Foto: Reprodução/Facebook
No dia em que o Brasil superou 76,5 mil mortes e 2 milhões de casos confirmados de Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro tratou como “neurose” o isolamento social contra a doença — medida recomendada pelos especialistas como a mais eficaz para evitar a contaminação — e questionou a viabilidade de diminuir o número de óbitos, em transmissão ao vivo pelo Facebook na noite desta quinta-feira. Ele citou um estudo que apontou que 66% dos contaminados em Nova York estavam em casa e foram infectados por parentes:
— Então houve uma neurose no tocante a isso daí. Ninguém disse que ninguém ia morrer por causa do coronavírus. Tanto ia como está morrendo, infelizmente. Agora alguns acham que tinha como diminuir o número de óbitos. Diminuir como?
Especialistas do mundo todo têm resposta para a pergunta do presidente e apontam como principais problemas para reduzir o número de mortes por Covid-19 a falta de medidas de contenção, como o isolamento social, e a baixa testagem. No Brasil, o Ministério da Saúde registra a aplicação de 5,1 milhões de exames sorológicos e PT-PCR até o momento. Nos Estados Unidos, o número de testes foi oito vezes maior.
Citando uma série problemas econômicos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, Bolsonaro comentou que é preciso preservar vidas, mas criticou a atuação do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, demitido em abril. Segundo o presidente, ele semeou o pânico no Brasil.
— Quando resolveram lá atrás partir para o achatamento da curva, vocês lembram do ministro [Luiz Henrique Mandetta], né? “Vamos achatar a curva!”. Ele falava nas reuniões de ministro: “caminhões do Exército vão pegar corpos nas ruas”. Semeando o pânico no Brasil. A grande mídia também dando uma força muito grande no tocante a isso — disse o Bolsonaro.
Ele lembrou então que o objetivo das restrições era que os hospitais estivessem preparados para poder atender os infectados, já que não há vacina ou “nenhum remédio comprovado cientificamente ainda”.
— Então o objetivo era esse. Hoje nós estamos vendo que em vários Estados está sobrando leito, graças a Deus, né? Então tem que começar a abrir, poxa. Porque a crise por falta de emprego, morte, suicídio, depressão tá aí, tá chegando — declarou.
Durante a live, ele mostrou caixas de hidroxicloroquina, com que se tratou para a doença na semana passada, e do vermífugo Annita, remédios que não tiveram a eficácia comprovada contra a Covid. Especialistas já alertaram que o uso da cloroquina pode causar problemas no coração que podem ser fatais. O presidente frisou que não é médico e nem estava recomendando os medicamentos a ninguém, dizendo que não é “garoto-propaganda de nada”. Por mais de uma vez, ele orientou os espectadores a procurarem médicos se tiverem sintomas da Covid.
O Globo
"Diminuir como?" Com cloroquina, sargento Tainha! Ora essa.
"Hidroxicloroquina deve ser abandonada do tratamento da Covid-19", defende Sociedade Brasileira de Infectologia.
Órgão divulgou documento baseado em estudos científicos robustos, e cobra urgência das autoridades de saúde na atualização de conduta.
O véi Bolsonaro de novo em 2022.
Ponto final.
COMO ?????????
VC É QUEM TEM DE DIZER SEU FDP, VC, INFELIZMENTE É O PTE DA REPÚBLICA E TEM DE GERIR AS POLITICAS DE ESTADO E DE GOVERNO PARA MITIGAR OS DANOS E EVITAR A MORTE DAS PESSOAS, N FICAR COM CARA DE RAPARIGA PERGUNTANDO….
O Presidente da República coberto de razão : mandou muita verba, auxílio emergencial, orientação de cientistas de renome mundial sobre medicamentos viáveis.
Muitos governadores e prefeitos com suporte em decisão do STF fizeram uma caca atrás da outra para receber mais dinheiro federal.
Aqui o Estado só gastou e foi ineficaz. Omissão foi a bandeira da Gov.
A prefeitura de Natal por meio da equipe de cientistas e médicos potiguares fez muito mesmo, salvou vidas e continua salvando.
Até qdo vai ser mantido no cargo o tal Cipriano que é zero competente nessa pandemia junto com a governadora.
Mais abaixo vai ter alguém dizendo que bom era no governo do pt…
Mitooo
Se tivesse priorizado o isolamento social ,evitando aglomeracão,já estaríamos retornando ao trabalho.
Morreram vários,devido a negação da doença e sua gravidade.Quanto a estes tratamentos sugeridos,não existem evidencias científicas,mas ajuda no psicológico.
É só fazer arminha com a mão que ninguém morre ??
A culpa de tantas mortes foi da OMS e dos seus seguidores, governadores e prefeitos, que mandaram a população ficar em casa e só procurar ajuda médica quando estivessem com falta de ar ao invés de serem tratados desde o início com medicamentos que ajudam a melhorar o quadro do infectado, morreu muita gente que poderia estar viva por causa disso.
Exatamente, e qdo a esquerdalha viu q Bolsonaro tinha descoberto um remédio que ia curar milhares de vidas e frustrar seus planos diabólicos, tratou logo de apelar pro STF corrupto por impedir Bolsonaro de coordenar as ações contra a doença! AGORA COBREM DOS GOVERNADORES E PREFEITOS CORRUPTOS Q ROUBARAM OS BILHÕES q o governo MANDOU e ISSO SIM Q CAUSOU A MORTE DE MILHARES
"O sabio busca a ciencia, o tolo sacia-se de loucuras"
(Biblia-Proverbios)
Tinha sim como diminuir o número de mortos no Brasil, se tivesse tratado desde o início precocemente com hidroxicloroquina, azitromicina, zinco, ivermectina, anitta, etc como presidente queria, mas os governadores de esquerda e Mandetta não deixaram e hoje são responsáveis por milhares de mortes.
Perfeito
Uma tragédia nacional e o cara acha que está tudo normal, triste, muito triste o posicionamento do cara que deveria comandar o combate ao covid 19.
e onde foi que ele que "tava tudo normal"?? O que foi dito – só que parecem não querer entender mesmo – é que não há cura efetiva (pelo menos, ainda não foi descoberta, nem tem vacina) e que, mesmo com todos os esforços já feitos, haverá mortes, infelizmente. Se o Mandetta continuasse ministro, esse "evitar os óbitos" estaria garantido, somente ficando em casa? Ora, se isso fosse efetivo, não teríamos casos de pessoas infectadas (e mortas, lamentavelmente) sem sequer sair de casa! Então, para uma doença nova, ainda com poucos estudos e nada conclusivo, só mesmo alguém com pouca consciência social e humana para achar que uma pessoa (quem quer que seja, presidente ou não) teria a solução para o mal geral…
ou que não pegaria de forma alguma… é um humano, falho, como você e eu. Nada mais que isso.
Então, tentemos não nos ater à mediocridade, mas pensar no coletivo… O importante, mesmo em meio a tantas (e duras) perdas, é tentar salvar o máximo de pessoas. E isso, o governo federal (não apenas a pessoa física do presidente) tem mostrado sinais de atitudes. E resultados. Mais que os governantes estaduais e municipais que, podendo evitar o carnaval (e, com isso, inúmeras mortes) sabedores da existência do risco, preferiram lucrar e, depois, querer terceirizar a responsabilidade por suas próprias omissões.
Abram o olho! Equilíbrio é necessário nesse momento de crise!
Acho que você esqueceu que essa tragédia é mundial,todos as nações estão sofrendo com essa praga,agora o Brasil está em evidência por ser um país intercontinental os números são mais expressivos mais percentagem existe países bem pior que o Brasil.
Essa turma que defende a vida negou o tratamento precoce condenando inúmeros pacientes à morte. Até a esperança lhes foi negada ! São hipócritas e covardes ! Vocês não possuem moral para criticar ninguém.
Ôôô véi duro!!
O véi é duro, o véi é duro.
Bozo 2022, de novo no primeiro turno.
Tchau ladrões corruptos.
Manoel ou vc é cego ou se faz, cuidado, o pior cego é aquele que não quer ver. Diferente de vc, já fui eleitor do PT e tive o dissabor de ver um dissimulado, falso e ladrão de carteirinha, nem precisa dizer o nome, ele já foi robustamente condenado em duas instâncias e ainda tem uns seis processos em fase de tramitação, eu nunca precisei de emprego quando era petista, vcs vão ter que esperar um pouco.
Concordo com vc Valeriano Alves, quem sabia usar o cérebro era nove dedos, quanto ao ASQUEROSO isso me lembra alguém com barba, mentiroso, analfabeto e fedorento a pinga, assim, o termo fica mais perto de alguém.
Luladrão nasceu com o cérebro voltado para o sucesso, custe o q custar: DESTRUINDO UM PAÍS e o sonho de quem acreditou nele, ROUBANDO $PÚBLICO, e com isso MATANDO MILHARES DE PESSOAS
Disse o óbvio.. Diminuir óbitos já consumado só se houver ressurreição.
Seu nome e seu comentário se completam.????
Mais dissimulado e falso como esse senhor eu estou pra ver.
Esse ASQUEROSO nunca na vida usou o CÉREBRO
Tudo que esse vaso sanitário expele é Excremento fecal!
DIMINUINDO SUA INCOMPETÊNCIA JÁ AJUDARIA DE MANEIRA MONSTRUOSA.