A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 85ª Delegacia de Polícia de João Câmara, deflagrou, nesta segunda-feira (28), a “Operação Zero Grau”, com o objetivo de combater crimes de estelionato, associação criminosa e diversas infrações de trânsito, como participação em corrida ilegal, demonstração de manobras perigosas com veículo automotor e condução de veículo sem habilitação.
De acordo com as investigações, o principal alvo da operação é um influenciador digital de 22 anos, natural de João Câmara, que, além de praticar reiteradamente infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), utiliza as redes sociais para divulgar e incentivar condutas criminosas, como a prática do “grau” — manobras perigosas com motocicletas em via pública. Seu perfil atinge mais de 300 mil seguidores.
As apurações também revelam que o investigado promove sorteios de rifas virtuais com prêmios, motocicletas com indícios de origem criminosa e valores em dinheiro. Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar em desfavor do investigado. Na ocasião, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, aparelhos celulares, duas motocicletas esportivas avaliadas em cerca de R$ 80 mil e um veículo de luxo importado, avaliado em R$ 224 mil, além de placas automotivas confeccionadas em desacordo com a legislação.
Além de apresentarem indícios de origem ilícita, os veículos vinham sendo utilizados em práticas criminosas. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Comarca de João Câmara (TJRN). Ao investigado foram impostas medidas cautelares diversas da prisão.
O nome da operação, “Zero Grau”, faz referência direta à prática de “empinar motocicletas”, também conhecida como “grau”, que consiste na realização de manobras perigosas sobre uma roda em vias públicas. A expressão “zero grau” simboliza o combate a esse tipo de conduta, representando o ponto de tolerância zero com práticas ilegais que colocam em risco a segurança viária e pública.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população. Informações podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN
Esse caso ñ é o do senhor que está em São Paulo? Agora ñ entendi mais nada. O jornal nacional dis ser apenas um caso confirmado em São Paulo. Porque ñ saiu esse caso aqui de Natal?
O caso citado no Jornal Nacional é confirmado. Esse caso daqui de Natal é um dos 59 ainda suspeitos no BR.
Calma gente!! Não sou eleitor da Sra. Governadora, entretanto, devemos levar em consideração que ela herdou um Estado em péssima situação fiscal. Que roguemos à Deus que a ilumine na condução do seu governo, torcendo por melhores dias.
Dr. Andre é o melhor infectologista do Estado do RN, devo minha vida a Deus e segundo a este ser humano magnífico! Sou grata pela sua vida Dr. André esse Paulistano amigo de seus pacientes….. Luz!!!
Isso é um perigo cachorro da molesta, nesse estado onde a governadora Fatao GD não dá a mínima à saúde, se for verdade é lícito nos preocuparmos. Aqui, saúde é o último quesito da gestão.