A dieta que a presidente Dilma Rousseff fez para perder peso antes da cerimônia de posse virou o hit do verão na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ministros e alguns parlamentares também aderiam ao método de emagrecimento criado pelo médico argentino Maximo Ravenna.
A clínica Ravenna foi inaugurada em 2012 no Distrito Federal. Desde então, 1.200 pacientes já se submeteram à dieta que promete emagrecimento rápido sem remédios nem cirurgias. A ministra da Secretaria de Política para Mulheres, Eleonora Menicucci, faz parte dessa estatística.
A ministra foi a primeira a adotar o método Ravenna na Esplanada e perdeu 17 kg em seis meses. Eleonora era vegetariana há 40 anos, mas como o cardápio da dieta elimina carboidratos refinados e açúcares, a ministra precisa ingerir bastante proteína e por isso voltou a comer peixe.
Outro ministro que também aderiu ao Ravenna é o chefe da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ele está fazendo a dieta há cerca de 40 dias e perdeu 7,5 kg. De acordo com a assessoria do ministro, ele decidiu fazer o regime depois de receber recomendações médicas para perder peso.
No Congresso Nacional, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) também faz a dieta Ravenna. De acordo com a parlamentar, ela aderiu ao método no final de 2013, mas como ganhou alguns quilos durante a campanha eleitoral no ano passado, ela voltou para a dieta.
— Eu comecei essa dieta muito antes de Dilma, no final de 2013. Eu perdi 24 kg e durante a campanha ganhei alguns. Agora, estou fazendo de novo. Essa dieta tem várias fases: tem de emagrecimento, de transição e de manutenção. Tem um acompanhamento permanente, você perder os quilos, mas não encerra o acompanhando.
O método
A dieta Ravenna trabalha com o princípio de que o paciente precisa ser acompanhado por vários profissionais especializados. Além do médico e do nutricionista, também participam do tratamento um psicólogo e um educador físico.
A clínica oferece o pacote completo. A dieta varia de 800 a 1.200 calorias por dia e para receber o cardápio o paciente precisa desembolsar cerca de R$ 800 para fazer as primeiras consultas com os quatro profissionais.
Além das consultas médicas, o paciente encontra estrutura para a realização de atividades físicas e reuniões que funcionam como terapia de grupo, para encontrar outras pessoas que também estão fazendo a dieta.
Para ter todo esse acompanhamento, o paciente precisa se comprometer com um gasto de R$ 1.900 por mês.
R7
Comente aqui