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *