Foto: Canindé Soares
Uma das obras de infraestrutura mais importantes do Rio Grande do Norte, a duplicação da BR-304 até a divisa do Ceará já possui a empresa que vai elaborar todo o planejamento e projeto. O custo total deve chegar perto dos R$ 3 bilhões.
A rodovia corta o RN e liga as duas principais cidades do estado, Natal e Mossoró.
Pela relevância da BR-304, a possibilidade de ela se tornar duplicada gera expectativa em vários segmentos, como o setor salineiro, que é responsável pela produção de 95% do sal consumido no país. Parte do produto é escoada pela rodovia federal.
Renato Fernandes, diretor executivo do Sindicato da Indústria de Moagem e Refino de Sal do Estado do Rio Grande do Norte (Simorsal), destacou que o setor movimenta “em termos de sal produzido no Rio Grande do Norte, entre 7 e 8 milhões de toneladas/ano”.
“Essa duplicação vai nos proporcionar um maior fluxo de carga, maior agilidade, vai nos tornar mais competitivos”, reforçou.
A fruticultura irrigada também pode se beneficiar dessa duplicação. “Tem sido sempre uma grande barreira o escoamento da fruta pela BR-304 no sentido Natal. Muita morosidade, as companhias que transportam os nossos produtos têm demonstrado cada vez mais insatisfação”, relata Fábio Queiroga presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do RN (COEX).
“Enquanto um equipamento consegue levar nossa fruta para Fortaleza num período de três a quatro horas, praticamente o mesmo percurso para Natal pode demorar até sete horas”, completou Fábio.
Em março, a governadora Fátima Bezerra se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e deputados da bancada federal do RN em Brasília.
A novidade neste processo é que já foi definida a empresa que vai elaborar o planejamento e projeto para execução da obra, que foi dividida da seguinte forma: dois trechos com quatro lotes de aproximadamente 70 km. Serão, no total, 289 km da Reta Tabajara, em Macaíba, até a divisa com o Ceará.
A obra está orçada em R$ 2,8 bilhões, “o que de fato se prenuncia que ela será executada por etapas”, conforme explicou o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho.
“O que nós esperamos, na verdade, é que em 2024 ela seja iniciada, e, se possível, concluída até o final do governo do presidente Lula (2026)”, falou o secretário.
g1-RN
Bem vcs tiveram jose agripino 3 vezes senador 2 governador roldana 4 anos sendo senadora Robson 8 anos roubando o pai de Fábio faria ex ministro do bozo tiveram a família Alves 60 anos no poder os rosados 75 anos e não fizeram nada e Wilma quis fazer foi boicotada e agora vcs tiveram 4 anos de Bolsonaro e não fez nada e agora querem falar merda,bando de papa jirimum
Se a reta Tabajara que todos falavam que com Bolsonaro sai e até hj nada, agora sai.
2.8 bilhões, menos que meio petrólão.
Acreditem!
com o pt lixo no poder vai sair tanto roubo e isso é uma obra faraonica tão de olho é em dinheiro sabe-se que tão roubando bilhões aí é mais uma fatia que vão tirar.
Se consegue fazer a reta tabajara avalia BR 304 que vai de Natal passando por Mossoró até Fortaleza/CE ok.
Se começar, vai terminar após o ano de 2.100 kkkkkkkkkk
Notícia sem fundamento, vai fazer 10 anos num trecho de 20 km, imagine 300 km, começa pra nunca mais terminar, é só roubo.
Faz 10 anos que a reta tabajara tá esperando ser concluida e sem previsão, entao podemos concluir que a duplicação entre Mossoró e Fortaleza, termina depois do ano de 2.100, vergonha essas informações, sem credibilidade nenhuma, ninguém acredita mais nas conclusões de obras nesse Brasil roubado não, palhaçada.
Esses incompetentes não conclui um trechozinho de bosta que a reta da Tabajara….
Está faraônica obra precisa ser entregue aos in-corruptíveis in-fraudadores, honestos e mágicos arquitetos, engenheiros e pedreiros e etc… do exército brasileiro que edificaram a duplicação da br 101, mesmo em um período temporal, corporal e espacial não tão mágico assim e com alguns problemas estruturais pós-conclusão e inauguração da obra.
Isso mesmo, Luís. E muitas vidas teriam sido poupadas. Parte significativa dos que nos governam não entende o que a vida humana é prioridade.
Vai dar em NADA. Não vai sair. Escreva.
Se ao invés de escolher estádio de futebol para 3 jogos na copa de 14 tivéssemos optado por uma obra estruturante estaríamos bem melhor servido. Mas opções…
Aí entende. Em João Pessoa PB que não foi sede da Copa não teve nem estádio de futebol e também mais nada. E aí? Quem teve alguma vantagem?
Cala a boa maria boa, seu entendimento é sobre outra coisa. Kkkkk
Por que não termina primeiro a Tabajara antes de começar a sonhar?
Exato, mais de vinte anos e ainda não concluíram pouco mais de 20kkkkkkkkkkkkkkkm
Se terminarem a duplicação da reta da Tabajara já será uma grande vitória para esse RN sofrido !!
O valor é insignificante diante dos bilhões desviados pelo partido dos PeTralhas.
Já fiz diversos comentários neste espaço do BG inerente ao assunto.
Reforçando todos os comentários, afirmo mais uma vez, não acredito.
Pela terceira quarta vez o PT levanta esta bandeira, a mesma fica hasteada e nada acontece.
Contrata-se empresa para elaborar o planejamento e projeto, mas, o projeto jamais consegue sair do papel ou do programa de computador, como já aconteceu com vários planejamentos arquitetônicos de infraestrutura nos níveis de governos municipais, estaduais e federal, duvido que mais esse projeto consiga ser consumado e se a obra for de fato iniciada demore décadas para ser concluida e se for finalizada está obra que é meio faraônica é um milagre histórico.