Foto: Divulgação
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) reforçou as ações educativas de trânsito que foram desenvolvidas durante o final de semana dentro da Operação Verão 2024. A equipe de educação trabalhou a conscientização de condutores e turistas que trafegaram na praia de Tibau do Sul, Pirangi e Pium. A movimentação tem o objetivo de alertar os motoristas para as condutas de segurança viária com a intenção de evitar acidentes e mortes no trânsito da região litorânea do Estado.
No sábado (13), o trabalho de conscientização foi concentrado em Pium e Praia de Pirangi. Dezenas de condutores foram abordados pelos técnicos da Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran (Coefi).
Os motoristas receberam material educativo, lixeirinhas para veículos e receberam informações sobre os perigos da mistura álcool e direção, uso de celular ao volante, proibições de tráfego de veículos na faixa de areia de praia, obrigação de portar os documentos do condutor e do veículo, perigos de conduzir em velocidade superior a máxima prevista para a via, e outras condutas que agem na prevenção de acidentes.
Já na sexta-feira (12), o Detran/RN fez uma blitz educativa na região de Tibau do Sul, abordando turistas que se dirigiam para as praias pertencentes àquele município, a exemplo de Pipa e Praia do Madeiro. Os motoristas tiveram a oportunidade de receber orientações de segurança e dirigibilidade consciente. Foram reforçadas condutas de obediência à legislação de trânsito e respeito a todos que fazem parte do tráfego, como motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
As ações foram desenvolvidas em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), a Escola Pública de Trânsito do Detran (EPT/RN) e o Conselho Estadual de Trânsito do RN (Cetran).
Durante a Operação Verão 2024, o Detran está atuando em duas frentes conjuntas que une educação para o trânsito e as medidas de fiscalização de condutores e veículos. As ações educativas e fiscalizatórias continuam ampliadas até o final do Carnaval, no mês de fevereiro.
Eduque, diga a esse povo que o documento atualizado do carro é de porte obrigatório, pra depois não ficarem chorando pq teve o carro retido e levado ao pátio.
O próximo Governador do RN, deve fazer uma faxina nesse órgão.