Várias pessoas me enviaram no zap vídeos de “excessos” do BPCHOQUE na noite dessa quarta-feira(24) após a invasão de campo por parte da torcida de América e o tumulto na saída dos torcedores do ABC. Alguns desses amigos me enviaram INDIGNADOS, registros da ação da PM já com julgamento pronto devido as pancadas de cassetetes a spray de pimenta sem necessidade.
Eu poderia nesse momento postar todos os quatro vídeos que recebemos, criar um texto polêmico e bater recorde de acessos por causa desses vídeos.
Eu poderia até narrar o que vi com os meus próprios olhos na noite de ontem.
Mas não irei crucificar quem me protege todo dia.
Não vou crucificar quem já me salvou em vários jogos, inclusive com familiares dentro e fora de estádio.
Não vou crucificar quem sai de casa com salário atrasado para proteger os cidadãos de bem num espetáculo em que também circulam indivíduos que não são de bem.
Não vou crucificar quem sai de casa para trabalhar numa praça de esportes com a estrutura e material inadequado sem saber se volta para dormir com sua família.
Podem me crucificar por essas palavras, não tem problema. Faz parte da selva que estamos vivendo.
Lamento meus amigos alvinegros, pelas laboradas e pelo sprays de pimenta que vocês levaram. Deve doer na alma, e não defendo o errado.
Mas nesse caso eu não posso condenar quem tá em jornada longa, vive num stress permanente mesmo sabendo que ele tem que estar preparado para todas as situações sem receber, em muitos casos o treinamento adequado.
Quero também agradecer a todos que me enviaram o vídeo, agradecer a confiança, pedir desculpas, mas o meu senso crítico não me permite colocar na vitrine os guerreiros que “se excederam” para favorecer bandido amanhã.
Vou reafirmar. Posso estar errado, mas não vou nesse caso crucificar por uma ação equivocada sem consequências graves para ter acesso e para marginalizar quem me resta para proteger os torcedores de bem na arriscada jornada de ir torcer para seu time de coração.
Parabéns Bg, querem um polícia menos truculenta vão para o estádio apenas torcer aí vcs receberam flores ao final do jogo, caso contrário é bastão no lombo mesmo, infelizmente em algum caso pessoas inocentes entram na roda, vi q qdo o amarelinhos estádio fizeram o cordão pra tentar dispersar a torcida o q aconteceu , foi porrada nos amarelinhos e aí ninguém defende ou manda vídeo dos amarelinhos apanhando.
Bruno, acho que você não está visualizando a dimensão do que aconteceu ontem, essa confusão dentro do estádio não foi nada. Fui praticamente para todo os clássicos nos últimos 15 anos, nunca presenciei o que vi ontem. Só a título de ilustração: por volta das 23:30, na esquina da lima e silva com prudente, na conveniencia Gelo e Gela vi um grupo do BPChoque com uns 3 policiais mais transtornados baterem em torcedores de graça, sem motivo algum. Ali não tinha mais confusão nem aglomeração, já tava todo mundo disperso. A grande maioria tentando pedir Uber. O policial mais transtornado sentou o cacete e spray de pimenta em quem tava simplesmente com as mão estendidas pedindo calma. Deu dois tapas no rosto de uma menina que tava do meu lado chamando ela de pu.. Não me disseram, eu vi. Era uma abordagem de rebelião em presídio, enquanto uns 3 batiam, uns cinco mais atrás gritavam:"aqui eh o choque". Tinha uns dois ou três policiais mais pra trás visivelmente constrangidos com a situação. Estes se tivessem mais conciencia do dever que tem de proteger o cidadão deveriam dá voz de prisão aos policias transtornados. Se você conseguir pegar a gravação da camera de segurança do Gelo e Gela por volta das 23:30, verá a cena que descrevi. Seria interessante apurar melhor os fatos, antes de sair defendendo ou criticando alguém.
A muito tempo que o futebol brasileiro tornou-se um antro pra marginais tanto dirigentes, muitos investigados, jogadores alguns envolvidos com sonegação e tráfego de armas e drogas e torcedores principalmente das torcidas organizados que são os melhores só vândalos que na maioria tbm esta envolvida com inlicitos
Agora fica a sociedade pagando essa farra com estádios e tudo mais e ainda tem que mobilizar o já escasso contingente de segurança para atender essa malandragem .
Já fui muito aos estádios hoje nem vou nem aconselho ninguém a ir.
Sem sentido seu texto, BG. Porque os caras tem dificuldades no trabalho eles podem bater em qualquer um? Porque foi isso que aconteceu. Simples assim. Acho que descontaram esses problemas todos que você citou no famigerado torcedor. O cara vai pro jogo, leva a família e na saída, sem NENHUM MOTIVO, leva surra de cacetete e spray de pimenta. Ainda se depara com textos como o seu, de quem provavelmente nunca passou por algo sequer parecido. Sabe como é o cara apanhar como um marginal, mas sendo apenas um torcedor comum que suou pra caramba pra pagar um ingresso? Provavelmente não! Depois acham ruim quando o estadual não tem bom público. Quem passou por isso nunca mais volta.
Sobre os americanos que apoiam o acontecido: amanhã pode ser vocês! (na verdade já teve do lado de lá também, mas um título que não vinha há anos faz a memória ser curta).
Os vídeos só mostram imagens,não aparece áudio do que aquele torcedor que possivelmente estaria sendo agredido sem fazer nada falou pros policias ou o que ele teria feito antes.É comum nesses eventos pessoas proferirem palavras de baixo calão contra a policia ou arremessar objetos,mas quando se veem acoados simplesmente levantam os braços como se nada tivesse acontecido e querem que profissionais que estão ali trabalhando sejam desrespeitados e não façam nada.Lembrem que por baixo daquele farda existem seres humanos,pais de família que tem sentimentos como qualquer outra pessoa e não estão ali para serem desmoralizados por seu ninguém.
Também concordo e apoio a ação da PM, se não houvesse a baderna não teria necessidade da PM usar os meios necessário, pois quem vai na intenção de criar tumulto e procurar briga, engrosse os couros para levar pau.
Tem que acabar com futebol no Brasil, não trás nada de bom para sociedade. So prejuízo e violência ,quem ganhar e o time, jogador e dirigentes. Os PMS agiram correto, trabalham com as condições que são dadas e trabalham com salários atrasados com cabeça cheias.
Ontem na decisão do campeonato estadual fui como torcedor testemunha ocular de tudo que aconteceu… vi antes do jogo começar um torcedor do ABC invadir o campo para provocar a torcida adversária, criando assim já um princípio de confusão, fazendo com que os policiais tomassem posições estratégicas para evitar um mal maior, vi que logo após o término da partida a segurança do Arena das Dunas falhou e deixou a torcida do América invadir, a torcida adversária podendo ter se encaminhado para fora do estádio para evitar o conflito resolveu ir para o confronto depedrando o setor que estava para usar o material quebrado como objetos de arremesso em direção aos que estavam no campo, entre estes os policiais, hora, o que fazer numa hora dessa?
Usar de maneira enérgica a força para dissuadir a situação de conflito, foi isso que o BPCHOQUE fez, a maioria dos torcedores voltaram para casa em paz, a minoria de vândalos e de espectadores destes, porque aqui abro um parêntese (torcedor do ABC que não foi embora após o apito final ou era baderneiro ou admiradores deles)…e não me venham com a desculpa de esperar a chuva passar, porque o segundo tempo foi praticamente todo debaixo de água.
Se alguém sofreu agressão ali sem merecer estava no mínimo no lugar errado e na hora errada, a polícia esteve ali para proteger, evitar mortes, manter a ordem, e isso foi feito, e reconhecido pela torcida ordeira que estava no estádio, tanto que foram aplaudidos
Pela Paz e Pela Ordem eu estou do lado do BATALHÃO DE CHOQUE DA POLÍCIA MILITAR DO RN
A polícia mais uma vez cumpriu com o seu dever. Se houve algum excesso, que se apure e as medidas devidas sejam tomadas. A princípio, não creio que haja motivo para punição. Mais uma simples demonstração da lei física da ação e reação. Ou seja, quem parte prá violência, prá praticar vandalismo e barbaridades, não espere por afagos e flores. Ai a gente lê os comentários por aqui e identifica alguns comentaristas habituais do BG. Observem quem são os que estão contra a ação policial (a favor dos baderneiros) e quem está ao lado da lei e da ordem. Vejam que existe uma enorme coincidência (será?) entre o posicionamento nesse caso e as opiniões políticas e ideológicas. Confiram.
Não finjam que não viram os torcedores quebrando tudo no estádio e invadindo o campo. As duas torcidas promoveram desordem, quebraram cadeiras, se armaram com garrafas de vidro e pedras e partiram pra cima da PM, criminosos enfrentando a PM e tentando invadir a parte da torcida rival. Se não fosse a polícia, teria havido um massacre, mortes entre os torcedores aí pegam um vídeo e ficam crucificando quem tá lá trabalhando.
O estádio Maria Luiza. Farrache ( Frasqueirão), é um caos em clássicos: trânsito travado, confrontos recorrentes de torcedores,falta de estacionamentos, acomodações inadequadas para os usuários,etc . Ou evita o uso da força pública em eventos privados ( futebol) ou faz torcida única nos dois jogos. Fora isso é teórica de quem vive em Marte!
Eu vou a praticamente todos os jogos do ABC e como não cometo infrações, entro e saio e nunca tenho problemas. Alguém pode dançar por erros dos outros, mas normalmente os barras é que são acossados pela PM, na maior parte das vezes por motivo justo. Ontem mesmo, no jogo, um torcedor do ABC entrou em campo com bandeira e tudo, provocou a torcida do América, fez os seguranças privados passarem vergonha e, ao ser pego, simplesmente foi devolvido a torcida e saiu livre. Não era o caso de ser preso?
parabéns pelo texto, cada vez mais sou seu fã, sensatas as palavras e muito bem colocadas.
por causa de bandidos transvestido de torcedor que me afastei dos estádios.
acho quê vc tenhe que mostrar esses vídios e nao ficar defendendo quem está errado apolicia militar é paga com dinheiro nosso e eles tem sim que está preparados sim e não usar de tanta violência como foi usado ontem.
Ele tem que mostrar os vídeos da torcida quebrando tudo, agredindo outras pessoas e invadindo o campo né?? Concordo também. Esses vândalos tiveram o que merecerem.
William, meu nobre, há diversos cursos de alfabetização gratuitos à disposição. Inscreva-se em um deles, a língua portuguesa agradece.
Parabéns pela postura, Blog do BG. Como disse em postagem anteriores, se ganha muito mais sendo ÍNTEGRO do que, apenas, sensacionalista. Bravo!
O Editorial sustenta que não se deve condenar alguém por um ato errado porque este já praticou e pratica muitos atos corretos. Felizmente esta concepção não é aceita por nenhum sistema jurídico de qualquer país neste globo terrestre.
Como está escrito "posso estar errado" você será perdoado, pois inegavelmente está.
Faz o seguinte, Borges, Tú que és trigo, se separe do joio e facilite o trabalho da polícia, e tem mais se na sua metáfora, joio é vândalo ou coisa parecida e trigo é cidadão de bem, eu digo assim: quem anda com o joio, joio se torna. Guie seus passos e seja senhor do seu destino!!!
Da mesma maneira que nem todo torcedor é vândalo, nem todo policial está preparado para vestir a farda, principalmente de uma tropa de elite como o BOPE. Que os policiais despreparados e truculentos sejam identificados e punidos.
Quem estava lá próximo a uma das saídas viu a torcida do ABC quebrar as cadeiras e depois sairam quebrando tudo que viam pela frente, agrediram pessoas, inclusive vendedores, foram no banheiro pra arrancar peças mas a polícia conseguiu dispersar. Depois da saída se armaram com garrafas de vidro e pedras e tentaram voltar pro estádio e arremessavam nos policiais que tiveram que reagir, uma verdadeira guerra. Entre um confronto e outro alguns vândalos passavam e xingavam os policiais e corriam pra perto ee familiares, mulheres colocavam crianças na frente como escudo para proteger os vândalos. Uma situação muito complicada de lidar e se houve excessos é muito fácil mostrar somente partes de vídeos sem contexto. Quem faz isso é tão criminoso quanto quem promoveu a guerra de ontem.
Se as duas torcidas tivessem se encontrado ( como foi o que a ação da polícia evitou) agora estaria sendo crucificada por não conseguir evitar o confronto , e aí sim teríamos pessoas machucadas de verdade, sábias palavras, sempre há o que se corrigir.
A PM agiu corretamente contra os brandidos transvestidos de torcedores, pois se a mesma não tomasse essas medidas enérgicas, hoje estaria sendo criticada pelo descaso. Torcedor de futebol só apanha da polícia quando está fazendo baderna ou depredando o bem publico ou privado. Parabéns aos guerreiros do BO Choque que empregaram a força no momento certo e na intensidade certa.
Parabéns pela postura.
Criminalizar policial por tudo e qualquer coisa virou mania da última década. Quem não quer sentir a mão pesada da ordem, seja fiel a ela.
Tem que baixar o pau neste safados, desfacados de torcedor. Por isto e outras, que os estádios. Estao a cada dia mais vazios. Policia é para respeitar e moralizar. Parabens as policias.
A polícia e a maioria dos policiais não merecem ser crucificados. Mas os integrantes do BPChoque merecem ser punidos pela truculência e despreparo para lidar com multidões. Não sabem separar o joio (vândalos) do trigo (99% dos torcedores). Colocam todos na vala comum dos irresponsáveis. Crianças, pais, jovens, idosos. Ontem, muitos destes, não escaparam das balas de borracha, porradas de cassetetes e spray de pimenta. Os vídeos e relatos pelo zap e redes sociais impressiona . Isso revolta e afasta as famílias dos estádios. Espero que as direções dos clubes representem ao MP pra investigar e defendam seus fãs. Também aguardo que o Governo do Estado e a cúpula da segurança tomem as medidas legais cabíveis. O que ocorreu ontem na Arena, o sofrimento de inocentes na mão de truculentos armados é inadmissível!
Ao Sr Borges, a polícia não vai pra rua violentar o cidadão de bem, mas sim protegê-lo, nada de mal teria ocorrido, se pessoas ruins(eufemismo) não estivessem lá, faço uma proposta ao Sr, estude, faça e seja aprovado em concurso público para PM, daí o Sr coloca em prática suas ideias, emitir opiniões sobre a profissão (sacerdócio) alheio, é muito fácil, quero ver fazer diferente…confesso que fiquei surpreso com a postura do blog, isso significa que ainda existe, pelo menos uma pessoa, da imprensa, que merece credibilidade…meu respeito e apoio ao jornalista BRUNO GIOVANNI!!!
De ideia pro MP também, de quando houver jogo em estádio particular não chamar o choque , já que são tão trucolentos ou o Bope, logo porque o dever institucional da pm não é dar segurança em jogo de futebol , e sim nas ruas , já que o choque é Bope não pode fazer nada então que não vá
Mais um comentarista anti PM. Amigo, que tal se a PM não for utilizada para dar segurança nos estádios de futebol e deixar essa tarefa a cargo de seguranças particulares? Afinal, o evento não é entre clubes de futebol, associações de cunho privado, que auferem lucro com tais espetáculos? Vc se sentiria mais à vontade, mais seguro? Por que não luta por isso?
Parabéns aos policiais que eu vi escoltarem um família inteira que passaram caracterizada, no meio da torcida rival, onde estavam sendo intimidada, e tbm por terem dispersados torcedores afoitos que jogavam garrafas e rojões em outros torcedores e na própria polícia.
Pela paz e pela ordem sempre bravos policiais.
Não tem como a pm identificar quem é quem no tumulto.
Se tem um culpado são os baderneiros que começaram a depredar o estádio, estes sim tem que ser punidos.
A culpa é somente dos torcedores que criaram o tumulto, infelizmente alguns inocentes ficaram no meio, na hora a polícia não consegue identificar, o que é uma pena, se todos tivessem ficado em paz isso não aconteceria.
As equipes de resgate localizaram na manhã deste domingo (16) o corpo do pescador e marinheiro auxiliar de convés, Ademir Galberto, que estava desaparecido desde o sábado (15), na praia de Pipa, litoral do Rio Grande do Norte. Ele sumiu no mar enquanto realizava uma pesca submarina com seu irmão. A informação foi divulgada pelo portal Tibau Notícias Pipa.
Segundo as autoridades, o corpo foi encontrado próximo à costa, em uma área onde as buscas vinham sendo realizadas com o apoio de mergulhadores. A identificação foi confirmada por familiares.
Desaparecimento e mobilização da comunidade
Ademir Galberto desapareceu por volta do meio-dia do sábado (15), em um ponto a cerca de 7 km da costa, em mar aberto. Ele e o irmão estavam pescando quando o incidente ocorreu. O irmão conseguiu retornar à embarcação, mas Ademir não foi mais visto.
As buscas foram iniciadas na tarde do sábado, mobilizando o Corpo de Bombeiros, a Marinha do Brasil e o helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
SALMÃO RECHEADO COM QUEIJO COALHO E ARROZ NEGRO
Salmão
Ingredientes:
160G de filé de Salmão
40g de queijo coalho 40
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
Modo de preparo:
Corte o salmão em 3 pedaços bata levemente como um escalope reserve.
Corte o queijo coalho como um bastão e enrole no salmão reserve para grelhar.
Em uma panela bem aquecida sele o salmão de todos os lados.
Sirva em seguida.
Tempo de preparo: 15min
Tempo de cozimento: 12min
Arroz negro
Ingredientes:
100g de arroz negro
2 xícaras de caldo de legumes
60g de cebola branca
1 Laranja pera
30g de queijo parmesão
30g de manteiga sem sal
1 ramo de Tomilho
2 colheres de sopa de azeite
Modo de preparo:
Pique a cebola e o tomilho.
Aqueça a panela, coloque o azeite, o arroz negro e refogue em fogo baixo. Entre com o caldo de legumes, a laranja cortada ao meio e cozinhe até que fique al dente.
Desligue o fogo e finalize com a manteiga, o parmesão e sirva em seguida.
Tempo de preparo: 8min
Tempo de cozimento: 25min
Molho de rapadura
1 xícara de caldo de carne
2 colheres de sopa de Melaço
Modo de preparo:
Aqueça o caldo de carne, adicione o melaço e deixe reduzir em fogo baixo, mexendo algumas vezes até chegar na metade.
Coloque sobre o salmão e sirva o prato.
Tempo de cozimento: 8min
DICA RÁPIDA
STEAK DE CORDEIRO DE SOL COM PIRÃO DE LEITE
Ingredientes:
400g de steak de cordeiro de sol
1 colher sopa de azeite
Ingredientes do pirão de leite:
300ml leite líquido
150g farinha de mandioca branca
150g de cebola picada
50g de alho picado
25g de manteiga
50g de requeijão
70g de queijo coalho picado
Sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma frigideira, esquente o óleo e coloque os steaks de cordeiro para selar.
Enquanto isso em outra panela mais funda, refogue a cebola, o alho, na manteiga com um fio de azeite e deixe refogar bem.
Misture o leite com a farinha de mandioca para hidratar, e acrescente no refogado de alho e cebola, misture bem.
Em seguida coloque o requeijão, o sal a gosto, misture e deixe cozinhar por uns 5 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo.
Terminado o cozimento acrescente os cubos de coalho.
Sirva em seguida.
Um mergulhador está desaparecido na praia de Pipa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. Ele havia saído em um barco para pescar no sábado (15) e foi levado pela correnteza marítima.
O desaparecimento ocorreu por volta das 12h, em um ponto a 7 km da costa, em mar aberto.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do RN, dois mergulhadores realizavam pesca submarina. Um deles conseguiu retornar à embarcação, e o outro foi levado pela corrente marítima.
As buscas começaram na tarde do sábado. O Corpo de Bombeiros e a Marinha do Brasil enviaram equipes ao local. O helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) também foi utilizado.
No início da noite do sábado (15), as buscas precisaram ser interrompidas por conta da falta de visibilidade.
A identificação e a idade do mergulhador desaparecido não foram confirmadas pelas autoridades.
Criminosos fortemente armados metralharam a delegacia de Campos Elísios (60ªDP), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na noite do último sábado (15).
Eles estavam tentando resgatar um dos chefes do tráfico da comunidade Vai Quem Quer, que tinha sido preso junto com outro traficante. O chefe do tráfico, segundo a polícia, é Rodolfo Manhães Viana, conhecido como Rato, e o comparsa é Wesley de Souza do Espírito Santo.
“No início da noite, sob o comando de Joab da Conceição Silva, uma das lideranças da facção, dezenas de narcoterroristas entraram na delegacia na tentativa de resgatar os comparsas, que já haviam sido transferidos para a sede da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter), na Cidade da Polícia. Houve intensa troca de tiros entre os policiais e os criminosos”, diz a Polícia Civil.
Dois policiais ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Adão Pereira Nunes. Ambos já receberam alta médica. A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal foram acionadas.
A Polícia Civil informa que solicitou a transferência dos dois presos para presídio federal. “Neste momento, a Polícia Civil realiza operação nas comunidades Vai Quem Quer, Rua 7, Santa Lúcia e Rodrigues Alves, em Duque de Caxias, para localizar e capturar os envolvidos no ataque, sem prejuízo de outras ações a qualquer hora e em qualquer lugar”, diz a corporação.
A mais recente pesquisa Datafolha mostrou uma série de quedas nos índices de avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além do recorde negativo no todo — que caiu 11 pontos percentuais em dois meses e atingiu o pior nível dos três mandatos do petista —, o índice também recuou entre os segmentos analisados.
A taxa de avaliação positiva é um compilado das respostas de entrevistados que consideram o governo “ótimo” ou “bom”.
Para o levantamento, o Datafolha ouviu 2.007 brasileiros em 113 cidades, entre segunda-feira (10) e terça-feira (11)e foi divulgada na sexta-feira (14).
Avaliação do governo
O índice de avaliação positiva caiu de 35%, em dezembro, para 24%, em fevereiro.
Os que acham o governo ruim ou péssimo são 41%. Em dezembro, eram 34%. Já a porcentagem de brasileiros que acham o governo regular oscilou, de 29% para 32%. Outros 2% não sabem.
Por gênero
A avaliação positiva do governo também caiu quando considerados os gêneros.
Em dezembro, a gestão tinha desempenho melhor entre o público feminino: 38% das mulheres consideravam o governo petista como “ótimo” ou “bom”. O índice foi a 24% em fevereiro e empatou com a taxa dos homens — que no levantamento anterior era de 33%.
Nesse segmento, a margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Por cor
No recorte por cor, o índice caiu entre pessoas de todas as cores (pretos, pardos e brancos).
Pretos: 29% (44% em dezembro)
Pardos: 23% (36% em dezembro)
Brancos: 21% (29% em dezembro)
A margem de erro é de 3 pontos percentuais entre pardos, 4 pontos percentuais entre brancos e 6 pontos percentuais entre pretos.
Por renda
A taxa também declinou entre pessoas de todas as rendas.
Lula mantém sua melhor avaliação entre quem ganha até dois salários mínimos, mas o índice caiu 15 pontos percentuais entre a última pesquisa, em dezembro, e a atual. Passou de 44% para 29%.
A margem de erro é de três pontos percentuais entre os mais pobres até 12 pontos percentuais entre os mais ricos.
Até 2 salários mínimos: 29% (44% em dezembro)
2 a 5 salários mínimos: 17% (26% em dezembro)
5 a 10 salários mínimos: 18% (25% em dezembro)
Mais de 10 salários mínimos: 18% (32% em dezembro)
Por religião
No quesito religião, Lula mantém sua melhor avaliação entre os católicos, mas o índice caiu 14 pontos percentuais entre a última pesquisa, em dezembro, e a atual. Passou de 42% para 28%.
Entre os evangélicos, o índice caiu cinco pontos percentuais, indo de 26% para 21%.
A margem de erro é de três pontos percentuais entre os católicos e seis pontos percentuais entre os evangélicos.
Em 2024, o RN rompeu de forma abrupta a série histórica de redução de mortes no trânsito dos últimos seis anos. Foram contabilizados 546 óbitos, representando um crescimento de 17,67% em relação a 2023, quando o total foi de 464. Antes disso, apenas em 2021 o Estado tinha registrado aumento, correspondente a 1,56%. A taxa de incidência para 100 mil habitantes, com 15,84 casos, também superou a nacional de 12,18.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os casos vêm sendo puxados pelas ocorrências com motociclistas e fatores humanos.
Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). De acordo com o levantamento, o Rio Grande do Norte ocupa a terceira posição entre os estados do Nordeste com o maior aumento de mortes no trânsito em 2024, ficando atrás somente de Pernambuco (23,79%) e Sergipe (23,42%). O único estado nordestino que apresentou redução foi a Bahia (- 4,24%).
O Subcoordenador de Educação e Fiscalização do Detran, Hamurab Figueiredo, explica que a elevação no Estado pode estar relacionada ao alto número de sinistros envolvendo motociclistas e ao aumento de mortes registrado em dezembro do ano passado. Conforme apontam dados do Departamento, cedidos à reportagem da Tribuna do Norte, as ocorrências com motos representaram mais da metade dos sinistros com vítimas fatais em todos os municípios. Já em relação às mortes com outros veículos, as principais motivações verificadas pelo Detran/RN incluem excesso de velocidade e ultrapassagem em locais que não são permitidos.
Rodovias federais
O panorama apontado pelo Detran não se difere muito de cenários específicos, como os sinistros em BRs que cortam o Rio Grande do Norte. Nessas vias, de acordo com levantamento da Polícia Rodoviária Federal do Estado (PRF/RN), os casos de mortes de motociclistas também representaram mais da metade do total de óbitos. Dos 118 contabilizados em 2024, 60 foram de pessoas que estavam em uma moto.
O policial rodoviário federal Cleysson Araújo, chefe do setor de comunicação da PRF, destaca o fato de que 42 das 60 pessoas que morreram não eram habilitadas e 45% estavam sem capacete ou com uso incorreto deste equipamento. Já a partir do que foi verificado neste ano, até o último dia 11 de fevereiro, chamaram atenção os óbitos de motociclistas de aplicativo.
Até o momento, foram registrados 163 sinistros, dos quais 106 foram com motociclistas. Destes, sete morreram, dentre os quais pelo menos dois eram motoristas por aplicativo. “São pessoas que, teoricamente, têm expertise no trânsito. Então chamou atenção. Será que [o motivo] foi cansaço? Será que estão trabalhando demais? Será que foi desatenção?”, comenta.
A fila de espera por cirurgias no SUS cresceu 26% em 2024. Uma fila que não é pequena. Mais de 1,3 milhão de brasileiros aguardam por cirurgias eletivas no SUS, segundo dados oficiais obtidos pelo Jornal Nacional por meio da Lei de Acesso à Informação.
Cirurgias eletivas são as que não são consideradas urgentes. É como se toda a população de Porto Alegre estivesse à espera de atendimento. A maior procura é pela cirurgia de catarata.
Há décadas o SUS convive com filas e o problema se agravou por causa da pandemia de Covid, quando mais de um milhão de cirurgias tiveram que ser canceladas ou adiadas.
Em fevereiro de 2023, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Redução das Filas, com incentivo financeiro para estados e municípios que conseguissem agilizar o atendimento. Mas, em vez de diminuir, a fila para cirurgias eletivas cresceu 26% em 2024, na comparação com 2023.
As maiores filas estão nos estados mais populosos do país. São Paulo e Minas Gerais têm, juntos, mais de 600 mil pacientes à espera de um procedimento cirúrgico. É praticamente metade do total.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirma que o SUS realizou quase 14 milhões de cirurgias eletivas em 2024 — um número recorde. Ainda segundo a ministra, o objetivo daqui para frente é reduzir o tempo de espera, que hoje, em média, é de dois anos e quatro meses.
“Sempre nós teremos uma fila o que é importante é trabalharmos para aumentar a produção de consultas, de exames e de cirurgias e reduzir o tempo de espera. Definimos aquelas especialidades onde havia uma maior espera, situações mais críticas, tratamentos dos cânceres, o período de 30 dias para fechar um diagnóstico e daí o encaminhamento para o procedimento que for necessário e, no caso de outras especialidades, 60 dias”, diz a ministra da saúde, Nísia Trindade.
Vamos bem, sugiro que membros de todos os poderes, tenham a obrigacao por lei, de precisando, trem de se tratar na rede de assistencia do SUS, NADA DE CORRER DE AVIÃO PARA OS HOSPITAIS DE ELITE PRIVADOS, BOLSONARO AO SEU AGREDIDO POR ARMA BRANCA FEZ ISSO.
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou 3.382 aeronaves de 2020 a 2024. A estatística repassada ao Metrópoles mostrou que o número já foi maior, mas acabou estabilizando nos últimos três anos.
A interceptação é realizada sempre que um veículo aéreo ingressa no espaço brasileiro sem o devido plano de voo autorizado. O procedimento inclui vários tipos de ações, como um simples acompanhamento até o abatimento e/ou destruição do avião ou helicóptero.
A estatística oficial obtida pelo Metrópoles mostra que, em 2020, houve 3.382 interceptações. O ano com maior número de ações do tipo foi 2021, com 1.147 casos. Já 2023 registrou o menor número de interceptações: 404. Em 2020, foram 984 interceptações. Os anos de 2022 (435) e 2024 (412) encerram o quinquênio.
“Considerando o período de 2020 a 2024, houve situações em que foi necessária a aplicação da Medida de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) Tiro de Detenção. Contudo, ressalta-se que o fato de haver a aplicação da Medida de Destruição em face de uma aeronave não significa que a mesma foi abatida”, diz trecho da resposta da FAB ao Metrópoles.
Na interceptação mais recente divulgada pela FAB, houve a derrubada de um avião de pequeno porte. A instituição divulgou que a aeronave voava no Brasil, nas imediações da fronteira com a Venezuela, na terça-feira (11/2), quando houve a ação. Mesmo após uma série de avisos, houve desobediência, o que resultou no abatimento da aeronave. No caso, dois tripulantes do avião invasor morreram e foi constatada a carga de drogas com vistoria feita pela Polícia Federal (PF). A quantidade não foi informada pela FAB.
Duas das mais proeminentes instituições do Sistema S, o Sesc e o Senac contam com ministros de Estado em seus conselhos fiscais. As duas entidades estão submetidas à Lei de Acesso à Informação (LAI), o que as obriga a fornecer dados abertos das suas atividades, porém ambas têm omitido os valores vultosos pagos a parte dos integrantes do primeiro escalão do governo Lula que integram os seus quadros.
O Sesc conta com os ministros Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) em seu conselho fiscal, mas forneceu ao Portal da Transparência da União apenas os valores pagos ao titular da SRI .
Procurada, a instituição não se manifestou. O Senac também não retornou aos contatos do Estadão, assim como os ministros
Entre janeiro e outubro de 2024, Padilha participou de apenas duas reuniões na instituição, segundo informações da sua agenda oficial, mas recebeu R$ 28 mil por mês em honorários, também conhecidos como “jetons”. Ao final daquele ano, o ministro somou R$ 257 mil, o equivalente a R$ 128,5 mil por reunião, de acordo com os dados do Portal da Transparência. Já Marinho, que participou de seis encontros no mesmo período, não teve os seus pagamentos divulgados pelo Sesc.
O mesmo cenário se repetiu no Senac. Desta vez, com os ministros Marcio Macêdo (Secretária-geral da Presidência) e Camilo Santana (Educação). O ministro palaciano esteve presente em sete encontros do conselho fiscal do Senac e acumulou R$ 129 mil ao longo do último ano.
O Senac diz pagar R$ 5 mil por reunião do Conselho, mas Macêdo recebeu R$ 21 mil em seis meses de 2024. Santana, por sua vez, participou de ao menos um encontro de conselheiros, em junho do ano passado, segundo publicação da entidade, mas não teve os eventuais valores recebidos disponibilizados.
O Estadão questionou o Senac e o Sesc sobre o número de reuniões que contaram com a participação de ministros e os respectivos valores recebidos por eles para contrastar com as informações disponíveis no Portal da Transparência, porém ambas não retornaram ao contato.
Na avaliação da diretora de programas da Transparência Brasil, Marina Atoji, as entidades descumprem a Lei de Acesso à Informação. “É uma violação direta da lei, porque a LAI determina claramente que as informações a serem divulgadas têm que ser íntegras e atualizadas. Se não há informação completa, já tem a violação desse princípio da lei”, afirmou.
A Controladoria-Geral da União (CGU), que mantém o Portal da Transparência e fiscaliza o cumprimento da LAI, afirmou em resposta ao Estadão que as entidades do serviço social autônomo (Sistema S) estão submetidas à lei, “o que alcança as obrigações de transparência ativa a partir dos próprios sítios eletrônicos”.
Uma portaria conjunta editada pela CGU e pelo antigo Ministério da Economia durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) obriga as instituições a divulgarem em seus sites os “valores efetivamente pagos a título de remuneração ou ‘jetons’ para os membros dos conselhos fiscais, de administração ou similares, quando houver”.
Na resposta ao Estadão, a CGU também afirmou que a “obrigação primária” de divulgação é do Sistema S. No entanto, Atoji pondera que, embora a CGU não seja a autoridade responsável pelo monitoramento dessas entidades, é dever da instituição garantir que as informações fornecidas no Portal da Transparência sejam “o mais fidedignas e completas possível”.
Além de Sesc e Senac, as empresas Itaipu Binacional, Apex Brasil e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) também têm ministros entre os seus conselheiros. A Apex e a ABDI não remuneram os membros dos seus respectivos conselho. A Itaipu, por outro lado, historicamente não divulga os valores pagos aos membros do seu conselho de administração. Mas, como mostrou o Estadão, a remuneração prevista em 2024 era de R$ 34 mil para cada integrante.
Integram o conselho da Itaipu os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Esther Dweck (Gestão) e Alexandre Silveira. O vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, fazem parte do conselho fiscal da Apex, totalizando dez titulares de Ministérios com acentos em conselhos de instituições.
A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu em maio de 2023 que as verbas recebidas por ministros de Estado pela participação em conselhos fiscais ou de administração em instituições estatais não estão sujeitas ao teto remuneratório do serviço público, que atualmente é de R$ 46 mil.
Isso significa que os beneficiários dos jetons, como Padilha e Macedo, que acumularam respectivamente R$ 257 mil e R$ 129 mil, receberam esse valor adicional em suas contas como uma espécie de salário extra.
Por essas e outras que O ROMBO tá enorme. Viva a jumentada que acredita na esquerda, principalmente, num ex-presidiário que puxou cana por corrupção. 🫏🫏🫏🫏💩💩💩
Um ano depois da fuga de dois detentos, a penitenciária federal de Mossoró (RN) tem, em média, seis agentes de execução penal para cada preso. Em 14 de fevereiro de 2024, quando Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33, escaparam do local, o índice era de quatro profissionais por detento, como mostrou o R7. O episódio foi a primeira fuga do sistema penitenciário federal, que existe desde 2006.
A unidade de Mossoró tem 45 presos, o menor números entre as prisões de segurança máxima do país. À época da fuga, eram 68 internos, e o número só era inferior ao da unidade de Brasília, que tinha 46. Atualmente, a prisão da capital federal abriga 53 detentos.
Em fevereiro do ano passado, a penitenciária de Mossoró tinha 249 agentes de execução penal; agora, são 262.
Os dados, que são do Painel Estatístico de Pessoal do governo federal e da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), foram coletados e cruzados pela reportagem. O Brasil têm cinco presídios federais, prisões consideradas de segurança máxima — além de Mossoró, há unidades em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).
Os dois presos fugiram da unidade de Mossoró pelo buraco de uma luminária que ficava em uma parede lateral da cela. Após atravessar a abertura, os fugitivos escalaram o shaft — vão interno para passagem de tubulações e instalações elétricas — até o teto, onde quebraram uma grade metálica e chegaram ao telhado da prisão. Os detentos tiveram acesso a ferramentas usadas na reforma pela qual a unidade passava.
👁️🗨️👁️🗨️👁️🗨️Justiça libera para o regime aberto bolsonarista que planejou ataque a bomba no DF
George Washington foi condenado em maio de 2023 a 👉9 anos e 4 meses de prisão por expor a perigo a vida alheia, entre outros crimes. Fonte – Terra.
SERÁ QUE ERA UM BOLSONARISTA MESMO? Primeiro pela pena( outros pegaram até 17 anos) segundo, JÁ ESTÁ NO REGIME ABERTO? 👁️🗨️👁️🗨️👁️🗨️
Aí sim, colocou vidas em risco, pois de tratava de uma bomba.
Bg, qual o seu mundo ?
Parabéns Bruno. Parabéns Policia Militar
Não quero me prolongar, pois já foi dito muitas palavras aqui, apenas quero desejar meus parabéns pelas palavras sensatas de vc bruno.
Parabéns Bg, querem um polícia menos truculenta vão para o estádio apenas torcer aí vcs receberam flores ao final do jogo, caso contrário é bastão no lombo mesmo, infelizmente em algum caso pessoas inocentes entram na roda, vi q qdo o amarelinhos estádio fizeram o cordão pra tentar dispersar a torcida o q aconteceu , foi porrada nos amarelinhos e aí ninguém defende ou manda vídeo dos amarelinhos apanhando.
Bruno, acho que você não está visualizando a dimensão do que aconteceu ontem, essa confusão dentro do estádio não foi nada. Fui praticamente para todo os clássicos nos últimos 15 anos, nunca presenciei o que vi ontem. Só a título de ilustração: por volta das 23:30, na esquina da lima e silva com prudente, na conveniencia Gelo e Gela vi um grupo do BPChoque com uns 3 policiais mais transtornados baterem em torcedores de graça, sem motivo algum. Ali não tinha mais confusão nem aglomeração, já tava todo mundo disperso. A grande maioria tentando pedir Uber. O policial mais transtornado sentou o cacete e spray de pimenta em quem tava simplesmente com as mão estendidas pedindo calma. Deu dois tapas no rosto de uma menina que tava do meu lado chamando ela de pu.. Não me disseram, eu vi. Era uma abordagem de rebelião em presídio, enquanto uns 3 batiam, uns cinco mais atrás gritavam:"aqui eh o choque". Tinha uns dois ou três policiais mais pra trás visivelmente constrangidos com a situação. Estes se tivessem mais conciencia do dever que tem de proteger o cidadão deveriam dá voz de prisão aos policias transtornados. Se você conseguir pegar a gravação da camera de segurança do Gelo e Gela por volta das 23:30, verá a cena que descrevi. Seria interessante apurar melhor os fatos, antes de sair defendendo ou criticando alguém.
A muito tempo que o futebol brasileiro tornou-se um antro pra marginais tanto dirigentes, muitos investigados, jogadores alguns envolvidos com sonegação e tráfego de armas e drogas e torcedores principalmente das torcidas organizados que são os melhores só vândalos que na maioria tbm esta envolvida com inlicitos
Agora fica a sociedade pagando essa farra com estádios e tudo mais e ainda tem que mobilizar o já escasso contingente de segurança para atender essa malandragem .
Já fui muito aos estádios hoje nem vou nem aconselho ninguém a ir.
Sem sentido seu texto, BG. Porque os caras tem dificuldades no trabalho eles podem bater em qualquer um? Porque foi isso que aconteceu. Simples assim. Acho que descontaram esses problemas todos que você citou no famigerado torcedor. O cara vai pro jogo, leva a família e na saída, sem NENHUM MOTIVO, leva surra de cacetete e spray de pimenta. Ainda se depara com textos como o seu, de quem provavelmente nunca passou por algo sequer parecido. Sabe como é o cara apanhar como um marginal, mas sendo apenas um torcedor comum que suou pra caramba pra pagar um ingresso? Provavelmente não! Depois acham ruim quando o estadual não tem bom público. Quem passou por isso nunca mais volta.
Sobre os americanos que apoiam o acontecido: amanhã pode ser vocês! (na verdade já teve do lado de lá também, mas um título que não vinha há anos faz a memória ser curta).
Os vídeos só mostram imagens,não aparece áudio do que aquele torcedor que possivelmente estaria sendo agredido sem fazer nada falou pros policias ou o que ele teria feito antes.É comum nesses eventos pessoas proferirem palavras de baixo calão contra a policia ou arremessar objetos,mas quando se veem acoados simplesmente levantam os braços como se nada tivesse acontecido e querem que profissionais que estão ali trabalhando sejam desrespeitados e não façam nada.Lembrem que por baixo daquele farda existem seres humanos,pais de família que tem sentimentos como qualquer outra pessoa e não estão ali para serem desmoralizados por seu ninguém.
Parabéns aos Policiais que participaram pois agiram proporcionalmente e evitaram o que seria uma possível tragédia.
Também concordo e apoio a ação da PM, se não houvesse a baderna não teria necessidade da PM usar os meios necessário, pois quem vai na intenção de criar tumulto e procurar briga, engrosse os couros para levar pau.
Tem que acabar com futebol no Brasil, não trás nada de bom para sociedade. So prejuízo e violência ,quem ganhar e o time, jogador e dirigentes. Os PMS agiram correto, trabalham com as condições que são dadas e trabalham com salários atrasados com cabeça cheias.
Ontem na decisão do campeonato estadual fui como torcedor testemunha ocular de tudo que aconteceu… vi antes do jogo começar um torcedor do ABC invadir o campo para provocar a torcida adversária, criando assim já um princípio de confusão, fazendo com que os policiais tomassem posições estratégicas para evitar um mal maior, vi que logo após o término da partida a segurança do Arena das Dunas falhou e deixou a torcida do América invadir, a torcida adversária podendo ter se encaminhado para fora do estádio para evitar o conflito resolveu ir para o confronto depedrando o setor que estava para usar o material quebrado como objetos de arremesso em direção aos que estavam no campo, entre estes os policiais, hora, o que fazer numa hora dessa?
Usar de maneira enérgica a força para dissuadir a situação de conflito, foi isso que o BPCHOQUE fez, a maioria dos torcedores voltaram para casa em paz, a minoria de vândalos e de espectadores destes, porque aqui abro um parêntese (torcedor do ABC que não foi embora após o apito final ou era baderneiro ou admiradores deles)…e não me venham com a desculpa de esperar a chuva passar, porque o segundo tempo foi praticamente todo debaixo de água.
Se alguém sofreu agressão ali sem merecer estava no mínimo no lugar errado e na hora errada, a polícia esteve ali para proteger, evitar mortes, manter a ordem, e isso foi feito, e reconhecido pela torcida ordeira que estava no estádio, tanto que foram aplaudidos
Pela Paz e Pela Ordem eu estou do lado do BATALHÃO DE CHOQUE DA POLÍCIA MILITAR DO RN
Se agiram no exercício do dever funcional, viva! Se houve excesso, alguém foi vítima; logo, se há vítima, deve-se buscar responsáveis!
A polícia mais uma vez cumpriu com o seu dever. Se houve algum excesso, que se apure e as medidas devidas sejam tomadas. A princípio, não creio que haja motivo para punição. Mais uma simples demonstração da lei física da ação e reação. Ou seja, quem parte prá violência, prá praticar vandalismo e barbaridades, não espere por afagos e flores. Ai a gente lê os comentários por aqui e identifica alguns comentaristas habituais do BG. Observem quem são os que estão contra a ação policial (a favor dos baderneiros) e quem está ao lado da lei e da ordem. Vejam que existe uma enorme coincidência (será?) entre o posicionamento nesse caso e as opiniões políticas e ideológicas. Confiram.
Não finjam que não viram os torcedores quebrando tudo no estádio e invadindo o campo. As duas torcidas promoveram desordem, quebraram cadeiras, se armaram com garrafas de vidro e pedras e partiram pra cima da PM, criminosos enfrentando a PM e tentando invadir a parte da torcida rival. Se não fosse a polícia, teria havido um massacre, mortes entre os torcedores aí pegam um vídeo e ficam crucificando quem tá lá trabalhando.
O estádio Maria Luiza. Farrache ( Frasqueirão), é um caos em clássicos: trânsito travado, confrontos recorrentes de torcedores,falta de estacionamentos, acomodações inadequadas para os usuários,etc . Ou evita o uso da força pública em eventos privados ( futebol) ou faz torcida única nos dois jogos. Fora isso é teórica de quem vive em Marte!
Eu vou a praticamente todos os jogos do ABC e como não cometo infrações, entro e saio e nunca tenho problemas. Alguém pode dançar por erros dos outros, mas normalmente os barras é que são acossados pela PM, na maior parte das vezes por motivo justo. Ontem mesmo, no jogo, um torcedor do ABC entrou em campo com bandeira e tudo, provocou a torcida do América, fez os seguranças privados passarem vergonha e, ao ser pego, simplesmente foi devolvido a torcida e saiu livre. Não era o caso de ser preso?
parabéns pelo texto, cada vez mais sou seu fã, sensatas as palavras e muito bem colocadas.
por causa de bandidos transvestido de torcedor que me afastei dos estádios.
acho quê vc tenhe que mostrar esses vídios e nao ficar defendendo quem está errado apolicia militar é paga com dinheiro nosso e eles tem sim que está preparados sim e não usar de tanta violência como foi usado ontem.
Ele tem que mostrar os vídeos da torcida quebrando tudo, agredindo outras pessoas e invadindo o campo né?? Concordo também. Esses vândalos tiveram o que merecerem.
William, meu nobre, há diversos cursos de alfabetização gratuitos à disposição. Inscreva-se em um deles, a língua portuguesa agradece.
Parabéns pela postura, Blog do BG. Como disse em postagem anteriores, se ganha muito mais sendo ÍNTEGRO do que, apenas, sensacionalista. Bravo!
O Editorial sustenta que não se deve condenar alguém por um ato errado porque este já praticou e pratica muitos atos corretos. Felizmente esta concepção não é aceita por nenhum sistema jurídico de qualquer país neste globo terrestre.
Como está escrito "posso estar errado" você será perdoado, pois inegavelmente está.
A polícia tá lá prá manter a ordem, se o cidadão deixa de ser civilizado, cabe a polícia agir com rigor. PARABÉNS a PM/RN.
Faz o seguinte, Borges, Tú que és trigo, se separe do joio e facilite o trabalho da polícia, e tem mais se na sua metáfora, joio é vândalo ou coisa parecida e trigo é cidadão de bem, eu digo assim: quem anda com o joio, joio se torna. Guie seus passos e seja senhor do seu destino!!!
Da mesma maneira que nem todo torcedor é vândalo, nem todo policial está preparado para vestir a farda, principalmente de uma tropa de elite como o BOPE. Que os policiais despreparados e truculentos sejam identificados e punidos.
Quem estava lá próximo a uma das saídas viu a torcida do ABC quebrar as cadeiras e depois sairam quebrando tudo que viam pela frente, agrediram pessoas, inclusive vendedores, foram no banheiro pra arrancar peças mas a polícia conseguiu dispersar. Depois da saída se armaram com garrafas de vidro e pedras e tentaram voltar pro estádio e arremessavam nos policiais que tiveram que reagir, uma verdadeira guerra. Entre um confronto e outro alguns vândalos passavam e xingavam os policiais e corriam pra perto ee familiares, mulheres colocavam crianças na frente como escudo para proteger os vândalos. Uma situação muito complicada de lidar e se houve excessos é muito fácil mostrar somente partes de vídeos sem contexto. Quem faz isso é tão criminoso quanto quem promoveu a guerra de ontem.
Se as duas torcidas tivessem se encontrado ( como foi o que a ação da polícia evitou) agora estaria sendo crucificada por não conseguir evitar o confronto , e aí sim teríamos pessoas machucadas de verdade, sábias palavras, sempre há o que se corrigir.
Parabéns, BG. Inclusive se tem muito mais elogios a fazer do que críticas a atuação da nossa polícia. Bravos guerreiros.
A PM agiu corretamente contra os brandidos transvestidos de torcedores, pois se a mesma não tomasse essas medidas enérgicas, hoje estaria sendo criticada pelo descaso. Torcedor de futebol só apanha da polícia quando está fazendo baderna ou depredando o bem publico ou privado. Parabéns aos guerreiros do BO Choque que empregaram a força no momento certo e na intensidade certa.
Parabéns BG ?????
Parabéns pela postura.
Criminalizar policial por tudo e qualquer coisa virou mania da última década. Quem não quer sentir a mão pesada da ordem, seja fiel a ela.
Tem que baixar o pau neste safados, desfacados de torcedor. Por isto e outras, que os estádios. Estao a cada dia mais vazios. Policia é para respeitar e moralizar. Parabens as policias.
A polícia e a maioria dos policiais não merecem ser crucificados. Mas os integrantes do BPChoque merecem ser punidos pela truculência e despreparo para lidar com multidões. Não sabem separar o joio (vândalos) do trigo (99% dos torcedores). Colocam todos na vala comum dos irresponsáveis. Crianças, pais, jovens, idosos. Ontem, muitos destes, não escaparam das balas de borracha, porradas de cassetetes e spray de pimenta. Os vídeos e relatos pelo zap e redes sociais impressiona . Isso revolta e afasta as famílias dos estádios. Espero que as direções dos clubes representem ao MP pra investigar e defendam seus fãs. Também aguardo que o Governo do Estado e a cúpula da segurança tomem as medidas legais cabíveis. O que ocorreu ontem na Arena, o sofrimento de inocentes na mão de truculentos armados é inadmissível!
Ao Sr Borges, a polícia não vai pra rua violentar o cidadão de bem, mas sim protegê-lo, nada de mal teria ocorrido, se pessoas ruins(eufemismo) não estivessem lá, faço uma proposta ao Sr, estude, faça e seja aprovado em concurso público para PM, daí o Sr coloca em prática suas ideias, emitir opiniões sobre a profissão (sacerdócio) alheio, é muito fácil, quero ver fazer diferente…confesso que fiquei surpreso com a postura do blog, isso significa que ainda existe, pelo menos uma pessoa, da imprensa, que merece credibilidade…meu respeito e apoio ao jornalista BRUNO GIOVANNI!!!
De ideia pro MP também, de quando houver jogo em estádio particular não chamar o choque , já que são tão trucolentos ou o Bope, logo porque o dever institucional da pm não é dar segurança em jogo de futebol , e sim nas ruas , já que o choque é Bope não pode fazer nada então que não vá
Mais um comentarista anti PM. Amigo, que tal se a PM não for utilizada para dar segurança nos estádios de futebol e deixar essa tarefa a cargo de seguranças particulares? Afinal, o evento não é entre clubes de futebol, associações de cunho privado, que auferem lucro com tais espetáculos? Vc se sentiria mais à vontade, mais seguro? Por que não luta por isso?
Parabéns aos policiais que eu vi escoltarem um família inteira que passaram caracterizada, no meio da torcida rival, onde estavam sendo intimidada, e tbm por terem dispersados torcedores afoitos que jogavam garrafas e rojões em outros torcedores e na própria polícia.
Pela paz e pela ordem sempre bravos policiais.
Não tem como a pm identificar quem é quem no tumulto.
Se tem um culpado são os baderneiros que começaram a depredar o estádio, estes sim tem que ser punidos.
Certicimo seu ponto de vista, porque pessoas de bem não promove vandalismo!
A culpa é somente dos torcedores que criaram o tumulto, infelizmente alguns inocentes ficaram no meio, na hora a polícia não consegue identificar, o que é uma pena, se todos tivessem ficado em paz isso não aconteceria.
Parabéns pelo posicionamento, BG
Gostei…Que os procedimentos sejam corrigidos e aperfeiçoados, sem apedrejar Ninguém