O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, usou as redes sociais nesta quarta-feira, 18, para exigir retratação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que mais cedo postou mensagem nas quais culpa o país pela pandemia do novo coronavírus. Wanming disse que o filho do presidente Jair Bolsonaro feriu a relação amistosa com o Brasil e “precisa assumir todas as suas consequências”.
“A parte chinesa repudia veementemente as suas palavras, e exige que as retire imediatamente e peça uma desculpa ao povo chinês. Vou protestar e manifestar a nossa indignação junto ao Itamaraty”, avisou o diplomata.
O embaixador publicou uma sequência de mensagens em que repudia a atitude de Eduardo Bolsonaro e aciona o chanceler Ernesto Araújo e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Pelo Twitter, Maia pediu desculpas à China e ao embaixador Wanming em nome da Câmara dos Deputados pelas “palavras irrefletidas” de Eduardo Bolsonaro. O presidente da Câmara afirmou, ainda, que a atitude do filho do presidente “não condiz com a importância da parceria estratégica Brasil-China e com os ritos da diplomacia”.
“As suas palavras são um insulto maléfico contra a China e o povo chinês”, prosseguiu o embaixador. A China é o principal parceiro comercial do Brasil. Só no ano passado, comprou US$ 65,4 bilhões em produtos brasileiros.
“Tal atitude flagrante anti-China não condiz com o seu estatuto como deputado federal, nem a sua qualidade como figura pública especial. Além disso, vão ferir a relação amistosa China-Brasil. Precisa assumir todas as suas consequências”, protestou o embaixador.
Eduardo Bolsonaro preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e tem influência direta na condução da política externa brasileira.
ESTADÃO CONTEÚDO
Oque mais me preocupa é vê tanta gente justificando as loucuras dos filhos de Bolsonaro e as do próprio presidente, que até agora ainda não entendeu o que é ser um presidente e agi o tempo todo como um menino mimado é lamentável.
Me lembro!
Aqui mesmo no BG mostrou a sopa de morcego.
Segundo a imprensa, foi a vilã causadora do vírus.
Sopa preparada e degustada na china por um chinês.
Bote aí de novo BG, se não a ptzada vão morrer dizendo que Eduardo e o Mito, são os culpados.
Quem sabe eles pedem desculpas!!
Kkkkkk
Bote aí BG, o retratão da guloseima.
Jair Bolsonaro é um grande FDP! E a família Bolsonaro só vive de sugar dinheiro público! Nunca fizeram nada na vida! Nunca produziram nada. Nem empregaram ninguém m!!!
Acontece que os idiotas e imbecís Petralhas irão defender que o vírus ? que entrou no Brasil veio de Miami nos EUA através da comitiva do Presidente Bolsonaro. Mas, o que dizer de um país que prendeu e deixou morrer o médico que primeiro detectou o vírus em Wuhan ? Sim, esqueci onde fica essa cidade. Mas que importância diplomática fará sua localização? Os esquerdopatas sempre renegam tudo que querem.
Esse vírus, assim como TODOS os outros nos últimos anos, surgiu na China. Por que essa cambada que torce contra o governo (e o Brasil) tem tanta aversão à verdade? Por que sempre estão do lado da mentira?
O Brasil está em más lençois, e a pior consequência da corrupção endêmica dos governos do PT foi a eleição desses boçais e idiotas para a presidência da república e para o congresso nacional. E ainda mais maléfico e ter que conviver com o gado louco e desvairado que tudo que essa laia diz eles repetem como se fosse um mantra. Deus salve nosso Brasil!!!
Vôts! Os defensores do clã ainda não se manifestaram?
O que será que Yang Wanming vai dizer da matéria da revista Exame. Acusa a China de coisas muito mais graves e sem provas.
Mas só se alardeia o que atinge o Presidente da República Jair Bolsonaro.
E POR QUE na china proibiu o livre transito dos jornalistas e censuram a internet? leiam a matéria do estadão de hoje 19/03/20 sobre o assunto: China censura notícias sobre coronavírus e jornalistas contra-atacam governo
Interessante ver a postura infantil da embaixada chinesa.
Não se trata de defesa, mas falar dos fatos.
Vamos pelo começo: Onde surgiu o coronavírus?
Onde surgiu a Peste Negra?
Onde teve origem a gripe Aviária?
Qual a razão do partido comunista da China ter expulsado os jornalistas que faziam reportagem e investigações nesse sentido?
Com os socialistas e comunistas é assim, não existe nada além do que eles pregam, aceitam e determinam. Fora da razão deles, tudo será ofensa!
Os Minions ficam só caladinhos . Só comentam oq lhe convém
Mas de onde veio o vírus ? Veio da Lua ou de Marte ?
Estava tão bom com o 02 caladinho… agora vem falar bosta da futura maior economia mundial.
E o mito queria que esse intelectual se transformasse em embaixador do Brasil nos EUA. Menos né mito
Qual foi a mentira dita?
Não foi lá que tudo começou e abafaram?
Isso é público e notório.
Agora vem o embaixador com o complexo do cachorro: pisou no rabo a reação é mostrar os dentes.
FOI NA CHINA, SIM; ONDE TUDO COMEÇOU. Não só essa como outras epidemias.
Obs. Não deixemos a politicagem nos tornar estúpidos.
Cadê o povo arrochado dos bolsonaros joga a merda no ventilador e depois desaparece nós brasileiros estamos perdidos com essesse canalhas o Brasil já era.
Esse é um idiota completo… já deveria ter sido internado junto com o Adélio..
Crise econômica ✅
Crise institucional ✅
Crise politica ✅
Crise Sanitária ✅
6 circuit breaks em 8 dias ✅
Tx de câmbio na Lua ✅
Risco de depressão global✅
Hum… tá mto parado isso aqui! O que tá falta do? Ah, claro…
Criar crise diplomática com a China! Faz mto sentido!