Política

Direita e centro se fortalecem nas prefeituras, enquanto esquerda sai enfraquecida

Foto: Reprodução

A eleição municipal de 2024 trouxe vitórias ao centro e à direita brasileira. O partido com mais vitórias foi o PSD, de Gilberto Kassab, com 885 prefeituras. Em seguida vêm MDB (853), PP (746), União Brasil (583) e PL (516).

O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aparece em 9° lugar no ranking dos partidos que mais elegeram prefeitos neste ano. E as legendas mais alinhadas à esquerda saíram enfraquecidas.

Nas capitais, o PT elegeu um prefeito. O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, emplacou quatro candidatos nas capitais.

O MDB e o PSD também aparecem na frente nessa disputa, com cinco eleitos cada um.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Abstenção no segundo turno aumenta para 26% em Natal

Foto: Rogério Fernandes

A abstenção de eleitores natalenses voltou a crescer no segundo turno das eleições municipais. Cerca de 150 mil pessoas não foram às urnas votar neste domingo (27), representando 26% do eleitorado total.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), os números superaram o registro do primeiro turno, quando 145.176 eleitores não votaram, o que representou 25,22%, a maior taxa do Nordeste.

Vale ressaltar que dos 575.629 natalenses aptos a votarem, 425.565 compareceram às urnas. No Brasil, a ausência de eleitores chegou a 29,26%.

O maior índice foi registrado no estado de Goiás, com 34,43% de ausências. São Paulo também bateu recorde de abstenção, segundo confirmação do Tribunal Regional Eleitoral do estado: foram 31,42%.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Tarcísio responderá juridicamente por declaração sobre PCC, diz Cármen

Foto: Luiz Roberto/TSE

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirmou na noite deste domingo (27.out.2024) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), terá que responder juridicamente pelas declarações feitas sobre suposta orientação de voto em Guilherme Boulos (Psol) pelo PCC (Primeiro Comando da Capital).

Apesar de ter se referido a fala do governador, a ministra diz que o caso já foi judicializado e, portanto, ela não pode se manifestar sobre o assunto para além de sua declaração. Ela foi questionada acerca do tema depois de um pronunciamento na Corte Eleitoral.

“O que a Justiça Eleitoral faz é apenas dar cumprimento à lei. Quem pratica qualquer ilícito no dia da eleição, antes, ou depois, responde juridicamente. Será dada juridicamente”, afirmou.

Mais cedo neste domingo (27), Tarcísio deu uma declaração dizendo que a facção havia orientado voto no candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos, que acabou derrotado pelo adversário e atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), apoiado pelo governador do Estado.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Começou a fritura do nosso candidato a presidência caso o Mito não possa disputar.
    O que é que tem o caba dizer que o pcc recomendou voto em Boulos?
    Todo mundo sabe que o pcc e esquerda são juntos e misturados ou não??
    Quem foi o campeão de votos nos presídios??
    Rapaz!!
    O Brasil tá difícil viu??
    Imoral.
    Em quanto não surgir um Buquelle aqui no Brasil, nós estamos fuffu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Eleições 2024: fortalecimento da centro-direita dá o tom para 2026

Foto: Reprodução/ Instagram

Os resultados finais das Eleições Municipais de 2024 indicam que os partidos de centro-direita partem bem posicionados para as articulações visando o próximo pleito: o de 2026 para a presidência, Senado, Câmara e governos estaduais.

Os partidos que mais têm motivos para comemorar são PSD e MDB, os que mais conquistaram prefeituras, incluindo cinco capitais cada. Apesar de oficialmente estarem na base de apoio do governo Lula (PT), inclusive ocupando ministérios, as duas siglas pendem mais para a direita do que para a esquerda. Tanto que estiveram unidas na vitória mais importante desta eleição, a da capital paulista, onde Ricardo Nunes (MDB) levou a melhor sobre Guilherme Boulos (PSol), que era o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com participação tímida na campanha municipal, o presidente petista pode celebrar uma ligeira recuperação de seu partidos, que voltará a governar uma capital depois de quase 8 anos: Fortaleza, onde Evandro Leitão venceu (por bem pouco) o bolsonarista André Fernandes (PL).

Ao todo, porém, o PT termina a eleição com 252 prefeituras. Bem menos que as 885 do PSD, as 853 do MDB, as 746 do PP, as 583 do União Brasil. as 516 do PL e as 433 do Republicanos.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. A pessoa que é considerada como de centro, é o famoso “gillette”, ou seja, corta dos dois lados.

  2. O caminho do centro é sempre o meio pior. Usem a sabedoria e fujam dos extremos. Bolsonao, Rogério Marinho é Gleise Rofman, Fátima é o que tem de pior para o povo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Tarcísio avisa a aliados que desistiu de se filiar ao PL de Bolsonaro

Foto: Reprodução

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, avisou a aliados, nos bastidores, que desistiu de deixar o Republicanos para se filiar ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Até então, o governador paulista tinha sinalizado ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que se filiaria à sigla após as eleições municipais de 2024, concluídas no domingo (27/10).

Interlocutores de Tarcísio ouvidos pela coluna dizem que o governador deve continuar no Republicanos pelo menos até 2026, último ano de seu atual mandato à frente do Palácio dos Bandeirantes.

Em julho, Valdemar Costa Neto deu uma série de entrevistas anunciando a filiação de Tarcísio ao PL. O próprio Bolsonaro chegou a dizer que a migração do governador para a sigla estaria 90% acertada.

Igor Gadelha – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Tarcísio quer a cadeirinha. Surpresa zero. Palmas para ele que não permitirá que o imbroxavel fique elegível pq quer a cadeirinha. Torcendo por você apesar de ser chegado em uma chuva de bala.

  2. Ou seja…a criatura engoliu o criador…kkkkk
    Pq choras, Bozo?😭🤡😭
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    1. Falou o gênio da análise política kkkkkkjkk baseado em vozes de sua cabeça…

    2. Calma ejaculação precoce.
      Você deveria se preocupar.
      Agora são 2 pra bater o nine.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

Abstenção em 2º turno foi de 29,3%, perdendo apenas para a da pandemia

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A votação do segundo turno neste ano teve 29,3% de abstenções, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O índice só é menor que o das eleições municipais de 2020, quando o Brasil, em meio à pandemia de Covid, teve 29,5% de eleitores ausentes na segunda rodada, o maior índice desde 1996.

Já no primeiro turno houve uma pequena queda na abstenção em relação a 2020, o que representou a quebra de um movimento ascendente desde 2004. Na disputa atual, 21,7% dos eleitores aptos a votar não comparecem às urnas. Em 2020, foram 23,1%.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: “Direita não tem dono, mas tem grande líder”, diz Rogério Marinho

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), disse que um dos recados que as urnas trouxeram para o país em 2024 é que o campo ideológico da direita não tem dono, mas sim um grande líder. Para ele, trata-se do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“O PL saiu de patamar de 11º partido mais votado no país para 1º e não foi por acaso. A maior liderança de direita do Brasil é Bolsonaro. Nosso dilema, como espectro ideológico, é a pluralidade de alternativas. A direita não tem dono, tem líderes, e o maior deles é Bolsonaro“, disse em entrevista ao Poder360 neste domingo (27.out.2024).

Marinho fazia referência ao aumento de outros partidos de centro-direita nestas eleições. Mas considerou que em todos os quesitos foi o PL que saiu ungido como o partido de direita de fato no país.

“Há nitidez ideológica no PL. O eleitor brasileiro busca vínculo com um partido com o viés de direita conservadora. Existem outros partidos de centro-direita que buscam identificação com esse viés mais forte. Mas o PL foi quem conseguiu“, disse.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Grande líder, um inelegível. Não teremos o desprazer de ter esse líder em nenhum cargo político até 2030.

  2. Que Deus nos livre de Rogério Marinho que trabalhou ativamente pela retirada de direitos trabalhistas. Que o trabalhador entenda que esse homem não está do lado dele.

    1. Se não faz as correções que vc critica, vc não estava trabalhando hoje!

    2. Qual direito trabalhista foi tirado?
      Kkkkkk.
      As suas narrativas já não valem mais nada.
      Perdeu mané!!

  3. Ouvi falar que viram o Bolsonaro disparado na carreira pra dentro da embaixada da Hungria (onde já deixou o colchão pronto desde a vez passada) depois que o candidato dele tomou uma sapecada em Goiânia…
    Que líder covarde!
    Pópópópópóóóóó…
    🐔🐔🐔🐔🐔🐔🐔🐔

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

De cinco candidatos apoiados por Lula no 2° turno; apenas um vence

Foto: Lula Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou cinco apoios considerados importantes no segundo turno das eleições municipais de 2024, mas obteve apenas uma vitória. O resultado demonstra um desempenho aquém do esperado para o atual chefe do Executivo federal.

Em São Paulo, o apoio de Lula a Guilherme Boulos (PSOL) não foi suficiente para garantir a vitória do candidato.

Na capital paulista, considerada o maior colégio eleitoral do país, Boulos não conseguiu superar seu adversário, Ricardo Nunes (MDB).

Nas capitais do Nordeste, região tradicionalmente favorável ao PT, os resultados foram mistos. Em Natal, a candidata Natalia Bonavides (PT) não conseguiu se eleger apesar do apoio presidencial.

Por outro lado, em Fortaleza, Evandro Leitão (PT) conquistou a única vitória entre os candidatos apoiados por Lula, em um resultado considerado importante para o partido.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Ninguém mais acredita nesse adestrador de burros.
    Só a cambada deles mesmo.
    Tá no poder, gastou milhões na campanha do boules e se lascou.
    Tudo que tem começo tem fim.
    E o fim do PT, se aproxima.
    Já era, aqui no RN, jaja agente se livra dessa praga.
    Falta apenas um ano e meio ou no máximo dois caso GD, se afaste pro filho de Garibaldi Entrar.
    Depois de GD, o PT não tem mais ninguém no RN.
    Acabou!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: “Natal está de parabéns”, comemora Styvenson sobre a vitória de Paulinho Freire

Em um pronunciamento nas suas redes sociais, o senador Styvenson Valentim (Podemos) parabenizou o prefeito eleito Paulinho Freire, e ainda disse, “bye, bye bye QUERIDA. Vamos limpar o RN desse atraso que é Fátima e sua turma. Natal tá de parabéns. @paulinhofreirern vamos juntos”, escreveu o senador na legenda da publicação.

Confira o vídeo:

Opinião dos leitores

  1. Styvenson está despontando como o grande líder que um estado como RN merece. Sua postura e suas ações falam muito e é a demonstração que vale a pena ser comprometido com seus valores e capacidade de trabalhar por seu estado e seu povo. Como todo ser humano tem suas falhas mas, que são pequenas diante das atitudes esperadas de um representante que busca melhorias para onde foi eleito. Que sua atitude continue refletindo o anseio da população do RN.

    Estamos de olho!!!

    1. Advinhona,A tua bola de cristal tá murcha Boneca desvairada.

  2. Paulinho foi eleito prefeito, graças ao apoio da maior liderança política de Natal, o prefeito Álvaro Dias, Nada de Styvenson, Rogério ou Alyysson, quem tem voto é o prefeito Alvaro Dias, futuro governador do RN.

  3. Estamos juntos, Senador Styvenson! O próximo é tirar essa “professora” da pior educação do País e depois o ex-prisioneiro

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Natália Bonavides se pronuncia após derrota. “Muito orgulhosa do processo político que a gente construiu”

A candidata Natália Bonavides (PT) fez um pronunciamento falando sobre o resultado das eleições em Natal.
“Vocês podem estar estranhando eu estar com um sorriso no rosto, afinal, não foi o resultado que a gente queria e desejava, mas eu estou muito orgulhosa desse processo que a gente construiu nessa campanha eleitoral”, inicia Bonavides.

Em seu discurso, Natália disse que “o processo em Natal foi de muito abuso de poder econômico, poder midiático, poder político, isso a gente viu muito de perto”.

Confira o vídeo:

Opinião dos leitores

  1. Temos que dar um chute bem grande nesses ladrões. Só servem para administrar presídios e o mst, locais cheio de vagabundos e desocupados. E já votei nessas desgraça lá no início do partido, diziam que seriam diferentes, e eu acreditei. Só que sob o comando do rato, fizeram um pouco pior que os outros. E hoje só formado por bandidos e ladrões. E continua comandados por LULADRAO, o rato 🐀 de nove dedos.

  2. Temos que dar um chute bem grande nesses ladrões. Só servem para administrar presídios e o mst, locais cheio de vagabundos e desocupados. E já votei nessas desgraça lá no início do partido, diziam que seriam diferentes, e eu acreditei. Só que sob o comando do rato, fizeram um pouco pior que os outros. E hoje só formado por bandidos e ladrões.

  3. Natália minha filha volta para Brasília deixa de moído, agora antes de ir não esqueça da terceira ponte lembre-se que você é deputada Federal Fátima e governadora lula e presidente
    agora a terceira ponte sai pelo menos isso

  4. Se teve um candidato que usou a máquina pública um grande volume de dinheiro do fundo eleitoral, foi Natália. Até Lula e ministros vieram sem ter nada para entregar à Natal e ao RN. Propaganda e mais propaganda com esses atores pedindo voto para Natália. Pesquisas fekes em seu favor. Uma rede de haters massificando fakes news. Distribuição de gasolina em véspera de eleição, num posto de gasolina lá na Apodi. E muito o tempo irá revelar.
    Esse PT age como uma horda reprimindo quem é contra sua doutrina. Portanto, Natália, Fátima, Lula e toda a esquerda tiveram o que mereciam, a derrota.

  5. Graças a Deus! O RN estava prestes a se tornar reduto cubano/Venezuelano. O povo não quer o Partido da Perda Total: O PT. Outra coisa: Petista não gosta de banho; é CC no ar.

  6. Quem seu de mal nessa foi a proprietária da casa alugada para o cômite da candidata do PT. Tiraram, pelo menos, o lixo acumulado na casa?

  7. Voto em lula! Não na sigla do PT, e vc é uma que está na sigla que não merece um voto de nenhum cidadão desse Estado! Pega descendo que subindo é contra mão, Natália boa vida!

  8. Campanha de achincalhe e fack news, teve o retorno merecido. Em 2026 sera a sua chefa e você para ser derrotadas nas urnas. Até breve

  9. Essa Nat Boavida mente que nem sente, poder político e econômico ? Não entendi, o Presidente veio aqui fazer comício com essas duas sem futuro e não adiantou. É o povo cansado de mentiras !!!

  10. E os Institutos de pesquisas que divulgaram a sua vitória, o que você diz?? Ou seja, era tudo FAKE NEWS!!

  11. A próxima derrota, vai ser daqui a exatos dois anos.
    Não se meta na eleição de governo.
    Kkkkkkkkkk.

  12. Sempre invertendo as práticas que usam e abusam. Esse discursinho engana só os cegos e apedeutas canhotos, esse capital político veio do cabeção , mas o eleitor de Natal não cai mais nessa conversa, fora pt de 💩💩💩

  13. Parabéns pela postura!👏👏👏
    Bem diferente do vagabundo covarde miliciano que vazou para os States se borrando de medo da cadeia.

  14. Te esperamos em 2026 para governar o RN.
    Grande candidata.. Infelizmente o povo não sabe votar em Natal.

    1. Vai ganhar, viu? Kkk. Vai é ser que nem um cachimbo: levar fumo.

    2. Kkkkkkk,uma inseto dessa não ganhou para prefeita da capital vai ganhar para governo do estado,😂😂😂,piada boa.

    3. 2026 vamos varrer esse partido das trevas daqui do RN.
      Temos Alison de Mossoro, Sthiverson Valentim, Rogério Marinho pra qualquer um dos três expurgar o partido das trevas daqui.
      Kkkkkk.
      Ao passo que vcs não tem ninguém.
      Até o bêbado ladrão ex presidiário vai rodar, e vcs não tem mais ninguém pra se votar.
      É o fim dessa porcaria de partido chamado PT.
      Tchau queridos!!
      Perdeu mané, não amola.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

FOTOS: Confira imagens da festa da vitória de Paulinho Freire

Fotos: Alberto Bandeira

Apoiadores, lideranças e a população festejam a vitória de Paulinho Freire na noite deste domingo (27), em Natal. Nas imagens, registradas na Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, é possível ver a multidão que acompanha o prefeito eleito e sua vice, Joanna Guerra.

O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) foi eleito o prefeito da capital potiguar com 222.661 votos do eleitorado natalense, o que corresponde a 55,34% dos votos dos votos válidos.

Opinião dos leitores

  1. O povo de natal merece os próximos quatro anos que terão. João pessoa vai colocar essa cidade no bolso…

  2. Caldo de biloca venceu.
    Agora é só acompanhar o diário oficial e ver o pagamento da dívida de campanha.

    1. Santos, leia o Diário Oficial do Estado. O PT usou e abusou do Estado além de ter gasto 10 milhões do partido.

  3. Para quem acha que o processo das urnas é perfeito, para ter total segurança, nada melhor que sair um comprovante com o nome do candidato escolhido é ficar na urna fechada para conferência com os dados apurados

  4. Eu falei quê Paulinho e a ter cento e cinquenta mil votos. Eu como cearense moro em Natal a 42 anos parabéns Natal infelizmente o PT ganha em Fortaleza é triste 14 anos de ditadura PT .

  5. O prefeito do eixo Tirol-Petrópolis, dos empreiteiros, do alto empresariado, dos ricos! Ê Natal velha elitizada, pra gostar de sofre. Aqui a imensa quantidade de pobres de direita é de sofrer. Seguimos.

  6. As facções e drogados de Natal em luto, sem festa e sem espaço para atentar contra as pessoas de de bem de Natal.

  7. Nobres ANALFABETOS FUNCIONAIS, Olha aí, as URNAS ELETRÔNICA sem FRAUDE! os Seguidores da SEITA BOLSONARISTA já acreditam que as URNAS não são FRAUDADAS.

    1. Continuo querendo a impressão do meu voto, é o nosso seguro e vá chorar no banheiro.

    2. Com tantos erros na língua portuguesa, vc deve comprar livros para limpar o &og@.

    3. Meu amigo, e haja nomes pra colocar nas caixinhas. Presidente só são dois nomes em todo país. Não há necessidade de sair em cada estado colocando nomes diferentes

    4. Nobre Acéfalo (que voce nem sabe o que significa), não é uma eleição Presidencial para investir tantos recursos , mas, admita, até a candidata DERROTADA é 44, em mais de um sentido.. O choro é livre!!!!!!!!!!

    5. Deixe de muído.
      Ainda falta computar os votos dos jumentos igual a tú.
      Calma vcs ainda vão ganhar.
      Kkkkkkk.
      Chupa derrotado.

    6. É porque teu ídolo não pode sair nas ruas Brasil a fora , incomparável eleições majoritárias com municipais “inteligente”!

    7. Com certeza o arquivos fontes dessas eleições estão disponíveis, diferente das de 22.

    8. Só são fraudadas quando vocês julgam necessário!!!!
      No caso só para presidente!!!

    9. E as pesquisas que davam vitória a Natália, o que vc diz cérebro de galinha.

    10. Vire esse disco! Eu acho que você deve ter sido violentado por algum bolsonarista. Que tara é essa sua, cara?

    11. Por que será que você se autodenomina Acéfalo? Agora entendi. Kkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *