A Sintonia no América continua fina. O Diretor de Futebol, Jalvan Andrade, solta o verbo e, critica publicamente o técnico, Flavio Lopes. Chama o Treinador de ultrapassado e, mal intencionado.
Durma com um barulho desses.
Veja a reportagem completa feita por Gabriel Negreiros:
Jalvan Andrade, diretor de futebol do América, diz que comentário de Flávio Lopes sobre isolamento no CT é coisa de treinador “desatualizado ou mal intencionado”. O dirigente ainda afirma que o presidente Clóvis Emídio foi quem “desenhou” a tabela da Série C
A tabela da Série C foi divulgada e o América parece não seguir o mesmo compasso em relação ao que foi planejado para o clube. Ontem, em entrevista ao Jornal de Hoje o presidente Clóvis Emídio afirmou que não gostou da tabela da competição, por dar ao América folga na última rodada, o que força o clube a fazer uma campanha boa o suficiente para não depender de resultados dos adversários na última rodada. No mesmo dia, o diretor de futebol Jalvan Andrade, afirmou em entrevista que a tabela da competição ser construída daquela forma teria sido um pedido dele diretamente à CBF.
Também ontem, o técnico Flávio Lopes utilizou a imprensa para destacar o período de solidão que viveu durante a semana no CT Abílio Medeiros em Parnamirim. Segundo o treinador os jogadores e a comissão técnica passaram a semana isolados sem receber visita de nenhum dos dirigentes alvirrubros. “Esta semana eu fiquei aqui sozinho, em uma semana decisiva. Eu fui contratado para montar o time e nem era para estar falando assim, mas não dá para ficar jogando a responsabilidade só para o torcedor, tem outros americanos que devem chegar junto. Como é que a gente fica isolado a semana inteira aqui no CT? O jogador sente”, disse o treinador em entrevista à Rádio Globo.
Para esclarecer o assunto, O Jornal de Hoje entrou em contato com Jalvan Andrade, que reafirmou que o pedido partiu do América e que o próprio presidente Clóvis Emídio desenhou a tabela. Jalvan também criticou o técnico Flávio Lopes, questionando a entrevista do treinador, chegando a citar que Flávio estava desatualizado ou mal intencionado.
BATE BOLA COM JALVAN ANDRADE
O JORNAL DE HOJE: O América realmente solicitou a tabela da Série C folgando na última rodada?
JALVAN ANDRADE: Foi um pedido meu. Estive no Rio pessoalmente e realmente solicitei. É uma tabela que a gente tenta se resguardar. Se você abrir a tabela e olhar direito, o América não joga na primeira rodada para observar os adversários. É uma forma de conhecer os adversários. Você larga atrás, mas tem mais propriedade para analisar cada time que irá enfrentar. Sairemos de Natal para Fortaleza já conhecendo o Fortaleza, que na estreia joga fora de casa. O América volta para Natal depois para fazer dois jogos em sequência em casa contra Campinense e CRB. Todos os times jogarão e saberemos sempre os resultados deles.
JH: A diretoria também concorda com o seu posicionamento. Ontem Clóvis Emídio me informou que não gostou da tabela.
JA: Clóvis sabia da tabela. O presidente disse isso para tentar despistar. Ele mesmo desenhou a tabela. Eu tinha falado em off sobre esse assunto com o jornalista. Não era para ter sido divulgado.
JH: Então você está dizendo que Clóvis tinha conhecimento e concorda com a tabela.
JA: Isso.
JH: Não é um formato que expõe o América a um certo risco? Pode deixar o time precisando de resultados na última rodada e existe até a possibilidade de acertos entre as equipes.
JA: Se a gente fizer nosso papel não há riscos. É só fazer a nossa parte. Depois que terminar a primeira fase, com o time classificado, terei 15 dias de treinamento enquanto os outros estarão jogando. Enquanto eles se matam, a gente descansa. Estou no futebol há 40 anos e a gente precisa estudar todos os detalhes.
JH: Muitos diretores não concordam com o seu pensamento.
JA: É questão de cada um não concordar com a tabela. Deve ter desagradado a algumas pessoas. Mas não foi feito às escuras.
JH: Ontem o técnico Flávio Lopes reclamou do isolamento. Tem fundamento a reclamação?
JA: Eu tenho culpa de parte da imprensa, ou na maldade ou desatualizados, informam uma coisa errada? Uma coisa é Flávio Lopes falar e outra coisa é escrever sem conhecimento.
JH: Mas foi o Flávio Lopes que falou. Ao vivo. Não foi a imprensa que inventou.
JA: Mas veja bem. Treinamento não é local de dirigente e diretor de clube. A gente tem que estar no setor administrativo. Acabou esse tempo de diretor estar a beira do campo. Quero ver se tem diretor do São Paulo, Cruzeiro, tudo na beira do campo. Se eu tivesse atividade de jornalista, e essa é minha formação profissional, eu iria dizer que Flávio Lopes está desatualizado ou mal intencionado. Eu quero saber se ele for treinar o Atlético Paranaense se ele vai cobrar isso. Os dirigentes têm mais o que fazer. O futebol não é só o gramado. O que vai resolver o presidente no treino? E a sede, fica abandonada? E pra que serve o gerente de futebol? Se não tiraríamos o Moura. Ele está lá todos os dias. Imagine uma empresa comercial e o dono viagem uma semana. A empresa fecha?
JH: Não fecha. Mas o dirigente não tem que acompanhar o dia-a-dia?
JA: Veja só. Na segunda foi folga, terça treinamento físico em um hotel, quarta fui lá no CT para buscar o auxiliar para irmos a Santa Cruz ver o jogo do Santa Cruz com o ABC, na quinta tem trabalho físico e eu vou lá olhar o trabalho físico? A gente tem pautas a cumprir, tivemos reunião do Conselho. Na sexta eu estava chegando no treino com o Papelim quando escutei. Estava indo fazer meu papel de diretor, que na sexta, antes do jogo, tem que ir conversar com o plantel. O futebol hoje é diferente. As pessoas precisam se atualizar. Não existe mais essa de dirigente todo dia no CT. Ele tem que fazer o trabalho dele e a gente o nosso.
È um verdadeiro time de ìndio,grande salada,grande bagunça,é esse um roteiro de filme como não se deve fazer futebol!