O presidente Jair Bolsonaro minimizou nesta quarta-feira a queda de 4,1% do Produto Interno Brasileiro (PIB), dizendo que a previsão era de que a redução fosse de 10% e que outros países tiveram quedas maiores, o que seria um “lado positivo”. Bolsonaro ressaltou não ter detalhes sobre o resultado, horas após a divulgação dele.
— Desculpa, eu não tomei conhecimento da avaliação do PIB. O que eu posso falar para você que se esperava que a gente ia cair 10%, parece que caímos 4%. É um dos países que menos caiu no mundo todo, então, tem esse lado positivo — disse o presidente, após reunião com embaixadores do Golfo Pérsico, em Brasília.
A queda do PIB brasileiro fez o país sair do ranking das dez maiores economias do mundo despois e 14 anos. O Brasil passou da 9ª para 12ª posição, tendo sido ultrapassado por Canadá, Coreia e Rússia. Vinte países ficaram à frente do Brasil no ranking de desempenho do PIB em 2020, entre eles, Taiwan que aparece na primeira posição, com um crescimento de 3,1%, seguida por China, com alta 2%, e Turquia (1,6%). Outros países acumularam quedas menores do que a registrada pela economia brasileira, como Coréia do Sul que teve retração de -1% e Nova Zelândia, de -1,6%.
O desempenho do ano passado veio em linha com as expectativas de mercado, que projetava queda de 4,2%. As projeções de 10%, citadas por Bolsonaro, foram feitas no início da pandemia de Covid-19.
Mesmo assim, foi a maior queda desde 1990, quando houve o confisco do presidente Fernando Collor de Mello. Naquele ano, o PIB brasileiro desabou 4,35%.
De acordo com Bolsonaro, o auxílio emergencial ajudou a “movimentar” a economia:
— O que que fez a economia movimentar? Em parte, o auxílio emergencial. Esse dinheiro quando vai para o município, ele roda a economia local que interfere na arrecadação de impostos municipais, estaduais e federais também.
O Globo
Desculpa para R …….., murcha , o Brasil está chegando ao fundo do poço .
Presidente qur governa no grito.
Vai comparar o efeito da queda do pib de um país rico à qurda do pid de um pais emergente?
De cara saiu perdeu 3 lugares no ranking e os efeitos sociais devastadores estão aí e ainda irão piorar.
Deus tenha misericórdia de nós.
Bolsonaro reeleito.
Reeleição, . . . Nunca!!!
Só tem um detalhe, é o segundo em número de mortes, mas isso é so um detalhe. o PIB
tanto legal, vidas não é problema. Bando de fdp
Seja mais honesto, o Brasil está em 24o em mortes por milhão. Não se pode comparar uma população de mais de 230 milhões com países onde esses números não chegam a 20 milhões. Lógico que qt maior a população mais mortes em números totais.
Faça a conta em percentual guto, ai verá o quanto estamos atrasados em relação a vacinação, e isso se traduz em número de mortes, só isso. Não chegamos a 5% e tem muitos paises que já estão com mais de 50%. E isso está se refletindo no número de mortes.
João, me fale esses "muitos" países com mais de 50%. De países grandes mesmo só os EUA, o restante são países pequenos nos quais vacinar 50% é fácil. Me diga aí, é mais fácil vacinar 50% de 5 milhões de pessoas ou vacinar 50% de 210 milhões de pessoas como é o caso do Brasil? Outra coisa, o Guto falou de mortes por milhão e você de vacinação, e quem deveria estar pensando em termos de porcentagem (proporções relativas e não em termos absolutos é você).
Bozo Fracassado.
Nunca twm culpa de nada esse imundo.
Desgoverno em todas as áreas.
É verdade meu presidente.
Torcemos pelo Brasil.
MITO 2022