Política

Edivan promete portal da transparência para Câmara

O vereador Edivan Martins disse ao Panorama Político de Anna Ruth Dantas que ainda este mês a Câmara Municipal de Natal disporá de um portal da transparência.

Primeiro passo.

Ele disse que a Casa ainda não tem porque “são informações complexas”.

Não entendo do riscado orçamentário, mas transparência é uma coisa simples. Ou tem ou não tem.

A dúvida maior é se esse portal será tão deficitário quanto é da Prefeitura do Natal, que lança números a esmo. Arrecadou X em tal mês; gastou Y; sobrou W. E nós não sabemos onde, com o que e por que o dinheiro foi gasto. É a transparência mais opaca que já vi.

A Controlodaria Geral da União já se disponibilizou a implantar semelhante sistema que utiliza nos portais do RN. O da CGU é o mais completo que existe, detalha tudo bem direitinho.

Isso derruba o argumento dos nossos governantes de plantão que “é porque falta recurso para comprar softwares ou investir em mão de obra”. Lorota.

Falta é vontade política. A conferir que se o portal da CMN será tão (in)útil quando o da Prefeitura do Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natália Bonavides tem inserções de rádio suspensas por omitir informação obrigatória para economizar tempo

A justiça eleitoral decidiu liminarmente suspender inserções de rádio da coligação Natal Merece Mais, da candidata a prefeita Natália Bonavides, em razão das peças não mencionarem o nome do candidato à vice-prefeito Milklei Leite nem a Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil).

A propaganda impugnada está em desacordo com o art. 11 e seu parágrafo único da Resolução TSE n.º 23.610/2019, que obriga as Coligações e Federações a mencionarem os partidos que a integram, na propaganda eleitoral para eleição majoritária.

O juiz Cleofas Coelho de Araújo Júnior, da 2ª Zona Eleitoral, deferiu o pedido de urgência formulado pela coligação Bora Natal e determinou a notificação das emissoras de rádio para imediata suspensão da divulgação. A multa em caso de descumprimento é de dez mil reais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente do TCU defende auditar eficiência das políticas públicas: “buscar que mais seja feito com menos”

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A fiscalização da eficiência das políticas públicas é uma das principais atribuições do Tribunal de Contas da União (TCU), segundo avaliação do presidente da Corte, Bruno Dantas.

“Embora nós tenhamos o nome de tribunal de contas, na verdade, nós fazemos muito mais do que fiscalizar contas. E eu acredito que um dos nossos principais papeis é o de auditar a eficiência das políticas públicas”, disse o ministro, durante participação no II Fórum Esfera Internacional em Roma, na Itália, neste sábado (12).

“Diante de um programa que foi chancelado pelas urnas, que é mais expansionista — nós sabemos que o presidente Lula se apresentou como candidato defendendo mais participação do Estado — o que nós podemos fazer é buscar que mais seja feito com menos”, acrescentou.

De acordo com Dantas, apesar de o TCU não ter o papel de “formular políticas públicas”, cabe ao órgão garantir que os recursos empenhados nos diversos programas custeados pelo governo sejam utilizados de forma eficiente.

“Quando fazemos uma auditoria, por exemplo, no Fies e no Prouni, e vemos zonas de sobreposição, nós estamos ali apontando para o Ministério da Educação: ‘vocês precisam enxugar essas superposições para dar mais eficiência’. Eu não quero reduzir o Orçamento da educação brasileira de 170 bilhões que foi aprovado para 2024, mas nós queremos que esses 170 bilhões sejam gastos com eficiência”, explicou.

Dantas participou de um painel sobre o futuro do Brasil, ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e dos empresários Rubens Menin e Wesley Batista.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dez dias após pane, avião de Lula ainda está no México

Foto: Reprodução

Dez dias após apresentar um problema técnico logo depois de decolar do aeroporto da Cidade do México com Lula dentro, o avião presidencial ainda está parado naquele país.

Segundo fontes do governo brasileiro, a aeronave está passando por reparos e por uma inspeção do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Enquanto o avião presidencial ainda está no México, Lula tem usado uma aeronave alternativa da FAB, sem adaptação com suíte e assentos, para viajar pelo Brasil.

Lula vai comprar mais aviões

Em entrevista à rádio O Povo, do Ceará, nesta sexta-feira (11/10), Lula revelou que o governo comprará “alguns aviões” oficiais para ele e ministros do governo se locomoverem.

“Desse problema tiramos uma lição. Vamos comprar não apenas um avião, mas alguns aviões”, disse o presidente. “É um risco que a gente não pode passar. Precisamos nos preparar e não ser pegos de surpresa. Pedi para o ministro da Defesa me fazer uma proposta”, completou.

Igor Gadelha – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Nenhuma surpresa , o pt e esse finório habitante o planalto não tem limites no gasto com dinheiro público , pois basta aumentar os impostos pra os otários que votaram nele pagar!

    1. Essas pessoas radicalizam ou mentem em qualquer ação que o governo federal faz em do nosso querido Brasil.

    2. Exatamente👏👏👏
      O avião é nosso!
      Lula é temporariamente passageiro, assim como o Bolsonaro tb foi.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Confusão em voo da TAP faz equipe de bordo acionar a PF após aterrissar no RN

Foto: reprodução/BZ Notícias

O voo da TAP que decolou de Lisboa neste sábado (12) foi tenso devido a um italiano, acompanhado da companheira brasileira, que gerou confusão sob a alegação de que a companhia não vendia todos os itens de alimentos impressos no cardápio disponibilizado na aeronave.

Provocaram confusão, falaram alto, assustaram os demais passageiros. Houve um momento de maior apreensão e a companheira dele, brasileira, precisou conter o parceiro que estava exaltado, para evitar agressão física.

Crianças que estavam nos assentos ao redor foram retiradas e deslocadas para outros mais distantes. Comissários de bordo alegaram desrespeito e desacato, chamaram o comandante do voo. “Terrível”, relatam passageiros.

Quando o avião aterrissou no aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, os passageiros não puderam desembarcar até a chegada da polícia. Depois de 30 minutos, foram liberados. O casal seguiria para Maceió (AL), mas, por decisão do piloto, foi obrigado a desembarcar em Natal e está em um hotel na capital até os devidos procedimentos. O voo seguiu para a capital alagoana.

BZ Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sedentarismo atinge 74% da população do Rio Grande do Norte

Foto: Freepik

O Rio Grande do Norte tem mais de 74% da população adulta com sobrepeso ou obesidade. O sedentarismo é um dos fatores que mais contribui para o aumento deste quadro, associado a hábitos alimentares inadequados.

O dado é do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério da Saúde. Estes números são maiores do que a média da região Nordeste (67,66%) e do Brasil (69,17%).

O órgão aponta que, em 2024, apenas 24,11% da população adulta do estado vive com o peso ideal. “O sedentarismo contribui para o aumento da obesidade ao reduzir o gasto calórico e o metabolismo, levando ao acúmulo de gordura corporal”, explica o profissional de Educação Física Wesley Pinheiro.

A inatividade física favorece a perda de massa muscular, que é mais metabolicamente ativa que a gordura, diminuindo a queima de calorias. “Além disso, o sedentarismo costuma estar associado a hábitos alimentares inadequados e a alterações hormonais, como na regulação da insulina e da leptina, o que facilita o ganho de peso”, ressalta.

Esforço

Para as pessoas sedentárias e que desejam mudar seus hábitos, o professor orienta a começar a prática de exercícios físicos de maneira gradual, tendo como principal objetivo a consistência e alinhando expectativa com realidade. “Algumas pessoas acabam desistindo por achar que ter resultados é algo rápido e não requer muito esforço”, afirma.

Buscar atividades prazerosas e, se possível, na companhia de alguém que gosta, também é uma dica importante. “O ideal é combinar exercícios aeróbicos, como corrida, ciclismo, remo etc., com musculação, como sempre indico aos meus alunos aqui na Pulse”, diz Wesley.

Os aeróbicos aumentam o gasto calórico e o condicionamento cardiovascular, enquanto a musculação é importante para manutenção e aumento da massa muscular, o que aumenta o gasto calórico de repouso e ajuda a manter o peso durante o emagrecimento. “Existe ainda a opção de modalidades com componentes dos dois (musculação e exercícios aeróbicos), como por exemplo o Crossfit e treinamento em circuito, onde se pratica atividades intensas em um menor espaço de tempo”, finaliza o profissional.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Ministério da Saúde vai rever portaria sobre transplantes de órgãos após caso de infecção por HIV no RJ

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério da Saúde vai rever a portaria que regulamenta o Sistema Nacional de Transplantes. Entre os temas em debate, destaca-se a elaboração de normas específicas para definir quem pode realizar os testes relacionados aos transplantes de órgãos.

Atualmente, a regulamentação não define critérios para a escolha dos laboratórios que realizam esses testes. As normas vigentes apenas determinam que pessoas com soropositividade para HIV são automaticamente excluídas como doadoras de órgãos, tecidos, células ou partes do corpo humano.

O tema ganhou destaque após seis pacientes que aguardavam transplantes pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro receberem órgãos contaminados com o vírus HIV. Em consequência, o Laboratório de Patologia Clínica Doutor Saleme, instituição privada contratada por meio de licitação pelo governo do Rio de Janeiro, teve seus serviços suspensos.

As discussões sobre a revisão da portaria começaram no Fórum Nacional para Revisão do Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes, realizado em setembro deste ano. O evento contou com a participação da sociedade civil e, posteriormente, foram iniciadas deliberações internas, que contaram também com a participação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Até o momento, não há uma definição de como ficará essa nova regra, mas na avaliação de pessoas envolvidas com o tema ela precisará ser ajustada.

O Ministério da Saúde instaurou uma auditoria para investigar o sistema de transplantes no Rio de Janeiro e verificar possíveis irregularidades na contratação do laboratório responsável pelos exames.

A auditoria será realizada pelo Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS). Além disso, a pasta solicitou a interdição cautelar do Laboratório PCS LAB Saleme/RJ, cuja unidade operacional fica no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro.

O Ministério da Saúde também determinou que a testagem de todos os doadores de órgãos no Rio de Janeiro voltasse a ser feita exclusivamente pelo Hemorio. Além de solicitar a retestagem do material de todos os doadores de órgãos feita pelo laboratório para identificar possíveis novos casos.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Ô bocós!
    Não culpem quem nada concorreu para isso.
    O Governo Estadual é PL e o “gonvernador” é bolsominion raiz… Contrataram uma empresa privada para fazer os testes. Deu no que deu… O que o MS quer fazer é exatamente proíbir esse tipo de coisa… Entendeu, ou querem que desenhe? Bocós…

  2. A quadrilha instalada no planalto sempre vai pelo mais barato , considerando serviço público que eles não utilizam.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

62ª Festa do Boi tem início com expectativa de grande público e número recorde de animais

A tradicional Festa do Boi 2024 foi oficialmente aberta na noite desta sexta-feira (11), marcando o início de uma das maiores feiras agropecuárias do país. O evento segue até o dia 19 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

O presidente da ANORC, Matheus França, destaca que a 62ª edição da Festa do Boi já é sucesso, tanto de público, quanto em movimentação econômica. A expectativa é receber meio milhão de pessoas e promover aproximadamente oitenta milhões de reais em negócios, com mais de 150 expositores.

Neste ano em que a ANORC completa 65 anos, o evento também conta com número recorde de animais. São cerca de 3.000, dos quais 1.500 bovinos. Serão realizados cinco leilões, torneio leiteiro, além de exposições nacionais das raças Sindi e Pardo Suíço e a nordestina de Gir Leiteiro.

“A Festa do Boi vem para mostrar a força do agro do RN não apenas a nível Nordeste, como também no Brasil e até fora do país. São expositores de vários lugares, inclusive do exterior, que vêm para a feira para conhecer mais do nosso rebanho. A genética potiguar é considerada uma das melhores do mundo”, detalhou Matheus.

A maior feira de negócios do setor agropecuário do Norte-Nordeste conta ainda com vasta programação que inclui palestras, capacitações e shows diariamente. As atrações culturais prestigiam artistas regionais e serão quatro dias de espetáculos para a criançada.

Os ingressos estão com valores bem acessíveis e custam R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) na bilheteria ou através do site https://outgo.com.br/festadoboi. O evento conta ainda com estacionamento privado que fica no valor de R$ 40 para carros, com acesso de até 5 pessoas e R$ 20 para motos.

A Festa do Boi 2024 é uma realização da ANORC, Governo do Estado, SEBRAE e Prefeitura de Parnamirim e conta como parceiros: Banco do Nordeste, Governo Federal, Sicoob, FAERN SENAR, AGN, Assembleia Legislativa do RN, IDIARN, Brisanet, Fecomércio e Banco do Brasil.

O evento acontece com o apoio da ABCZ, ANQM e ANCOC, além dos núcleos NGG-Núcleo dos Criadores de Girolando e Gir Leiteiro, NULEITE, Núcleo de Criadores de Cavalos Manga Larga Marchador, Núcleo de Criadores de Pardo Suíço, Núcleo de Criadores de Nelore, Núcleo de Criadores de Guzerá, Núcleo Sindi RN e Núcleo dos Criadores de Cavalo Pônei do RN.

Festa do Boi em números

– 500.000 é a expectativa de público durante os 09 dias de evento

– Mais de 3.000 animais entre bovinos, caprinos, equinos e outras espécies

– Cerca de 150 expositores locais, nacionais e internacionais

– Movimentação de mais de 80 milhões de reais em negócios

– 5 leilões

– Exposições nacionais das raças Sindi e Pardo Suíço e regional de Gir Leiteiro

– Programação cultural com shows diários e atrações infantis.

Serviço
62ª Festa do Boi
Até sábado, 19 outubro
Parque Aristófanes Fernandes – Parnamirim
Ingressos: R$ 10 inteira e R$ 5 reais
https://outgo.com.br/festadoboi

Outras informações
https://anorc.com.br/
@agronegociopotiguaranorc
@festadoboianorc

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Déficit de vagas no sistema carcerário do Brasil passa de 174 mil

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM

O Brasil tem déficit de 174.436 vagas no sistema carcerário. A informação foi divulgada esta semana no Relatório de Informações Penais (Relipen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), segundo o qual a população carcerária no país é de 663.906 presos, enquanto a capacidade das celas físicas é de 488.951 vagas.

Os dados, relativos ao período de janeiro a junho de 2024, mostram ainda que quase a totalidade dos presos é de homens, com 634.617 encarcerados. Já a população feminina soma 28.770 presas, das quais 212 estão gestantes e 117 lactantes. o relatório também mostra que 119 filhos de presas estão nas unidades prisionais.

Além disso, apenas as famílias de 19.445 presos recebem auxílio-reclusão. O benefício, atualmente no valor de um salário mínimo (R$ 1.412,00), é voltado para os dependentes de pessoas de baixa renda presas em regime fechado e que tenham contribuído com a previdência.

São Paulo é o estado com o maior número de presos, com 200.178 encarcerados. Em seguida vem Minas Gerais, com 65.545; Rio de Janeiro, com 47.331; Paraná, com 41.612 e Rio Grande do Sul, com 35.721. Os estados com o menor número de presos são: Amapá, com 2.867; Roraima, com 3.126; Tocantins, com 3.738; Amazonas, com 5.069; e Alagoas, com 5.194.

São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro também são os estados com os maiores déficits de vagas, com 45.979; 19.834; e 15.797, respectivamente. Na sequência vem Pernambuco, cujo déficit é de 12.646; e o Paraná com déficit de 11.325 vagas.

Enquanto isso, o Rio Grande do Norte tem um superávit de 1.601 vagas; o Maranhão é superavitário em 514 vagas; o Mato Grosso em 132; e o Tocantins em 19 vagas.

O relatório mostra ainda que o Brasil tem 183.806 presos provisórios. Destes, 174.521 são homens e 9.285 mulheres. Os presos em regime fechado somam 360.430, dos quais 346.225 são homens e 14.205 mulheres. Os presos em regime semiaberto totalizam 112.980. As mulheres somam 4.761 presas e os homens 108.219. Já os presos no sistema aberto chegam a 4.774, dos quais 4.372 são homens e 402 mulheres.

O relatório mostra ainda que 105.104 presos são monitorados com tornozeleira eletrônica e que a população em prisão domiciliar, que não usa equipamento de tornozeleira eletrônica, aumentou em 14,40%, saindo de 100.433 em dezembro do ano passado para 115.117 em junho de 2024.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

País tem 46 “prefeitos” sub judice e que não sabem se estão eleitos; 2 são do RN

Foto: Reprodução/TV Globo

Em ao menos 46 municípios do Brasil, sendo 17 deles em São Paulo, o candidato a prefeito que teve votos suficientes para ser eleito já no primeiro turno ainda depende de decisão judicial para saber se poderá ou não assumir o cargo.

Duas dessas cidades são no Rio Grande do Norte: Areia Branca e Lagoa Salgada.

Caso, ao final, eles tenham decisão favorável, assumem. Do contrário, a legislação prevê a realização de novas eleições. E se, até o fim do ano, os processos não tiverem um desfecho, quem assumirá interinamente será o presidente da Câmara Municipal.

Isso porque os votos são considerados “anulados sub judice”, situação que ocorre quando um membro da chapa teve o registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral, mas apresentou recurso ou ainda tinha prazo para recorrer na data da eleição.

Como o cenário ainda poderia ser revertido, a legislação garante a esses candidatos que já têm uma decisão desfavorável o direito de seguir em campanha e que seus nomes constem nas urnas.

O registro é indeferido quando se entende que aquele que pretende concorrer não preenche os requisitos para tanto, o que pode ocorrer, por exemplo, por um candidato ter condenação que o enquadre na Lei da Ficha Limpa ou tiver as contas enquanto gestor público rejeitadas por ato de improbidade administrativa.

Essa é a situação de Paulo Wiazowski (PP), que obteve 42% dos votos válidos a prefeito de Mongaguá, no litoral de São Paulo. O candidato, que já havia chefiado o Executivo municipal, teve o registro indeferido em razão de contas rejeitas pela Câmara local.

Entre as cidades que esperam por decisão judicial para definição em São Paulo, é Mongaguá a mais populosa, com 65 mil habitantes. No país, o maior município na situação é Vitória da Conquista, na Bahia, de 394 mil moradores.

Segundo turno
Ficam também no estado paulista dois municípios em que candidatos que constam como “anulados sub judice” se classificaram para o segundo turno, em Mauá e Jundiaí.

Conforme prevê a Constituição, apenas cidades com mais de 200 mil eleitoras e eleitores, e nas quais nenhum candidato obteve mais de 50% dos votos, têm segundo turno.

Em Jundiaí, quem está com o registro sob apreciação judicial é o segundo colocado na disputa, Gustavo Martinelli (União Brasil), ex-presidente da Câmara Municipal, por ter tido as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

Se até o segundo turno houver uma decisão definitiva para indeferir o registro do candidato, os votos que ele recebeu no primeiro turno são anulados.

A partir daí, a depender do percentual daquele que ficar em primeiro colocado, ele pode ser declarado eleito no primeiro turno, caso tenha mais de 50% dos votos, ou aquele que estava em terceiro colocado volta para a disputa e concorre ao segundo turno. A Folha analisou os dados do TSE com atualização até a quinta-feira (10).

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Nas devidas proporções e justa análise, espera-se que predomine a vontade do povo. Espero que o veredito popular não seja apenas “um detalhe”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hezbollah dispara mísseis contra Israel durante o Yom Kippur, dia mais sagrado do judaísmo

Foto: SHARON ARONOWICZ / AFP

O grupo fundamentalista libanês Hezbollah disparou mísseis contra uma base militar em Israel neste sábado, enquanto as tropas israelenses lutavam no Líbano e na Faixa de Gaza durante o Yom Kippur, o dia mais sagrado do judaísmo. Durante o ataque, sirenes de alarme soaram no centro de Israel e o exército israelense disse ter interceptado um “projétil disparado do Líbano”.

O Hezbollah, cujo líder e uma longa lista de altos comandantes morreram em bombardeios israelenses desde o início da guerra no Líbano, disse neste sábado que atacou uma base militar ao sul da cidade de Haifa com mísseis.

Os combatentes do Hezbollah atacaram “uma fábrica de materiais explosivos”, afirmou o grupo pró-iraniano em comunicado. Segundo um correspondente da AFP, o exército de Israel bombardeou o sul do Líbano, onde há três semanas iniciou uma vasta ofensiva aérea e terrestre contra o Hezbollah.

O porta-voz do exército para o público de língua árabe, Avichay Adraee, ordenou aos moradores do sul do Líbano neste sábado “que não retornassem às suas casas” para a sua “própria segurança”.

O ataque coincide com o feriado de Yom Kippur, que Israel celebra desde a noite de sexta-feira até o pôr do sol deste sábado.

Durante este “dia da penitência”, que é o feriado mais importante do judaísmo, o país para. As fronteiras, os aeroportos e a maior parte das empresas permanecem fechados e os transportes públicos estão suspensos.

Entretanto, com o país em guerra contra o Hezbollah no Líbano e o grupo palestino Hamas na Faixa de Gaza — ambos aliados e apoiados pelo Irã — as tropas israelenses continuaram lutando nas fronteiras norte e sul em meio a uma onda de críticas porque quatro soldados da paz da ONU foram feridos no Líbano nesta quinta-feira.

Horas antes do início do Yom Kippur, Israel enfrentou protestos internacionais após a Força de Paz da ONU acusar Israel de disparar contra sua base no Líbano.

O exército israelense garantiu que disparou na direção de uma “ameaça” perto da posição das forças da ONU e disse estar investigando o ocorrido.

O Globo com informações de AFP

Opinião dos leitores

    1. Sei não, será que fica embaixo da ponte de Macaíba? Eu quero é que os doidinhos fiquem atirando, a resposta é meio cruel e pesada.

  1. Infelizmente a maioria desconhece ou ignora o desígnios de Deus. Israel é Terra Santa. Os Judeus constituem, queiramos ou não, o Povo Eleito. É só dar uma olhada em Deuteronômio 7:6-10. Que brilhe sem a Estrela de Davi.

    1. Terra Santa é o Brasil xará, desde o seu descobrimento é saqueada e o povo não tá nem aí.

    2. Se trata de um país sendo atacado por grupos terroristas , pois toda terra é santa ou pelo menos devia é respeitar como tal. Citações bíblicas não ajudam em nada.

  2. O Bibi carniceiro continua a matança desenfreada e o mundo deixando.🤷‍♂️🤷‍♂️🤷‍♂️

    1. Não quer levar tapa nas ureias, não fique cutucando, a matança como diz vc é posterior a uma agressão. Não quer ver m……. Não saia fazendo montinho em todo canto, mexeu tem resposta.

  3. Depois reclamam do “contra ataque” do exército de Israel.
    Salve, salve o povo de Israel!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *