Diversos

EDITORIAL: Os bispos e as reformas. Por onde andavam?

A Igreja Católica, principal denominação religiosa em um país de maioria católica, apesar de não praticante, resolveu entrar de vez no campo da discussão política e social.

No Rio Grande do Norte, o arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira da Rocha, como também o bispo de Caicó, dom Antônio Carlos, gravaram e divulgaram mensagens convocando a população a ir às ruas para protestar contra as reformas Trabalhista e da Previdência, em discussão no Congresso Nacional.

O arcebispo de Natal e os bispos de Caicó e Mossoró, cujas dioceses compõem a Província Eclesíástica de Natal, chegaram a produzir um documento conjunto que foi lido em todas as igrejas católicas do Estado no Domingo de Ramos. O mesmo documento foi entregue em Brasília aos integrantes da bancada federal potiguar.

A mensagem de dom Jaime, que usou os canais oficiais da Arquidiocese de Natal para convocar os fieis católicos, causou muita polêmica nos grupos de católicos envolvidos no trabalho pastoral e de evangelização.

Muitos acham indevida e inoportuna a manifestação da igreja católica.

E não são poucos os que estranham o fato de o arcebispo não ter se manifestado contra a corrupção desenfreada e nem contra os escândalos dentro da igreja católica, especialmente no caso das denúncias de pedofilia.

Até o papa Francisco se pronunciou. Mas a igreja católica no Rio Grande do Norte manteve-se em silêncio, que perdura até hoje.

Onde andava Dom Jaime para falar da pedofilia na Igreja no mundo e no Brasil? Para falar dos escândalos de corrupção no Vaticano? Para falar literalmente do envolvimento de padres em campanha políticas no RN? Para falar da corrupção generalizada no governo do PT sob o comando de Lula e Dilma?

Com esse tipo de manifestações de caráter político, a Igreja Católica e seu arcebispo perdem terreno, força e representatividade e afasta fiéis praticantes.

Se é para se pronunciar sobre reformas, qual o motivo do silêncio sobre corrupção e pedofilia. São ou não práticas criminosas.

Com a palavra a Igreja Católica no Estado e seus bispos.

Só nao vale ficar em silêncio.

Opinião dos leitores

  1. Parabens ao Lider Cristao. Que tem o direito de se manifestar em assunto polemico. Agora os fieis nao sao obrigados a seguir. Cada um faz sua reflexao e segue o seu coracao. Tal opiniao e convocaçao do Bispo nao eh dogma catolico. O livre arbitrio eh uma condicao da fe.

  2. Parabéns para CNBB e toda igreja pela postura em favor dos mais prejudicados por essa reforma grotesca!

  3. Olá,
    As pessoas tomam as Igrejas buscando forças e pedidos para enfrentar o desemprego, a violência, o domínio das drogas entre outros assuntos sociais, os quais são da responsabilidade do ESTADO.
    Porque os lideres da Igreja não devem pedir ações ou se manifestarem?
    A Igreja também não viva pagando a Imprensa para divulgar as grandes e boas ações sociais que realiza em favor dos mais pobres.
    Portanto, é bom pensar mais um pouco antes de formar criticas.

  4. Sou católico e vou continuar sendo mas sou contrário da participação da Igreja eu coisas que não lhe dizem respeito, deviam selar mais pelo desemprego e a questão da Família ( Marido + Mulher= Filho (s)!!

  5. Embora esse editorial vá bem longe em outros temas, essa atitude da Igreja divide a sociedade católica entre os contra e os a favor das reformas, alienando aqueles que são a favor das mesmas. É emocional, para dizer o mínimo, e não contribui para que saiamos dessa situação de crise estrutural que pode levar o Brasil a muito mais anos de recessão, desequilíbrio nas contas públicas, juros altos, etc, etc. Não se ajuda os pobres com medidas demagógicas que não tem sustentabilidade. A impressão é que preferem que tudo fique como está, fazendo o jogo das corporações (sindicatos, etc) que querem o pior agora para tentarem voltar ao poder, via PT, mais adiante, como salvadores da pátria que levaram à quase falência.

  6. A Igreja Católica está a serviço dos partidos de extrema esquerda. Uma pena e um absurdo pois o comunismo acha ser a religião o ópio do povo. Os "vermelhos" defendem o Estado laico, a retirada dos crucifixos e imagens religiosas das repartições públicas, o aborto, a liberação das drogas, a destruição das famílias, a segregação da sociedade, a escola COM partidos, a defesa dos bandidos "coitadinhos", a ideologia de gêneros e tantos outros absurdos. E vem a Igreja apoiar isso tudo? Absurdo total.

  7. Igreja esquisita! Tão omissa em assuntos inegavelmente inquestionáveis e apartidários. Agora? Neste tema? Infeliz.

  8. Parabéns BG pelo editorial. Escândalos de corrupção parece que não afeta a igreja. Esses senhores da elite comunista não representam a triste realidade do nosso país. Quer mudar o mundo? Comecem dando uma volta nas suas igrejas.

  9. Muito boa oportunidade, até então estávamos todos sendo enganadas e enganados, acredito que nem as igrejas e outros dá sociedade acreditavam no tamanho do câncer que o nosso país está enraizado, nunca é tarde para começar parabéns aos nossos bispos e nossa igreja por começar a falar, é justo é preciso e inadiável a nossa colocação, que Deus abençoe a todos!

  10. Admiro muito e aplaudo p bispos e todos os padres do RN pela atitude que tomaram em defesa de trabalhadores por até a mídia INTERNACIONAL comenta os absurdos dessa reforma mas aqui ha

  11. QUEM ASSINA ESTE EDITORIAL? BG OU GUSTAVO ROCHA?
    ***A IGREJA CATÓLICA SE POSICIONOU DE FORMA SENSATA E LÚCIDA, PARABÉNS AO ARCEBISPO. É DE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE OLHA PARA OS TRABALHADORES E MAIS HUMILDES. ENQUANTO DO OUTRO LADO DISSO TUDO ESTÃO OS EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS CARNICEIROS QUE QUEREM LUCRAR NAS COSTAS DOS ASSALARIADOS. ***JESUS EXPULSOU OS COMERCIANTES DO TEMPLO. AGORA, SEREMOS NÓS QUE OS EXPULSAREMOS DA POLÍTICA! GREVE GERAL DIA 28 ABRIL | EM FRENTE AO IFRN CENTRAL | 16H

  12. Não estou entendendo este artigo crítico e altamente tendencioso a tentar atribuir defeitos ou culpas à igreja católica e aos bispos e padres por sua atitude nobre e honrosa de sair em defesa de quem REALMENTE MERECE ser defendido nesse país que é o trabalhador, coisa que não vi em nenhuma outra religião, especialmente a evangélica que é uma instituição que visa apenas dinheiro e que num momento crítico​ desse dessa sujeirada que está sendo posta na mídia todos os dias por esses políticos bandidos e ladrões de TODOS os partidos, a igreja evangélica não abriu a boca em defesa da Manutenção dos direitos do trabalhador Brasileiro, e nao falta pastor se candidatando a todos os cargos políticos e tb se envolverem em corrupção mas não fizeram nada pelo povo que REALMENTE vai se prejudicar com essas porcarias dessas reformas. No ponto de vista do relator do texto, a igreja catolica está errada? É isso mesmo? Então certo mesmo é ser fantasma da assembléia legislativa né? É passar a vida bajulando político para conseguirmos cargo político e ficar defendendo partido ao invés de defender a integridade do cidadão em qualquer situação política em que se encontre o país? Como já comentaram acima " o verdadeiro católico não irá se afastar por uma uma atitude dessas e nem por nenhuma outra"

  13. um dia eu fui para uma reuniao da igreja o.bispo de natal só falava em política e do.pt eu saiu fui embora

    1. Os fracos agem dessa forma mesmo, fogem, não são capazes de enfrentar o debate principalmente em defesa de outros que não maioria das vezes nem os conhece, mas que lembrar do Deus todo poderoso que diz em seu maior dos mandamentos, "amar à Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo ", é difícil se enxerga nesse próximo mais carente e necessitado, o orgulho na maioria das vezes não permite, aí o mais fácil é nos acovardarmos diante daquilo que seria um oportunidade para mudarmos.

    2. E O RAPAZ É OBRIGADO A FICAR E ESCUTAR UM PADRE FALAR BEM SOBRE UM PARTIDO COMANDADO POR UM MARGINAL? É ISSO?

    3. Agora ser contra um partido que cometeu o maior ato de corrupção da historia é ser fraco? Não é porque é Bispo que esteja livre de fazer burradas como essa!

  14. DE UM LADO: Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Auditores Fiscais do Trabalho (as testemunhas de como as relações de trabalho realmente funcionam), Igreja e trabalhadores;
    DO OUTRO: FIESP, Globo e Revista Veja.
    PERGUNTA: Se Jesus Cristo descesse hoje, de qual lado ele ficaria? Muito fácil responder.

  15. Quem não gosta e nem quer ser católico que não o seja, agora atribuir a culpa do cenário de corrupção na política a igreja católica é uma pidada, quem estar se apoiando nesse pensamento deve ser pessoas que têm ódio de pobre trabalhador e que até hoje em berço de ouro e acha que o ouro não vai acabar. A igreja também tem esse dever de esclarecer e se preocupar com o futuro dos mais carentes, se até hoje os padres não fazem esse papel, problema deles, mas se estão fazendo agora, parabéns é uma ótima oportunidade para rever os erros e falhas, agora atribuir a influência do PT na escolha do clero é outra piada de quem é desatualizado.

  16. DE UM LADO: Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Auditores Fiscais do Trabalho (as testemunhas de como as relações de trabalho realmente funcionam), Igreja e trabalhadores;
    DO OUTRO: FIESP, Globo e Revista Veja.
    PERGUNTA: Se Jesus Cristo descesse hoje, de qual lado ele ficaria? Muito fácil responder.

    1. Parabens Marcos, para algumas pessoas é preciso desenhar, o ódio e preconceito cega-lhes.
      Outra pergunta: Jesus seria do lado da Dilma ou do cunha, noite episódio do impedimento (golpe) ?

  17. Esse posicionamento do Bispo é lógica, ele que foi indicado Bispo de Natal com ajuda do PT, ele é cria de padre Murilo que o irmão é presidente do PT no RN, padre de Parnamirim uma cidade que antes de padre Murilo os católicos era maioria absoluta em torno de 80%, hoje é o contrario, ele deve ser a favor da corrupção feita pelos políticos inclusive o PT partido dele, é por isso que não assisto missa quando o celebrante é esse Bispo desde que ele assumiu em Natal

  18. A Igreja Católica manteve-se muda enquanto os desgovernantes petistas financiavam obras em outros países, desviava dinheiro público, fatiava o estado, quebrava a petrobras. Etc. e apontavam o leme para o socialismo. Por essas e outras, que ao longo dos anos igreja vem perdendo fies.

  19. OS PROTESTOS CONTRA AS REFORMAS NAO TEM PARTIDO SE ALGUNS ESTÃO SE APROVEITANDO, PACIÊNCIA, SEMPRE VAI TER ESSES OPORTUNISTAS…

  20. Considero este pseudo artigo um ataque pessoal e leviano contra o nosso Bispo. A igreja se posiciona contra as reformas, pois entende que os mais pobres sairão prejudicados.
    Não é verdade que o Bispo seja a favor da corrupção e da pedofilia como este pseudo jornalista ou radialista insinua.
    A trajetória do nosso Bispo não deixa dúvida de sua conduta apartidária em favor dos mais humildes e de repúdio as práticas demoníacas da pedofilia e da corrupção.
    A verdade é que jornalistas tidos como liberais – mas que adoram uma boquinha no poder público- estão em polvorosa com a possibilidade do povo ir às ruas. Deveriam pelo menos serem mais democráticos e externarem o porquê de serem a favor das reformas e não atacarem o Bispo e a Igreja com argumentos mesquinhos e injustos.

  21. Muito infeliz seu comentário, caro Bruno. Você quis acusar os bispos da nossa Província de assumirem uma posição política, mas acabou por você declarar a sua posição política. Prestando atenção à parte do seu editorial que diz "Para falar da corrupção generalizada no governo do PT sob o comando de Lula e Dilma?", fica claro que você está sim, não só assumindo uma posição política mas, fazendo campanha política para o atual governo. A Previdência e a CLT que temos aí não tem nada a ver com o "gonverno", como diz você, do PT, e portanto não tem nada a ver com o posicionamento ou omissão de quem quer que seja. Na realidade essa citação é apenas pano de fundo para justificar tudo o que esse "gonverno" (sic) está fazendo. Ou seja, fazer reformas que nunca seria vencedores em qualquer pleito eleitoral, aproveitando-se de um momento singular pelo qual passa o país. Citar ainda "pedofilia" e "corrupção" na Igreja, e "envolvimento de padres em campanha política" não tem qualquer relação com o tema que você se propôs a criticar. Você deveria até mudar o nome de "Editorial" para "Assunção de posição política". Cabe a qualquer cidadão ou instituição assumir postura sobre qualquer tema, assim como você o fez neste "Editorial", mas você perdeu uma grande chance de se posicionar diretamente, em vez de usar da retórica para fomentar o seu ponto de vista e acusar e criticar outros. Estou vendo que você aprendeu muito. Não sei se nos bancos da faculdade ou com os modelos que temos de jornalismo no Brasil.

    1. Parece que comentários críticos um pouco mais contundentes ao Blog não têm a mesma velocidade de outros comentários. Aguardando a moderação! Moderadamente, rsrsrs

  22. O bom disso tudo é que tudo que não presta querem atribuir a responsabilidade a igreja católica, se perguntar à alguém que nunca foi visto em igrejas evangélicas, em terreiro de macumba, centro espírita, com respeito a todas às escolhas, vão responder sou católico. É preciso saber primeiro o Real sentido do que é ser católico, como os políticos que não são evangélicos e também não são católico e frequentam as escondidas centro de macumba e tem vergonha de assumir realmente sua orientação religiosa por ser uma religião afro-descendente, vão para perto do povo e por ser a igreja católica essa mãe de braços abertos acolhe todos aí o porquê de muitos fizerem eu sou católico. Mas ninguém fala dos evangélicos corruptos que estão hoje dentro da política, as igrejas tem o dever sim de orientar seus fiéis e repudiar o que for ilícito, pois Jesus amou e ama o pecador mas repudiou o pecado. Falar da igreja sem ter conhecimento do que realmente é a igreja é realmente complicado, não se pode combater o preconceito gerando preconceitos, nós somos igreja independente de qual seja a corrente filosófica.

    1. Paulo,vc está equivocado quando em seu comentário vc diz que ninguém fala de políticos evangélicos corruptos, primeiro, nenhum evangélico apoia qualquer político que seja ele evangélico ou não, ainda ti digo que, se um evangélico for achado em praticas ilícitas neste caso em corrupção, ele será punido pela sua denominação evangélica e pelos demais evangélicos, católicos etc. O evangélico politico corrupto é excomungado da igreja a qual ele faz parte, nós não passamos a mão na cabeça dele não. O que a matéria questiona é o seguinte: Por que que os bispos , acebispos, padres etc, não se manifestaram sobre os escândalos de pedofilia e corrupção financeira dentro da igreja católica, por que? É isto o que queremos saber. É louvável a atitudo do acebispo dom Jaime sobre a situação das reformas que o governo quer fazer em nosso país. Mais que ele também tenha a mesma postura sobre estes assuntos de escandalosos que acontecem dentro da Igreja Católica.

  23. Quem é católico praticante nunca vai deixar de ser. Deixam os não praticantes, os que nunca vão a igreja e se dizem católicos. O católicos servem a Deus e não a igreja, a igreja é apenas uma representação do catolicismo. Portanto, o arcebispo e os bispos podem tomar a decisão que quiserem pq o católico vai continuar com sua missão de evangelizar e de servir a Deus.

    1. Parabéns, minha cara Maria. Palavras de alguém que sabe o que está falando!!!

  24. Quando foi que esses bispos assinaram a filiação ao PT?
    É deplorável ver um posicionamento político desse e a total omissão quanto ao oceano de corrupção que vivemos.
    Quantos leitos hospitalares deixaram de ser adquiridos devido a corrupção? O senhor deveria se preocupar com isso senhor Bispo.
    Quantos hospitalares deixaram de ser reformados e construídos devido a corrupção? O senhor deveria se preocupar com isso senhor Bispo.
    Quantas escolas poderiam ser reformadas e construídas e foram esquecidas devido a corrupção? O senhor deveria se preocupar com isso senhor Bispo.
    Quantas delegacias poderiam ser reformadas e construídas e foram esquecidas devido a corrupção? O senhor deveria se preocupar com isso senhor Bispo.
    Quantas creches e asilos de idosos ser reformadas e construídos e foram esquecidos devido a corrupção? O senhor deveria se preocupar com isso senhor Bispo.
    O senhor não se pronunciou sobre a corrupção na copa do mundo, o senhor não se pronuncia quanto a insegurança generalizada que MATA mais de 20 pessoas por semana.
    Não acredito senhor Bispo que tenha falado pela Igreja, o senhor foi pessoal e muito infeliz em seu posicionamento político partidário.

  25. Partindo desse "editorial" a igreja deve então apoiar as reformas que irão de vez sepultar vários direitos trabalhistas e dificultará ao máximo o acesso a aposentadoria via INSS, foi isso que entendi?….esse "editorial" parece ter saído de alguma sala de um imponente prédio onde habita uma parcela arrogante e egocêntrica do RN, pessoas que só querem privilégio para eles e para os seus, a saber, o prédio é um dos filhotes do maiorzão onde ficava um pato amarelo lá em São Paulo e que dizia tá ao lado dos trabalhadores (tadinho dos que acreditaram) pois é, que triste ver uma parcela da imprensa apoiando reformas que irão apenas e exclusivamente punir ainda mais a classe trabalhadora, mas é isso, cada um que defenda seu lado, aos trabalhadores fica o pedido, o q não deixem de participar da greve geral na sexta dia 28, se não nos protegermos, quem irá fazer, né?

  26. Bg vc e sua turma são um bando de metido a playboy, filhos de ex metido a rico que se lascaram com a melhoria dos trabalhadores que seu pai explorava dando medicamento em troca de votos… Ou vc ñ sabe q várias pessoas sabem q seu pai tinha ou tem uma farmácia dentro de casa para abastecer os eleitores? Seja imparcial e ñ modere este comentário!

  27. Onde estavam os bispos para se manifestarem contra a diminuição do tempo necessário para obtenção do seguro desemprego, mudança promovida pelo governo Dilma? Onde estavam os bispos para se manifestarem contra a reforma previdenciária promovida pelo Governo Lula em 2003? Na verdade se trata de militância político-religiosa! Padres de ideologia de esquerda, trabalhando contra um adversário político! Uma vergonha!

    1. Verdade! A igreja tem uma divida de gratidão com o governo Lula e Dilma, pois em um ano destes aí, o ex-presidente Lula os membros da CNBB(confederação nacional dos bispos do brasil) se reuniram secretamente e assinaram um acordo para que a igreja católica tivesse privilégios, e as demais religiões principalmente a evangélica ficassem de fora, isto foi denunciado pelo presidente da ATEIA(Associação Ateista) e pelo pastor Silas Malafaia em seu programa de tv, por isto que o acebispo tá fazendo esta convocação.

  28. QUANDO A IGREJA CATÓLICA FAZ OPÇÃO PELOS PODRES RECEBE UMAS CRITICAS DESRESPEITOSAS DESTA, COMO É DIFÍCIL DEFENDER OS POBRES. AS REFORMAS DA PREVIDÊNCIA E DAS LEIS TRABALHISTA SÓ IRÃO BENEFICIAR OS EMPRESÁRIOS E OS RICOS QUE NÃO PRECISAM DISTO, JÁ QUE SÃO OS EMPREGADORES. PARABÉNS A CNBB, PARABÉNS AOS BISPOS DO RN, AMO AMO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E A MINHA IGREJA.

    1. Qual foi a defesa feita por ele quando os BILHÕES desviados pela corrupção patrocinada e encampada pelo PT não possibilitou a construção de hospitais, escolas, leitos, creches, transporte público? O pobre não precisa disso? Ou na filosofia da esquerda o pobre só pode ser lembrado e usado para fazer greve?

  29. Pois é o mundo precisa de exemplos. Que exemplos a denominação católica tem contribuído para o povo? E agora vem querer aparecer em cima de uma situação que a igreja como formadora de opinião poderia ter combatido ao longo dos tempos? Como esse câncer que se chama corrupção generalizada no país! Parabéns BG, é isso mesmo.

  30. Os católicos potiguar é que com certeza andam muitíssimo despreocupados com as reformas trabalhistas e previdenciária, no entanto se acham no direito de criticar a posição da igreja, vai entender esse povo!!!

  31. Concordo plenamente com o editorial.
    A igreja tem fieis que são contra e fieis que são a favor das reformas.
    Quando ela opina desta forma está menosprezando os fiéis que são a favor das reformas.

  32. Ficar contra as reformas e calar-se diante da corrupção, fica parecendo com a CUT, MST, PT, deixa de ser uma entidade religiosa prá ser uma organização política partidária.

  33. Minha opinião é que cada vez que beber água fale .Eu estou em paz e o mundo todo ficarar em paz… Em relação as palavras do servo de Deus eu fico no silencio. Obrigada a todos. Eu estou em paz e, o mundo todo ficarar em paz amem…

    1. Não entendi engolindo os católicos?
      Onde são os católicos que são os mais julgados e condenados já aqui na terra pelas outras religiões e seitas.
      A humanidade independente das suas crenças, profissão e opção política, prefere colocar em foco os defeitos dos outros, como se fosse resolver e não tivesse.
      O mundo precisa de seres humanos mais coerentes com o que fala e faz.
      Alguém leu alguma passagem de JESUS CRISTO incentivando aos seus discípulos a jogar a primeira pedra naqueles tidos pela so cidade como pecadores? Eu não li, e sim o contrário.

    2. E qual a sua opinião sobre a participação direta dos evangélicos na política: senadores, deputados nas duas esferas, vereadores e executivo nas três esferas? Além das diversas orientações políticas que sempre passam aos seus fiéis, inclusive nas manifestações políticas nos dois últimos anos? Aliás também gostaria de saber qual a posição do Blog

  34. A posição de greve foi decidida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, corretamente, seguida pela OAB nacional, Associação dos Juízes e demais entidades. Estarão todos equivocados? Ou falta informação a setores da imprensa? Reformas empresariais sempre enriquecem poucos em desfavor de muitos. Reflita.

  35. Mesmo as ofertas e dízimos serem feita para Deus e nao para as Paróquias, vou reverter todas minhas ofertas em ações sociais .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito Allyson recebe Selo Ouro em educação do MEC em Brasília

Divulgação

O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra recebeu nesta segunda-feira (10), o Selo Ouro em educação, que reconhece os avanços do Município na área. O selo foi entregue pelo Ministério da Educação (MEC) durante a cerimônia do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, ocorrido no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília/DF.

A gestão municipal alcançou 100 pontos na soma das cinco dimensões avaliadas pelo Selo: gestão e governança, formação de gestores e professores, infraestrutura física e recursos pedagógicos, reconhecimento e compartilhamento de boas práticas, e avaliação.

“Esse é um prêmio que reconhece Mossoró como uma referência em educação. Esse prêmio é de Mossoró, é dos professores, dos profissionais da educação, de toda nossa equipe da Secretaria de Educação e da Prefeitura, que trabalha com muita dedicação para que nosso município avance cada vez mais. É um grande reconhecimento também ao Programa Mossoró Cidade Educação, maior programa de investimento em educação que está transformando a realidade de Mossoró”, destacou Allyson Bezerra.

A premiação reconhece os esforços empreendidos pelo Município de Mossoró na busca pela alfabetização das crianças na idade certa. A iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), lançado em 2023 pelo Ministério da Educação.

Em Mossoró, as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estão em plena execução. A iniciativa tem como objetivo alfabetizar 100% das crianças na idade certa, isto é, até o final do 2° ano, aos 7 anos de idade, e promover a recomposição das aprendizagens de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.

Iniciativas como o “Mossoró Cidade Educação”, que garantem investimentos na infraestrutura das unidades de ensino e a entrega de fardamento e kits escolares, incluindo tênis e em breve moletom, e ainda a formação dos profissionais da educação dentro das ações do CNCA, levaram o Município a alcançar o Selo Ouro. Mossoró também está investindo em educação com a climatização das escolas e creches, merenda de qualidade e transporte escolar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Neoenergia Cosern informa desligamento emergencial para reparos na rede elétrica do Alecrim nesta terça-feira (11)

Divulgação

NOTA

A Neoenergia Cosern informa que será necessário realizar um desligamento emergencial para 101 unidades consumidoras na *Av. Presidente Bandeira, entre a Rua dos Canindés e a Rua dos Pajeús, no Alecrim*, em Natal, *das 5h às 11h da manhã desta terça-feira (11)*.

O desligamento emergencial será necessário para que a distribuidora realize uma obra de interligação do Teatro Sandoval Wanderley à rede elétrica do bairro.

Caso os serviços sejam concluídos antes do horário previsto, o fornecimento será retomado sem aviso prévio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Café e legumes tiveram aumento pelo quarto mês consecutivo na cesta básica

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Dos 13 itens que compõem a cesta básica, seis tiveram aumento em janeiro, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema). Os produtos que tiveram alta foram legumes (24,96%); café (10,23%); farinha (7,83%); tubérculos (4,30%); açúcar (2,30%); e margarina (2,09%). Além de registrarem as maiores altas, café e legumes vêm apresentando aumentos consecutivos desde setembro de 2024.

O custo da cesta básica em Natal teve um aumento de 0,19% em janeiro, em relação ao mês anterior. Nas despesas com os produtos essenciais, o custo com a alimentação por pessoa foi de R$ 595,11, o que para uma família de quatro pessoas custaria R$ 2.380,44. O custo por pessoa subiu R$ 1,14.

Apesar do aumento geral da cesta básica, sete produtos registraram queda de preço em janeiro. O leite (-11,82%) e o óleo (-9,46%) foram os que mais recuaram no mês, seguidos pelo arroz (-5,32%), feijão (-3,36%) e frutas (-2,65%).

A oscilação nos preços da cesta básica impactou o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que subiu 0,34% em janeiro de 2025, segundo o Idema. O grupo Alimentação e Bebidas, que representa 32,43% do orçamento familiar, subiu 0,98%, impulsionado pela alta de 15,01% nos tubérculos, raízes e legumes. O relatório também destaca o impacto de outros itens, como bebidas e infusões (3,16%) e hortaliças (1,04%), que contribuíram para a elevação dos custos alimentares.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cafake: entenda subproduto do café que é vendido a baixo custo

Reprodução

Após recorrente elevação no preço do café, fabricantes passaram a produzir um produto que estivesse mais acessível. O café fake, ou cafake, como foi apelidado nas redes sociais, é vendido como “bebida sabor café tradicional”, e não possui a semente do café, que é a matéria-prima do café comum. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o produto não tem registro da Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa) para ser comercializado.

O café fake é produzido a base de pó aromatizando produzido a partir de cascas, folhas, palha, paus e outras partes da planta, e se popularizou nas redes sociais nos últimos dias pelo seu baixo custo em comparação com o café comum. Em imagens divulgadas nas redes sociais, o pó do cafake.

A temática dos alimentos “fakes” relembrou o polêmico leite condensado, que é comercializado como “mistura láctea”, e levantou discussão nas redes sociais sobre a similaridade das embalagens dos produtos com as suas versões tradicionais, que comumente leva o cliente a escolher o produto mais barato por engano, sem saber que está comprando um produto de qualidade inferior.

Pela incerteza da sua qualidade, o cafakepode apresentar riscos à saúde da população, aumentando o risco de alergias e consumo de substâncias tóxicas, bem como a ausência dos benefícios que o café apresenta ao seu consumidor. A Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) informou que o caso da Master Blends já foi denunciado ao Ministério da Agricultura e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em preocupação com a saúde dos consumidores e a questão mercadológica.

Por razão da semelhança das embalagens, para que não realizem a compra equivocada os consumidores precisam estar conscientes da existência do café de má qualidade, e também se manterem atentos nas idas ao supermercado, efetuando a leitura dos rótulos dos produtos com atenção antes da compra.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MP e Defensoria entram na Justiça para cobrar esclarecimento sobre desaparecimento de presos durante rebelião em Alcaçuz

Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE-RN) entraram com uma ação civil pública contra a União e o Estado do Rio Grande do Norte por se omitirem na apuração de 19 desaparecimentos de detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, durante a rebelião ocorrida em janeiro de 2017.

Não se sabe, até hoje, o paradeiro desses 19 presos que estariam na unidade prisional quando a rebelião eclodiu, marcada por brigas de facções criminosas que resultaram em massacres e levaram, pelo menos, 26 detentos à morte.

O objetivo da ação é responsabilizar os gestores pela falta de medidas efetivas para esclarecer a situação desses presos desaparecidos e obter a reparação integral dos danos materiais e morais causados aos familiares das vítimas, além da adoção de medidas que impeçam a repetição das cenas de caos observadas há oito anos na penitenciária.

A ação tramita na Justiça Federal do Rio Grande do Norte e pode resultar em condenações à União e ao Estado por danos morais e coletivos, além da imposição de medidas estruturais para evitar que situações similares voltem a ocorrer.

Responsabilidade

A ação é assinada pelo procurador da República Fernando Rocha, pelo defensor público estadual Rodrigo Gomes e pelas defensoras públicas federais Carolina Soares e Flávia Fernandes. Segundo a peça, o Estado do Rio Grande do Norte falhou na gestão do sistema prisional, permitindo a rebelião e não adotando providências efetivas para evitar mortes e desaparecimentos.

A União, por sua vez, conforme indicado na ação, foi negligente na fiscalização e no cumprimento de compromissos internacionais de direitos humanos, incluindo a Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra o Desaparecimento Forçado, à qual o Brasil aderiu em 2007.

Medidas

Além da responsabilização dos gestores, a ação também requer que sejam adotadas medidas concretas para localizar os desaparecidos e garantir transparência na investigação. Entre as providências previstas na ação estão:

criação de um plano de contingência para crises no sistema prisional;
fortalecimento dos mecanismos de controle externo sobre as unidades prisionais;
implementação de tecnologias de monitoramento, como câmeras e drones;
fornecimento de informações contínuas às famílias das vítimas;
implementação de um banco de dados genéticos para identificação de possíveis vítimas; e
adoção de um sistema de registro eficiente de movimentação dos detentos.

Violação

A investigação do MPF teve início a partir de relatórios do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), que identificou indícios de desaparecimento de internos, além de relatos sobre a incineração e descarte de corpos em fossas sépticas.

O inquérito conduzido pelo MPF apontou a ausência de perícia adequada, falhas na preservação da cena do crime e contradições nos dados oficiais sobre foragidos, mortos e desaparecidos.

Para os autores da ação, a omissão do estado e da União configura uma grave violação aos direitos fundamentais dos detentos e seus familiares. “Não se trata apenas de um problema administrativo, mas de um cenário de desaparecimento forçado, crime reconhecido internacionalmente como uma das mais severas violações de direitos humanos”, ressalta Fernando Rocha.

Portal 98FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Congressistas também cobram explicações do Ministério da Fazenda sobre suspeitas de rombo em fundo de pensão

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deputados da oposição querem esclarecimentos do Ministério da Previdência Social sobre suspeitas na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ). O fundo de pensão é alvo de uma auditoria determinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Os parlamentares solicitam informações sobre o fluxo negativo de R$ 14 bilhões no chamado Plano 1 do fundo, ocorrido entre janeiro e novembro de 2024.

Os pedidos foram apresentados pelos deputados Mendonça Filho (União-PE) e Chris Tonietto (PL-RJ). Em outra frente, a deputada Daniela Reinehr (PL-SC) também pediu esclarecimentos sobre o caso ao Ministério da Fazenda.

Os requerimentos de informação, no entanto, ainda não foram enviados às pastas. Dependem de um despacho da Mesa Diretora, que pode acatar ou não os pedidos e tem prazo de cinco sessões do plenário para a decisão. Compete ao primeiro secretário, o deputado Carlos Veras (PT-PE), controlar as respostas aos requerimentos e comunicá-las aos autores.

Nos pedidos, os congressistas questionam as decisões de investimento que levaram ao resultado de 2024. Os deputados também pedem esclarecimentos sobre a atuação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão do governo federal que fiscaliza entidades fechadas de previdência complementar.

Desde a determinação do TCU, a oposição no Congresso tem se mobilizado com iniciativas legislativas que miram fundos de pensão. Uma das intenções do grupo é reunir apoio suficiente para uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

A oposição tenta atrelar o caso de suspeitas na Previ à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para desgastar o governo. A CNN apurou que o Planalto não deve se envolver no caso e argumenta que a gestão da Previ não está diretamente ligada ao Executivo.

A CNN procurou o Ministério da Previdência e da Fazenda sobre as cobranças dos deputados – que ainda precisam do aval do comando da Câmara para serem enviadas – e aguarda resposta.

Previ responde

Em nota oficial, a Previ declarou que os planos estão em equilíbrio. A entidade afirmou que houve grande volatilidade em 2024, porém não há “risco de equacionamento, nem de pagamento de contribuições extraordinárias pelos associados ou pelo Banco do Brasil (BB)”.

O presidente da Previ, João Luiz Fukunaga, afirmou que os investimentos de 2024 foram afetados pela variação dos preços de ativos, principalmente da Vale. Para ele, o TCU agiu politicamente ao aprovar a abertura da auditoria em caráter de urgência. Em nota, o TCU disse que não vai se manifestar.

O presidente também afirmou que a Previ registrou um superávit de R$ 528 milhões em novembro, mesmo com a desvalorização de determinados ativos com impacto de cerca de R$ 14 bilhões.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente de Cuba dá os parabéns ao PT pelos 45 anos

Reprodução

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel (Partido Comunista de Cuba, esquerda), deu os parabéns ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), Gleisi Hoffman, pelos 45 anos do partido, completados nesta 2ª feira (10.fev.2025).

Díaz-Canel publicou fotos ao lado de Lula e de Gleisi no X e escreveu: “Aos meus queridos Lula e Gleisi, envio meus sinceros parabéns pelos 45 anos de fundação do histórico PT, convicto de que juntos, continuaremos lutando por um mundo melhor, possível e necessário”.

A festa em comemoração ao aniversário do partido será no Rio de Janeiro, de 22 a 23 de fevereiro, com atrações musicais gratuitas e a presença de Lula.

LULA E O PT

Com a vitória dele, em 2022, o PT voltou ao poder após 6 anos fora do Executivo. No entanto, o partido ainda depende de Lula. Ele é um dos seus fundadores e segue sendo seu maior nome.

O presidente não tem um sucessor claro para as eleições de 2026. Embora alguns no Planalto acreditem que ele será candidato novamente, aos 80 anos, não há um plano B definido.

Lula é visto como o único nome da esquerda capaz de derrotar Jair Bolsonaro (PL) ou Tarcísio de Freitas (Republicanos). A oposição também enfrenta dificuldades em encontrar um candidato competitivo, já que Bolsonaro segue inelegível.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brava Energia vende 11 concessões de óleo e gás no RN por US$ 15 milhões

Foto: Nick Oxford/File Photo/Reuters

A Brava Energia, antiga 3R Petroleum, comunicou a venda de 11 concessões de óleo e gás onshore localizadas na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, para um consórcio formado pelas empresas Azevedo e Travassos Petróleo e Petro-Victory Energy. O valor total da transação é de US$ 15 milhões.

As concessões que formam o perímetro da transação registraram uma produção média diária de aproximadamente 250 barris de óleo equivalente em 2024, conforme fato relevante divulgado pela Brava Energia nesta segunda-feira (10). O contrato de venda foi assinado na última sexta-feira (7).

O contrato prevê que todo o óleo produzido durante o período de transição seja vendido para a refinaria da Brava Energia e sua geração de caixa abatida do valor da transação e que o consórcio comprador assuma a responsabilidade pelo abandono do ativo, estimado em aproximadamente US$ 21 milhões pela Companhia.

A conclusão da transação está sujeita a condições precedentes, em especial à aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), dentre outros.

“Essa transação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, concentrando esforços em ativos de maior prioridade em termos de retorno ajustado a riscos, crescimento e opcionalidades”, diz o comunicado da Brava Energia.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo deu ordem para derrubar 11 mil sites de aposta irregulares, diz Fazenda

Foto: reprodução/sbt

Mais de 11,5 mil sites de apostas ilegais foram bloqueados pelo governo após as novas regras para o setor entrarem em vigor. Até agora, 153 marcas receberam o aval para atuarem no mercado de apostas online, como as chamadas Bets.

Os dados foram divulgados pelo secretário de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, Regis Dudena, nesta segunda-feira (10). Ele declarou que as listas com sites irregulares começaram a ser repassadas ainda no ano passado para a Anatel, responsável por efetivamente derrubar os endereços eletrônicos.

Segundo o Ministério da Fazenda, 68 empresas já foram autorizadas a operar no ramo de apostas online. Uma empresa pode deter mais de uma marca, ou seja, mais de um site. Elas pagaram outorgas, como parte do processo de autorização. Isso rendeu R$ 2,1 bilhões aos cofres públicos

A partir de 1º de janeiro, apenas os sites autorizados podem operar no país. Além disso, o governo passou a promover ações de fiscalização. Até agora, foram 75.

“O critério objetivo que escolhemos foi: empresas que já tinham pedido autorização até setembro poderiam seguir e as demais não. A partir de janeiro, apenas empresas autorizadas poderão operar”, afirmou Dudena.

Fiscalização e novas regras

A fiscalização do setor inclui não apenas a derrubada de sites clandestinos, mas também um trabalho normativo para regularizar a atividade. De acordo com Dudena, o governo editou 11 portarias até julho de 2024 e atualmente trabalha em mais 14 atos normativos para dar mais transparência e controle ao mercado.

A regulamentação também envolve um processo contínuo de autorização para empresas que operam apostas esportivas no Brasil. Segundo dados do Ministério da Fazenda, até agora 349 pedidos de autorização já foram protocolados, sendo 326 em 2024 e outros 23 neste ano. O governo também já analisou 45 mil documentos e concedeu 68 autorizações a empresas, que pagaram um total de R$ 2,1 bilhões em outorga.

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hamas adia ‘até novo aviso’ próxima libertação de reféns e Israel ordena ao Exército que se prepare ‘para todos os cenários’

Foto: Bashar TALEB / AFP

O braço armado do Hamas anunciou nesta segunda-feira que adiará a libertação de mais reféns israelenses planejada para o próximo sábado “até novo aviso”, de acordo com uma declaração do porta-voz do grupo no Telegram. O grupo terrorista citou violações de Israel ao cessar-fogo como motivo para o adiamento.

“A libertação dos prisioneiros (reféns israelenses), que estava programada para o próximo sábado, 15 de fevereiro de 2025, será adiada até novo aviso, pendente do cumprimento da ocupação e do cumprimento retroativo das obrigações das últimas semanas. Reafirmamos nosso comprometimento com os termos do acordo, desde que a ocupação os cumpra”, disse Abu Ubaida, porta-voz do braço armado do Hamas, as Brigadas al-Qassam, em uma declaração.

A mais recente troca foi realizada neste sábado, com a libertação de mais três reféns pelo Hamas — elevando o número de libertados até agora para 16 de um total de 33 pessoas sequestradas pelo grupo que devem ser soltas em intervalos escalonados durante esta primeira fase do acordo.

Em troca dos três reféns, Israel libertou 183 palestinos, sendo 18 condenados à prisão perpétua, 54 condenados a penas pesadas e 111 detidos em Gaza.

O cessar-fogo visa encerrar a guerra mais mortal e destrutiva já travada entre Israel e o Hamas, após o ataque do grupo em 7 de outubro de 2023, que deixou 1,2 mil mortos e 250 sequestrados, entre israelenses e estrangeiros. Desses, 157 foram resgatados na primeira trégua do conflito, em novembro de 2023, ou em operações militares posteriores. Agora, Israel acredita que cerca de um terço, ou possivelmente até metade, dos quase 90 reféns restantes estejam mortos.

Passados mais de 15 meses de guerra, cerca de 47 mil a 61 mil pessoas foram mortas nos bombardeios israelenses ao enclave palestino, e o território foi amplamente destruído.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Não se negocia com terrorista, terrorista só conhece a linguagem da violência.
    Pau no lombo dessa imundície vermelha!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *