Foto: Wilton Junior/Estadão
A defesa dos direitos das minorias, em tese, é universal. Todos, sem exceção, devem respeitar mulheres, negros, homossexuais, indígenas e outros tantos grupos, conforme preconizam as cartilhas de direitos humanos e os manuais de bom comportamento. Os ativistas da chamada esquerda “identitária”, aquela que superou a luta de classes e investe na afirmação política de grupos ultraminoritários, são particularmente dedicados a essa defesa, exercendo o papel de vigilantes do discurso alheio para flagrar o que, em sua opinião, fere a sensibilidade desses grupos. Ninguém escapa da fúria censória desses zelotes. Apenas um cidadão brasileiro está livre do “cancelamento”: é o presidente Lula da Silva.
Diga a barbaridade que disser – e como ele diz! –, Lula não será repreendido pelos esquerdistas. Parece ter salvo-conduto para dar declarações machistas, homofóbicas e capacitistas à vontade. A última do demiurgo petista foi num evento no Palácio do Planalto, em que ele, a propósito de uma pesquisa segundo a qual a agressão doméstica a mulheres aumenta em dias de jogos de futebol, declarou que, “se o cara (que agride mulher) é corintiano, tudo bem”. Mal se ouviram críticas de petistas a essa blague lamentável; as escassas reprimendas vieram na forma de sussurro obsequioso. Afinal, Lula é uma ideia.
As grosserias de Lula são tratadas por seus devotos como “gafes” ou “deslizes”. Desrespeitou a própria mulher, Janja, ao dizer que ela poderia atestar o vigor sexual que comprovaria sua disposição para seguir na política apesar da idade. Afirmou, ao anunciar medidas de socorro ao Rio Grande do Sul, que uma máquina de lavar roupa é “muito importante” para as mulheres. A uma beneficiária do Minha Casa Minha Vida que aos 27 anos tem cinco filhos, Lula perguntou: “Quando é que vai fechar a porteira?”. Numa cerimônia dedicada a pessoas com deficiência, o presidente disse que Janja o instruiu a escolher bem as palavras porque “essa gente tem a sensibilidade aguçada”. Noutra ocasião, declarou que “afrodescendente gosta de um batuque de um tambor”. E tudo isso apenas neste ano.
Nada disso é trivial ou desimportante. Lula é presidente da República e, como tal, representando o Estado brasileiro, deve servir de exemplo de compostura e respeito. Ainda estão frescas na memória as inúmeras declarações ultrajantes de Jair Bolsonaro, na condição de presidente, a respeito de diversas minorias, e isso mereceu justa condenação. Recorde-se ainda a enorme proporção que teve o movimento “Ele Não”, liderado por mulheres, para protestar contra a candidatura presidencial de Bolsonaro, em 2018, em razão de suas seguidas ofensas.
Não se trata, aqui, de avaliar o grau de desfaçatez de um e de outro, como se Lula e Bolsonaro estivessem a disputar um certame de cafajestagem. Ambos merecem a mesma admoestação por parte de todos os que prezam a civilidade, mas sobretudo daqueles que fazem da defesa das minorias a causa de suas vidas. Ou então a causa não vale nada.
Estadão Conteúdo
O poder do contracheque.
➡️Dinamarca terá governo de esquerda liderado por social-democrata após anos de austeridade.💩💩💩 CONVERSINHA DA MÍDIA
🐂🐂🐂Pum de vaca faz governo da Dinamarca propor taxa de R$ 500 por animal
Novo imposto, que passa a valer a partir de 2030, visa reduzir emissões de gases de efeito estufa na atmosfera e, ao mesmo tempo, apoiar a transição verde do país.
👆👆 O RESULTADO.👹🐂👺 HIPOCRISIA E MENTIRA DA ESQUERDA NÃO ACONTECE SÓ NO BRASIL, COM AJUDA DA MÍDIA, É CLARO!
A esquerda pode tudo! Até bater em mulher e as feministas ficarem caladas…
NÃO SÓ UM ERRO LULA TER VOLTADO [UM DESASTRE, RETROCESSO 4 POR 10 ANOS] JÁ VEMOS A MUITO TEMPO O CAOS NA ECONOMIA E O POVO POBRE MAIS POBRE SEM PODER DE COMPRAS!!
➡️Ainda estão frescas na memória as inúmeras declarações ultrajantes de Jair Bolsonaro. CITA AÍ, CANALHAS! ESSA PORCARIA NÃO SABE FALAR DO LULA SEM QUERER IGUALAR BOLSONARO A ELE. QUERO VER ELE POSTAR QUALQUER MATÉRIA SOBRE O LULA E ESQUECER BOLSONARO. É IMPRESSIONANTE.
Apenas mais um esquerdista doente, isso faz mal a sociedade civilizada, fique calmo desorientado seu tempo chega.
O comportamento de Janja eu entendo, tu recebe o bolsa família? Eu não creio em homem que puxa saco, é muito feio cara.
Salomé, que não sei se é homen ou mulher, eu não sou esquerdista. Se a matéria é falando do lula, como você não entendeu o que eu quis mostrar? Vou desenhar: O estadão não sabe criticar apenas o Lula. É igual ao cangaCiro, pra afirmar que Lula é corrupto, tem que acusar Bolsonaro de caloteiro.