Os blogueiros agora estão sendo cobrados por postar qualquer vídeo do YouTube.
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), responsável pelo recolhimento dos direitos autorais no Brasil, é quem está fazendo as cobranças, avaliadas em até R$ 325 mensais.
No ano passado, a empresa assinou contrato com o Google para receber pelos direitos autorais de vídeos musicais que circulam na rede e afirmou que tudo que for “retransmissão musical” será cobrado.
Mariana Frioli, do blog ‘A Leitora’, recebeu o contato de um estagiário do Ecad, que enviou um formulário, via e-mail, com a descrição “cadastro de mídias digitais”, usado para fazer a cobrança.
Mariana foi localizada após a postagem do trailer ‘Delírios de Consumo de Becky Bloom’.
“Perguntei porque teria que pagar se eu não fiz upload e meu blog é pessoal. O rapaz disse que, de acordo com o Ecad, retransmissão tem que ser paga, independentemente do Ecad já ter recebido do YouTube”, contou.
O Ecad alegou que houve violação de direitos autorais e que, nesse caso, foi necessário o contato.
“O blog foi captado em um trabalho rotineiro e recebeu o contato. Como dito anteriormente, caso haja execução pública musical, há obrigatoriedade do pagamento da retribuição autoral”, informou a entidade, por meio da assessoria de imprensa.
Em 2010, a arrecadação do Ecad girou em torno de R$ 458 milhões de reais .
Com informações do Comunique-se

Faturaram 480 milhões e só pagaram 2,6 milhões a 21 mil autores, média de menos 200 reais na média